Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Substituí também o meu velhinho Core2Quad há uns 2 meses por um Ryzen 5 3600. Por agora é máquina secundária, pois não tenho monitor para edição. A ideia no futuro é arranjar-lhe um monitor em condições e passar a editar lá, pois já vi que o desempenho no Lightroom é mil vezes superior ao do portátil (MacBook Pro 13" 2017). E nem uso o Ryzen para processar o Lightroom, experimentei-o a trabalhar na gráfica (GTX1060 — já a tinha).
Com o Lightroom a ser trabalhado pelo Ryzen não achei a experiência tão fluída, em termos de zoom in/out, arrastar/deslizar e assim, no entanto ele é um cpu consideravelmente superior à gráfica. Mas, seja no cpu ou no gpu, em desktop o desempenho é imensamente melhor ao do portátil, a um nível que me surpreendeu.

Tinha um i7 Desktop antes de ir para a Austrália, lá andei colm um portátil i7, agora também tenho um 3600 e acho o LR super fluído. Deves ter algum problema?

Bufava cada vez mais (a verdade é que também não uso o lightroom da melhor forma, facilmente tenho +3000 fotos no catálogo).

Capture.png


Se calhar tenho que limpar este catálogo... :lol:
 
Para mim a única coisa que vale o dinheiro na Apple são mesmo os portáteis. Dei o salto quando surgiram os Intel e na altura era um salto de fé, porque preço vs hardare eram muito piores e não se conseguia espelhar no papel a diferença de desempenho no OS. E há 15/20 anos atrás, de MacOS para Win, era uma diferença abismal. Aliás, ainda há dias comentava com um amigo que somos do tempo em que Dell, HP, etc, andavam "ó tio! ó tio!" a oferecer pacotes de roll-back para o Windows XP.

No entanto em 2015/2016, quando ia renovar o meu MacBook, fui a uma grande superfície para apanhar uma promo do Macbook Pro e acabei por sair de lá com um Lenovo. O preço era quase metade (+-1700€ para 1000€) e como não ia trabalhar com fotografia, era para fazer um curso de gestão (Excel, SPSS, etc) pensei "que se lixe". A bateria e o ecrã são fracos, mas o desempenho continua excelente e dá uns nítidos 10 a 0 ao meu HP Elitebook do trabalho.

Isto para dizer que me parece que os portáteis Windows já não são tão maus como eram. Até pela própria evolução do Windows 10 vs anteriores. O factor diferenciador depois acaba por ser o foco que a Apple ainda tem no mercado gráfico, que outras marcas não têm, que se reflecte por exemplo na qualidade dos ecrãs ou portas/ligações.

@Salvador_ não sei como está agora, mas da minha experiência foi mais fácil habituar-me ao Mac, que estava a usar pela primeira vez, do que habituar-me de novo ao Windows, que até já tinha usado no passado.
PS: Se tiveres um espaço "fixo", podes sempre mais tarde comprar um monitor decente para teres lá e trabalhares quando lá estás. Eu por exemplo tenho um Dell Ultrasharp em casa e no estúdio tinha um Lacie. Raramente trabalho no ecrã do portátil.
PS2: Vindo de quem já chegou a fazer cerca de 30 vôos num ano e anda todos os dias de mota, o tamanho também importa. Não só para caber na mala de cabine (ou top case), mas porque não indo no porão, vais ter que o carregar de um lado para o outro nas filas do aeroporto (cá, lá, nas escalas). O meu Elitebook é cerca de 1cm maior em cada direcção e 0,5cm mais grosso do que esse Asus e às vezes já incomoda.

Sin o objectivo e esse. Tanto aqui nos Startes como em Lisboa tenho bons monitores por isso será para conectar o monitor exterior definitivamente. Ser portátil ajuda se tiver que ir a algum lado entretanto. Parece-me um bom compromisso.

Bom o portátil já foi adquirido por isso e ver. Andava por acaso a ver se comprava o think pad da Lenovo mad parece que não há nenhum com AMD desde já algum tempo
 
ooo, se eu for a incluir as de astrofotografia, vários milhares de fotos e ou frames de cada vez, acho que fazia isso em 1 mes :p
Alias, os dark frames e os bias então é ridiculo tenho varios milhares de fotos com a tampa da lente posta :D

Pois, mas isto não tem timelapses nem astro :p

Quase 40% é relativamente à road trip
 
Tinha um i7 Desktop antes de ir para a Austrália, lá andei colm um portátil i7, agora também tenho um 3600 e acho o LR super fluído. Deves ter algum problema?
Não sei, confesso que não é coisa que eu tenha investigado muito. Apenas comparei a diferença de desempenho entre ter o Lightroom no cpu e no gpu, e ela é praticamente imperceptível, por isso pus no gpu e nunca mais mexi naquilo. Com a gráfica o zoom in/out e os movimentos de arrastar são perfeitamente fluídos, mas com o Ryzen há sempre um pequeno atraso a carregar informação e um drop na framerate das animações. Não é nada de mais, e ele faz as coisas rapidamente, mas está lá, e com a gráfica não ocorre.
Entretanto, como ainda nem estou a editar no desktop também não é coisa que me produza impacto.
Quando arranjar um monitor a sério é que deverei passar a edição para lá. Isso, ou quando precisar de editar vídeo para o curso, dentro de alguns meses.
Para já, o PC está essencialmente a ser utilizado para jogar, de forma ocasional, mas ele está completamente estável e sem quaisquer limitações de desempemho.


Tiraste 20.000 fotos numa viagem???
Para o tempo que ele esteve em viagem, até nem me parece muito.
 
Não sei, confesso que não é coisa que eu tenha investigado muito. Apenas comparei a diferença de desempenho entre ter o Lightroom no cpu e no gpu, e ela é praticamente imperceptível, por isso pus no gpu e nunca mais mexi naquilo. Com a gráfica o zoom in/out e os movimentos de arrastar são perfeitamente fluídos, mas com o Ryzen há sempre um pequeno atraso a carregar informação e um drop na framerate das animações. Não é nada de mais, e ele faz as coisas rapidamente, mas está lá, e com a gráfica não ocorre.
Entretanto, como ainda nem estou a editar no desktop também não é coisa que me produza impacto.
Quando arranjar um monitor a sério é que deverei passar a edição para lá. Isso, ou quando precisar de editar vídeo para o curso, dentro de alguns meses.
Para já, o PC está essencialmente a ser utilizado para jogar, de forma ocasional, mas ele está completamente estável e sem quaisquer limitações de desempemho.


Para o tempo que ele esteve em viagem, até nem me parece muito.


?? Como se aloca o LR na GPU ou CPU? Isso e alocavel? NEm sabia disso :D
 
Para o tempo que ele esteve em viagem, até nem me parece muito.

x2

Quando viajo, por meia dúzia de dias, passo facilmente as 3000 fotos.

Se fizer paisagem então, é uma coisa parva.

Já coloquei 2TB de sdd à pala disso mesmo.

Principalmente porque passei a fazer sempre panoramas por meio de bracketing.
 
Não tinha percebido que foram 5 meses. É mais aceitável. lol

Há uns meses vi um documentário onde a meio um fotógrafo comentou que lhe fez bem andar uns tempos com máquinas de filme em médio formato, porque o obrigou a parar para pensar bem antes de disparar. :D
Não digo que vocês não pensam nas fotos que tiram e obviamente que se o digital trouxe essa facilidade, why not?! (especialmente se forem viagens que não se repetem), mas epah... qualquer coisa acima de 500 fotos/dia é imenso. Ok, braketings e panoramas é um mal necesário, but still... É bué.
 
Aproveitando que estamos a falar de Lightroom, que mecânicas é que vocês usam para partilhar um catalog entre dois computadores? Penso que depois irei precisar de fazer isso.

Eu já sei que consigo abrir o mesmo ficheiro Catalog num sistema ou no outro, precisando apenas de apontar ao Lightroom onde é que está o directório principal de cada vez que passo dum para o outro. Isso já experimentei e funciona bem.
Interessa-me é agora ter uma solução para, por exemplo, ir com o portátil para as aulas e trabalhar lá mas, ao chegar a casa, continuar esse trabalho no desktop, com mais processamento.

Estava aqui a pensar num SSD externo com as fotos e o catalog...alguém usa assim?
 
Última edição:
Não tinha percebido que foram 5 meses. É mais aceitável. lol

Há uns meses vi um documentário onde a meio um fotógrafo comentou que lhe fez bem andar uns tempos com máquinas de filme em médio formato, porque o obrigou a parar para pensar bem antes de disparar. :D
Não digo que vocês não pensam nas fotos que tiram e obviamente que se o digital trouxe essa facilidade, why not?! (especialmente se forem viagens que não se repetem), mas epah... qualquer coisa acima de 500 fotos/dia é imenso. Ok, braketings e panoramas é um mal necesário, but still... É bué.

Percebo o que dizes, e claro que há braketing e afins, mas pensa em 5 meses em que praticamente todos os dias vês uma coisa nova :p Dei a volta há Austrália, vivi num carro, havia sempre algo a fotografar.

E depois há os Quokkas, só num dia foram 600 selfies :lol:

95684561_702285277173530_2293812221702045696_o.jpg
 
Percebo o que dizes, e claro que há braketing e afins, mas pensa em 5 meses em que praticamente todos os dias vês uma coisa nova :p Dei a volta há Austrália, vivi num carro, havia sempre algo a fotografar.

E depois há os Quokkas, só num dia foram 600 selfies :lol:

95684561_702285277173530_2293812221702045696_o.jpg

Essa foto está tão cómica...
Ja me fizes-te ganhar o dia :x2:
 
Ja recebi o Zephyrus ... E bem pequenino! Nao estava a espera de ser tao minimo! Mas parece ser muito bom! Ja estive a dar umas puxadas por ele e parece-me ser bastante mais rapido que o meu desktop normal :D
 
Percebo o que dizes, e claro que há braketing e afins, mas pensa em 5 meses em que praticamente todos os dias vês uma coisa nova :p Dei a volta há Austrália, vivi num carro, havia sempre algo a fotografar.

Sim, é uma viagem atípica... Mas agora pensa, quantas dessas fotos vão realmente ser tratadas ou ter algum tipo de destino (print, album mesmo que digital, pasta das fotos preferidas, etc).
Lembro-me quando fui a Berlim há uns anos atrás e a família fez a surpresa de aparecer por lá. Num almoço após o regresso decidiram ver as fotos todas, eu tinha 100, os restantes tinham 5 ou 6 vezes mais cada um.:n1qshok::dormir2::dormir2::dormir2::dormir2::dormir2:
Foram 5 dias, tirei 800 fotos, das quais apenas decidi aproveitar +-100. Ou seja, 100 foram tratadas para JPEGs de alta resolução e colocadas nos albuns e pastas das fotos, as restantes existem apenas num arquivo de RAWs.
Agora estive de viagem uma semana, trouxe 470 fotos, mas apenas 262 são da viagem. O resto foi do almoço antes da ida, entre amigos e família, que não foram sequer tiradas por mim.

Obviamente que isto é apenas um comentário, não é uma crítica (e é a minha forma de pensar, que ninguém tem que seguir/concordar), mas um dos maiores problemas da geração actual é precisamente o excesso de "dados" de todos os lados e em todas as áreas, com os quais nada se faz. Desde os nossos PCs aos datacenters de empresas, há gaziliões de petabytes armazenados que não servem para nada. Com a fotografia digital aconteceu o mesmo.

Eu parei de tirar fotos durante muitos anos, agora ao retomar adoptei esta filosofia para mim. Não há "trigger happy". O objectivo é tirar menos fotos, mas "acertar" mais. No ideal, que as fotos sejam cada uma delas como se fosse para publicar/imprimir. Fotos que vá mesmo querer desfrutar delas. E ainda tenho impressora fotográfia, tenho papel do rasco até ao (pseudo)fine art.

E isto sim, é conversa da treta! :p
E depois há os Quokkas, só num dia foram 600 selfies :lol:

95684561_702285277173530_2293812221702045696_o.jpg
Definitivamente tenho que ir lá, está muito fixe. :D E kudos pela viagem, curto bué "aventuras".
 
Aproveitando que estamos a falar de Lightroom, que mecânicas é que vocês usam para partilhar um catalog entre dois computadores? Penso que depois irei precisar de fazer isso.

Eu já sei que consigo abrir o mesmo ficheiro Catalog num sistema ou no outro, precisando apenas de apontar ao Lightroom onde é que está o directório principal de cada vez que passo dum para o outro. Isso já experimentei e funciona bem.
Interessa-me é agora ter uma solução para, por exemplo, ir com o portátil para as aulas e trabalhar lá mas, ao chegar a casa, continuar esse trabalho no desktop, com mais processamento.

Estava aqui a pensar num SSD externo com as fotos e o catalog...alguém usa assim?
Respondendo a mim mesmo, aproveitei uma parte da tarde de hoje para fazer testes nesta matéria, e parece-me que encontrei uma mecânica funcional.

Tirei do desktop o SSD de 120GB e meti-o numa caixa externa.
Lá, pus o catalog do Lightroom, toda a informação de previews que ele armazenava no disco do macbook, e alguns RAW's das últimas semanas (total, 55GB, com 30GB de previews).

Pego no SSD, ligo ao MacBook, ou ligo no desktop em Windows, e parece estar a funcionar tudo direito, reconheceu todos os ficheiros contidos no SSD sem a menor falha.

Já as fotos que ficaram no outro HDD externo com o qual costumava trabalhar, para já o Lightroom só reconhece imediatamente se ligar no MacOS, porque o catalog está a apontar para um directório com a sintaxe de MacOS. Se eu, no Windows, usar a função de localizar o directório e apontar onde ele está, reconhece logo tudo.

E configurei o catalog para fazer os seus backups num directório que sincroniza com a cloud (mas só os backups, pois o catalog original abro a partir do SSD externo).


Agora quero ver é se consigo adicionar ao catalog uma entrada duplicada para a pasta inteira do HDD, de forma a que ele possa funcionar sem sequer ter que lhe apontar onde estão as coisas, usando em MacOS o endereço que tem a sintaxe de MacOS, e em Windows o endereço que tem a sintaxe de Windows.
 
Back
Topo