[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Qual sub escolher SB12 NSD ou pb 1000? A sala tem 27m2 mas é toda a área usada para tv..

Tou inclinado para o sb 12 nsd por ser mais pequeno, mas se o pb 1000 for muito melhor venha ele..
 
Sérgio, como sabes tenho "quase" os dois. O PB10-NSD que usei antes e está nos classificados é muito parecido com o PB1000, e tenho agora o SB12-NSD a tocar no lugar que estava o PB10.

São aparelhos diferentes, e o que me fez trocar foi o tamanho (e a excelente oportunidade de preço que consegui no SB12-NSD) - os subs PB são enormes, o que obrigava a uma localização pouco ideal, e convenhamos que não me dava mesmo jeito aqui na sala.

Os subs selados (SB) têm uma curva de resposta diferente dos ported (PB). Os selados são mais lineares, e o slope final nas frequências mais baixas menos abruto. Os subs ported têm um ênfase forte na frequências que a porta é afinada, traduzindo-se naquele "rumble" tactil que impressiona nos filmes, mas não têm a mesma linearidade. Claro que cada sub é um caso, e isto é apenas falando na "generalidade"

Puramente para filmes, os PB costumam dar melhores resultados. Para música os SB... no entanto, o SB12 é de uma gama superior ao PB1000. Entre o PB1000 e o SB1000 a diferença é mais acentuada e nesse caso para filmes não teria problema nenhum em dizer que o PB1000 era a escolha inequívoca.

Mas a realidade é que este SB12-NSD que aqui tenho, é uma maquina brutal mesmo em filmes.

0fNAljT.png


Aqui percebe-se que o PB1000 vai ligeiramente mais baixo, e consegue mais dB nos 32Hz... mas a diferença para o SB12-NSD é menor do que para o SB1000. Além disso a "in room response" varia muito de acordo com a sala, e nesse campo, os subs selados costumam beneficiar mais do que os ported em relação à resposta de frequência que está nas especificações.

Assim diria que:

Se tens espaço e o foco principal é filmes, vai para o PB1000

Se o tamanho é um problema, ou o foco é a música, vai para o SB12-NSD (que mesmo em filmes é um estrondo). Aconselho que faças um modelo em cartão com as dimensões do sub para perceberes se isso encaixa aí em casa ou não.
 
Para essas colunas, creio que vai ajudar. E o preço é mesmo baixo, por isso não há grandes opções. Perguntei quais as colunas, pois por vezes o pessoa tem colunas de chão que vão até aos 35-40Hz, e depois querem juntar um subwoofer que mal chega aos 30Hz :-P Ou seja, não acrescenta nada. ;-)

Então valerá mesmo a pena ou aconselho a subir um pouco o orçamento?
 
Sérgio, como sabes tenho "quase" os dois. O PB10-NSD que usei antes e está nos classificados é muito parecido com o PB1000, e tenho agora o SB12-NSD a tocar no lugar que estava o PB10.

São aparelhos diferentes, e o que me fez trocar foi o tamanho (e a excelente oportunidade de preço que consegui no SB12-NSD) - os subs PB são enormes, o que obrigava a uma localização pouco ideal, e convenhamos que não me dava mesmo jeito aqui na sala.

Os subs selados (SB) têm uma curva de resposta diferente dos ported (PB). Os selados são mais lineares, e o slope final nas frequências mais baixas menos abruto. Os subs ported têm um ênfase forte na frequências que a porta é afinada, traduzindo-se naquele "rumble" tactil que impressiona nos filmes, mas não têm a mesma linearidade. Claro que cada sub é um caso, e isto é apenas falando na "generalidade"

Puramente para filmes, os PB costumam dar melhores resultados. Para música os SB... no entanto, o SB12 é de uma gama superior ao PB1000. Entre o PB1000 e o SB1000 a diferença é mais acentuada e nesse caso para filmes não teria problema nenhum em dizer que o PB1000 era a escolha inequívoca.

Mas a realidade é que este SB12-NSD que aqui tenho, é uma maquina brutal mesmo em filmes.

0fNAljT.png


Aqui percebe-se que o PB1000 vai ligeiramente mais baixo, e consegue mais dB nos 32Hz... mas a diferença para o SB12-NSD é menor do que para o SB1000. Além disso a "in room response" varia muito de acordo com a sala, e nesse campo, os subs selados costumam beneficiar mais do que os ported em relação à resposta de frequência que está nas especificações.

Assim diria que:

Se tens espaço e o foco principal é filmes, vai para o PB1000

Se o tamanho é um problema, ou o foco é a música, vai para o SB12-NSD (que mesmo em filmes é um estrondo). Aconselho que faças um modelo em cartão com as dimensões do sub para perceberes se isso encaixa aí em casa ou não.

Obrigado mais uma vez,

O uso é filmes/série principalmente.. Esse é o foco do setup.

O sb 12 fica bem é da altura do movel actual e o pb 1000 é enorme fica desenquadrado, fica mal esteticamente, Mas não quero perder "rendimento/qualidade" por causa de. 20cm .. Quero a melhor experiência possível e quero comprar já este fds um dos packs da *****, pois compensa muito só tou preso na questão do sub...É que eu não percebo nada de nada disso das frequências nem nada disso...

O preço é o mesmo 900€ q acoustics mais sub sb 12 ou pb1000
 
A minha sala tem 28m2, já tive o pb1000 aqui em casa e tenho agora tenho o sb2000, tanto um como o outro chegam e sobram para esta área, acredito que nsd também dê conta do recado, tens é de ver se queres um grave mais profundo e longo ou menos profundo e mais rápido.
 
A minha sala tem 28m2, já tive o pb1000 aqui em casa e tenho agora tenho o sb2000, tanto um como o outro chegam e sobram para esta área, acredito que nsd também dê conta do recado, tens é de ver se queres um grave mais profundo e longo ou menos profundo e mais rápido.

Nao percebo bem. Isso dos graves profundos é longos e mais rápidos.. Nunca tive um sistema de som.

Acabei de fazer moldes em caixas e o PB-1000 é muito grande.. Fica muito mal, pois o móvel da TV é baixo e onde o ia pôr em altura fica quase a bater num móvel que tenho na parede, esteticamente fica horrivel.. E não penso em mudar o móvel da sala por causa do sub, Já o SB12 NSB encaixa na perfeição e dá altura do meu móvel...
 
Suportes vão depender da disposição da sala - as colunas de surround devem ficar a cerca de 50~70cm acima dos teus ouvidos, e idealmente colocadas nesta disposição: https://www.dolby.com/us/en/guide/surround-sound-speaker-setup/5-1-setup.html

Quanto a optares pelo 2500 ou o 3500, acho que de todas as diferenças, a maior será sempre a do melhor sistema de calibração Audissey (XT vs XT32). Há ainda o upscaling e conversão de fontes analógicas para HDMI, pre-outs, entre outros pormenores que podem fazer ou não diferença.
 
Como ligar, vem tudo no manual ;-)

Cabos de coluna, Amazon basic ou Klotz LY225 S. Depois cabos HDMI para ligar o receiver à TV e as restantes fontes ao receiver.

Amazon basics calibre 14 ou calibre 16?... Os 14 sendo mais grossos terão um contacto melhor? Para os metros que preciso, os Klotz ainda ficam puxadotes.

O sub também se liga com estes cabos?
 
Última edição:
Pronto comprei já o pack cinema,

4 colunas Q-acoustics-3020
1 Coluna central Q-acoustics-3090c
1 sub SB1000

Agora falta o AV, estou entre o denon x2500h e x3500h é para comprar hoje.

Que suportes recomendam para colucar as colunas traseiras?


e pronto hoje la comprei o AV, escolhi o Denon x3500h e comprei o cabo AmazonBasics PBH-19088 Subwoofer Cable 2,4 m.

proximo passo será comprar 2 colunas para fazer de atmos, mas só daqui 3/4 meses, nao faço ideia de quais comprar.

aceito recomendações
 
e pronto hoje la comprei o AV, escolhi o Denon x3500h e comprei o cabo AmazonBasics PBH-19088 Subwoofer Cable 2,4 m.

proximo passo será comprar 2 colunas para fazer de atmos, mas só daqui 3/4 meses, nao faço ideia de quais comprar.

aceito recomendações

Excelente escolha do av, na minha opinião iria para as q acoustics qi 65 c st.
 
Última edição:
Bem, hoje resolvi fazer uma experiência. Tinha por aqui uns satélites da KEF (KHT2005.2) parados, e resolvi colocá-los por cima do móvel que tenho acima da TV (ficam a cerca de 1,85m de altura). Liguei ao receiver e configurei-os como "Height". Ainda não tive a oportunidade de testar devidamente, mas creio que dão um pouco mais de espacialidade à coisa, e acima de tudo levantam um pouco os diálogos - já não parecem vir tanto da coluna central, mas um pouco mais do centro do ecrã. Terei de ouvir mais coisas com calma, mas acho que é um bom acrescento.

Claro que se ficarem aqui mais tempo, os cabos que tenho ali pendurados vão ter de ir por outro lado :-P ou a cara metade vai refilar.
 
Back
Topo