Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

@Pilgrim Só para confirmar: já alguma vez andaste com uma 70-200 ou 80-200 f/2.8 às costas?

Para retratos, o caminho prime seria muito mais conveniente.

A minha dúvida seria a falta de VR na 80-200.
Assumindo tudo o resto igual, o VR da 70-200 vale muito bem 50 euros de diferença. Diria até que é um "no brainer". O grande problema foi aquilo que @m4ndr4ke referiu.
 
O combo mais pesado que usei foi a D7200 (765g) + uma zoom (500g)
Metade do peso.
Se calhar optava primeiro pela lente 28mm.
A 70-200 seria mais para fotografar mais afastado.
 
Última edição:
O objetivo seria voltar as origens.
Em vez de point and click a tudo, dedicar-me mais a composição e procurar a melhor luz do dia (ou criar essa luz).
Se é para fotografar devagar, acho que primes podem ser vantajosas. Independentemente da qualidade, mudam o processo, mudam o raciocínio.

12 MP chega bem se evitar crop.
Concordo. Ainda por cima, sendo FF, tem muita margem para ampliação, se for caso disso, e nos dias de hoje temos software que permite ampliar com muito melhores resultados do que no passado.

Sobre a 70-200 no tal site, parece realmente que andou na guerra (314€)
É...já fui vê-la. Está mesmo bem rompida...

A minha dúvida seria a falta de VR na 80-200.
Não vou negar, faz diferença, sobretudo a compor as imagens. Olhar por um ocular totalmente solto ou por um estabilizado é bem diferente, aos 200mm

Se calhar optava primeiro pela lente 28mm.
Uma 28 vai lindamente com uma 50, é a minha combinação favorita :)
 
Ok, ok.
A Panasonic 35-100 2.8 pesa 4x menos, mas custa o dobro e 2.8 M43 não é a mesma coisa que FF.
Juntava a Panasonic G9 usada e ficava um bom combo, com uma 12-32 básica de 100€.
Era só para aproveitar o preço da Nikon D700 (250€ / 65.000 disparos)

Será que lentes vintage numa Panasonic G9 "simula" os resultados (cor/grão) de um Nikon D700?

Edit:
Tive agora a ver fotos (zoom 100x) minhas, tiradas com a Panasonic 42.5 1.7 com ISO acima de 1250.
As fotos estão bastante boas, não se nota grão ou é grão muito disfarçado digitalmente "esbatido".
Teria de aumentar mais o ISO para obter um grão old school, tipo filme.
Será que fica igual?
Não tenho fotos com ISO elevados (com a minha ex Panasonic GX8)
 
Última edição:
Será que lentes vintage numa Panasonic G9 "simula" os resultados (cor/grão) de um Nikon D700?
Desculpa, mas acho que estás um bocado perdido.

Primeiro queres ir pelo caminho FF. Agora já vais no sentido oposto (para m43).

Depois queres comprar uma máquina antiga para "simular" o "look" obtido com uma máquina "ainda mais antiga," o que desde que edição em RAW existe, e ainda para mais hoje com a IA, é algo muito pouco relevante.

Diria que precisas primeiro de decidir o que queres conseguir (a tua necessidade) e só depois procurar o investimento que melhor satisfaz essa necessidade. Estar a comprar equipamento "porreiro" à espera de "eventualmente dar-lhe uso" é quase sempre deitar dinheiro fora.
 
Dizes que a IA é capaz de pegar numa foto nossa e torná-la numa foto tipo filme, tal e qual?
Duvido que não apareça artefactos ou coisas estranhas na foto, ou que seja "melhor" que foto de filme.
Só usei IA para obter respostas a perguntas filosóficas, e não me, satisfaz :D
Tenho de testar
E M43 não é bem no sentido oposto (a G9II ou GH6 é tão capaz que uma FF moderna)
 
Dizes que a IA é capaz de pegar numa foto nossa e torná-la numa foto tipo filme, tal e qual?
Não. Com IA nem precisas de tirar a máquina do saco :D

E M43 não é bem no sentido oposto (a G9II ou GH6 é tão capaz que uma FF moderna)
Os corpos são (para mim, a G9II até é "mais capaz" que a D700). Mas os sensores e as óticas são muito diferentes. Nisso não há milagres.
 
Comparando fotos da Panasonic 42.5 f/1.7 e a Leica 42.5mm f/1.2 Nocticron, ainda se nota diferenças no "grão" que ambas produzem.
Realmente, é não olhar para trás. Material recente é bem capaz de produzir fotos old school, nem que seja com edição.
 
Ok, ok.
A Panasonic 35-100 2.8 pesa 4x menos, mas custa o dobro e 2.8 M43 não é a mesma coisa que FF.
Juntava a Panasonic G9 usada e ficava um bom combo, com uma 12-32 básica de 100€.
Era só para aproveitar o preço da Nikon D700 (250€ / 65.000 disparos)

Será que lentes vintage numa Panasonic G9 "simula" os resultados (cor/grão) de um Nikon D700?

Edit:
Tive agora a ver fotos (zoom 100x) minhas, tiradas com a Panasonic 42.5 1.7 com ISO acima de 1250.
As fotos estão bastante boas, não se nota grão ou é grão muito disfarçado digitalmente "esbatido".
Teria de aumentar mais o ISO para obter um grão old school, tipo filme.
Será que fica igual?
Não tenho fotos com ISO elevados (com a minha ex Panasonic GX8)
Estás a divagar...

Se queres grão nas imagens, acrescenta-o. Aumentar ISO é sacrificar qualidade no ficheiro resultante, não há razões para isso.
 
+1 para o que disse o @strobe e o @m4ndr4ke

Nem fica visualmente igual. Eu tenho fotos publicadas com grão e com cores a imitar revistas à lá 90's, que na verdade foram tiradas a ISO100 com material FF moderno.

Também reforço que andar a passear com zooms tele 2.8 não é para todos. Sempre evitei isso, mesmo para trabalho e não era incomum meter-lhe o monopé. Minha querida F4.
 
Com um preço de 850-1000 usada, parece bastante boa para o que oferece.
Máquinas usadas "bastante boas" há aos pontapés.

E um corpo sozinho não passa de um pisa-papéis.

Quais são as objetivas que esperas comprar? Já viste o preço e a disponibilidade de objetivas para esse mount?

Como já disse:
Diria que precisas primeiro de decidir o que queres conseguir (a tua necessidade) e só depois procurar o investimento que melhor satisfaz essa necessidade. Estar a comprar equipamento "porreiro" à espera de "eventualmente dar-lhe uso" é quase sempre deitar dinheiro fora.

Em última instância, se te está a incomodar o dinheiro na carteira compra o que te apetecer. No pior dos casos, ficas com um bibelô engraçado.


A Panasonic S1 (FF/2019) parece ser uma versão moderna das melhores DSRL, muito semelhante em tamanho e peso (1021g).
Uma mirrorless ser "muito semelhante em tamanho e peso" a uma DSLR não é uma vantagem.
 
Parece que não viste a review do link (review não comprada/patrocinada a partida)
A review é bastante extensa (lê a conclusão)
E sim a ergonomia/peso/distribuição do peso pode ser um ponto positivo (vê a review).
Qual é o interesse de um mount ter 200 lentes? O preço?
Lente nova boa ou usada como nova, não deixam de ser caras.
Com um adaptador barato consegues usar praticamente qualquer lente, nessa Panasonic S1 (vê a review).

Edit: transfere meus 2 últimos post para o meu tópico, caso achas ser offtopic ou possa ferir a sensibilidade de alguns :D
 
Última edição:
Parece que não viste a review do link (review não comprada/patrocinada a partida)
A review é bastante extensa (lê a conclusão)
E sim a ergonomia/peso/distribuição do peso pode ser um ponto positivo (vê a review).
Qual é o interesse de um mount ter 200 lentes? O preço?
Lente nova boa ou usada como nova, não deixam de ser caras.
Com um adaptador barato consegues usar praticamente qualquer lente, nessa Panasonic S1 (vê a review).

Edit: transfere meus 2 últimos post para o meu tópico, caso achas ser offtopic ou possa ferir a sensibilidade de alguns :D

Eu não contaria assim tanto que a review não é patrocinada... lol A Panasonic ainda o ano passado foi bem falada pelas suas conferências e contratos duvidosos com Youtubers. Além do mais, quem fez a review (e nota-se bem pelo tom) é aficionado de uma máquina bem parecida, o que torna logo as coisas parciais (mesmo que sejam verdade).

A questão da adaptação, como ele próprio refere, é uma realidade para todas as mirrorless e a S1 não é especial (inclusive perde qualidade nos cantos com lentes wide de mount M, como as outras). E podes até usar adaptadores que mantêm a lente funcional, como o Sigma MC21 para montar lentes EF, tal como na Sony também tens o MC11 e na Canon tens um oficial deles, que até custa metade desses.

Também cheguei a ver a S1R, mas depois de ler várias reviews desisti. Excessivamente grande e pesada para o que é, usa dois cartões diferentes (e um deles bem mais caro), AF mais atrasado que a concorrência, etc. Repara que não é uma marca popular ou bem sucedida e isso tem as suas razões. Também torna mais difícil arranjar bons negócios e promoções.

E sim, há interesse num mount ter 200 lentes ou mais. :) Muitas das melhores lentes que tens para L-mount, as Sigma Art, também tenho em E-mount. Por isso posso escolher se gosto mais das Sigma Art, se das Zeiss, se das Voigtlander, se das GM, etc. E muitas Art são boas, mas são também pequenos monstrinhos, por isso ainda bem que tenho escolhas de lentes que podem ser superiores/mais pequenas/leves/mais baratas, fáceis de encontrar tanto novas como baratas. Ou podia nem ter alternativa, como acontece com a 135mm 1.8 ou 85m 1.4.
Ópticas, ópticas, ópticas...

Posto isto, não há nada de propriamente errado com a Panasonic, qualquer mirrorless moderna tira boas fotos, mas não penses que encontraste o santo graal com base numa review, não anda meio mundo e quase todos os profissionais de topo enganados.
Pensa bem no que queres fazer com a máquina e se há oferta de material para o que queres fazer com ela, especialmente lentes que é o mais importante.
 
Última edição:
Bem, já agora, aproveito para deixar aqui o meu "estúdio". Montei o meu kit de forma a ser móvel e poder ter alguma liberdade de fotografar no local ou em estúdios alugados. Mas há duas semanas decidi converter a minha garagem num mini estúdio para testes e pequenas sessões.
Pintei tudo de preto para ter melhor controlo sobre a luz, arrumei as coisas de forma a optimizar o espaço, aumentei a instalação elétrica para ter tomadas dos dois lados (evita cabos pelo meio da passagem) e dois holofotes para ter luz com fartura quando não estou a fotografar.
Dá para ver do lado direito as duas "Peli" onde levo as lentes, acessórios, flashes, etc e ao lado a minha "tether station" improvisada, onde no ecrã do portátil confirmo o foco (a janela segue automaticamente o olho da pessoa) e do lado direito vejo a foto em grande no monitor de 27".

@Pedro_dias o cabo da CobraTether de 10m realmente é diferente do de 5m, já fiz algumas sessões e umas centenas de fotos, zero falhas. Arranjei um "chinoca" de 5m da Amazon por 30€ que também não, mas quando encontrar talvez ainda compre um Area51 como backup.


Studio.jpg



Agora nada a ver, falando de máquinas, ando a pensar comprar uma A7c. Andava a ver as ZV-E10, mas por mais um bocado, fico com um corpo FF compacto para viajar e como backup. Até agora o melhor preço tem sido Worten a 1460€ (mas é a versão prata) ou 1330€ como nova na Amazon.
No entanto surgiu-me um negócio para uma A7 IV quase nova por 1900€ e isso fez-me pensar. Se conseguir a A7c II por menos ainda, sempre é um corpo com uma resolução mais próxima da minha, mais recente/avançado, com focus stacking e mais umas coisas. E talvez mais "dependable" para usar uns tempos, quando decidir vender a A7rIII por um upgrade.
 
Ao longo dos anos, tenho tirado muitas fotografias com o meu iPhone e noto duas coisas:
- A qualidade não está perto de uma câmera (já tive uma Sony A7R) mas reconheço que é mais prático tirar com o iPhone, pois está sempre connosco.
- A fotografia de rua é o tipo de fotografia que mais tenho tirado, tipo 90%!

No entanto, gostava de me dedicar um pouco mais e até começar a imprimir (seja tela, seja em album), portanto, o iPhone não será o ideal. Mesmo com o iPhone, costumo aos finais de tarde ir para o centro histórico onde vivo e fotografar, ou seja, até acabo por sair de casa de propósito para fotografar.

O que acham da Fujifilm X100VI para este tipo de fotografia?
Parece-me pequena (não queria algo muito grande) e pelo preço parece-me uma opção equilibrada (pelas reviews que fui vendo no YouTube).

Se tiverem outra sugestão de máquina, força (plafond que tenho em mente é entre os 1600€-1800€ e não me importo de ser usada).

EDIT: Também já li, pelo reddit, que uma X-T5 não fica muito maior e é mais versátil.
 
Última edição:
Também ando de olho numa X100VI, é uma camera que introduz algumas melhorias em relação ao modelo interior, mas que mantém o que é positivo nesta linha de cameras.
O que se calhar o ponto que não é para todos é que é uma camera em que não podes trocar a lente, eu gosto dessa "limitação".

O grande problema da X100VI é a mesma do que a X100V, não encontras em lado nenhum, mesmo o pessoal que comprou a camera no próprio dia do lançamento, no final de Março, que continua à espera da camera. Já se falam de meses de espera até conseguirem ter a camera.

Não conheço outras cameras da Fuji, mas outra camera que tem este conceito de lente fixa, é a Ricoh GRIII (ou GRIIIx) que costumam ser muito recomendada para fotografia de rua.
 
Ao longo dos anos, tenho tirado muitas fotografias com o meu iPhone e noto duas coisas:
- A qualidade não está perto de uma câmera (já tive uma Sony A7R) mas reconheço que é mais prático tirar com o iPhone, pois está sempre connosco.
- A fotografia de rua é o tipo de fotografia que mais tenho tirado, tipo 90%!

No entanto, gostava de me dedicar um pouco mais e até começar a imprimir (seja tela, seja em album), portanto, o iPhone não será o ideal. Mesmo com o iPhone, costumo aos finais de tarde ir para o centro histórico onde vivo e fotografar, ou seja, até acabo por sair de casa de propósito para fotografar.

O que acham da Fujifilm X100VI para este tipo de fotografia?
Parece-me pequena (não queria algo muito grande) e pelo preço parece-me uma opção equilibrada (pelas reviews que fui vendo no YouTube).

Se tiverem outra sugestão de máquina, força (plafond que tenho em mente é entre os 1600€-1800€ e não me importo de ser usada).

EDIT: Também já li, pelo reddit, que uma X-T5 não fica muito maior e é mais versátil.
Já usaste alguma câmera sem ser telemóvel?
A X T5 é uma máquina profissional, não faz sentido nenhum para a maioria das pessoas (eu incluído).
Escreve “alternative x100vi” num motor de busca qualquer. Essa máquina está inflacionada pelo hype, também faz pouco sentido.
Por exemplo, uma Panasonic GX9 (já com uns anos) é uma boa alternativa, basta escolher uma lente prime. Tudo a metade do preço!
Preenche o questionar, no tópico das recomendações. Há alguns tópicos, semelhante às tuas dúvida.
 
Última edição:
Back
Topo