[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Mas também tem de se dizer que um sistema dedicado 5.1 por melhor que seja não pode ser melhor a criar uma bolha 3d que uma boa soundbar com atmos, quando não tem canais de altura para suportar o atmos.

Podemos obviamente dizer que o atmos é sobrevalorizado, e que os canais surround chegam para criar uma boa imersão, mas não se pode criar efeitos acima da cabeça quando não há canais para isso.
Não se pode ter som, criar efeitos acima da cabeça se não se tiver colunas acima da cabeça. Bolhas, som refletido são balelas de marketing.
 
Então sendo assim seria preferível um sistema 5.1 tradicional, em vez de uma soundbar como a JBL 9.1? E seria mais imersivo? Pergunto genuinamente porque eu pouco percebo disto, e aquilo que sei foi o que aprendi nos últimos dias a pesquisar na net 😅
 
Eu optava por ir comprando aos poucos e vais fazendo o teu sistema. Compras um receiver preparado para 5.1.2 que é mais que suficiente, 2 canais no teto. Dá uma imersão soberba.
Compras por exemplo as colunas 5.1 ou 3.1 e vais fazendo aos poucos.
Comprar todas as colunas de uma só vez vai ficar caro. O subwoofer convém que seja bom, e quando digo bom, não é tocar alto mas sim com qualidade.
Comprando novo e com alguma qualidade vais para valores de 1800 a 2000 euros.
Soundbars em que tem colunas up firing não funcionam, estou farto de ver reviews no rtings e no que toca ao atmos levam todas fraca nota. Som a vir do teto tem de ter as colunas lá fisicamente, não te iludas.
Se tiveres possibilidades claro e fazer um esforço, se gostares muito de cinema, vale a pena entrar neste mundo e personalizares a tua maneira :wink:
 
Então sendo assim seria preferível um sistema 5.1 tradicional, em vez de uma soundbar como a JBL 9.1? E seria mais imersivo? Pergunto genuinamente porque eu pouco percebo disto, e aquilo que sei foi o que aprendi nos últimos dias a pesquisar na net 😅
Na minha opinião, sim, sem qualquer dúvida. Como já disseram, o atmos pode vir mais tarde mas mesmo isso não daria demasiada prioridade, os conteúdos que existem com atmos, particularmente em serviços de streaming são lossy, ou seja, são comprimidos, são em muitos casos basicamente imperceptíveis. 5.1 é um grande upgrade, 5.1.2 é pela minha experiência e na opinião da generalidade das pessoas que conheço, pouco mais que nada.
 
Última edição:
Eu optava por ir comprando aos poucos e vais fazendo o teu sistema. Compras um receiver preparado para 5.1.2 que é mais que suficiente, 2 canais no teto. Dá uma imersão soberba.
Compras por exemplo as colunas 5.1 ou 3.1 e vais fazendo aos poucos.
Comprar todas as colunas de uma só vez vai ficar caro. O subwoofer convém que seja bom, e quando digo bom, não é tocar alto mas sim com qualidade.
Comprando novo e com alguma qualidade vais para valores de 1800 a 2000 euros.
Soundbars em que tem colunas up firing não funcionam, estou farto de ver reviews no rtings e no que toca ao atmos levam todas fraca nota. Som a vir do teto tem de ter as colunas lá fisicamente, não te iludas.
Se tiveres possibilidades claro e fazer um esforço, se gostares muito de cinema, vale a pena entrar neste mundo e personalizares a tua maneira :wink:
Pois mas colunas no tecto da sala a Maria não deixa de certeza 😂 A ter atmos, tem de ser com colunas upfiring.

Eu gosto da ideia de "ir construindo" o sistem à minha maneira, mas não posso de deixar de pensar que é overkill para a minha sala e para a minha utilização (basicamente para eu e a Maria vermos filmes e jogarmos a 2,3m da TV, numa sala de 23m2).
 
Se tiveres teto falso mal se notam com a grelha branca. Se não, também tens a hipótese de colocar colunas brancas na parede junto ao teto que também ficam discretas.
Se nenhuma destas a Maria te deixar, mais vale ficares pelo 5.1 que já é muito imersivo.

Eu por acaso tenho colunas atmos embutidas no teto falso há pouco mais de um ano e noto que a medida que o tempo vai passando que o atmos vai melhorando, cada vez ouço mais a vir do teto, as gravações estão a dar mais ênfase a este tipo de conteúdo o que é bom.
 
Última edição:
Não se pode ter som, criar efeitos acima da cabeça se não se tiver colunas acima da cabeça. Bolhas, som refletido são balelas de marketing.
Discordo da última frase.

Tenho umas Dali Alteco em upfiring e nota-se bem o som vindo de cima. Tens é de aumentar uns quantos dBs e ter crossover alto.

Um dia tenciono po-las junto ao tecto mas para já satisfazem assim.
 
Eu por enquanto vou experimentar a JBL 9.1 e ver se se ajusta às necessidades. Das reviews que tenho lido, quer o surround quer o atmos são satisfatórios. Mas nada como experimentar.
 
O crossover depende da coluna e não do dolby. Deverá ser sempre a frequência à qual a coluna começa a perder volume (ver gráfico ou ficha técnica)
É que a partir de 80hz os graves tornam-se localizaveis e pode criar confusão ouvir o som de 2 sítios.
se os efeitos atmos não possuem frequências abaixo dos 150hz qual a utilidade de ter um crossover abaixo disso?
além disso as colunas que ele tem para efeitos atmos são daquelas que se colocam por cima das frontais e dependem do fazer refletir o som no tecto para dar a sensação de vir de cima....sendo que as frequências mais baixas não são refletidas da mesma maneira que as mais altas....fazendo então ainda menos sentido ter um crossover baixo nesse tipo de colunas
 
@_SkyWaLKeR_

Nao sei onde leste que não existe frequências abaixo de 150hz, isso é porque não ouviste um dragão a cuspir fogo a vir só de cima. Não faz sentido nenhum isso.
O som atmos é feito para ter colunas no teto, não para fazer up firing que isso para mim é um "arranjo" para as marcas venderem mais já que há pessoas que não querem colunas no teto.
 
@_SkyWaLKeR_

Nao sei onde leste que não existe frequências abaixo de 150hz, isso é porque não ouviste um dragão a cuspir fogo a vir só de cima. Não faz sentido nenhum isso.
O som atmos é feito para ter colunas no teto, não para fazer up firing que isso para mim é um "arranjo" para as marcas venderem mais já que há pessoas que não querem colunas no teto.
A Dolby suporta oficialmente as colunas upfiring e tem até guidelines de como fazer o setup destes sistemas, portanto não é só uma questao de marketing das marcas.

https://www.dolby.com/about/support....1.4-dolby-atmos-enabled-speaker-setup-guide/

Edit:
Um sistema interessante que descobri agora é o ONKYO HT-S7800. Trás um receiver 7.2 e um conjunto de colunas 5.1.2 da onkyo, e encontra-se a 799€.
 
Última edição:
Ok, suporta mas o que eu quero dizer é que upfiring só funciona em condições muito específicas. Não é fiável e pelo que já ouvi é li não tem nada a ver de como colocar no teto ou na parede junto ao teto. Pesquisa um pouco as opiniões sobre esta matéria antes de comprares.
 
Ok, suporta mas o que eu quero dizer é que upfiring só funciona em condições muito específicas. Não é fiável e pelo que já ouvi é li não tem nada a ver de como colocar no teto ou na parede junto ao teto. Pesquisa um pouco as opiniões sobre esta matéria antes de comprares.
Este video é interessante e compara as varias opções


O ideal são as colunas no tecto, mas as upfiring também pemitem ter efeitos overhead, se bem que com limitações.
 
A Dolby suporta oficialmente as colunas upfiring e tem até guidelines de como fazer o setup destes sistemas, portanto não é só uma questao de marketing das marcas.

https://www.dolby.com/about/support....1.4-dolby-atmos-enabled-speaker-setup-guide/

Edit:
Um sistema interessante que descobri agora é o ONKYO HT-S7800. Trás um receiver 7.2 e um conjunto de colunas 5.1.2 da onkyo, e encontra-se a 799€.
Podes mandar por mensagem onde viste a esse preço?
 
Olá pessoal.
Espero que estejam todos bem de saúde!

Para acoplar à minha Sony XH9505, como tantos outros por aqui tinha a ideia de adquirir uma soundbar. Inicialmente idealizei uma 3.1.2, tipo a LG SPD7Y, para depois mais tarde adicionar os respetivos satélites, tornando o conjunto um 5.1.2.
No entanto, ao ler este fórum e outros, percebi ser consensual que um sistema home cinema é muito superior a qualquer soundbar.
A barra em questão custa cerca de 300€, os satélites cerca de 180€. Estamos a falar de um orçamento entre os 500€-600€...
O meu objectivo para um sistema de som é maioritariamente ver filmes, filmes, filmes, e ter o melhor surround possível :-)
Tive o cuidado de comprar uma TV com Dolby Atmos justamente para ter um melhor som!
(A minha sala é um pequeno retângulo de 4mx7m, e a TV está numa das faces mais pequena).
Consegue-se algum home cinema 5.1 decente por esse valor no mercado de usados?
Um home cinema de 5.1 básico e antigo será melhor que uma atual barra de som 3.1.2?

Eis a lista de material usado que me é acessível comprar (por estar à venda na minha zona de residência/trabalho):

AVR
Sony STR DB-930
Sony STR DE597
Onkyo TX-SR131 5.1 Surround
Harman/Kardon HK6150
Harman/Kardon AVR2550
Akai AT-A102
Pioneer VSX520
Pioneer VSX826 7.1
NAD T751
Denon PMA 250
Denon AVR-1802
Denon AVR-2550
Sherwood 5.1

Colunas
Subwoofer Bose Acoustimass 6
Subwoofer Jamo e coluna frontal Athena
Sistema de som Bose Acoustimass 5.1 Série 1
Colunas 5.1 KEF KHT 2005.2
Sony SS-A 705 (2x)
Wharfedale Diamond IV (2x)
Monitor Audio 100 (2x)
Vonyx SL8 (2x)
Mission 760i-SE (2x)
Alesis Elevate 5 MKII
Aiwa (4x)
Bowers & Wilkins 200 series (2x)
Infinity Intesimal (2x + coluna central)
Edifier BT (2x)
Pioneer S-Z71 (2x)
Harman Kardon SAT-TS11BQ (4x) + coluna central CENT-TS11 BQ
JBL Radiance R82 (2x)
Sistema de som Jamo i300 (2.1)
KEF Coda 7 (2x)
Denon SC -E 313 (2x)
Acoustic Energy - Aegis Two (2x)
Hughes & Kettner (2x)
Subwoofer B&W ASW500
Technics SB-M300M2 (2x)
Backes & Muller Lautsprecherbox AML30 (2x)
Yamaha NS-P40 (5.1)
Sistema de colunas ativo Bose 5.1 Acoustimass 6 série 3
Colunas Einstein Acoustics (2x + coluna central)

Consegue-se montar algum setup jeitoso com este material?
Se sim, qual?
Mais alguma ideia/sugestão?

Muito obrigado a todos pela ajuda, atenção e colaboração!
Abraço e votos de muita saúde.
 
Boas
Ando aqui com uma dúvida para fazer um upgrade para Dolby Atmos ao meu setup ....Receiver Denon AVR-S760H, Denon AVR-X1700H ou Yamaha RX-V6A?
Sempre tive Receivers Yamaha mas este Denon S760H, 1700H,ou o 2700H, se encontrar a bom preço, parecem ser boas alternativas...
 
Última edição:
Boas
Ando aqui com uma dúvida para fazer um upgrade para Dolby Atmos ao meu setup ....Receiver Denon AVR-S760H, Denon AVR-X1700H ou Yamaha RX-V6A?
Sempre tive Receivers Yamaha mas este Denon S760H, 1700H,ou o 2700H, se encontrar a bom preço, parecem ser boas alternativas...
Boa sorte para os encontrar à venda
 
Até o meu AV que não é nada de especial já o comprei a 475€ quando o preço normal dele é bem abaixo dos 400. E fui ver a quanto está agora, as lojas que ainda o têm, e está bem cima dos 500 e tal euros. Obvamente que num ano normal com esse preço devia comprar um super AV muuuito melhor que este.
 
Até o meu AV que não é nada de especial já o comprei a 475€ quando o preço normal dele é bem abaixo dos 400. E fui ver a quanto está agora, as lojas que ainda o têm, e está bem cima dos 500 e tal euros. Obvamente que num ano normal com esse preço devia comprar um super AV muuuito melhor que este.
O problema é que quando a situação normalizar, os preços dos componentes baixam, e o preço final ja nao baixa mais...
 
Back
Topo