Discussão de decisões da nintendo

Eu estou seriamente arrependido de ter comprado uma gamecube porque agora que os jogos dessa geração estao baratos (para xbox e ps2) tipo jogos desde 5 euros, para a GC não há NADA! Corri 5 lojas e nem um jogo.
 
Eu estou seriamente arrependido de ter comprado uma gamecube porque agora que os jogos dessa geração estao baratos (para xbox e ps2) tipo jogos desde 5 euros, para a GC não há NADA! Corri 5 lojas e nem um jogo.

É normal muitos jogadores da wii comprar jogos gamecube.
 
razio e outros, para que fique bem claro uma coisa. Eu não criei este Tópico! O que aconteceu foi que eu escrevi o 1º texto no tópico do suposto Demo Channel, mas como foi considerado OffTopic por um moderador, mas interessante, criou este tópico. Com certeza que se eu criasse este tópico teria falado de tudo, e não só das últimas 3 consolas domésticas.

Quanto ao que escrevi é uma mistura de opinião com factos, nada mais do que isso. Na minha perspectiva são erros claros que acima de tudo eram perfeitamente evitáveis, pode haver quem pense o contrário.

Não tinha conhecimento dessa situação de o tópico vir de outro. De qualquer modo gostava de ver o complemento dessa análise com as portáteis, já que elas parecem funcionar numa lógica diferente e encaixar tudo não deve ser fácil.

Sobre a análise em si, penso que já tinha encontrado grande parte dos argumentos. Discordo que sejam motivos técnicos que levem ao sucesso ou insucesso das consolas, ou até mesmo o catálogo com que elas se apresentam. A Sony nunca teve a melhor consola do mercado e isso não impediu o domínio nas duas gerações. A XBox não tinha as limitações que se indicam para a GC e não foi por isso que vendeu mais. A GC apostou no preço, que se indica como factor de sucesso na Wii, e isso não resultou em vantagem nas vendas.


O sucesso comercial das consolas raramente tem lógica ou motivos claros, pelo menos paea os jogadores mais informados (e por isso procuramos explicações na nossa perspectiva, mais técnica e qualitativa). A minha opinião é que as empresas tentam colar um conceito e às vezes pega. No caso recente da Nintendo penso que foi a paranóia com a saúde que ditou o sucesso da DS e Wii, e nada mais. A diferença nos controlos ajudou a dar uma imagem diferente, mais saudável; e até aquele branco todo faz lembrar uma espécie de saúde hospitalar. A DS com a saúde mental, a Wii com a ideia do exercício físico, parece-me que foi isso que lançou a bola de neve que foi crescendo até se tornar no que é hoje. Mas este factor é importante hoje, se fosse a estratégia usada aquando da N64 provavelmente não funcionava, na época o tabaco ainda não provocava mortes fulminantes. A ideia de colar saúde a jogos é que foi de génio, é quase surreal, mas vendo bem como as pessoas pensam hoje faz todo o sentido. A Sony colou os conceitos que eram próprios para a altura quando entrou nos jogos e teve sentido de oportunidade, o que contribuiu para o seu sucesso comercial. A Microsoft faz lembrar a Sega, acha que com grandes máquinas e grandes jogos é que vai lá, por isso está condenada a nunca ficar em primeiro nas vendas.
 
O sucesso comercial das consolas raramente tem lógica ou motivos claros, pelo menos paea os jogadores mais informados (e por isso procuramos explicações na nossa perspectiva, mais técnica e qualitativa). A minha opinião é que as empresas tentam colar um conceito e às vezes pega. No caso recente da Nintendo penso que foi a paranóia com a saúde que ditou o sucesso da DS e Wii, e nada mais. A diferença nos controlos ajudou a dar uma imagem diferente, mais saudável; e até aquele branco todo faz lembrar uma espécie de saúde hospitalar. A DS com a saúde mental, a Wii com a ideia do exercício físico, parece-me que foi isso que lançou a bola de neve que foi crescendo até se tornar no que é hoje. Mas este factor é importante hoje, se fosse a estratégia usada aquando da N64 provavelmente não funcionava, na época o tabaco ainda não provocava mortes fulminantes. A ideia de colar saúde a jogos é que foi de génio, é quase surreal, mas vendo bem como as pessoas pensam hoje faz todo o sentido. A Sony colou os conceitos que eram próprios para a altura quando entrou nos jogos e teve sentido de oportunidade, o que contribuiu para o seu sucesso comercial. A Microsoft faz lembrar a Sega, acha que com grandes máquinas e grandes jogos é que vai lá, por isso está condenada a nunca ficar em primeiro nas vendas.

Discordo totalmente.

A DS e a Wii têm sucesso por apresentaram um conceito novo e diferenciado. Não tem nenhuma relação directa com a saúde. Não conheço ninguém (nem tenho conhecimento de ninguém) que tenha aquirido uma dessas consolas porque assim ia ficar mais saudavel. Nem a a estratégia de marketing das consolas passa por aí. O wiifit é um conceito engraçado e vendeu muito, mas a Wii já vendia muito antes disso.

A microsoft não aposta em grandes maquinas. Exemplo disso é que a 360 não é a mais poderosa do mercado. A microsoft aposta num conceito de jogos como substituto dos jogos de PC: muitos shooters, um on-line evoluído, arquitetura semelhante à plataforma directx, ect.

A Wii ser branca nao tem nada a ver com um conceito saúde. Tem a ver com uma "intimidade" entre a Nintendo e a Apple à uns tempos, e certamente a Nintendo inspirou-se na imagem e design da Apple na altura, que tinha muito branco.
 
Discordo totalmente.

A DS e a Wii têm sucesso por apresentaram um conceito novo e diferenciado. Não tem nenhuma relação directa com a saúde. Não conheço ninguém (nem tenho conhecimento de ninguém) que tenha aquirido uma dessas consolas porque assim ia ficar mais saudavel. Nem a a estratégia de marketing das consolas passa por aí. O wiifit é um conceito engraçado e vendeu muito, mas a Wii já vendia muito antes disso.

Não é verdade. O marketing da Nintendo também passa por aí (e muito). Ainda agora cá estão a passar imensas publicidades relacionadas com isso, inclusive a Nintendo tem um site só para isso (benefícios de saúde em usar a wii). Estão a distribuir Wii em hospitais nos States. Etc etc etc

Quanto ao ninguém adquirir a consola por causa disso... porque achas que o Wiifit é um system seller? E o Brain Training?

Consciente ou inconscientemente, isso tá na mente das pessoas. Na minha está. E sinceramente acho um ponto muito positivo. Acima de tudo, a Wii é uma excelente consola de jogos, com grandes títulos. Se em termos de saúde ajuda, melhor ainda.
 
Uma pequena correcção, a Microsoft não quis focar-se nos shooters nem nada parecido.
Apenas calhou ter uma boa dose deles, em parte, penso, devido ao comando que é o melhor, até à data para se jogar um FPS, já a serie Dual Shock, enfim...

E quero também discordar do Razio, não foi a Microsoft que passou os últimos dois anos a falar que a sua consola era a melhor devido às suas specs, essa foi a Sony e, bem visto, há um certo paralelismo entre a Sega e a Sony, com a diferença que a primeira quase que falia por completo e a segunda apenas escavou um belo buraco e está a demorar um bocadinho a voltar à superfície.

A Microsoft apostou em tornar a sua Xbox 360 mais parecida com um PC, sim, mas não devido apenas aos jogos e ao programa Microsoft Games, mas sim em relação à facilidade de programação, e respectiva conversão, mais uma vez, para dizer que a consola é só shooters devido ao numero superior deles encontrado na mesma então mais vale dizer que a consola é só shooters, RPGs, Racing e mais outros géneros que se encontram em maior numero na consola.
 
Uma pequena correcção, a Microsoft não quis focar-se nos shooters nem nada parecido.
Apenas calhou ter uma boa dose deles, em parte, penso, devido ao comando que é o melhor, até à data para se jogar um FPS, já a serie Dual Shock, enfim...

Eu continuo a achar estranho jogar FPS num gamepad, no entanto o Wiimote+nunchuk parece-me que ser o melhor combo para se jogar FPS/over the shoulder shooters numa consola.
 
O que eu quis dizer é que o sucesso da Wii não se deve ao elemento saúde. O posicionamento da Wii é ser uma consola interactiva, não é o de ter uma consola saudavel. Tem vendido por ser um conceito novo, não por fazer bem à saúde. O Wiifit é outra conversa, mas tamos a falar de um "jogo" e não da consola. A Wii já vendia muito e era lider antes do wiifit.

A história dos anúncios no máximo tem a ver com wiifit (um produto direccionado para saúde - mas não a wii!!!!!!). Tirando isso, alguém acredita que fica saudavel a jogar a wii? Pff... qualquer pessoa com mais de 2 neurónios sabe que para ficar saudavel vai para o ginásio e tem uma alimentação saudavel.
-------

Eu não disse que a 360 era só shooters, disse que por ser uma consola que apresenta semelhanças com os PCs tem muitos shooters. E sim isso é propositado pela Microsoft, não calhou simplesmente. Tem muito bons jogos de vários tipos, mas tem uma forte componente de shooters e isso não é inocente.


Concordo que o numshuck+wiimote é a melhor combinação. Mas, está qualquer coisa a falhar na wii para converter os fps fans. Penso que sejam duas coisas: falta de gráficos de alta resolução (já que é um estilo de jogo que prima por ser lider neste aspecto) e a falta de 1 ou 2 títulos que convertam o tradicional jogador deste genero (quake, counterstrike, halo, ect), já que o Metroid foge um pouco do que eles procuram num jogo.
 
Última edição:
Concordo que o numshuck+wiimote é a melhor combinação. Mas, está qualquer coisa a falhar na wii para converter os fps fans. Penso que sejam duas coisas: falta de gráficos de alta resolução (já que é um estilo de jogo que prima por ser lider neste aspecto) e a falta de 1 ou 2 títulos que convertam o tradicional jogador deste genero (quake, counterstrike, halo, ect), já que o Metroid foge um pouco do que eles procuram num jogo.

Bem,em parte até concordo contigo,pois de certo deve haver mais pessoas a pensar desse modo,mas eu por exemplo,adorei a jogabilidade de metroid,e os graficos tavam bons. Ora se os graficos tavam bons no metroid,porquê razão não ficam tão bons noutros jogos? A resposta já sabemos:mad:

A wii tem inovação isso sem duvida,e espero impacientemente que a nintendo aproveite esta ideia já conhecida de muitos http://www.youtube.com/watch?v=Jd3-eiid-Uw

Com uma jogabilidade igual à do video,tu olhas assim tanto para os graficos?!? Eu não:P
 
Eu gosto mt do Metroi. Tava a falar numa perspectiva geral, e não a minha pessoal.


Sobre gráficos, é naquela: gosto de bons gráficos, mas bons gráficos sem jogabilidade a condizer não funciona. Devo ser o único gajo que não se deslumbrou com o MGS4 para a PS3, acho o jogo muito bom como experiência cinematográfica, mas como jogo deixa muito a desejar. Se calhar é porque tenho também a Wii em casa e a exigência é maior a nível de jogabilidade.

Sobre os gráficos do Metroid, estão como devia estar o standard de gráficos para a Wii. Sinceramente acho que os gráficos do jogo podiam estar melhor,: por exeplo: os efeitos de luz no chao deixam um pouco a desejar pois não apenas texturas e não efeitos mesmo.


Lá está, eu quero sempre mais e melhor. lol :D
 
O que eu quis dizer é que o sucesso da Wii não se deve ao elemento saúde. O posicionamento da Wii é ser uma consola interactiva, não é o de ter uma consola saudavel. Tem vendido por ser um conceito novo, não por fazer bem à saúde. O Wiifit é outra conversa, mas tamos a falar de um "jogo" e não da consola. A Wii já vendia muito e era lider antes do wiifit.

A história dos anúncios no máximo tem a ver com wiifit (um produto direccionado para saúde - mas não a wii!!!!!!). Tirando isso, alguém acredita que fica saudavel a jogar a wii? Pff... qualquer pessoa com mais de 2 neurónios sabe que para ficar saudavel vai para o ginásio e tem uma alimentação saudavel.
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Eu não disse que a 360 era só shooters, disse que por ser uma consola que apresenta semelhanças com os PCs tem muitos shooters. E sim isso é propositado pela Microsoft, não calhou simplesmente. Tem muito bons jogos de vários tipos, mas tem uma forte componente de shooters e isso não é inocente.


Concordo que o numshuck+wiimote é a melhor combinação. Mas, está qualquer coisa a falhar na wii para converter os fps fans. Penso que sejam duas coisas: falta de gráficos de alta resolução (já que é um estilo de jogo que prima por ser lider neste aspecto) e a falta de 1 ou 2 títulos que convertam o tradicional jogador deste genero (quake, counterstrike, halo, ect), já que o Metroid foge um pouco do que eles procuram num jogo.

O sucesso da Wii não se deve unicamente à associação com a saúde e bem estar físico, mas deve-se em parte. Quando a consola saiu não havia Wiifit mas havia WiiSports. Quem não se lembra da quantidade de reportagens e estudos ligados à perda de peso e boa condição física resultantes de se jogar WiiSports regularmente?

A teoria do razio é bastante interessante e ilustra sem dúvida o elevado sentido de oportunidade que a Nintendo teve com a DS e Wii.

Relativamente aos FPS na Wii, faltam jogos bons, essencialmente, para a consola se poder afirmar como uma boa consola para se jogar FPS. Em todo o caso, esta nunca superará o computador devido à falta do teclado.
 
Continuo na minha..

A associação Wii - Saúde. Não é um factor decisivo de compra. Ainda estou para conhecer quem compre uma Wii para ficar mais saudavel (Wiifit de parte).


O grande factor de compra para a Wii é a interactividade nos seus jogos. É por os jogos terem o conceito de interactividade que têm que a Wii vende e continua a vender.
 
Relativamente aos FPS na Wii, faltam jogos bons, essencialmente, para a consola se poder afirmar como uma boa consola para se jogar FPS. Em todo o caso, esta nunca superará o computador devido à falta do teclado.
1º a wii tem support para teclado, não o usa, mas tem.
2º porque que um FPS é pior sem teclado??? eu tambem prefiro rato e teclado a gamepad, mas a solução da wii pode até ser a melhor.
 
Continuo na minha..

A associação Wii - Saúde. Não é um factor decisivo de compra. Ainda estou para conhecer quem compre uma Wii para ficar mais saudavel (Wiifit de parte).


O grande factor de compra para a Wii é a interactividade nos seus jogos. É por os jogos terem o conceito de interactividade que têm que a Wii vende e continua a vender.
Aparentemente a Wii já vendeu mais de 30 milhões de unidades. Conheces as motivações de quantos compradores? :-)

1º a wii tem support para teclado, não o usa, mas tem.
2º porque que um FPS é pior sem teclado??? eu tambem prefiro rato e teclado a gamepad, mas a solução da wii pode até ser a melhor.
A Wii tem efectivamente suporte para teclado, mas de nada vale se os jogos não o usam.

O teclado é fundamental na maior parte dos FPS (há alguns FPS que não necessitam do teclado devido a opções de design), pelo simples facto de necessitarem de muitas teclas. Em jogos como UT ou Quake, em que tens 8/9 armas, precisas de muitas teclas mesmo. O wiimote + nunchuk não tem botões suficientes. No entanto, alguns jogos como Geist jogam-se bem com poucas teclas, precisamente porque têm muito menos armas.
 
O teclado é fundamental na maior parte dos FPS (há alguns FPS que não necessitam do teclado devido a opções de design), pelo simples facto de necessitarem de muitas teclas. Em jogos como UT ou Quake, em que tens 8/9 armas, precisas de muitas teclas mesmo. O wiimote + nunchuk não tem botões suficientes. No entanto, alguns jogos como Geist jogam-se bem com poucas teclas, precisamente porque têm muito menos armas.

Muitas teclas? Para que é que precisas de muitas teclas num FPS?

Pode-se arranjar todas as desculpas e mais algumas para não haver FPS nas consolas... mas essa acho que não é justificação...

Para mim, a configuração ideal ainda é rato e tecla, por uma questão de precisão. Agora... preferia 500X jogá-lo com Wiimote+Nunchuk, e acho que com os próximos isso já vai ser possível sem grande stresses. Acho muito mais realista e dá muito mais pica! É o comando ideal para isso.
 
Muitas teclas? Para que é que precisas de muitas teclas num FPS?

Pode-se arranjar todas as desculpas e mais algumas para não haver FPS nas consolas... mas essa acho que não é justificação...

Para mim, a configuração ideal ainda é rato e tecla, por uma questão de precisão. Agora... preferia 500X jogá-lo com Wiimote+Nunchuk, e acho que com os próximos isso já vai ser possível sem grande stresses. Acho muito mais realista e dá muito mais pica! É o comando ideal para isso.

A Wii, com a combo "wiimote" + "nunchuk" tem como botões: A, B, C, Z, dpad, +, -, 1 e 2, embora estes dois últimos não estejam numa posição muito acessível durante o jogo, o que os torna não viáveis. Temos então, 10/12 botões.

Vejamos o caso do UT 2004. Não tenho o jogo instalado, mas assim em poucos minutos consigo lembrar-me que é necessário botões para:
-saltar
-dash
-abaixar
-disparar
-disparar em modo secundário
-função "use"
-run/walk
-atalhos para armas (eu pessoalmente, utilizo atalhos para o rocket launcher, sock rifle, lightning gun, flak cannon e plasma gun, mas há quem use para todas as armas)

Como vês, já são precisos 12 botões, e ainda faltam funções básicas como mostrar o menu (ESC), lista de scores (TAB), simples navegação pelo menu de armas, etc.

É claro que a limitação resultante da falta de botões pode ser disfarçada com jogos em que só se usem duas armas ao mesmo tempo, mas então não falem da Wii como uma alternativa de peso ao PC para FPS, uma vez que só o é para alguns FPS.

Os sensores de movimentos são muito bonitos mas é preciso saber usá-los convenientemente. Pegando no Medal of Honor Heroes 2, que é o único FPS online da Wii, há muita coisa que falha. Temos como exemplos o lançamento das granadas não é nada prático e temos a função de zoom nas snipers, que é igualmente pouco intuitiva. A rodinha do rato faz muito mais sentido nesta última situação.

No entanto, há funções que podem muito bem ser associadas a movimentos, como por exemplo o reload das armas, ainda que mais uma vez, seja mais prático e eficaz no PC.

Basicamente, os FPS são viáveis na Wii mas somente para um público casual ou até para um entusiasta do género que pretenda ter uma experiência diferente. Muito dificilmente verás na Wii (e em qualquer outra consola) o que acontece no PC com jogos como Counter Strike, Unreal Tournament, Warsow, Quake, Call of Duty ou Team Fortress.
 
Última edição:
Não concordo... nada...

Um jogo usar poucos botões não tem de ser um jogo casual ou entusiasta. Nada mesmo. Pelo contrário. Para além de ser facilmente possível tudo isso que disseste, o problema do PC é exactamente isso... muitos botões que condiciona a vontade das developers de pensar. Faz lembrar a época dos beat'em up com 50 botões.
 
Aparentemente a Wii já vendeu mais de 30 milhões de unidades. Conheces as motivações de quantos compradores? :-)


Em questões de saúde, a prescrição e a opinião de especialistas é a grande motivação para as pessoas adquirirem um produto.

Na agência onde trabalho, temos clientes na área da saúde e como tal tenho contacto com media e elementos especializados na área. Em nenhuma publicação especializada vi a wii a ser falada como alternativa e não conheço de nenhum caso de prescrição de uma Wii ou de alguém que a tenha adquirido com a vocação saúde.

Posso muito bem afirmar que a Wii não é adquirida como produto de saúde.


Mas pronto, cada um na sua. Eu pergunto, alguém aqui comprou a Wii por fazer bem à saúde? Ou compraram por ser um conceito novo na abordagem aos jogos (interactividade - wiimotte)?

...
 
Vejamos o caso do UT 2004. Não tenho o jogo instalado, mas assim em poucos minutos consigo lembrar-me que é necessário botões para:
-saltar
-dash
-abaixar
-disparar
-disparar em modo secundário
-função "use"
-run/walk
-atalhos para armas (eu pessoalmente, utilizo atalhos para o rocket launcher, sock rifle, lightning gun, flak cannon e plasma gun, mas há quem use para todas as armas)

Como vês, já são precisos 12 botões, e ainda faltam funções básicas como mostrar o menu (ESC), lista de scores (TAB), simples navegação pelo menu de armas, etc.

Então vejamos:

Run/walk: analógico do numshuck
disparar: trigger do wiimote (B)
função use: botao A
disparar em modo secundário: c+B
atalhos para armas(ou items)/navegação: botao 1 e botão 2
baixar: seta para baixo
saltar: seta para cima
dash: c+ analógico
menu: botão +
scores: botão -

E ainda não usei o botão Z, nem as setas direita e esquerda.
E se pensar que se podem fazer combinações de botões e usar o motion do numshuck para outro tipo de funções. Acho que há espaço para mais do que ainda disseste.
 
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