A imagem era um screenshot do painel de controlo actual da Realtek. Se o screen que mostras é dos drivers mais actuais tirados do site deles, então é possível que nas HD Audio seja bastante diferente no visual vs AC97, mas as sugestões de configuração mantêm-se porque não devem diferir muito.
Eu não entendo é como achas que umas SBS260 possam soar melhor, seja em que situação for (cheguei a usar umas). E pelo que estás a fazer, até parece que te queixas de grave a mais (!), e um som demasiado cheio por não estares habituado a tê-lo com as colunas anteriores a baixo-médio volume. Estás a comparar umas colunas de 2x14W de duas vias que respondem até 50Hz com umas de 2x2.5W em que os 90Hz são um tanto optimistas. As T20 já soam OK sem qualquer ajuste de graves e agudos nos potenciómetros nelas, e esse ajuste de EQ até as prejudica dada a dimensão pequena do woofer delas vs a potência da amplificação.
Cada vez mais me parece que o que chamas de "abafado" é a sonoridade cheia e característicamente cavernosa do ar a atravessar o canal de bass reflex, porque essas colunas têm um grave surpreendente para a dimensão reduzida da caixa/diâmetro do woofer, o que as faz depender imenso deste artifício para os graves profundos; de outra forma não iriam aos 50Hz nem o som seria tão cheio. A um volume alto, praticamente que se ouvem "a respirar", o que poderás confirmar ao colocar a mão sobre a saída por cima. E somado a isto, estares habituado a uma completa ausência de frequências baixas em uso normal por causa do par de colunas anterior não ter capacidade de lhes dar resposta.
Se é o grave que te incomoda, julgo que fará mais sentido deixares esse EQ flat, e nas colunas deixares o agudos a meio ou aumentares um nada, mas reduzires o grave até onde te for mais agradável para apanhar um conjunto maior de frequências baixas se o objectivo é apenas tirar "corpo" ao som, e fazer com que o bass reflex se note menos. P.e, agudos às 2h, graves ás 10h nos pots.