Multiplataforma Cyberpunk 2077 (CD Projekt Red)

O problema é que não é o "projecto" que interessa.

Vender só para a new gen significava alienar milhões de utilizadores/clientes da user base atual.

Nenhum estúdio/editora pode pensar assim, neste momento de transição.

Cumprimentos

A Project Red tem uma situação e pressão financeira diferente da maioria das produtoras, de qualquer forma este jogo já esta tanto tempo em desenvolvimento é um bocado estranho e preocupante que a meses da data inicial chegarem à conclusão que esta geração de consolas simplesmente não corre o jogo em condições para mim é mesmo WTF?

Pessoalmente quero que este jogo atinja todo o seu potencial e seja como os seus criadores o imaginaram, mesmo que para isso tenha de aguardar mais 1 a 2 anos e comprar uma nova consola/PC.
 
Pergunto-me se quem fez a pre-order não se vai queimar (nomeadamente as digitais)

Era para ser Abril, depois Setembro e agora, após novas consolas.

Ou realmente dão um patch para a nova geração de consolas, ou quem estiver a planear comprar a ps5 e xsx vai ficar mt chateado ao obter o jogo para a antiga geração (isto claro, pelos sitios onde n da para cancelar).

Lembro-me do BF4 e o Ghosts terem um programa de upgrade automático num intervalo de tempo específico no lançamento das presentes consolas.

Por mim era adiar para 2021 e sair apenas para PC e a nova geração de consolas, eu se fosse criador de videojogos nao queria estragar o meu projecto com versões horríveis para Xbox One e PS4, mais vale adiar 1 ano.

Se fosses criador de jogos o teu estúdio dava o berro rápido,se és defensor desse tipo de jogadas. A CDPR não é um estúdio indie,e os AAA hoje em dia não são feitos por caridade.

Tenho ideia que project Red é financiada em parte pelo estado polaco, não terá tanta pressão para ter lucros.

Deves estar a confundir com umas bolsas que pediram,e que foram a razão pela qual ouvimos falar do multiplayer pela primeira vez.


Por um lado compreende - se o adiamento, por outro acho que eles começaram a trabalhar neste jogo ainda no tempo da geração anterior, e só descobrir passado 7 anos que as consolas actuais não servem..

Se alguns destes rumores forem verdade,é muito amadorismo. E eu quero pensar que a CDPR não é assim.
 
É tudo uma questão de optimização. Lembro-me bem da mudança para a geração atual em que havia muitos jogos lançados nas consolas das duas gerações em que claramente o da geração anterior era "limitado" em termos de framerate, nº de NPC, detalhes gráficos, etc, para poder correr nessas consolas. O que parece é que este jogo, para poder correr na geração atual, está a ficar num ponto que eles não consideram como aceitável.

Um mundo aberto tão cheio, vertical, sem loadings, como tem vindo a ser falado, não é fácil de fazer correr na geração atual... Esperemos que consigam e que não saia daqui um jogo longe do que eles idealizaram.
Este era daqueles que estava a pensar em jogar na PS4 e na PS5 :D
 
Se fosses criador de jogos o teu estúdio dava o berro rápido,se és defensor desse tipo de jogadas. A CDPR não é um estúdio indie,e os AAA hoje em dia não são feitos por caridade.

Então o que fazer? lançar o jogo a correr mal e porcamente na Xbox One e Ps4? queimar as expectativas do jogo e a imagem da empresa?

Não sei o que dizer, tens razão no que dizes mas por outro lado continuo sem perceber porque só agora se sabe destes graves problemas.
 
Então o que fazer? lançar o jogo a correr mal e porcamente na Xbox One e Ps4? queimar as expectativas do jogo e a imagem da empresa?

Não sei o que dizer, tens razão no que dizes mas por outro lado continuo sem perceber porque só agora se sabe destes graves problemas.

Tenho de acreditar que isto é rumores da treta. É que a alternativa a isso é que nos mentiram e de 2015 para cá viraram mecos.
 
Assim sendo, estão nos a dizer que nem em Setembro?
Só lá para 2021?
Seria estranho sair primeiro na nova geração (X e PS5) que na atual...
 
Adiarem isto para 2k21 algo de estranho se passará e não me parece que CDPR faça isso a não ser que tenha uma boa explicação. Acredito que possam adiar mais mas a sair mesmo ali ao lado do lançamento da nova geração.
 
Adiarem isto para 2k21 algo de estranho se passará e não me parece que CDPR faça isso a não ser que tenha uma boa explicação. Acredito que possam adiar mais mas a sair mesmo ali ao lado do lançamento da nova geração.

Para mim...isto é titulo de lançamento com as novas consolas!

My 0.50 cents...
 
Com uma nova geração de consolas a vender 10 milhões de hardware num lançamento... e já seria um lançamento estrondoso...
E uma antiga geração de consolas que tem 150 milhões de consolas... faz mesmo sentido fazer o jogo como exclusivo das novas consolas...

Se pensarmos num attach rate de 10% (o que seria mais uma vez um número inalcançável...) teríamos 1 milhão de cópias, vs 15 milhões... acham mesmo que a CD Project é isto que quer fazer?
Claro que podemos desejar isso... ou podemos desejar que só corra na PS4 Pro e Xbox One X para cima... mas nem a Sony nem a MSFT deixam isso, por isso ou é exclusivo nova geração ou geração atual.
Com os números que coloquei veem que a pressão para sair nas antigas irá sempre existir.

E já agora não sabemos ainda se se pode cobrar por um upgrade do jogo da versão PS4->PS5. Sabemos que um jogo PS4 corre na PS5 mas os upgrades gráficos serão gratuitos, pagos, ou teremos de comprar um Cyberpunk PS5 se o mesmo existir? Nada disto foi revelado pela MSFT / Sony...

Lembro que na atual geração não era permitido lançar jogos exclusivos numa versão PSX / Xbox. E que os patches são todos gratuitos.
 
Speaking in a podcast, which you can watch below, Niespielak says that the original Xbox One console is not powerful enough to run the game properly and apparently, Cyberpunk 2077 performance on the console is "extremely unsatisfactory".

Se isto for verdade,a versão da PS4 está em situação semelhante.

Desculpem, mas se isto for verdade, estamos a passar um atestado de incompetência a CD Projekt. Ninguém projecta um jogo e no fim do ciclo de desenvolvimento dá-se conta que afinal não há recursos suficientes. O jogo faz-se na dimensão da máquina mais fraca, que neste caso é a PS4, e depois escala-se para cima, e não o contrário. E a CD Projekt tem mais que experiência, com o seu GOTY, das limitações das múltiplas consolas.

Para além do mais, a CD Projekt já veio dizer que o CyberPunk 2077 foi feito para celebrar o fim desta geração de consolas. Numa perspectiva de número de vendas, é esta geração que vão receber mais dinheiro, simplesmente pelos milhões de utilizadores que têm a PS4 e XBox One.

A razão do adiamento é a explicação mais simples, e foi o que eles deram. Devido a natureza do jogo, existem muitos caminhos e permutações de cenários. Eles devem ter equipas a jogar 24 horas para testar o jogo, e devem ter encontrado mais bugs que estavam a espera - e precisam de tempo para resolver as questões, talvez até fechar certas "portas" para evitar problemas, etc.
 
Desculpem, mas se isto for verdade, estamos a passar um atestado de incompetência a CD Projekt. Ninguém projecta um jogo e no fim do ciclo de desenvolvimento dá-se conta que afinal não há recursos suficientes. O jogo faz-se na dimensão da máquina mais fraca, que neste caso é a PS4, e depois escala-se para cima, e não o contrário. E a CD Projekt tem mais que experiência, com o seu GOTY, das limitações das múltiplas consolas.

Portanto, tu é que sabes como se projecta o jogo? Manda-lhes já o teu CV, devem contratar te na hora.
 
Mas vocês conhecem um ciclo de desenvolvimento de um jogo? Eu não e estou na área de IT e sei os "bichos" que se podem apanhar.
My 2 cents.. há uma consola que foi usada como base de referência de desenvolvimento ( possivelmente a X ou a Ps4 Pro), todo o código do jogo foi colocado a correr ali na fase de desenvolvimento. Só esta fase deve ter tomado uns bons anos do plano. Durante esta fase ninguém vai perder tempo a tentar perceber se isto corre bem noutras plataformas, pois não há tempo. Estamos sempre a lutar contra o tempo.
Na fase final do plano, possivelmente a meio do ano passado, passaram o código para as consolas base e depararam-se com problemas na optimização que está a ser mais complicado de resolver e a apresentar mais problemas do que era esperado.
Muito possivelmente se calhar ate conseguiam por isto a correr a sub 720 na consolas base e o problema ficava resolvido, mas se calhar a CD Project preferiu adiar a entrega para não levar com mau feedback. Foram escolhas. Se fosse um grande estúdios optariam por lançar no matter what e depois logo se via.
 
Portanto, tu é que sabes como se projecta o jogo? Manda-lhes já o teu CV, devem contratar te na hora.

Não vale a pena levarmos isso ao foro pessoal, estou a apenas a expressar a minha opinião.

A grande vantagem das consolas é que o hardware é uma constante. Todas as decisões sobre a implementação do jogo recaem nessas especificações, incluindo o número de threads do CPU, a memória do GPU e do CPU, a velocidade do disco. Fazer um jogo numa máquina mais forte e depois subdimensiona-lo para uma mais fraca é simplesmente algo que eu considero uma incompetência total, porque é muito complexo de resolver.

O jogo deve estar completo e a funcionar sem problemas de performance. Eles devem ter encontrado uma série problemas com a explosão de cenários que o jogo deve permitir e que só ficaram óbvios nesta fase de teste. Há também a possibilidade do jogo utilizar IA que deve tornar o jogo não determinístico, que dificulta também os testes de qualidade.

É uma boa decisão adiar o jogo até ficar tudo resolvido.
 
Última edição:
Acabado de ser publicado e relacionado com a discussão acima:

God of War director explains why games are often ‘ugly’ until the end of development

Optimization is often the last part of the process

But his point is clear, and it’s one that more people probably need to hear and be aware of: Games don’t actually work very well for the vast majority of the time they’re being developed.

https://www.polygon.com/2020/1/24/2...-cyberpunk-2077-development-performance-rumor
 
Até a Worten mandou mail ontem sobre a pré-reserva...

"Olá gif,

Informamos que a data de lançamento do Jogo CyberPunk 2077 foi adiada, a nível mundial.

A nova data prevista para o lançamento do jogo é 17 de setembro de 2020.

Pedimos desculpa pelo transtorno causado.

Estamos ao seu dispor para qualquer questão."
 
Até a Worten mandou mail ontem sobre a pré-reserva...

"Olá gif,

Informamos que a data de lançamento do Jogo CyberPunk 2077 foi adiada, a nível mundial.

A nova data prevista para o lançamento do jogo é 17 de setembro de 2020.

Pedimos desculpa pelo transtorno causado.

Estamos ao seu dispor para qualquer questão."

Sendo a Worten, o transtorno é quase certo seja qual for a data :biglaugh:
 
Eu espero que isto seja só uma questão de polimento extra e não problemas sérios de desenvolvimento. Eu quero acreditar nisso.
A CDPR está num ponto em que tem uma almofada(vendas do Witcher 3,standalone Gwent e Thronebreaker),e como sempre deram primazia a grandes quantidades de conteúdo+polimento, um adiamento para garantir padrões semelhantes ao Witchers anteriores se calhar foi visto como um mal menor/luxo possível.



Acabado de ser publicado e relacionado com a discussão acima:

God of War director explains why games are often ‘ugly’ until the end of development

Optimization is often the last part of the process



https://www.polygon.com/2020/1/24/2...-cyberpunk-2077-development-performance-rumor

Baseado na minha experiência em beta testing ali entre 2015 e 2017,muitas vezes eles saem como são testados lol. E não falo só de multiplayers,coisas como Watch Dogs 2 e Ghost Recon Wildlands.

Sendo a Worten, o transtorno é quase certo seja qual for a data :biglaugh:

Depois de lançamento costumam safar-se.Antes do lançamento,isso é outra conversa.
 
Optimization is often the last part of the process

Eu não sou developer de jogos, mas sou de outras áreas, e no caso do software que vou fazendo, os testes de carga são sempre o último passo antes do software estar finalizado.

Aí é que se refaz código que inicialmente foi feito às "3 pancadas", e era só para meter funcional.

E voltando ao jogo, já o disse aqui várias vezes, ele tem de ser feito a pensar no hardware melhor, onde vais lançar o jogo. Exemplo:

Opção 1) projectam para a Xbox one S. Jogo sem ray-tracing, fisica básica, uma cidade para explorar tipo Porto, Texturas de baixa qualidade. Corre a 1080P a 30 FPS. Metem na Playstation 5, corre a 4K a 200 FPS. Como aproveitas agora a consola ao máximo? Fazes código para meter RT, refazes o código para calcular melhores físicas, metes a cidade do porto com prédios maiores. E as texturas de fraca qualidade? Tens de as refazer com mais detalhe?
Opção 2) projectam para a PS5. Jogo com RT, fisica avançada, cidade de NY, texturas HD. Corre a 30FPS a 4K. Metes na Xbox one S e arrasta-se, mesmo a 900p. Solução: vais procurar código feito "as 3 pancadas" e melhoras. Metes menos tráfego/pessoas na cidade (menos cálculos de física), Desligas RT, baixas a resolução das texturas todas.​

Pensem num filme. Se têm um filme em 4K, podem comprimir para uma resolução tipo 720p, baixando o espaço que ocupa, e a qualidade. Mas se tiverem um filme original a 720p, podem fazer upscale, mas nunca vão ter qualidade 4K.
 
Eu pessoalmente prefiro que adiem e lancem um produto acabado de boa qualidade como ficou prometido do que fazer como hoje virou moda, promete-se muito, e na data de lançamento é à Anthem ou No man sky.

Dito isso também tenho a Xbox one X, por isso não estou minimamente preocupado. Muito do pessoal que tem as consolas mais fracas desta geração, Ps4 Slim e Xbox one S, devem dar o salto quando sair a nova geração.

Esta se a criar muito drama com isto, mas aposto que vai ser um jogo tipo GTA V, acaba em estilo a ultima geração de consolas e dá o salto para a nova e com isso, vem muito €€€.
 
Back
Topo