crise no sector?

Isto está muito mal e depois os patrões abusam...

Vai fazer 2 anos que estou a contratos temporários e não estou a ver a coisa a melhorar. Tenho enviado curriculos, mas não obtenho resposta. Acho que é em parte devido a não ter aquilo que eles querem (saber dominar todos os programas que eles querem...).
Vê isso bem, porque penso que depois de um X de contratos a termo passa a efectivo. Não tenho a certeza.
 
Mas os meus contratos são de 1 mês.

Quando fiz 1 ano, eles "despediram-me" e passado 2 semanas, voltaram-me a contractar. Ainda me tentaram mandar areia para os olhos, dizendo que ia de "férias"....
 
Mas os meus contratos são de 1 mês.

Quando fiz 1 ano, eles "despediram-me" e passado 2 semanas, voltaram-me a contractar. Ainda me tentaram mandar areia para os olhos, dizendo que ia de "férias"....

Acho que esse é o truque mais frequente para não passarem pessoas a efectivos. :mad:
 
Mas os meus contratos são de 1 mês.

Quando fiz 1 ano, eles "despediram-me" e passado 2 semanas, voltaram-me a contractar. Ainda me tentaram mandar areia para os olhos, dizendo que ia de "férias"....
Contratos de 1 mês?? Isso é ilegal, informa-te bem para te esclareceres. Nas lojas do cidadão (pelo menos a de Coimbra tem) costumam ter um balcão que esclarece questões relacionados com contratos de trabalhos, direitos, etc...

EDIT: Os contratos temporários são o que o nome indica...temporários, tipo trabalhar na esplanada de um café no verão. O teu caso é diferente, a empresa é obrigada a dar-te outro tipo de contrato.

Link:Código do Trabalho (PDF)
 
Última edição:
O código do trabalho deve arranjar-se facilmente na net. A situação do Cartman configura uma situação irregular e de total desprezo por um trabalhador.
 
Eu estou a trabalhar lá, atravéz de uma empresa de trabalho temporário. Desculpem se dei a entender que era só mesmo por a tal empresa. Acho que deste maneira, não deve ser ilegal.

Existem lá outras pessoas que já lá estão há 3 anos neste estado e é bastante mau estarem a fazer isso ás pessoas...
 
Penso que isso da empresa de trabalho temporário não tem nada a ver, o que se verifica é que estás lá consecutivamente à 2 anos, ora isso não pode ser.

Se a tua empresa fosse fiscalizada levava uma multa bem pesada, por isso, pode ser que um dia tenha "sorte". Deu à uns tempos atrás uma reportagem, julgo que na SIC, exactamente sobre esses casos, e a maior parte das empresas (cafés) teve que regularizar a situação para evitar problemas.
 
Última edição:
Aquilo que disse de ir de "férias" é uma lacuna na lei, encontrada por eles. No entanto, tenho de me informar melhor visto que ando um bocado farto e ando a procurar uma coisa melhor.
 
Presumo que sim, pelo menos parece ser uma empresa em condições.

Antes era a NewTime, mas acho que agora passou a chamar-se Lusocede.
 
Última edição:
Já agora era interessante uma comparação entre quanto se ganha a freelancer e a contrato full-time em Portugal e qual compensa mais, sobretudo a nível de impostos etc. etc.
 
Cartman, muda de empresa. :) Empresas de trabalho temporário só servem basicamente para se aproveitarem do trabalho das pessoas.

Quanto aos estágios não remunerados tenho e sempre tive uma filosofia simples: não trabalho nesse sistema, ponto final. Nem que seja na melhor empresa do mundo da área. É tão simples quanto isto. É uma tristeza haver situações como a que o bróculo descreveu. Empresas que têm departamentos de estagiários que vão rodando...desculpem lá, mas que NOJO de empresas são estas e que MISÉRIA de país permite isto? Verdadeiramente inacreditável. Essas empresas deviam ser todas abatidas.

Sejam espertos, não trabalhem nesse regime. Não se humildem com pouco se acham que têm valor para mais. Sejam humildes, mas não escravos de empresas que só se querem aproveitar de quem precisa. Tudo isso pode acabar se tivermos todos capacidade para dizer que não a essas empresas. Aí elas serão obrigadas a pagar se quiserem ter quem trabalhe.

3dhouse, como freelancer podes ganhar mensalmente mais do que um sénior em média. Isto com empenho, seriedade e tendo trabalho continuamente. Para isso é preciso existir qualidade em todos os trabalhos que são entregues aos clientes. O problema de ser freelancer são unicamente os prazos de pagamento que em geral são longos e a insegurança porque estás normalmente a recibos verdes e se não trabalhares por motivo de doença não ganhas €. Tem de se ter uma capacidade de gestão muito boa para gerir o dinheiro que chega e depois saber investir em equipamentos/material, deslocações profissionais e projectos/clientes certos. Mas com qualidade e trabalhando muito mais que as 8 horas diárias consegue-se chegar lá e a valores bem mais interessantes do que as empresas do mercado pagam.

Pessoalmente considero ainda que trabalhar por conta própria é de longe muito mais aliciante do que trabalhar por conta de outrem. Mas isto tem também a ver com a natureza das pessoas. Isto porque enquanto freelancer nesta área não te limitas apenas a criar suportes de comunicação...existe uma faceta de relacionamento humano, de compreender o que o cliente quer, de ter motivação e ter força para ser persistente e organizado, de saber ver que valor comercial tem o que tu fazes e de saber argumentar/dialogar que simplesmente nem toda a gente tem.

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Só compensa se facturares bastante. O estado trata de fazer os descontos por ti. Ou seja, não podes meter nada para despesas. Em contra-partida, descontas "apenas" 20% sobre 70% do valor total facturado. Exemplo simples:

Facturas 100€

Impostos sobre 70€ = 20% de 70€ = 14€

TOTAL: 100 - 14 = 86€

Ou seja, em 100€ facturados ficas com 86 e entregas 14 ao estado. Passando os 10.000€/ano de facturação entras em regime de IVA e tens de somar isso ao que facturas porque é algo que vais ter de pagar também ao estado. À parte disto tens de fazer outras contas:

- Segurança social - depende do escalão mas o mínimo anda por volta dos 150€. Facturando à volta de 8000€ no primeiro ano (em que estás isento de pagamentos à segurança social) o mais natural é que a partir do 2º fiques a pagar um valor mensal à volta dos 200€

- Seguro de saúde : contratas o que quiseres mas tens de ter um. Anda à volta de 25€ mês.

Se somares a isto o facto de não teres direito a subsidío de desemprego, de em caso de doença não receberes €...facilmente podes concluir que é uma situação de risco. :)

Mas, no pain...no gain. Já diz o outro.:D
 
Última edição:
michael c já ando há muito tempo para me vir embora. Pode ser que quando acabe o 2.º ano de contracto faça isso caso não me dêm melhores condições. Mas como já disse, uma pessoa envia uma data de curriculos e nada...

Até já ponderei o caso de mudar de profissão e aceitar outra coisa qualquer.
 
Neste momento, estou na Pré-Impressão e preparo documentos para serem impressos e também já trabalhei como paginador de livros infantis.

Obrigado Sr. Broculo. :)
 
Back
Topo