[Discussão] Qual a distribuição mais user friendly?

Devido a asneira minha, basico como sou, resolvi re-instalar o Mandriva e desta vez usar o KDE (instalei os outros, mas usava sempre o Gnome)

Não é que logo de entrada funcionou tudo... efeitos todos do Beryl (só havia usado antes o Compiz), tudinho.. wireless, grafica, e a 1280x1024 num MAG CRT 17"
Só mesmo o som que cisma, da SB Live Valeu, mas reiniciei depois de uns retoques no audio e já tem som..

Está tudo uma maravilha.. e olhem que tenho o PC cheio de tralha, placas PCI, USBs aos montes.. muitos perifericos mesmo... 2 impressoras, etc.
 
É verdade, AndreAPL, nós que usamos openSUSE, acabamos por usar ferramentas alternativas. A distro é muito boa, tem uma boa comunidade PT, mas tem algumas coisas que nos fazem usar mais a consola e ferramentas alternativas...
No entanto, Mandriva One 2007 Spring, KDE, agradou-me de tal forma que até estou a ponderar instalar, em vez do openSUSE, mas a comunidade SusePT até saudades me faz, também daí não querer abandonar o openSUSE sem ter pelo menos um forte motivo... estou indeciso no que faço... detecta tudo logo de origem, efeitos 3D out-of-the-box, entre muitas outras coisas...
 
Boas.
Estou a pensar começar a deixar Windows e passar para Linux, mas não sei como começar.
Sei +/- como funciona Linux, sei que não é fazer "seguinte, seguinte" para instalar programas e sei que vou ter que usar muito o google. Mas só usei Linux através de LiveCD.
O meu pc é um portátil: 256mb de ram, Pentium4 2.4Ghz, 30Gb de disco, MobilityRadeon de 64mb (placa grafica)...
Que distribuição de Linux aconselham?
Há algum tópico para ajudar a começar em Linux, ou é melhor criar um?

Obrigado desde já
:wink:
 
se procurares encontras logo a resposta... software no linux nao é seguinte seguinte, é só carregar enter ou duplo clique e esperar um pouco :) essa ideia que tens já está desactualizada :P
se quiseres aproveitar "até ao fim" esse PC (pois é um bocadinho velho já) aconselho archlinux - vais é ter de aprender a usar a wiki dessa distro:) se queres correr isso sem problemas e com facilidade incrivel instala o ubuntu...
eu pessoalmente escolhi o ubuntu pois não complica nada.. mas se tivesse o teu computador não duvides que poria archlinux + fluxbox ou archlinux + xfce (fluxbox é mais minimalista, mas o XFCE também é bastante levezinho ao ser comparado com gnome ou KDE)
se não percebeste nada do ultimo paragrafo que escrevi, procura no google o que são o fluxbox, xfce, gnome e kde. também tens posts aqui no forum a explicar a diferença... em resumo, xfce, gnome e kde sao desktop environments (ou seja, fazem tudo: montar dispositivos externos, etc) e fluxbox é um window manager (so gere as janelas, é muito elementar, mas podes instalar outros programas com as oturas funcoes que precisares, no total acaba por pesar menos no sistema... e como só tens 256 MB de RAM)
 
Vou fazer isso CR_
Outra dúvida: formato o pc e deixo quantas partições?
Queria Windows tambem, porque o meu irmão nao deve saber trabalhar em linux... =/
 
Não precisas de formatar.... Basicamente: redimensionas a partição do windows e deixas uns gigas livres sem estarem particionados. Depois na instalação do Debian metes particionamento manual. Crias uma com vários gb (depende do que queres) ext3 montada em / e outra com 512 MB do tipo SWAP.

O instalador é parecido com este: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?topic=8948.0 mas mais simples (atenta na parte das partições e escusas de fazer uma partição para o /boot).
 
Mas quero formatar isto, para não andar aqui com lixo...
Vou ver esse site
;)

P.s:1 partiçao para windows, outra ext3 e outra SWAP, certo?

Edit: quantos GB pra windows?
10 chegam?
 
Última edição:
10 Gb chegam bem para o windows :)

Instala 1º o windows. Na instalação cria só uma partição de 10 Gb e deixa o resto livre.
 
recomendo é a deixar o debian escolher o espaço que quer (dentro do espaço das particoes eliminadas) isso é que é :)
 
Dsclpem o offtopic mas aproveito esta thread para nao abrir outra.
Eu gostava de instalar um linux em 64 bits visto k tnh um amd64 e gostava de saber se e aconselhavel? e se e melhor k um 32bits?
:kfold:
 
Dsclpem o offtopic mas aproveito esta thread para nao abrir outra.
Eu gostava de instalar um linux em 64 bits visto k tnh um amd64 e gostava de saber se e aconselhavel? e se e melhor k um 32bits?
:kfold:

Eu aconselhava-te Archlinux 64 bits, o único senão é não haver flash para 64bits (da Adobe) mas há o gnash que é gratuito. De resto não vejo grandes desvantagens.. E também podes sempre correr aplicações 32bits se quiseres, aí já controlas o problema de flash e outros que encontres..

E já há uma thread parecida http://techzonept.com/showthread.php?t=160146
 
Serve. Ethernet é muito melhor que usb. Além de teres logo net não dá tantos problemas, seja em Windows seja em Linux ;)
 
Eu aconselhava-te Archlinux 64 bits, o único senão é não haver flash para 64bits (da Adobe) mas há o gnash que é gratuito. De resto não vejo grandes desvantagens.. E também podes sempre correr aplicações 32bits se quiseres, aí já controlas o problema de flash e outros que encontres..

E já há uma thread parecida http://techzonept.com/showthread.php?t=160146

Ja vi esse, um colega meu usa mas nao curto muito, outras opçoes?
Atençao: Prefiro KDE
Instalei no vmware o mandriva one spring 2007 gostei, deste mas kero mais opçoes.
 
nunca experimentei o arch64 - só 32 - mas nao o recomendaria por estar em testes ainda... de qualquer modo se gostas de KDE o KDEmod para o arch é capaz de te agradar :)
eu poria algo do genero ubuntu/fedora/mandriva, mas como gostas de KDE exclui o ubuntu (kubuntu sux)
fedora acho que também vem com gnome por isso mandriva... nao vais arranjar mt melhor... se quiseres testa o opensuse, mas acho que vais preferir o mandriva.
 
Opensuse tenho-o no meu p3 800, e fixe mas o mandriva nao sei pk puxa-m mais, axo k e facil de usar e a meu ver mais fixe, nao sou entendido nisto de linux mas ja vou aprendendo algumas coisas.
 
Se preferes KDE e queres uma distro user friendly, experimenta o PCLinuxOS, experimentei-o uns quantos dias, visto que estava em 2º lugar no distrowatch e gostei bastante, é baseado no Mandrake/Mandriva, mas usa o APT para gerir pacotes ao invés do URPMI, trás os codecs instalados, flash e mplayer plugin, software aos montes e muito actualizado, já trás por ex. o thunderbird 2.0 e o OO 2.2, trás também o Beryl e Compiz "out of the box". É também estável (do pouco que testei) e bastante rápida.
 
Se preferes KDE e queres uma distro user friendly, experimenta o PCLinuxOS, experimentei-o uns quantos dias, visto que estava em 2º lugar no distrowatch e gostei bastante, é baseado no Mandrake/Mandriva, mas usa o APT para gerir pacotes ao invés do URPMI, trás os codecs instalados, flash e mplayer plugin, software aos montes e muito actualizado, já trás por ex. o thunderbird 2.0 e o OO 2.2, trás também o Beryl e Compiz "out of the box". É também estável (do pouco que testei) e bastante rápida.

Tou a ver o site e parece-m bm, vou sacar e experimentar primeiro no meu p3 a ver se gosto ou nao, obg por mencionar.
 
Back
Topo