[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    286
Não faço a mínima ideia, como não costumo ter problemas com os equipamentos foi algo que nem me lembrei. Mas sim, de agora em diante vou começar a acautelar isso...Se dava para aumentar a garantia para 5 anos com um seguro, nesta altura ainda estaria com cobertura para esta questão do painel.

São descuidos que se pagam caro, faço mea culpa nisto. Estou desapontado com o problema em si mas nada a fazer.

Qual é o modelo de TV?

Eu quando vou às lojas adoro o look das TVs oled, mas depois ponho-me a pensar nos putos em casa que iam certamente testar os limites dos oled e desisto da idea.
:(

Esta é uma OLED55C7V.

Compreendo-te perfeitamente depois desta situação, basta pensar que agora com o bebé tenho utilizado muito mais a tv no canal Baby TV. O problema em si não é impeditivo de utilização mas está lá, sendo mais do que provavelmente provocado pelo logotipo da sporttv por gostar de ver umas horas de futebol é que me deixa frustrado...
 
Última edição:
Os OLEDs mais recentes, pelo que temos lido, estão muito melhor protegidos do que os modelos de 2016 e 2017.

Também tive burn-in numa 55E6 que recebi em 2017 e avancei na mesma para uma 55CX.

Em ambos os casos, com extensão de garantia da Worten.
 
Esta é uma OLED55C7V.

Compreendo-te perfeitamente depois desta situação, basta pensar que agora com o bebé tenho utilizado muito mais a tv no canal Baby TV. O problema em si não é impeditivo de utilização mas está lá, sendo mais do que provavelmente provocado pelo logotipo da sporttv por gostar de ver umas horas de futebol é que me deixa frustrado...
E tu tinhas algum cuidado, ou nunca te preocupaste muito com isso do burn in? Tinhas a tv sempre ligada às corrente para fazer aquelas limpezas automáticas?

O mal do burn in é que a partir do momento que o descobres já não consegues olhar para a TV sem estar a pensar nele. 🤬

E sim, com muidos pequenos nem me meto nisso, por muito que a tecnologia tenha evoluído as crianças ainda conseguem testar os limites. 😅
 
Os OLEDs mais recentes, pelo que temos lido, estão muito melhor protegidos do que os modelos de 2016 e 2017.

Também tive burn-in numa 55E6 que recebi em 2017 e avancei na mesma para uma 55CX.

Em ambos os casos, com extensão de garantia da Worten.

Qual é o custo médio de extensão da garantia, já agora?Por curiosidade.

Por descargo de consciência liguei para a linha de apoio da LG, a pessoa que me atendeu foi muito simpática e sugeriu-me fazer vários rejuvenescimentos de pixels nos próximos dias, por exemplo um por dia para verificar se o problema se atenua/corrige. Agradeci mas não me parece solução após ter feito um ontem e hoje o problema continuar lá.

Também me deu o contacto de um reparador oficial da marca na zona, no entanto não o devo acionar porque o vosso feedback em relação ao custo da troca dos painéis OLED basta-me. Painel + mão de obra + deslocação = Mais vale um dia destes comprar outro modelo mais recente.

E tu tinhas algum cuidado, ou nunca te preocupaste muito com isso do burn in? Tinhas a tv sempre ligada às corrente para fazer aquelas limpezas automáticas?

Sim, sempre esteve ligada à corrente e apercebi-me de ter feito alguns rejuvenescimentos de pixels de forma automática. Nunca tive como hábito fazê-lo de forma manual por saber que a tv o faz automaticamente ao fim de x horas.

O meu único pecado, pelos vistos, é aos fins de semana em que estou por casa ou aos finais de dia, ver algumas horas seguidas de desporto nos canais da sporttv. É que quanto mais olho, mais aquelas "rodas escuras" me parecem do logotipo deles.
 
Boa tarde
OnToppic
Qual a melhor cor para legendas. Não sou apreciador de branco e coloquei amarelo no Netflix mas se é a pior cor mudo para outra
OffTopic
A garantia a 3 anos no terceiro ano não somos nós que temos que provar o defeito?

Obrigado
 
Qual é o custo médio de extensão da garantia, já agora?Por curiosidade.

Por descargo de consciência liguei para a linha de apoio da LG, a pessoa que me atendeu foi muito simpática e sugeriu-me fazer vários rejuvenescimentos de pixels nos próximos dias, por exemplo um por dia para verificar se o problema se atenua/corrige. Agradeci mas não me parece solução após ter feito um ontem e hoje o problema continuar lá.

Também me deu o contacto de um reparador oficial da marca na zona, no entanto não o devo acionar porque o vosso feedback em relação ao custo da troca dos painéis OLED basta-me. Painel + mão de obra + deslocação = Mais vale um dia destes comprar outro modelo mais recente.



Sim, sempre esteve ligada à corrente e apercebi-me de ter feito alguns rejuvenescimentos de pixels de forma automática. Nunca tive como hábito fazê-lo de forma manual por saber que a tv o faz automaticamente ao fim de x horas.

O meu único pecado, pelos vistos, é aos fins de semana em que estou por casa ou aos finais de dia, ver algumas horas seguidas de desporto nos canais da sporttv. É que quanto mais olho, mais aquelas "rodas escuras" me parecem do logotipo deles.
Eu tenho o modelo antes, 55C6 e tenho o mesmo problema. Aliás, além do da Sportv tenho do Panda e das barras inferiores dos canais noticiosos. Sempre esteve ligada à corrente.
Foi uma decepção apesar de conhecer os riscos nunca pensei que chegasse aquele estado, pois o máximo que passava seguido nesses canais eram 2 a 3 horas e não todos os dias.

Os novos modelos parecem estar melhores mas quando adquirir outra tenho de analisar muito bem se volto ao Oled. Agora a qualidade de imagem……todos sabemos que é o melhor que há no mercado.
 
Boa tarde
OnToppic
Qual a melhor cor para legendas. Não sou apreciador de branco e coloquei amarelo no Netflix mas se é a pior cor mudo para outra
OffTopic
A garantia a 3 anos no terceiro ano não somos nós que temos que provar o defeito?

Obrigado

Cinzento, na minha opinião
Infelizmente nem todas apps dão essa opção. Tenho ideia que Netflix é uma dessas
 
Atenção que a LG e a seguradora dizem não assegurar o burn in.
Na caixa da minha 65 BX tenho guardada a cópia da fatura da TV, cópia do pagamento do seguro, cópia da conversa com a LG e com a seguradora (AQILO) a confirmar que cobriam burn-in. Assim está tudo junto, para o caso de algum dia ter de ativar.
 
Bem, acho que fui um dos infelizes contemplados com o efeito de burn in na tela da minha OLED de 2017...

De há uns dias para cá reparei em duas manchas circulares estranhas (esverdeadas) no canto superior direito quando estava com a tv num canal qualquer, não liguei muito e desliguei o equipamento. Ontem ao final do dia voltei a ficar com a mesma sensação, "forcei" um rejuvenescimento de pixels e hoje de manhã fui verificar numa fonte diferente, neste caso a PS5...




Moral da história:

Há alguma coisa a fazer ou isto não tem mesmo solução?
Julgo que nem valerá a pena contactar a LG, sem garantia mandam-me dar uma curva.
só de ver essas manchas digo assim... SporTV 1
 
Eu tenho o modelo antes, 55C6 e tenho o mesmo problema. Aliás, além do da Sportv tenho do Panda e das barras inferiores dos canais noticiosos. Sempre esteve ligada à corrente.
Foi uma decepção apesar de conhecer os riscos nunca pensei que chegasse aquele estado, pois o máximo que passava seguido nesses canais eram 2 a 3 horas e não todos os dias.

Os novos modelos parecem estar melhores mas quando adquirir outra tenho de analisar muito bem se volto ao Oled. Agora a qualidade de imagem……todos sabemos que é o melhor que há no mercado.

Estou um bocado reticente em voltar a investir num OLED por causa disto, não me parece de todo aceitável que um equipamento que é para ver "tv" fique com estes problemas graves devido a um uso normal. Eu também não tenho a televisão ligada o dia todo, é mais depois de jantar e nas tardes/noites do fim de semana.
O facto da marca alegar "mau uso" parece-me um empurrar de responsabilidades para o cliente que não se justifica, especialmente quando não há informação nenhuma nos manuais/na própria tv que te alerte que deves evitar deixar a tv algumas horas em canais com logotipos estáticos. De valor era assumirem a troca de painéis como um problema de fabrico, visto que melhoraram a questão nos modelos mais recentes.

Mas enfim...

só de ver essas manchas digo assim... SporTV 1

É como disse, muito provavelmente será essa treta porque vejo bastante desporto (futebol) sempre que posso, até porque um dos meu hobbies é fazer observação de jogadores e equipas em jogos televisionados para um clube nacional.
 
Estou um bocado reticente em voltar a investir num OLED por causa disto, não me parece de todo aceitável que um equipamento que é para ver "tv" fique com estes problemas graves devido a um uso normal. Eu também não tenho a televisão ligada o dia todo, é mais depois de jantar e nas tardes/noites do fim de semana.
O facto da marca alegar "mau uso" parece-me um empurrar de responsabilidades para o cliente que não se justifica, especialmente quando não há informação nenhuma nos manuais/na própria tv que te alerte que deves evitar deixar a tv algumas horas em canais com logotipos estáticos. De valor era assumirem a troca de painéis como um problema de fabrico, visto que melhoraram a questão nos modelos mais recentes.

Mas enfim...



É como disse, muito provavelmente será essa treta porque vejo bastante desporto (futebol) sempre que posso, até porque um dos meu hobbies é fazer observação de jogadores e equipas em jogos televisionados para um clube nacional.
A minha b6 foi substituída por uma bx6 e está já trás uma proteção para logos... Vamos ver quantos anos dura...
 
A minha b6 foi substituída por uma bx6 e está já trás uma proteção para logos... Vamos ver quantos anos dura...

Espero que dure muitos mais.

O facto de terem "reforçado" a proteção aos logos só comprava o reconhecimento de um problema...Problema esse que nunca deveria ser atribuído ao cliente, porque não é o cliente que faz questão de ter um logo estático num canal que quer ver durante umas horas X um número de dias. Uma televisão é vendida para...Ver televisão. Ou seja, a marca deveria assumir este problema nos modelos mais problemáticos e que não tiveram melhorias como uma forma de proteção e fidelização dos clientes.

Falo por mim, a marca conseguiria fidelizar-me para longa data, não só em tv's como noutros equipamentos, se após eu reportar um problema destes fossem transparentes e assumissem a substituição (que podia muito bem ser assumida uma troca, com o consequente alerta ao cliente de que voltando a acontecer já não o fariam). Assim não perdem o valor da reparação/substituição fora do período de garantia, mas se calhar também não faturam em futuras aquisições do cliente.

E concluo dizendo que se isto acontece a pessoas minimamente informadas como nós, que gostam de tecnologia, nem imagino a muitas outras que não percebem patavina disto. Arrisco dizer que este tipo de problema grave, pelo menos nestes modelos com 4 ou 5 anos, já deve ter acontecido em praticamente todas as unidades vendidas que tenham uma utilização regular/normal.
 
Nem é preciso esperar 4 anos para ver os problemas nos lcds de topo, eles estão lá assim que os compras

Vá lá, pensei que era eu que estava a ficar doido, já que falam das Oled como fosse um tv problemática, sabendo eu que as outras tecnologias tem bem mais problemas e que ninguém aponta

Eu sim, teria o coração na mão mal comprasse um lcd
 
Vá lá, pensei que era eu que estava a ficar doido, já que falam das Oled como fosse um tv problemática, sabendo eu que as outras tecnologias tem bem mais problemas e que ninguém aponta

Eu sim, teria o coração na mão mal comprasse um lcd
Tenho 3 lcds em casa (14, 10 e 3 anos) e, ressalvando que a qualidade do meu oled é muito superior a qualquer um, nenhum deles tem problemas a não ser os já característicos da tecnologia.

Espero eu nunca teres o teu Oled como eu tenho o meu para, em vez de coração na mão ficares com ele despedaçado.

Agora que ninguém tenha dúvidas da qualidade de imagem….muito superior. Por isso adquiri um.
 
Fiz uma reclamação formal à LG, indicaram-me para eu pedir um orçamento de reparação/análise do equipamento a um reparador oficial e para depois lhes enviar para análise da situação.

Não tenho grandes expectativas, ainda por cima sendo um equipamento já fora do prazo de garantia estou em crer que vou perder mais 30€ com a deslocação do técnico . Mas lá está, agora também não vou deixar de o tentar para sustentar a minha insatisfação com o facto destes problemas ocorrem em equipamentos caros com poucos anos de uso e uma utilização normal.
 
Back
Topo