Análise Discos Rígidos Externos 2.5"

Format

Power Member
Olá pessoal do Techzone. Criei este post para obter informações sobre os discos rígidos externos 2.5"

Ou seja, em tempos criei um tópico sobre Pendrives, para saber qual a mais rápida em termos de velocidades de escrita e leitura.

Mas como isto da informática está sempre a evoluir e bem rapidamente. O preço dos discos rígidos externos 2.5" já está bem baixo.

Por exemplo 80Gb por 39,90€.

Como não tenho nenhum disco deste tipo. Queira recolher o máximo de informação possível referente a este tema.

Para quando for efectuar a compra de um disco deste tipo, não ter nenhum problema.

Será que os discos baratos são bons?

Desde já um obrigado pela ajuda futura e se for caso disso, boas férias!
 
Para começar, fiz uma pequena tabela com a comparação entre 3 marcas de discos portáteis diferentes.

discosportateishz7.jpg


Posto isto, alguém tem algum disco destes? Opiniões, s.f.f.
 
o WD passport já se arranja a preços jeitosos, o de 250GB chegou a estar a 65€ num hipermercado em famalicão

depois posso deixar um teste de leitura do meu, mas sei que "cola" nos 30MB/s constantes, ou seja o usb 2.0 limita
escrita nao posso fazer
 
Tem que utilizar obrigatoriamente testes de escrita? É que não aptece mover 150 gb de dados :P

Se bem que o meu disco externo está desmontado (na verdade é caixa + disco) e o disco ligado directo no PC.

Mas ao contrário das pens, as velocidades não andar em todos entre 30 a 35 mb/s. Veja o que o meu Sansung 250 gb faz ligado por SATA:

sansunghdtach.png


não tenho aqui por USB, mas garanto que não passa dos 35 mb/s e isso no desktop, no laptop fica-se pelos 30.
 
Última edição:
Tem que utilizar obrigatoriamente testes de escrita? É que não aptece mover 150 gb de dados :P
...não tenho aqui por USB, mas garanto que não passa dos 35 mb/s e isso no desktop, no laptop fica-se pelos 30.

Não é necessário que o teste contenha os valores de escrita. De facto era bom ter valores de escrita, mas como não se pode ter tudo. Está muito bom!

De facto a maior parte das marcas que vende discos Disco Externos 2.5" dizem que chegam a uma velocidade de transferencia de dados de 480 *****/s o que equivale a 60 MB/s, ou seja a velocidade máxima das portas USB.

Sendo assim qual é a vantagem em adquirir um disco deste tipo com ligação USB e Firewire 400? Sendo a velocidade máxima de transferencia de dados de uma porta USB 2.0 superior a uma Firewire 400.

Estive a ver alguns videos no youtube sobre estes discos externos 2.5", e fiquei muito impressionado com o disco Freecom Toughdrive.

Fica aí o link.
 
fica o teste do meu WD passport 2.5'' 250GB (USB only)
nao faço teste de escrita pq tenho 70% do disco ocupado

32454717lt5.jpg


claramente limitado pelo USB 2.0
 
boas

tou indeciso entre os dois discos + baratos de 160gb q encontro a venda:
iomega 160gb ou lacie 160gb.
nao sei qual destes deva comprar.......

help please!

Abraços
 
boas

tou indeciso entre os dois discos + baratos de 160gb q encontro a venda:
iomega 160gb ou lacie 160gb.
nao sei qual destes deva comprar.......

help please!

Abraços

Bem até agora, conheço uma pessoa que tem os dois tipos de discos.

Um lacie de 80Gb e um Iomega de 120Gb e, tanto para mim como para essa pessoa o iomega é melhor.

Mas já agora para não te induzir em erro, para que preços andam esses que tem em mente para comprar?

É que já ouvi falar muito bem dos Western Digital e na ***** encontras 160Gb por 49€.

=======================================================================

Alguém sabe qual é o velocidade de rotação do disco da Western Digital, é que não está especificado na página do fabricante!

Sei que os Lacie andam nas 5400 rpm bem como os Iomega de 160Gb para cima. Será que os Western Digital são de 4800 ou não?
 
Boas!

acabei por comprar ontem exactamente um WD passport 160gb em preto (lindo o disco pah!!!)
59€ na *****

ate agora 5 estrelas! nao consigo é liga-lo ao meu hub usb ou as portas frontais da caixa! tem q ser directamente a board atras...

vou ver é se compro um dakeles cabos usb em Y
 
não ligue em HUB's senão ele fica sem energia.

as portas da frente as vezes não consegue dar energia suficiente.

precisas de 1 cabo em Y para dar energia extra, que liga 2 fichas e busca energia das duas portas ;)
 
Boas!

acabei por comprar ontem exactamente um WD passport 160gb em preto (lindo o disco pah!!!)
59€ na *****

ate agora 5 estrelas! ...

"Porreiro pá"!

Já agora que tens esse disco podes dizer-me qual é a velocidade de rotação do disco?

É de 4800 rpm ou de 5400 rpm, é que não encontro nenhuma referencia na net sobre isso.

=======================================================================

O HDD que tu compras-te qual destes é que é:

wdfpassport_portable_2.jpg
wd-passport-essential-usb-hard-drive.jpg


O que é estranho é que no site da marca, só fazem referencia ao disco da imagem inferior, será mais novo ou mais velho o outro disco? Terá alguma diferença sem ser estética?
 
Última edição:
Não sei se era aqui que deveria colocar esta questão, mas uma vez que é sobre discos rigidos externos...aqui vai. Preciso de comprar um disco rígido externo, pois cada vez tenho mais documentos e já uma vez perdi tudo...aconselharam-me da marca Lacie, e vi um de 500GB a 89euros... será uma boa compra ou aconselham outra marca?A mim não me interessam os discos externos multimédia, pois só quero usar pr fazer backups do material do meu portátil.
Obrigada
 
"Porreiro pá"!

Já agora que tens esse disco podes dizer-me qual é a velocidade de rotação do disco?

É de 4800 rpm ou de 5400 rpm, é que não encontro nenhuma referencia na net sobre isso.

=======================================================================

O HDD que tu compras-te qual destes é que é:

wdfpassport_portable_2.jpg
wd-passport-essential-usb-hard-drive.jpg


O que é estranho é que no site da marca, só fazem referencia ao disco da imagem inferior, será mais novo ou mais velho o outro disco? Terá alguma diferença sem ser estética?


o meu é o da imagem inferior a.k.a wd passport III [a diferença para o de cima (versao anterior) penso q é mesmo so o led de actividade. o anterior era um circulo azul e o actual é o simbolo do usb com luz branca]...

quanto a velocidade n sei mas julgo ser 5400rpm
 
Não sei se era aqui que deveria colocar esta questão, mas uma vez que é sobre discos rigidos externos...aqui vai. Preciso de comprar um disco rígido externo, pois cada vez tenho mais documentos e já uma vez perdi tudo...aconselharam-me da marca Lacie, e vi um de 500GB a 89euros... será uma boa compra ou aconselham outra marca?A mim não me interessam os discos externos multimédia, pois só quero usar pr fazer backups do material do meu portátil.
Obrigada

Epá como já disse anteriormente, tenho um familiar que tem dois discos im Lacie de 80Gb e um Iomega de 250Gb, tanto eu como ele gostamos mais do da Iomega.

A nível de prestações, são os dois iguais, agora eu gosto mais do da Iomega pois tem um "chassi" todo em alumínio sem estar pintado. Já o da Lacie é em alumínio pintado, mas isso é só estética, por isso deverá ser um bom disco!

Mas se poderes dá uma olhadela no Youtube, google, etc.... que irás encontrar muita coisa sobre esse disco.

Mas encontras esse disco e outros melhores a preços inferiores. Por exemplo um da Western Digital My Book (que parece um livro), bem bonito, aqui neste local.

Isto é um exemplo, pois custumo comprar muita coisa nesta loja, quando está a bom preço, é claro!

Mas como não estás perto dessa loja, na ***** encontras isso bem barato, ora vê aí (click)
 
Última edição:
Mas encontras esse disco e outros melhores a preços inferiores. Por exemplo um da Western Digital My Book (que parece um livro), bem bonito, aqui neste local.

Isto é um exemplo, pois custumo comprar muita coisa nesta loja, quando está a bom preço, é claro!

Mas como não estás perto dessa loja, na ***** encontras isso bem barato, ora vê aí (click)


Muito obrigada...de facto nem me lembrei de ver no site da *****...vi na loja, mas lá não tinha nada de especial
 
Então é assim, fiz um pequeno levantamento dos preços de mais de 30 destes discos 2,5'' que andam ai.

Tentei apresentar uma tabela mas n deu... quem a quiser pode pedi-la q eu mando por mail.

Feitas as contas o vencedor em termos de preço por GB é o disco de 500 GB da Zaapa com um custo de 22 cent. por GB logo seguido pelo disco de 320 GB da Iomega com um preço por GB de 25 cent.
O mais caro foi precisamente um Lacie de 120 GB onde se paga 50 cent. por GB.

A grande questão é: Esta marca Zaapa é de confiança? Mais importante que a aparência do aparelho é a sua performance e ainda mais, a sua fiabilidade! Será que isto não dá problemas?

Cumprimentos a todos!
 
Última edição:
tens a certeza q o zappa de 500GB é 2.5" ??? ate agora inda so tinha visto discos de 2.5" com 320gb...

De facto também faço a mesma pergunta, pois já vi em algumas lojas discos de 500Gb que dizem ser 2.5" mas não parece, vou à página do fabricante e fico na mesma.

Será que há mesmo?
 
Back
Topo