Conversa da treta sobre o Windows Phone

Status
Fechado a novas mensagens.
Não há nada para ninguém este mês. Setembro é o mês da Apple e já falta pouco para a apresentação do copiaphone.

Não percam já a seguir(18 horas) o delírio que é a tecnologia exclusiva de carregamento wireless do copiaphone e sendo assim, só com capinha de vidro ou de policarbonato. Não dá para manter o metal, que só flagship killer até agora poderia ter:D Deverá ser de vidro, senão vai parecer um Lumia.

Ouvi dizer que para já o carregamento wireless não vai funcionar, porque não foi possível produzir o carregador em ouro a tempo e horas. Será? Se for, vai ser a la MS:clap:

Também ouvi dizer que vem com 3GB de RAM:drooling: e ecrã Amoled:drooling:. Coisa nunca vista:wah:

Estou cá com uma azia, que até rebenta tudo por dentro:rofl: Hoje nem ligo a televisão, que não vai existir furacão mais mediático que o copiaphone.

Edit: Faltou também dizer, que provavelmente não vai ter nenhum botão na frente de ecrã. Também coisa nunca vista na concorrência.
 
Última edição:
ainda n vi nada de leaks. espero q aproveitem os 10 anos para inovar a sério e n para mostrarem q vai ser mais do mesmo pk "á sombra da bananeira é q se está bem"...
 
Por acaso se existe realidade que não me cria qualquer espécie de comichão é a dos produtos Apple, reconheço-lhes a qualidade tanto como os considero overpriced agora se não houvesse mais nada no mercado é que me incomodava tal como se só existisse aquilo que a Microsoft oferece actualmente no mercado, seja como for com ou sem ideias/inovação eles é que têm os 15% de share portanto alguma coisa devem ter feito bem. :p

Quanto ao copiar é um facto tal como é o vender essa ideia melhor que o resto, mas se formos por aí não é nada que a Microsoft não venha fazendo também no móvel (copiar funções que outros já fazem há anos) e pena é que não tenham copiado outras ideias/conceitos (como o Android One) que talvez agora a realidade plataforma não passasse por assistir ao sucesso dos outros no móvel.

Se tiveram a Nokia e conseguiram chegar à melhor UI no móvel (é algo sempre subjectivo mas é a minha opinião) e se mesmo assim não tiveram sucesso então só mesmo fazendo muita m**** no resto para falhar. :-D


@ppt

Sim mas nem todos os smartphones com W10m vão receber esse update, aliás, está mesmo é para se ver quantos o vão receber.
 
@LSDigital Para mim não precisam de inovar muito. Aliado ao Oled, carregamento Wireless e um equipamento bonitinho, bastava inovar um pouco(muito) no preço e ter smartphones com 2 sim's, para o caso de precisar de saltar do Titanic.:D

@HaLf-LiFe Nós aqui também vamos dar uma ajudinha a alimentar o monstro:D

@bseixas Que posso responder a ti...apenas que contra factos não há argumentos:p .

Posso é dizer que o meu Lumia 930 passou de verde a branco. Só nestas condições é que a Maria o usava e lá fiz eu a vontade a ela. Pensei que era uma tarefa difícil e foram 60 segundos para tirar a verde e outro tanto para colocar a branca. Correu bem e finalmente vai ter uso, antes que isto afunde de vez.
 
Maior parte das marcas tem times to market curtos o que obriga a lancar features novas em pequenas doses.
A MS é que tem times to market longos lancando equipamentos com hardware ultrapassado e com muitas features que nao funcionam como deve ser.
 
Última edição:
Nada impressionado com o que vi da Apple e deu para perceber que continua a ser realidade que não me cativa minimamente, estou muito bem em Android e com as peças de museu com W10m para entreter. :D

O que vejo é que quando o Surface Phone sair se calhar já terá de sair a um PVP de 1499€ para ser premium porque actualmente 1000 paus por um smartphone já começa a ser mato. :-D
 
Nao impressionou. Daqui a um ano ou dois todos os iPhones ja devem ser como o X, isto é tipo Samsung EDge que se transformou no S8, um passo de cada vez até tornar-se aprimorado e standard.

Parece ser facil destronar a Apple e Google, uma vez que oferecem mais do mesmo em hardware, mas o maior entrave é terem ecossistemas saudaveis.
 
isso significa q nunca teremos nada revolucionário ao estilo do primeiro? ou teremos de esperar mais 10 anos?
Alguma vez vai acontecer mas ainda não foi desta.
A última vez que vi algo que realmente gostei foi talvez o TouchID que é daquelas típicas coisas à Apple em que usam algo que já havia para um uso que realmente melhora a vida.
Mas a Apple é muito boa a aperfeiçoar coisas que não dão grande show off como os SoCs que são brutais e incomparáveis à Qualcomm. Acaba por ser um bocado justiça poética porque eles próprios são responsáveis por não se dar valor a estes avanços.
 
Se é Luis é bom, venha ele :p

Não é bom, é muito bom desde a conversão de Audio para Texto até à identificação de contextos do que foi captado. Já vi o mesmo a trabalhar em Demos privados (e pessoais) e é muito bom, e tudo isto em PT-PT.

Continuo sem compreender a estagnação da Cortana.

Parece-me estar presente na versão PC. A partir daí posso personalizar de forma fácil , prática e rápida os meus álbuns de pessoas e poder localizar-los em segundos no telemóvel.
Mas não é só o reconhecimento facial que está espectacular. Localização de objectos, carros, barcos etc também estão. Até me indica as fotos onde houve uma caminhada. Ou seja, neste campo, penso que a imaginação é o limite

Sim, a imaginação é o limite, mas para já gostaria que alguém por aqueles lados tivesse imaginação suficiente para perceber que o primeiro local onde tais funcionalidades eram úteis é o Device que efectua a captura das imagens.

Sem dúvida que seria uma mais valia. Pode ser que venha nas próximas versões.

Parece-me uma versão evoluída das informações de ficheiro já existentes com resultados à moda do insta

O primeiro seria útil para poder filtrar ainda mais as Fotografias, e o segundo é só o "motor" que te permite pesquisar por carro e aparecerem fotos de carros no teu OneDrive. Porque não está presente na App Fotografias em W10M só uma alma na MS saberá explicar.

Estas conversas da AI fazem me lembrar o famoso cloud processing da Xbox One.


O facto de uma tecnologia ser mal utilizada para demonstrar as suas potencialidades, não torna a tecnologia um fracasso e é uma pena ver que se prefira mandar a mesma para o lixo em vez de analisar o que foi feito de forma errada e fazer uma segunda abordagem.

O Kinect, por exemplo, tem má fama muito devido à abordagem errada que quem desenvolve sempre fez relativamente ao mesmo (já aqui falei sobre isso mas passa por Complementar VS. Substituir). Como substituto da precisão de um comando e do Feedback "real" de cada interacção é limitado, como complemento a um jogo (cof cof Mass Effect 3 cof cof) pode ser GameChanger na experiência de jogo.

A AI dos Cognitive Services da MS é algo bem real, tem é que ser usado e aplicado em produtos ao alcance do Consumidor, de preferência nas próprias plataformas (SO).

Em termos de georreferenciação das imagens têm esta app https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/geophoto/9wzdncrfj0f2

Infelizmente é uma das opções, mas porquê instalar uma App para fazer algo que a nativa de Fotografias devia fazer. Aliás, isto é tudo processamento local pois (tendo as opções activas) as coordenadas de cada foto fazem parte da MetaInfo da mesma. Bastava uma opção que chamasse uma instrução em LINQ na App Fotografias, nada mais.

o q a malta n percebe é q o win32 ainda tem mais features q são programadas de forma mais fácil/rápida do q UWP e como já n vale a pena mexer na app de um SO abandonado, é deixar andar...

Algumas das limitações do UWP são simultaneamente as suas forças, além de que o tempo é facilmente recuperado com a "portabilidade" da App para diferentes tipos de Dispositivos - obviamente tendo em conta um cenário diferente do actual onde as UWP são canibalizadas pelas Win32 (e pelo Browser) e não têm o elemento que lhes permitiria ganhar força (Mobile).

basicamente ng faz ou atualiza programas se for para ng usar. e sim, sabes bem q tu, eu, e alguns pseudo-fans q a plataforma tem n contam. seja a app de fotos, cortana ou qualquer outro projecto supostamente "cool". excepçao feita quando têm planos para os integrar no futuro onde sejam de presença obrigatória (ex: cortana) ou impingida.
ps: tb te respondi a bold.

Respondendo por alto (e não ponto a ponto), sim, acho que o W10M deveria ter continuado a ser fortemente suportado enquanto não estivesse presente no horizonte o seu sucessor. Aliás, deveria ter sido feita uma aposta a sério no W10M para dar uma oportunidade de desenvolvimento do ecossistema/UWPs. Acho que todos concordamos com a importância vital do Mobile e que é impensável estar fora do mesmo. Acreditando que a MS sabe disso e mais tarde ou mais cedo irá regressar, deveria fazer tudo para assegurar a mínima manutenção do MarketShare até lá conquistado em vez de mandar tudo para o lixo.

Depois, para Apps UWPs (como a de Fotografias que continua a ser desenvolvida em PC/W10) o esforço de disponibilizar para W10M é inexistente. Quanto às funcionalidades da App Fotografias, não sou excepção e o facto das Apps da Apple e Google terem tais funcionalidades confirmam isso mesmo.

Posto isto, no final das contas tudo se resume ao local onde os produtores de conteúdos se encontram. Ao aparecer um novo tipo de Wearable como óculos, onde achas que é mais provável que os produtores de conteúdo apostem?! A quem hoje já está a meter a tecnologia nas mãos do consumidor (de um Smartphone para uns óculos depois é um pequeno salto) ou quem andou 2 anos a fazer brincadeiras e Demos?!

Repito, ainda é muito cedo para acreditar que os Smartphones serão substituídos. O próximo passo a meu ver é conceptualmente o Continuum, e a MS já levava uma boa vantagem com uma plataforma de desenvolvimento agnóstica do Dispositivo além de ser a principal referência em SOs Desktop. Ao sair do Mobile todo este trabalho enorme do OneCore, UWPs e afins está a ser deitado ao lixo em troco de algo que sinceramente desconheço nem compreendo qualquer tipo de objectivo benéfico para a MS.

eu acho q estás demasiado focado na MS e nos seus erros (tb, pudera, é a única coisa q se fala por aqui) e estás-te a esquecer (espero q seja a palavra mais adequada) de q a google e a apple tb cometeram erros crassos na fase inicial dos seus produtos (e ainda cometem) o q prova q em ultima análise, as pessoas pouco importância dão a isso. no fim o q conta é o q vende. a "sorte" destes 2 foi a MS ter acordado tarde, pk se lá tivesse chegado primeiro, então já andávamos aqui a usar os seus "erros" como bodes expiatórios!

Talvez esteja, mas se o faço é porque enerva-me profundamente toda esta inoperância e incompetência por parte de quem está cheio de nozes mas não tem dentes. Além disso, é algo que me afecta profissionalmente pois como já te disse, amo de paixão todo o ambiente de desenvolvimento em/de/para Windows.

Na minha opiniao é ate altamente redutor nao fazer deploy ao .appx em todos os devices disponiveis, caso a app tenha capacidade para tal. (PC, Xbox, Mobile, Tablet....)

Mais que isso, é um cuspir claro num dos elementos mais diferenciadores da plataforma, e criar ambiente de desconfiança relativamente às UWPs.

A Microsoft é uma empresa gigantesca com uma faturação e lucros gigantescos.
Provavelmente não passa a vida a dar tiros nos pés...

A grande maioria da pessoas ainda acha que o negócio da Microsoft é o "Windows 10"...:(:(:(

Está em bastantes frentes, mas uma empresa da sua área se quer continuar a ser relevante no Consumer Market (o que sempre foi) não pode fechar os olhos ao paradigma do Mobile.

regra geral sim, mas as win32 ainda têm acesso a muitos mais recursos que as UWP. e no caso da app fotos, duvido q eles tenham interesse em converter essas apis do cognitive para uso em arm. ng tira milhares de gigas de fotos com a xbox ou com a HoloLens (ainda) e o mobile como o conhecemos tb ja n conta, portanto....

Como disse antes, algumas das limitações das UWPs são simultaneamente alguns dos seus pontos fortes.

Depois, continuas a não pensar fora da Box. A App de Fotografias faz todo o sentido na Xbox (eu próprio já usei na minha para mostrar fotos/vídeos da pequena a familiares).

---------------------------------------------------------------------------------

Já agora, relativamente à apresentação da Apple fiquei um pouco desapontado e cada vez mais me convenço que bastaria à Microsoft ter alguma inteligência para ter o seu espaço conquistado e assegurado neste mundo do Mobile (mesmo eu acreditando que nestas coisas geralmente só há espaço para dois Players).

Vou apenas usar como termos de comparação coisas existentes em Hardware/Software da/para a Microsoft:

- FaceID

A minha Xbox One com o Kinect consegue reconhecer-me e fazer Login automático ao ver-me (mesmo com n>1 pessoas a ser capturadas). Usa as câmaras de profundidade, tal como FaceID. Funciona quer me apanhe um pouco de lado, quer esteja com o cabelo cortado com roupas diferentes, etc. Tenho esta funcionalidade desde o lançamento da consola.

Vir falar em reconhecimento genético ou o catano não faz sentido nenhum, a câmara IR cria uma Mesh dos pontos de referência da face de uma pessoa, e depois só tem que comparar as capturas a cada processo de Login.

Posteriormente o Lumia 950XL faz Login pela leitura da Íris, coisa introduzida num Fujitsu com Android um pouco antes.

- Wireless Charging

Hoje vejo como algo corriqueiro. O meu Lumia 950XL tem isso desde o lançamento. A última vez que fui ao IKEA tinha lá um carregador/base de carregamento e até me deu algum gozo ver pessoas a pousarem os seus Androids e iOS enquanto exclamavam desanimados "Não funciona" e eu com o meu Lumia pouso e oiço logo o sinal sonoro de carregamento.

Esta base custava 40€ e cabiam pelo menos dois 950 XL's ... estou para ver quanto irá custar a base da Apple.

- Animojis

Giro, mas nada de novo. Não me lembro qual era a Câmara, mas havia uma WebCam (da Creative talvez) que ainda no tempo do MSN Messenger trazia Bundled com ela um Software que permitia substituir a nossa imagem pela de um entre vários "bonecos" à escolha sendo que depois o mesmo iria comportar-se como nós (boca, olhos, movimentos da cabeça).

Além disso permitia fazer Overlay de objectos, um pouco à imagem do que o Sr. da Apple mostrou ao meter as máscaras. Isto em 2000 e poucos com Hardware da altura.

Mais recentemente em 2015 temos isto disponível na Steam.

- Infinite Display

Das coisas que mais me desiludiu. Terei que ver ao vivo, mas achei que a borda era demasiado grosseira em todo o equipamento. Parece-me que o "Infinite Display" de um S8 ou dos Mii Mix está mais bem conseguido.

- ARKit

Isto não é novo e é provavelmente o elemento para o qual não tenho uma comparação óbvia, mas aqui todos sabem que com o KnowHow do Kinect + HoloLens não seria Rocket Science ter algo do género. Além disso, em tempos no WP8 tínhamos o City Lens.

O Know How está lá, falta é a infraestrutura de Devices + MarketShare.
 
Última edição:
a apple nunca foi de "inventar" nada (salvo alguma exceção q me esteja a escapar) mas sim de reinventar o q já existe. se vires bem o primeiro iphone n tras nada de novo, apenas pegaram no q já existia e pensaram numa forma de o tornar mais prático.
n são só os inovadores q merecem mérito.
Maior parte das marcas tem times to market curtos o que obriga a lancar features novas em pequenas doses.
A MS é que tem times to market longos lancando equipamentos com hardware ultrapassado e com muitas features que nao funcionam como deve ser.
tens de ver isso bem pk n são as marcas q se têm de adaptar ao funcionamento do mercado. se assim fosse estavam condenadas pk num ano n se revoluciona nada.
Alguma vez vai acontecer mas ainda não foi desta.
A última vez que vi algo que realmente gostei foi talvez o TouchID que é daquelas típicas coisas à Apple em que usam algo que já havia para um uso que realmente melhora a vida.
Mas a Apple é muito boa a aperfeiçoar coisas que não dão grande show off como os SoCs que são brutais e incomparáveis à Qualcomm. Acaba por ser um bocado justiça poética porque eles próprios são responsáveis por não se dar valor a estes avanços.

os SoCs foram destacados na apresentação.
Como disse antes, algumas das limitações das UWPs são simultaneamente alguns dos seus pontos fortes.

Depois, continuas a não pensar fora da Box. A App de Fotografias faz todo o sentido na Xbox (eu próprio já usei na minha para mostrar fotos/vídeos da pequena a familiares).
sim, mas n é o caso. no caso, o poder de processamento dos CS é maior com código pc. o android pode fazer algo parecido com código Arm mas de certeza q deu o seu trabalho, q, obviamente para o mobile da MS acharam q n compensava.
n digo q n desse jeito na xbox. até na HoloLens dava. resta saber se a quantidade de utilizadores o justificava ou se seria algo a ser abandonado por falta de uso como já vimos antes.
 
Então e Android/Google também tem mérito ou essa já foi só sorte é só a Apple que não precisa de inovar para o ter ? :rolleyes:

Quanto ao Wireless charging o 1520 tem e foi lançado em Novembro 2013 e não sendo algo standard já se viu antes, tal como o tap to wake ou swipe to por exemplo, nisso a Apple é especialista tal como a Microsoft tem sido especialista em não capitalizar momentos menos inspirados da concorrência, só assim por alto entre este evento da Apple, o lançamento bombástico do Note 7 da Samsung ou o Pixel da Google com o fim dos Nexus é só escolher e a Microsoft a ver a banda a passar.
 
os SoCs foram destacados na apresentação.
Sim, eles destacam sempre isso geralmente com aqueles gráficos palermas em que o novo é 69X melhor que o anterior deles.

Mas algo pelo o qual o iPhone raramente tem mérito reconhecido, é comum dizer que o hardware não é nada de especial, até ultrapassado, e que o iOS é que diferencia quando quase sempre os dispositivos iOS tem os processadores mais potentes de longe do mercado ARM (naturalmente quando são lançados).
 
:rrotflm:

Emoji machine... :D

Portanto já sabem, quando virem o profissional da empresa com o seu iphone a fazer caretas para o ecrã não está a ter um AVC nem nada parecido. :-D
 
Mas algo pelo o qual o iPhone raramente tem mérito reconhecido, é comum dizer que o hardware não é nada de especial, até ultrapassado, e que o iOS é que diferencia quando quase sempre os dispositivos iOS tem os processadores mais potentes de longe do mercado ARM (naturalmente quando são lançados).

No papel parece ultrapassado, mas na pratica deixa qualquer android e wm a comer pó.
Se a memoria nao me falha estes cpus da apple ja sao equivalentes ou melhores que os i5 low voltage que se ve nos portateis.
Em 2015 aquando do lancamento do W10m, eu contava com um nivel de optimizacao/desempenho equipardo ao iOs. O facto de ser um OS recente, desenvolvido com base em know how atual e com muito menos codigo legacy levou me a criar estas espectativas.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo