Cartman, muda de empresa.
Empresas de trabalho temporário só servem basicamente para se aproveitarem do trabalho das pessoas.
Quanto aos estágios não remunerados tenho e sempre tive uma filosofia simples: não trabalho nesse sistema, ponto final. Nem que seja na melhor empresa do mundo da área. É tão simples quanto isto. É uma tristeza haver situações como a que o bróculo descreveu. Empresas que têm departamentos de estagiários que vão rodando...desculpem lá, mas que NOJO de empresas são estas e que MISÉRIA de país permite isto? Verdadeiramente inacreditável. Essas empresas deviam ser todas abatidas.
Sejam espertos, não trabalhem nesse regime. Não se humildem com pouco se acham que têm valor para mais. Sejam humildes, mas não escravos de empresas que só se querem aproveitar de quem precisa. Tudo isso pode acabar se tivermos todos capacidade para dizer que não a essas empresas. Aí elas serão obrigadas a pagar se quiserem ter quem trabalhe.
3dhouse, como freelancer podes ganhar mensalmente mais do que um sénior em média. Isto com empenho, seriedade e tendo trabalho continuamente. Para isso é preciso existir qualidade em todos os trabalhos que são entregues aos clientes. O problema de ser freelancer são unicamente os prazos de pagamento que em geral são longos e a insegurança porque estás normalmente a recibos verdes e se não trabalhares por motivo de doença não ganhas €. Tem de se ter uma capacidade de gestão muito boa para gerir o dinheiro que chega e depois saber investir em equipamentos/material, deslocações profissionais e projectos/clientes certos. Mas com qualidade e trabalhando muito mais que as 8 horas diárias consegue-se chegar lá e a valores bem mais interessantes do que as empresas do mercado pagam.
Pessoalmente considero ainda que trabalhar por conta própria é de longe muito mais aliciante do que trabalhar por conta de outrem. Mas isto tem também a ver com a natureza das pessoas. Isto porque enquanto freelancer nesta área não te limitas apenas a criar suportes de comunicação...existe uma faceta de relacionamento humano, de compreender o que o cliente quer, de ter motivação e ter força para ser persistente e organizado, de saber ver que valor comercial tem o que tu fazes e de saber argumentar/dialogar que simplesmente nem toda a gente tem.
Cumps,
michael c