Multiplataforma Control (Remedy Entertainment, 505 Games)

Eu vejo poucos trailers, no entanto leio muitas notícias. No meu entender este jogo foi uma surpresa, pouco ou quase nada tinha ouvido falar dele.
Em termos de comparação e para dar um exemplo, há jogos mais antecipados, que se ouvem falar, mesmo tendo visto pouco como os jogos The Last of Us 2 ou Shenmue 3. Pode vir da Remedy mas não esperava um jogo( ao que dizem) tão bom.

Lá está tem tudo a ver com o hype e o dinheiro que está por trás. Isto é um IP novo ainda por cima... não houve muito dinheiro para investir em marketing. Mas ainda este ano teve trailer na E3 mais uma vez!
Não é um AAA desse género, daí que não tenha estado nas bocas do mundo. Provavelmente devia, porque é a Remedy!
 
A 505 Games não é a Ubi,Bethesda,EA,Activision,MS,Sony ou Square Enix. Para o bem e para o mal.

Eu vejo poucos trailers, no entanto leio muitas notícias. No meu entender este jogo foi uma surpresa, pouco ou quase nada tinha ouvido falar dele.
Em termos de comparação e para dar um exemplo, há jogos mais antecipados, que se ouvem falar, mesmo tendo visto pouco como os jogos The Last of Us 2 ou Shenmue 3. Pode vir da Remedy mas não esperava um jogo( ao que dizem) tão bom.

O Shenmue 3 é tão esperado que só lá foi com um kickstarter e o orçamento vai ser uma fração dos anteriores. Eu se fosse a alguma malta se calhar continha as expectativas.
 
Patch disponível para a PS4 e vai chegar em breve ao PC e Xbox One.

General
– Bug and crash fixes to missions, combat and overall game play
– Fixed multiple issues with the PC launcher related to DX11/DX12 crashes

Performance
– Improved title stability on all platforms
– Improved general frame-rate performance through optimisations made to multiple systems and content

UI
– Improved map loading times (map will no longer tease information)
– Motion Blur On/Off toggle added to Options menu
– Film Grain On/Off toggle added to Options menu
– Fixed incorrect UI behaviour on ultra-wide monitors (PC)
– Fixed multiple issues when incorrect subtitles are shown for multiple languages
– Fixed issue when the game centers the aim on Jesse’s head
– Fixed multiple UI related issues

Progression
– Fixed an issue when player could not acquire ‘Pierce Charging Efficiency’ and ‘Spin Grouping Efficiency’ upgrade
– Fixed issue when Crafting Charge and personal Mods would not give the Weapon/Mod but take the materials (Sorry. The Board was greedy)
– Fixed issue that prevented players activating the Pierce weapon form upgrade
– Fixed issue when Jesse is unable to cleanse the ‘Transit Corridor South’ Control point upon returning from Prime Candidate Program area in the mission The Face of the Enemy
– Fixed an issue when Heptonstall would not spawn during certain story missions in the “Old Friends” side-mission (still looking for his buddy Remus)
– Fixed issue when Hiss Barrier remains in the Directorial Override mission’s Control Room if the player dies during the binding cut scene

Sound
– Fixed issue when certain licensed music tracks play after enabling the ‘Mute Copyrighted Tracks’ option
– Fixed and issue when audio is out of sync in the Dr Darling videos (PS4)

Misc
– Fixed issue with the Charge weapon forms erroneous blast radius causing (way) too much visual damage to the environments
– Fixed an issue where game would stall when completing a story mission and unlocking a trophy (PS4)
 
Boa! Ontem por acaso já comecei a notar na minha PS4 Pro com muita coisa a acontecer drops bastante agressivas. Outra coisa que tem é que sempre que volto ao jogo do menu de pausa ele tem uma ligeira quebra imediata e depois fica bem.

Quanto ao conteúdo do jogo em si... Tem sido incrível... Como é que tão poucos tentaram fazer um metroidvania 3D... A gameplay loop destes jogos super viciante e satisfatória. Ainda para mais a remedy sempre em cheio com os seus TPS... O combate deste jogo é brilhante, super dinâmico, com várias possibilidades de gerir as situações e desafios.
É possível fazer cover shooting mas de uma forma muito mais natural e menos presa que os jogos do género. Proteger atrás de uma parede agachado e depois desatar a disparar e a usar vários poderes movendo-te pelo cenário altamente destrutivo da Old House.

Para mim Goty 2019 para já.
 
Eu que já era apaixonado pelo Alan Wake este aqui está a criar-me uma outra paixão. Este pessoal da Remedy não brinca em serviço, estava a ir devagar para receber este patch para poder desligar o film grain e o motion blur que não gosto muito!
 
Eu que já era apaixonado pelo Alan Wake este aqui está a criar-me uma outra paixão. Este pessoal da Remedy não brinca em serviço, estava a ir devagar para receber este patch para poder desligar o film grain e o motion blur que não gosto muito!
É uma diferença brutal para melhor,o jogo fica bem diferente felizmente consegui jogar/acabei o jogo assim(PC);)
 
Eu que já era apaixonado pelo Alan Wake este aqui está a criar-me uma outra paixão. Este pessoal da Remedy não brinca em serviço, estava a ir devagar para receber este patch para poder desligar o film grain e o motion blur que não gosto muito!

Lol acho que ninguém gosta desses dois nos jogos, não sei porque continuam a insistir :-D
 
@RuiBK

Não pode, são 18 anos de espera. Acredito que vá ser um grande jogo.

São 4 anos de desenvolvimento ou nem isso.

Lol acho que ninguém gosta desses dois nos jogos, não sei porque continuam a insistir :-D


Motion blur é para esconder problema com IQ(image quality). Film grain é porque alguma malta na industria dos jogos gosta de ser "cinemática". Mas entre film grain e barras pretas,mil vezes film grain.
 
Depende da implementação. Quando bem implementado num jogo a 30 fps, o motion blur dá a sensação de a fluidez ser maior do que é na realidade. Crash Team Racing e Marvel's Spider-Man são bons exemplos disso.

Quanto ao film grain e filtros do género, é puramente uma questão artística. Eu não costumo gostar deste tipo de efeitos, mas em certos jogos, até que encaixam bem. Eu preferi jogar o ME1 com o film grain ligado, e o chromatic aberration, outro efeito que geralmente não gosto, realça a temática de Bloodborne. O mesmo vale para o Hellblade.
 
Quando vão ao cinema ver um filme, o color grading é feito à maneira da produtora e realizador. Não têm grande escolha. Imaginem o que era uns chegarem a um filme da Marvel e tirarem a saturação das cores :P

São apenas direcções artisticas. A Remedy usa film grain porque é fã de filmes Noir e desse género. Faz parte do cunho deles.

Algumas pessoas são sensíveis a esse tipo de coisas e é sempre bom haver opção de retirar. Mas muita gente como eu prefere jogar no preset :) Os filtros estão lá e existem por alguma razão... é porque servem algum propósito, seja técnico seja estético.
 
EEMCpE2XsAAs4cF.jpg
 
Parece que o patch na PS4 (na Pro pelo menos) corrigiu bastante slowdown que havia nos maiores combates. Não creio que esteja 100% a 30fps mas está muito melhor do que estava antes.

Ouvi tanto falar da Ashtray Maze e da experiência que é e foi desta que passei esta parte.

Melhor parte do jogo até agora. Espectáculo!

Obrigado pelo walkman Ahti :D


Fiz também a guided imagery experience

O cameo do Hideo Kojima e do Aki Saito estão demais!

A destruição do cenário durante os combates é muito impressionante.

Em termos de organização de capítulos da história, acho que preferia algo mais no estilo do AW ou QB do que do Control mas por agora estou a gostar bastante.
 
Última edição:
Parece que o patch na PS4 (na Pro pelo menos) corrigiu bastante slowdown que havia nos maiores combates. Não creio que esteja 100% a 30fps mas está muito melhor do que estava antes.

Ouvi tanto falar da Ashtray Maze e da experiência que é e foi desta que passei esta parte.

Melhor parte do jogo até agora. Espectáculo!

Obrigado pelo walkman Ahti :D


Fiz também a guided imagery experience

O cameo do Hideo Kojima e do Aki Saito estão demais!

A destruição do cenário durante os combates é muito impressionante.

Em termos de organização de capítulos da história, acho que preferia algo mais no estilo do AW ou QB do que do Control mas por agora estou a gostar bastante.

É a tal estrutura metroidvania que falam. Mundo aberto que não consegues explorar completamente de imediato, mas que vais conseguindo aos poucos com novas habilidades e há um enorme incentivo a voltar atrás e explorar melhor o que já viste.

Para mim essa gameplay loop é muito satisfatória, por isso acho que nesse aspecto o jogo é spot on, e já fazia falta um jogo nesta escala de "mundo aberto", ao invés dos mapas absurdamente grandes e livres que estamos habituados.

Este tipo de estrutura dá muito mais coesão às ao mundo nas tuas mãos, tem menos eventos scripted, fazes as coisas na ordem que queres, exploras quando queres... Acho bastante melhores que capítulos que prende muito.

Para mim a estrutura é das coisas que mais torna este jogo especial sem dúvida nenhuma. Especialmente porque ninguém tenta fazer um metroidvania 3D há bastante tempo.
 
Eu gostei muito do Alan Wake, embora depois não tenha conseguido completar a expansão (o jogo ficou mais difícil e acabei por saturar) e tenho o Quantum Break que desisti ao fim de umas 5 horas de jogo por não gostar de quase nada no jogo. Este CONTROL será para mim, ou tem muitas coisas semelhantes ao QB?
 
Back
Topo