[Discussão Geral] Home Audio Video (que receiver, colunas, subwoofer, projector, etc. comprar?)

Eu tenho o PB2000, pelo espaço provavelmente iria para outra solução, mas a nível de performance, acho q já percebeste que não há nada a dizer.

Não entendo muito qd falam em ter a casa abanar, um sub bom não é o que faz mais bummm ou mais alto, pelo contrário.

Ao testares esses dois modelos nunca irias ficar insatisfeito nem ficarás mal servido. O tamanho é o que é.... eu já nem me lembro que o tenho... só quando ligo o som hehe.
 
Eu tenho o PB2000, pelo espaço provavelmente iria para outra solução, mas a nível de performance, acho q já percebeste que não há nada a dizer.

Não entendo muito qd falam em ter a casa abanar, um sub bom não é o que faz mais bummm ou mais alto, pelo contrário.

Ao testares esses dois modelos nunca irias ficar insatisfeito nem ficarás mal servido. O tamanho é o que é.... eu já nem me lembro que o tenho... só quando ligo o som hehe.

Eu nao digo que o abanar faz um sub bom. Mas sim este faz a casa toda abanar. O outro polk da treta tambem abanava mas nao havia definicao, este tem imensa! Super limpo e nitido (ambos). Ainda tenho de pensar, mas acho que nao faz diferenca entre o SB vs o PB se eu so vir filmes com PB a 50% e provavelmente tem o mesmo efeito o SB a 60-65%. Sim e giro por aquilo bem alto durante uns 2-3 minutos e ficar a sorrir, mas ninguem no seu perfeito juizo ve um filme normalmente aqueles volumes - os quadros da minha parede ficaram todos tortos :D

Experimentei o SB2000 e o PB2000 ligados os dois. O SB a ir buscar sinal ao pb2000 e realmente. Eu ando a ver filmes a -25dB e dá um Kick! Nota se que n precisa tanto volume no sistema comparado apenas com um sub. E eu estou ainda em 4.1 (o center chega esta semana e só depois logo as atmos)

Experimentar war of the worlds e uma experiência de ouro mundo! Impressionante. E mesmo alto, não e como muitos cinemas que as vezes e desagradável. Estando tudo equilibrado soa mt bem
 
Última edição pelo moderador:
É precisamente por essa sensação que tiveste, que aqui alguns recomendam (eu incluído) que o melhor é SEMPRE ouvir primeiro.
Olhas para as tabelas de especificações e nenhuma delas te diz isso que sentiste.
Só ouvindo.
Boas escolhas :berlusca:
 
É precisamente por essa sensação que tiveste, que aqui alguns recomendam (eu incluído) que o melhor é SEMPRE ouvir primeiro.
Olhas para as tabelas de especificações e nenhuma delas te diz isso que sentiste.
Só ouvindo.
Boas escolhas :berlusca:

Seen dúvida. Eu vi algumas cenas do war of worlds com apenas um sub e fui aos -15dB.

Com 2 subs e com gains equilibrados, mesmo a -30 a experiência era excelente. Não tenho dúvidas nenhumas que o meu sistema neste momento soa melhor que muitos cinemas e mesmo ainda estando em 4.1 ou 4.2
 
Chegou a minha coluna Center.

No entanto, os gajos que comprei enviaram em vez da RP500C enviaram a 600C ... obviamente vou contacta-los mas provavelmente vao pedir para ficar com ela dado ser dispendioso para eles enviar de volta e outra 500C de borla. A minha pergunta e... Tendo eu 5000Fs como L e R ... ter a 600C como centro fara diferenca em termos de matching? As outras sao 5" 1/4 de woofers ao passo que este center tem 6.5" de woofers.
 
Chegou a minha coluna Center.

No entanto, os gajos que comprei enviaram em vez da RP500C enviaram a 600C ... obviamente vou contacta-los mas provavelmente vao pedir para ficar com ela dado ser dispendioso para eles enviar de volta e outra 500C de borla. A minha pergunta e... Tendo eu 5000Fs como L e R ... ter a 600C como centro fara diferenca em termos de matching? As outras sao 5" 1/4 de woofers ao passo que este center tem 6.5" de woofers.

Não casa tão bem mas acho que não tem mal.
Ficas com graves mais fortes por ter drivers maiores mas o crossover deverá manter-se nos 80hz. Só vendo a curva da coluna. Eu reclamava e tentaria obter a rp500c para ficar esteticamente melhor.
 
Para dizer a verdade... nem sei se o center e assim tao necessario. Experimentei com o speaker centro, e ou ja estou habituado a estar com 4.1 actualmente, mas achei que as vozes tinham menos tridimensionais. Menos presenca. Sim com 4.1 sei que nao tem a coluna central mas a L e a R da mesma forma a ouvir musica stereo, estavam a fazer um trabalho muito bom. Achei que o som 4.1 no excerto de filme que vi, soava melhor que 5.1
 
Para dizer a verdade... nem sei se o center e assim tao necessario. Experimentei com o speaker centro, e ou ja estou habituado a estar com 4.1 actualmente, mas achei que as vozes tinham menos tridimensionais. Menos presenca. Sim com 4.1 sei que nao tem a coluna central mas a L e a R da mesma forma a ouvir musica stereo, estavam a fazer um trabalho muito bom. Achei que o som 4.1 no excerto de filme que vi, soava melhor que 5.1

A coluna central é a coluna mais importante num home theater.
Serve para evidenciar e dar mais clareza aos dialogos.
Acho muito estranho teres melhor resultado com 4.1 que com 5.1.
Uma coisa que já reparei é que como estás a quase 6 metros de distância, a coluna central torna-se menos perceptível, sendo abafada pelas frontais que estão muito juntas face à distância que estás delas.
Eu tenho uma coluna central da klipsch e ela veio dar vida aos dialogos.
Tal como as frontais, terás de deixar fazer o break à coluna central também, principalmente porque tens drivers ainda maiores e borrachas maiores para amaciar.
 
E capaz de ser isso dá distância. Estive a ler e a comuna central e importante para off Axis. Se estiver no centro da 4.1 dizem que o 4.1 soa melhor, mas depois um metro para o lado e já n soa bem.

Talvez o facto de estar longe, na verdade o meu off Axis e bastante largo.

Não penso ter a ver com o break in mas sim com toda a tridimensional que o 4.1 me deu. Estou a ligar e desligar e a experimentar filmes EPA e parece sempre que estou a ouvir as vozes numa caixa e muito focadas. Com 4.1 as vozes fazem parte de toda o som envolvente e o pan das vozes parece ser melhor. A ver se vejo um filme com mais acção, a ver se adiciona mais detalhe.

Mas a verdade e que não me está a dar mais clareza. Ficou mais muffled, e sem ser tão definido assim que coloquei a central. Tive de aumentar os dBs da central para +3dB para ficar a ouvir definido. Mas depois parecia que as vozes estavam numa caixa ao invés de todo o palco sonoro do sound stage

Li uns artigos que referem isto mesmo. Que 4.1 e melhor mas geralmente só para uma pessoa que quem está off Axis piora logo. Creio que por estar longe, o meu off Axis estás bem estendido, já me sentei em 3 lugares e soam os 3 MT melhor em 4.1 (distância entre a L ê R de quase 3 metros)
 
Sim, para mim, a coluna central é essencial para a clareza dos diálogos. Depois, obtenho a envolvência total com as frontais e surround, mas a central é para mim fundamental em termos de conteúdos cinematográficos/séries.
 
Chegou a minha coluna Center.

No entanto, os gajos que comprei enviaram em vez da RP500C enviaram a 600C ... obviamente vou contacta-los mas provavelmente vao pedir para ficar com ela dado ser dispendioso para eles enviar de volta e outra 500C de borla. A minha pergunta e... Tendo eu 5000Fs como L e R ... ter a 600C como centro fara diferenca em termos de matching? As outras sao 5" 1/4 de woofers ao passo que este center tem 6.5" de woofers.

A 600 é melhor que a 500, nisso nao ficaste a perder. Pelo facto de ter maiores woofers, irá ter menos distorção, e o crossover interno também exigirá menos do tweeter/corneta (Que é igual em ambas)

Para dizer a verdade... nem sei se o center e assim tao necessario. Experimentei com o speaker centro, e ou ja estou habituado a estar com 4.1 actualmente, mas achei que as vozes tinham menos tridimensionais. Menos presenca. Sim com 4.1 sei que nao tem a coluna central mas a L e a R da mesma forma a ouvir musica stereo, estavam a fazer um trabalho muito bom. Achei que o som 4.1 no excerto de filme que vi, soava melhor que 5.1

Pontos previos:

Onde colocaste a central? Em cima do movel, à frente da tv? A corneta deve estar alinhada com a altura dos teus ouvidos, ou se isso não for possivel, inclinar a coluna até estar.

Definiste o crossover da central para 80/90Hz?

Estás a ver conteudos mesmo 5.1? Porque se forem stereo e puseres o upscaler dolby surround, tens a hipotese de no menu do tone, others, ligares ou não o central spread. Se estiver on as vozes saiem pelas 3 colunas frontais, se estiver off, saiem só pela central.
 
Sim pus iso tudo. Cross a 80hz em cima do móvel directamente apontado para mim. Achei pior do que sem. E sim estava a ouvir DTS HD MA e True HD ... Ha estive a ler e existe muitas opiniões equivalentes a minha a dizer o mesmo. Experimenta em 4.1 e estares mesmo no centro centro. Vou experimentar mais uns dias e ver se adapta
 
Compreendo. Eu não acho que a central seja a coluna mais importante. O Sub é muito mais.
E prefiro ter 2 boas frontais sem central, do que 2 frontais médias + central média. O meu lugar no sofá é no centro.

Por outro lado, pior não devia ficar...
Tenta colocar algo macio por baixo da coluna para não criar ressonância.
Vê se melhora.
Faz nova calibração.
 
Sim tudo isso. Continuo a achar que com a central parece o som demasiado focado. Até agora, os filmes que testei, achei a envolvência e clareza e definição muito melhores sem central.
 
Sim tudo isso. Continuo a achar que com a central parece o som demasiado focado. Até agora, os filmes que testei, achei a envolvência e clareza e definição muito melhores sem central.

Eu senti exatamente o mesmo.
Estava com 2.1 e agora passei para 5.1.

Ao início estranhei a coluna central. Parecia que tinha um som demasiado focado e "boxy". Mas depois fui-me apercebendo que na realidade comecei foi a conseguir distinguir melhor as condições em que os filmes/séries são gravados. Antes ouvir um diálogo de personagens dentro de um carro ou armazém era praticamente idêntico. Agora, qualquer nuance de gravação é muito mais percetível, e daí que em espaços fechados, como quando 2 pessoas estão a falar numa sala soe mais "fechado" do que se estiverem ao ar livre. A verdade é que filmes em 5.1, tendem a ter todo o diálogo e sons próximos dos interlocutores, a ser canalizados unicamente para o canal central. No meu caso foi uma questão de habituação. E agora quando vejo TV pela box da NOS que só faz stereo, sinto falta da clareza extra da central.
 
Última edição:
Back
Topo