Creative T20 - Som abafado

OT: Qualquer pessoa que nesta gama de preços compre monitores 2.0 hi-fi compactos para ouvir música com um mínimo de qualidade de som/resposta linear, ao invés dum 2.1/5.1 apenas para abanar o chão e com satélites frontais que não se compararam, discordará contigo neste ponto. Agora se tinhas antes em mente umas T10 banais e não as Gigaworks T20, concordo que são uma valente (...). IMHO as T20 até soam bem melhor que as Logitech Z-10 no registo mais agudo.

:x2:
 
OT: Qualquer pessoa que nesta gama de preços compre monitores 2.0 hi-fi compactos para ouvir música com um mínimo de qualidade de som/resposta linear, ao invés dum 2.1/5.1 apenas para abanar o chão e com satélites frontais que não se compararam, discordará contigo neste ponto. Agora se tinhas antes em mente umas T10 banais e não as Gigaworks T20, concordo que são uma valente (...). IMHO as T20 até soam bem melhor que as Logitech Z-10 no registo mais agudo.

Eu não compreendo é como é que umas colunas simples e baratas como as SBS260 têm melhor performance do que umas mais caras e recentes como as T20. Supostamente a tecnologia anda para a frente. :P

Pelo menos os graves já não estão tão abafados. Ajustei os controlos desta forma:

semttulohw.jpg
 
Última edição:
Eu não compreendo é como é que umas colunas simples e baratas como as SBS260 têm melhor performance do que umas mais caras e recentes como as T20. Supostamente a tecnologia anda para a frente. :P

Pelo menos os graves já não estão tão abafados. Ajustei os controlos desta forma:

semttulohw.jpg

Tás a cortar graves porquê?
 
A imagem era um screenshot do painel de controlo actual da Realtek. Se o screen que mostras é dos drivers mais actuais tirados do site deles, então é possível que nas HD Audio seja bastante diferente no visual vs AC97, mas as sugestões de configuração mantêm-se porque não devem diferir muito.

Eu não entendo é como achas que umas SBS260 possam soar melhor, seja em que situação for (cheguei a usar umas). E pelo que estás a fazer, até parece que te queixas de grave a mais (!), e um som demasiado cheio por não estares habituado a tê-lo com as colunas anteriores a baixo-médio volume. Estás a comparar umas colunas de 2x14W de duas vias que respondem até 50Hz com umas de 2x2.5W em que os 90Hz são um tanto optimistas. As T20 já soam OK sem qualquer ajuste de graves e agudos nos potenciómetros nelas, e esse ajuste de EQ até as prejudica dada a dimensão pequena do woofer delas vs a potência da amplificação.

Cada vez mais me parece que o que chamas de "abafado" é a sonoridade cheia e característicamente cavernosa do ar a atravessar o canal de bass reflex, porque essas colunas têm um grave surpreendente para a dimensão reduzida da caixa/diâmetro do woofer, o que as faz depender imenso deste artifício para os graves profundos; de outra forma não iriam aos 50Hz nem o som seria tão cheio. A um volume alto, praticamente que se ouvem "a respirar", o que poderás confirmar ao colocar a mão sobre a saída por cima. E somado a isto, estares habituado a uma completa ausência de frequências baixas em uso normal por causa do par de colunas anterior não ter capacidade de lhes dar resposta.

Se é o grave que te incomoda, julgo que fará mais sentido deixares esse EQ flat, e nas colunas deixares o agudos a meio ou aumentares um nada, mas reduzires o grave até onde te for mais agradável para apanhar um conjunto maior de frequências baixas se o objectivo é apenas tirar "corpo" ao som, e fazer com que o bass reflex se note menos. P.e, agudos às 2h, graves ás 10h nos pots.
 
Última edição:
Maxiwell se és bom apreciador de musica, deverias comprar uma placa de som, porque placa de som on board ainda por cima se for de um Pentium 4 é normal que a qualidade seja algo fraca e abafada.
 
Eu até comprava, mas tenho medo que isso não resolva o problema. Com as SBS260 nunca tive problemas com os graves e a placa de som era a mesma. Quem me garante que a sonoridade dos graves nas T20 melhorarão depois de trocar a AC97?
 
Maxiwell, não leves a mal mas só há 3 posibilidades para o teu problema.

1 - O som onboard não permite que as T20 tenham boa qualidade som. ( quanto melhor as colunas/fones melhor tem que ser a placa de som porque senão o som é mau )
2 - O teu ouvido está mal habituado às colunas antigas e ao som de pouca qualidade.
3 - As colunas tem algum problema.

Agora uma coisa te digo as T20 são mesmo colunas boas com muito bom som para colunas pequenas e 2.0.

Então se formos falar das T40 é dificil acreditar na qualidade e volume de som para umas colunas que à primeira vista não parecem nada de especial.

Em relação às T20 é unanime que tem boa qualidade de som para colunas 2.0.

Cumps
 
Última edição:
ja experimentaste a aumentar o nivel do treble nas colunas? coloca o nivel do bass as 12h...ou talvez menos e vai aumentando o treble ate n achares k os baixos se estejam a sobrepor as frequencias altas...
 
Raspa, só levaria o teu comentário a mal se me faltasses ao respeito. Não precisas de preocupar-te em não ferir a minha susceptibilidade porque estou aqui para receber sugestões.

A primeira hipótese é a mais provável. Ainda assim as colunas portam-se muito bem com a placa de som que estou a utilizar. A única coisa que detecto – e vou repetir-me – é que os graves saem um pouco abafados, mesmo com o Bass no mínimo e o Treble a meio. No entanto consegui melhorar esse aspecto ao ajustar os controlos, por isso o cenário já não é tão negro.

É possível que estranhe a sonoridade das T20 por estar habituado às SBS260, mas garanto-te que a qualidade delas era muito razoável para o preço que custaram. No entanto há que ter em conta a relação placa de som/colunas que referiste no primeiro ponto e com a qual eu concordei. Talvez fosse boa ideia comprar uma placa de som nova, mas não consigo deixar de temer a possibilidade de gastar dinheiro em vão. A vida não está para gastos supérfluos.

Não acredito que as colunas tenham defeito. ;)
 
Sobra a hipótese da tua placa de som distorcer frequências baixas com o volume de saída alto pela amplificação da MB estar no galheiro. O problema é que o termo "abafado" é demasiado vago.
Para testar isso, deixa o volume de WAVE ao máximo no mixer, mas no controlo de volume final não ultrapasses ~50% de volume e compensa-o com as colunas a ver se há alguma melhoria na qualidade de som quanto ao problema afectado (no entanto ficarás com mais ruído de fundo, dependendo da qualidade do AC97). O pior é mesmo se a amplificação final não tem mão nos graves para que saiam firmes e controlados, e então será mesmo necessário esse ajuste de EQ, mesmo que não tão exagerado.
A melhor prova é mesmo pedires a alguém que tenha um leitor de mp3 portátil bonzito que to empreste para as experimentares ligadas a outro lado.

Se é mesmo não gostares da ressonância do Bass Reflex, há uma cura simples que é o que se faz em quaisquer colunas de sala. Encontra dois bocados de esponja e corta-os à medida para tapar aberturas superiores. Assim o grave produzido é somente o da deslocação dos woofers vs volume (espaço) interior, o que dimínui o volume (audível) do grave, mas torna-o mais controlado e seco.
 
Última edição:
Maxiwell, podes ter as melhores colunas do mundo , mas se as tiveres ligadas onboard e ainda por cima num pc já com alguns anos, esquece a qualidade.
Se gostas de música com qualidade uma placa de som faz toda a diferença, e mais tarde que mudes de pc montas no novo.
 
Esquece essa de longe, a Xtreme Audio não é uma "X-Fi" a sério com DSP, e depende praticamente do CPU para tudo como uma onboard recente. Se fores para uma X-Fi PCI, procura uma Xtreme Gamer ou uma Xtreme Music porque usadas são baratas (<30€) e melhores que essa.
Até 40€ na Asus tens a Xonar DG (5.1) por apenas 25€ que é muito superior a essa porque é baseada num Oxygen HD, embora os DACs sejam os CS medianos que a Creative também usa em toda a gama. A DS custa ~40€ e é melhorada nesse aspecto, e já é 7.1 (perde o amp de headphones da DG), mas não te dá uma melhoria significativa como a D1 (a DX é o mesmo em PCI-E) já na casa dos 60€, que te dará a melhor qualidade de som nos 2 canais frontais a esse preço.
Como é para um P4, gasta o mínimo numa DG. Se é para mudar mais tarde de PC, e aceitares limitar a escolha a uma MB ainda com PCI estica-te para uma D1, porque vale mais a pena que a DS.
 
Última edição:
Infelizmente a Asus DG não existe na ***** e eu sou um bocado medroso no que diz respeito a encomendar coisas pela Internet porque se o aparelho vier com defeito é mais complicado trocá-lo do que se o tivesse comprado numa loja física. :(
 
Tens a DG noutra loja conhecida de Lx e que não fica muito longe, por 24.90€. Link de *****.
Na loja que referes têm a DS e a D1, e certamente que te encomendam a DG se pedires.
De resto, IMHO, a DS é preferível à Xtreme Audio se estiveres limitado a comprar o que tenham em stock sem saír do orçamento.
 
Última edição:
Eu até comprava, mas tenho medo que isso não resolva o problema. Com as SBS260 nunca tive problemas com os graves e a placa de som era a mesma. Quem me garante que a sonoridade dos graves nas T20 melhorarão depois de trocar a AC97?

Quase certeza que irá resolver o problema...se eu ligar o meu portatil as Z906 também acontece o mesmo, parece algo abafado, mesmo a voz...Se ligar a Asus DX não tem nada a ver, parece que a musica renasce...o som fica muito mais vivo.

Se a tua board é antiga "Pentium 4", provavelmente não estas aproveitar as colunas como deve ser, um investimento numa placa de som vale bem apena, falo por mim, e num entanto tenho umas das melhores motherboard´s com som on board.

Mas também é preciso saber escolher a placa de som...

Mas desconheço a qualidade das T20...se é para ouvir musica devias ter ido para umas 2.1
 
Última edição:
Tens a DG noutra loja conhecida de Lx e que não fica muito longe, por 24.90€. Link de *****.
Na loja que referes têm a DS e a D1, e certamente que te encomendam a DG se pedires.
De resto, IMHO, a DS é preferível à Xtreme Audio se estiveres limitado a comprar o que tenham em stock sem saír do orçamento.

Achas que a DG já me dá boa música? Vou tentar encomendá-la na *****. Dá para fazê-lo online?
 
Back
Topo