Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Isto e o topico da conversa da treta, portanto acho que rumores e especulacoes sao neste topico.
eu n acusei ng de offtopic (se bem q agr q falas nisso...) eu apenas referi e mantenho, q a concorrência ainda n anunciou nada.

Reboot completo as Apps? Duvido seriamente! Neglegenciar uma userbase de 90%....
se os devs n se importarem de converter as suas apps n vejo problema nisso.
então? estás a dizer q temos um Photoshop exatamente igual ao x86 do pc? diz onde q eu tlv mude já de plataforma :D
e n, n são meros nichos, são exemplos de apps q permitem uma produtividade extrema e para além dessas existem milhares q seria difícil converter com sucesso para touch. somados todos esses "nichos" temos o mercado empresarial completo (tirando as empresas q apenas precisam de apps "básicas" como o office).
o q quer q venha aí ainda é cedo para andar a "inventar". mais vale esperar uma semana do q andar já a atirar palpites para o ar, na minha opinião...
 
Já disse aqui há uns tempos, prevejo uma Microsoft muito mais reduzida em PC daqui a 5 a 10 anos.
Já existem rumores que os grandes jogos de grandes empresas irão ser compatíveis com as API Vulkan ja a partir de 2017, ora isto so pode significar que estao a ser preparadas para correr no novo OS da Google. E o Vulkan consegue fazer frente a um DX12.

A vantagem do Windows em relação ao MacOS foi sempre os jogos, pelo menos nas vendas ao utilizador comum.

O que és capaz de ver é o mercado PC muito mais pequeno, mas is so já são outras tantas.
 
@LSDigital

Não, não foi isso que disse e agradecia que não colocasses palavras na minha boca, mas respondendo à tua questão o Photoshop deve ser igual ao do W10m com Continuum que tens aqui, produtivo como o caraças portanto, partindo do principio que a qualidade e optimização da app está sequer ao nível das versões Android/iOS. :rolleyes:


@giggity

Hoje tens versões light em touch de algumas dessas apps mas amanhã poderá ser diferente e pouco impede a não ser a vontade de de quem desenvolve em ter uma versão mais completa com suporte para janelas/mouse que faça muito mais, aliás, exactamente como em W10m e as apps universais (haja vontade de quem desenvolve em o fazer), mas se formos por ai pela questão de produtividade/profundidade em relação às apps que falas, no Continnum e em W10m o problema é exactamente o mesmo e não é por isso que o Continuum deixa de ter potêncial e adeptos por aqui. ;)

Claro que depois ainda existe a questão da capacidade de processamento mas olhando para o x86 e ARM poucos diriam há 10 anos atrás que ARM estaria onde está hoje, seja como for pelo menos hoje existem determinados contextos em que não faz sentido estar a produzir num smartphone/tablet por mais poderoso e versátil que este seja a não ser que o mercado x86/desktop pare de evoluir por completo, o foco da Google não é claramente o mercado empresarial logo até acredito que seja como dizes em que a Microsoft estará a salvo pelo menos por agora, a questão essencial aqui em desktop/laptop é mesmo nos outros milhões que usam um só para web browsing (um Chromebook já servia) ou edição light de foto/video/som (Linux também chegava), mas casual gaming não há alternativas e é aqui que entra a Playstore.

---

É esperar para ver o que aí vem, mas pelo menos sempre haverá algo para discutir aqui nos próximos tempos visto que a Microsoft "hibernou" e só lá par 2017 se deverá lembrar que ainda tem uma plataforma móvel. :D
 
Não, não foi isso que disse e agradecia que não colocasses palavras na minha boca, mas respondendo à tua questão o Photoshop deve ser igual ao do W10m com Continuum que tens aqui, produtivo como o caraças portanto, partindo do principio que a qualidade e optimização da app está sequer ao nível das versões Android/iOS.
é q pareceu. eu apenas disse q a concorrência n anunciou nada portanto para n induzires ng em erro. n percebi é o q é q a tua resposta tem a ver.
o continuum nem é para aqui chamado. claro q nunca terá um Photoshop full como em win32 (qual era o propósito?) os pcs têm as UWP e as win32, cada um usa o q quer. com a google n tens escolha.
 
é q pareceu. eu apenas disse q a concorrência n anunciou nada portanto para n induzires ng em erro. n percebi é o q é q a tua resposta tem a ver.
o continuum nem é para aqui chamado. claro q nunca terá um Photoshop full como em win32 (qual era o propósito?) os pcs têm as UWP e as win32, cada um usa o q quer. com a google n tens escolha.
Não tens para já. O investimento vai depender do interesse inicial.
 
@LSDigital

:-D

Falar em induzir alguém em erro vindo de ti é algo que terei muito em conta e quanto ao não ter escolha isso é mais para quem se limita a W10m como única plataforma móvel, se existe que algo felizmente terei sempre é escolha tendo como plataformas W10 e Linux no portátil, W10/Android em tablet e W10m/Android no smartphone pois não tenho qualquer problema existêncial em usar qualquer uma delas consoante as minhas necessidades no momento. :p

Percebo que não te agrade falar da realidade da Google e do que poderá estar aí à porta mas para falar mais da Microsoft é preciso que esta se mexa um pouco mais, por este andar quando sair hardware novo já ninguém se lembrará que existe W10m sequer mas reboot maior que este não há... :D
 
falar da google n me incomoda (apesar deste n ser o tópico certo) afinal gosto de tecnologias, agora supor sem quaisquer bases baseado em rumores parece-me mais conversa da treta do q a conversa da treta! afinal de contas, qual é o problema de esperar uma semana por mais bases?
e n, n tens escolha se quiseres usar Photoshop com um SO da google. usas as appzecas e pronto. num pc podes escolher uma app ou um win32. desconversa o q quiseres... ou acusa-me de desconversar mais q tu, se é q isso é verdade e te alivia de alguma culpa :facepalm:
 
A plataforma Win32 nunca foi adaptada ao mercado generalista. A proliferação de lojas de suporte/informática em todas as terriolas demonstra bem esse nível de inadequadação. Complexo, instável e confuso. O problema do Windows sempre foi esse.

Em vez de se ter recomeçado num clean slate adaptado ás realidades do mercado, andou-se revisão após revisão, versão após versão, ano após ano, a tentar tapar buracos sem realmente surtir resultados. Nesses anos enquanto a MS se preocupava em implementar transparências e novas cores na taskbar, o mercado continuava numa luta.

Até surgir a Google e resurgir a Apple, ambos com novas implementações, criadas de raiz com tudo o que o mercado pedia: UI altamente intuitivo, fácil de utilizar e simples de interagir. A MS continuou em denial até que viu que a manta de retalhos Win32 já não tinha mais por onde esticar... mas já era/é tarde demais.

O futuro do mercado doméstico é iOS, Android/ChromeOS, nos vais variados form factos. Windows, Linux, OSX estão reservados a nichos de entusiastas e profissionais/empresas. O mercado doméstico não precisa de acesso a uma suite full Photoshop. Precisa de algo simples, intuitivo e fácil.
 
Não estou a ver isso acontecer tão cedo. Basta qualquer pessoa querer ir comprar um portátil, que 99% são Windows. 1% é Mac reservado a quem gosta, na minha opinião, de estourar dinheiro ou não quer saber de custo/benefício para nada.

Quase toda a gente utiliza windows quer em casa quer no trabalho e é dificil mudar esses hábitos. Com o Windows 10, a MS está a evoluir pois é um sistema muito versátil, estável e rápido, mesmo em PC's com 2Mb de Ram e eMMC, estilo o T100 da Asus.

Teria de existir uma massificação brutal de ChromeOS nas lojas. Tudo é possível informática, mas relativamente aos PCs estamos a falar de um mercado maduro. As pessoas não trocam de PC todos os anos.
 
Tambem não acredito que subitamente as pessoas larguem o Windows tão depressa.
Hoje em dia nas familias casuais, o PC praticamente só é usado para processamento de texto ou algo mais complexo e confortavel como ir pagar as contas ou algo assim, qualquer OS daria para isso, incluindo linux, mas como o windows vêm pré-instalado é com ele que por norma as pessoas ficam.
Claro que depois temos pessoas que precisam de trabalhar etc etc, mas no geral qualquer familia casual hoje em dia usa um tablet ou telemovel para fazer a sua navegação basica pelas redes sociais, google e youtube, só quando é preciso sair um pouco dessa praia é que partem para os portateis/desktops.
e tendo em conta o marketshare do windows não vejo ninguém a usar o chromeOS, especialmente com a falta de apps atuais.

O futuro tem muito que se lhe diga, na informática ninguém sabe muito bem o que vai acontecer.
Mas diria que o Bill Gates ainda teria que morrer primeiro até começar a ver uma enorme mudança no paradigma.

Cumps..
 
@bseixas, mete reboot nisso.. Ja vai no terceiro :D

Quanto ao chromeOS, oh pa, poupem-me, aquilo teve sucesso limitado ( se é que lhe podemos chamar sucesso) apenas e praticamente nos states.. Fora dos states foi um flop de todo o tamanho..
Depois temos a questão de juntarem ele ao android..

Ok porreiro, mas as apps android estão formatadas e pensadas para touch...
Tem que fazer novas apps, ou refaze-las..

E depois acaba no mesmo caminho dos tablets androids, completamente violado pelas aquelas empresas especialistas em fazer lixo informatico..
A não ser que é desta que metem specs mínimos decentes para evitar isso mesmo..

No fim, acabas por ter hardware pior que um pc windows, e andas com um SO novo, limitado, e quase ao mesmo preço de um pc de entrada.

Agora expliquem-me, pondo isto tudo em perspectiva, porque raio alguém vai comprar isso?
E não venham com a tanga do não apanhar vírus, que o que mais tenho feito nestes últimos tempo é tirar viroses a androids.. Aquilo ja esta a ficar tão mau quanto o Windows pc..
 
As pessoas associam Android e iOS a telemóveis, da mesma forma que associam Windows a PC. Por isso, bem pode a Google inventar o que quiser que nunca a vai tirar do trono. Nem associam Google a Android quanto mais pensarem em ter Google no PC.

:lol:
 
@bseixas, mete reboot nisso.. Ja vai no terceiro :D

Quanto ao chromeOS, oh pa, poupem-me, aquilo teve sucesso limitado ( se é que lhe podemos chamar sucesso) apenas e praticamente nos states.. Fora dos states foi um flop de todo o tamanho..
Depois temos a questão de juntarem ele ao android..
Tem um sucesso limitado, mas com bastante oferta:
https://www.google.com/chromebook/find/

Com base na oferta, o ChromeOS tem muito mais potencial de ter sucesso que o Windows phone.

E penso que não foi lançado oficialmente fora do States.

Ok porreiro, mas as apps android estão formatadas e pensadas para touch...
Tem que fazer novas apps, ou refaze-las..
O melhor termo é "adaptá-las", como no Windows.


E depois acaba no mesmo caminho dos tablets androids, completamente violado pelas aquelas empresas especialistas em fazer lixo informatico..
O ChromeOS é super fechado. E o Android Wear, TV, Auto também são versões do Android onde a Google tem um controlo muito maior, que tem com o Android nos smartphones ou tablets.
Portanto, a Google aqui tem mais poder para impôr regras.
 
Tem um sucesso limitado, mas com bastante oferta:
https://www.google.com/chromebook/find/

Com base na oferta, o ChromeOS tem muito mais potencial de ter sucesso que o Windows phone.

E penso que não foi lançado oficialmente fora do States.


O melhor termo é "adaptá-las", como no Windows.



O ChromeOS é super fechado. E o Android Wear, TV, Auto também são versões do Android onde a Google tem um controlo muito maior, que tem com o Android nos smartphones ou tablets.
Portanto, a Google aqui tem mais poder para impôr regras.

Muita oferta não é sinônimo de vendas.. E venderam porque espetaram pela a goela a baixo de muitas escolas nos states..

Adapta-las como no windows não, porque sabes perfeitamente que as apps adaptáveis no windows foram praticamente feitas de raiz grande parte delas.. Isso do adaptar tem muito que se lhe diga, e quando dao por ela estão praticamente a fazer uma app nova..

Tem muito controlo agora, mas se fizerem a tal fusão com o android, vai ser mais android que chromeOS, ou então correm o risco de tornar a tal adaptação das apps bem mais difícil.. Aqui cheira-me que vai seguir mais a linha do Windows 10 e wm10, com o core partilhado para facilitar a tal adaptação..

Ao fim ao cabo vai ter que ter aceitação do mercado, e para haver apps especificas terá que ter cota de mercado..
Vai ter competir com o Windows e com o MAC e por fim, este tipo de dispositivos tem um tempo de troca bem superior a tudo o que a google vende agora.. É um mercado duro que esta a encolher, e também o mercado dos tablets esta estagnado..

Agora explica-me, vai fazer sucesso com o que? O que oferece que os outros 2 competidores não oferecem?
E pior, se for para competir em termos de preços não vai oferecer grande experiência de utilização..

Repito, ja se vendem maquinas minimamente sólidas com windows ao preço de muitos chrome books..
 
Os pontos que vejo sao os seguintes:
-O OS do Chrome tem taskbar, o que facilita imenso para multitask, um dos principais problemas dos pseudo tablets com teclado. A competiçao já tem, mas era algo que faltava.
-Se a Google tiver controlo sobre o que as OEM's enfiam no OS já é uma vitória para eles.
-Em termos estratégicos faz todo o sentido a Google atacar o mercado desktop/laptop, estão numa posição altamente confortável em mobile e tentam a sua expansão...nem que seja só para marcar passo como o W10M.
-Aqui vou mandar o bitaite, os preços do Pixel estão estranhamente elevados...nao sei até que ponto ainda tiram ai um coelho da cartola com algo parecido ao continuum.

Esses PC's windows a 250€ nao me inspiram confiança. Vêm com eMMcs de 32GB/64GB em que a instalação do windows come quase o espaço todo, os ATOM sao relativamente fraquinhos, 2gb de RAM sao curtos para multitask. Acredito que no geral um chromebook poderá proporcionar uma melhor experiência abaixo dos 250€ para uma utilização banal, web sites, edição de texto, apps básicas, jogos android.
 
Muita oferta não é sinônimo de vendas.. E venderam porque espetaram pela a goela a baixo de muitas escolas nos states..
Pois não, mas quando não há vendas, a oferta desaparece, como aconteceu com o Windows phone. E aqui a oferta tem aumentado, portanto diria que não deve estar assim tão mau.

Adapta-las como no windows não, porque sabes perfeitamente que as apps adaptáveis no windows foram praticamente feitas de raiz grande parte delas.. Isso do adaptar tem muito que se lhe diga, e quando dao por ela estão praticamente a fazer uma app nova..
Mas porque?

Tem muito controlo agora, mas se fizerem a tal fusão com o android, vai ser mais android que chromeOS, ou então correm o risco de tornar a tal adaptação das apps bem mais difícil.. Aqui cheira-me que vai seguir mais a linha do Windows 10 e wm10, com o core partilhado para facilitar a tal adaptação..
Mais uma vez, Android Wear, Auto, TV são bastante fechados. E é preferível que seja mais Android que Chrome OS.
O Android é um SO muito mais completo que o Chrome OS (filosofias diferentes).


Agora explica-me, vai fazer sucesso com o que? O que oferece que os outros 2 competidores não oferecem?
E pior, se for para competir em termos de preços não vai oferecer grande experiência de utilização..
Se ele ainda não foi anunciado, é difícil dizer o que oferece que o Windows não.

Mas uma vantagem tem já de certeza: é grátis.


PS: Eu não estou a dizer que vai ou não vai ter sucesso. Só acho que "desprezar" o potencial sucesso do Android em PC's é algo errado.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo