Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Estou numa fase da vida que quanto mais simples e directo for jogar, melhor.
Verdade seja dita, o PC Gaming nunca foi tão simples e directo como é hoje em dia.

A esmagadora maioria dos jogos é instalar, entrar no jogo e jogar. Quem quiser ter o trabalho de optimizar os settings gráficos pode fazer, mas os jogos já escolhem os settings conforme o nosso hardware.
 
Verdade seja dita, o PC Gaming nunca foi tão simples e directo como é hoje em dia.

A esmagadora maioria dos jogos é instalar, entrar no jogo e jogar. Quem quiser ter o trabalho de optimizar os settings gráficos pode fazer, mas os jogos já escolhem os settings conforme o nosso hardware.

Os problemas são, ironicamente,os problemas. Dito isso a internet é uma coisa do caraças para isso. Basta ir ao tópico do Cyberpunk no pc gaming e ver os últimos posts para perceber que para cada problema estranho há sempre uma solução estapafúrdia.
 
Verdade seja dita, o PC Gaming nunca foi tão simples e directo como é hoje em dia.

A esmagadora maioria dos jogos é instalar, entrar no jogo e jogar. Quem quiser ter o trabalho de optimizar os settings gráficos pode fazer, mas os jogos já escolhem os settings conforme o nosso hardware.

Já para nem falar que tanto a Nvidia e a AMD dão suporte automático de settings para os jogos. Mas tudo serve para descascar. lol
 
Sinceramente não me vejo a voltar ao PC Gaming, a não ser que esta indústria leve uma volta de 180⁰. Estou numa fase da vida que quanto mais simples e directo for jogar, melhor.

Passei mais de 25 anos no PC Gaming, inclusive montei PCs de sala (ainda aqui tenho guardada a Silverstone GD09 que usei no meu último HTPC algures em 2017), por isso sei perfeitamente que é possível jogar na sala e montar PCs que se encaixem numa sala.

Mas, nunca foi a mesma coisa, o sentimento que tenho agora nas consolas é muito mais relaxado e directo no que quero fazer. O futuro o dirá, mas pessoalmente estou contente nas consolas.

Eu sou do mais preguiçoso que pode haver em termos de PC Gaming. Detesto andar a fazer configurações e settings e mexer nas entranhas do PC e apenas tenho a dizer que, para mim, o PC Gaming está maravilhosamente simples e intuitivo e sem qualquer problema de maior em termos de configurações e afins. Larguei as consolas e não penso voltar atrás. A experiência é única e muito positiva e jogo de modo completamente "couch gaming", no mesmo sítio onde sempre joguei com as consolas à distância de uma mudança de hdmi com 1 click. Longe vai o tempo em que o PC Gaming era algo complexo.

Contudo, como já o disse por mais que uma vez: cada caso é um caso e nem sempre é simples ter uma torre na sala a alimentar a TV, onde a consola é mais simples de "colocar". Mas, a experiência é (para mim), bastante superior, ao nível da performance e do que é possível debitar, estando precisamente a usufruir dessa experiência no mesmo local; no mesmo sofá e na mesma TV onde tinha as consolas. Sem complicações e sem nenhuma dor de cabeça de configuração adicional. Percebo o apelo da "simplicidade" da consola, mas não me vejo a retroceder nesse aspeto de jovem agarrado às consolas, desde sempre, passando a ser um "velhote" pc gamer, provavelmente num percurso e mudança distinta do habitual :-D
 
Aqui é exatamente a mesma situação.
O setup é o mesmo quando tinha a consola na sala. Mas também tenho de admitir que não foi tão fácil como colocar uma consola no móvel da sala. Especialmente porque tenho uma caixa Noctis 450. lol

O único ponto em que de facto dou a mão à palmatória é o price tag inicial para montar um PC.
 
Eu sou do mais preguiçoso que pode haver em termos de PC Gaming. Detesto andar a fazer configurações e settings e mexer nas entranhas do PC e apenas tenho a dizer que, para mim, o PC Gaming está maravilhosamente simples e intuitivo e sem qualquer problema de maior em termos de configurações e afins. Larguei as consolas e não penso voltar atrás. A experiência é única e muito positiva e jogo de modo completamente "couch gaming", no mesmo sítio onde sempre joguei com as consolas à distância de uma mudança de hdmi com 1 click. Longe vai o tempo em que o PC Gaming era algo complexo.

Contudo, como já o disse por mais que uma vez: cada caso é um caso e nem sempre é simples ter uma torre na sala a alimentar a TV, onde a consola é mais simples de "colocar". Mas, a experiência é (para mim), bastante superior, ao nível da performance e do que é possível debitar, estando precisamente a usufruir dessa experiência no mesmo local; no mesmo sofá e na mesma TV onde tinha as consolas. Sem complicações e sem nenhuma dor de cabeça de configuração adicional. Percebo o apelo da "simplicidade" da consola, mas não me vejo a retroceder nesse aspeto de jovem agarrado às consolas, desde sempre, passando a ser um "velhote" pc gamer, provavelmente num percurso e mudança distinta do habitual :-D
Por curiosidade, que UI estás a usar? É que sempre foi um dos pontos para mim.
 
Por curiosidade, que UI estás a usar? É que sempre foi um dos pontos para mim.

Windows 11. Ligo o hdmi da entrada onde tenho ligado o PC (por hdmi) e depois tenho um micro-teclado por BT com trackpad e sentado no sofá, escolho o jogo na store que for (GP; Epic; Steam; etc...) e entro sem complicações.

Não é tão "bonito". É um Windows 11 perfeitamente normal, mas, para mim, o que me importa é o jogo em si e não a interface que o lançou.
 
O único ponto em que de facto dou a mão à palmatória é o price tag inicial para montar um PC.

O price tag inicial, porque se fizermos bem todas as contas, não pagamos para jogar online, jogos mais baratos, promoções muito mais frequentes e agressivas, etc etc, ao final de uns anos a diferença entre o preço da consola e do PC já deve estar pago, pelo menos para alguém que consome vários jogos.
 
Já para nem falar que tanto a Nvidia e a AMD dão suporte automático de settings para os jogos. Mas tudo serve para descascar. lol

Não sei onde me viste a descascar, apenas dei a minha opinião e transmiti o meu actual estado de espirito para com este hobby dos jogos e onde me sinto melhor a jogar.

De momento sinto mais apelo pelas consolas, como em tempos o senti pelo PC, não vejo nada de mal nisso. Nem descasquei no PC para validar a minha escolha.
 
Última edição:
O price tag inicial, porque se fizermos bem todas as contas, não pagamos para jogar online, jogos mais baratos, promoções muito mais frequentes e agressivas, etc etc, ao final de uns anos a diferença entre o preço da consola e do PC já deve estar pago, pelo menos para alguém que consome vários jogos.

Num mundo com o store checker da xbox e o steamdb porquê falar de coisas como elas eram anos e anos atrás vs a realidade actual?
 
O instalar e siga não assim tão verdade para todos, principalmente com os jogos acabados de sair. Quem tem PCs recentes com boas especificações atuais sim é verdade. Se o gpu e cpu já não for muito atual vai ter que se andar a mexer um bocado nos settings. A não ser que o utilizador em questão se esteja completamente a lixar para como um jogo corre. Nesse caso está a desperdiçar uma das vantagens do pc a optimização que podemos fazer á nossa medida.
 
O price tag inicial, porque se fizermos bem todas as contas, não pagamos para jogar online, jogos mais baratos, promoções muito mais frequentes e agressivas, etc etc, ao final de uns anos a diferença entre o preço da consola e do PC já deve estar pago, pelo menos para alguém que consome vários jogos.
Quem paga o gamepass acaba por não pagar pelo online. Pelo menos eu considero que o que paguei nem os jogos paga.
 
Quem paga o gamepass acaba por não pagar pelo online. Pelo menos eu considero que o que paguei nem os jogos paga.

Sim, mas na consola és obrigado a pagar o Ultimate, e se for pelo preço tabelado, são 15€. No PC basta comprar o Gamepass PC, que fica por 10€, uma poupança de 60€ ao ano, em 7 anos (duração de uma geração), só ai dá 420€.
 
E o gaming couch? Ou vão dizer que fazer uma puxada para a sala com um cabo HDMI de 6 metros o problema se resolve? Ou o Moonlight, que requer todo um trabalho de configuração resolve tb este issue .
PC gaming é um modelo de secretária. Não é um modelo de jogo de sala.
Depende sempre de cada pessoa, para uns pode não ser viável mas eu tenho um cabo ligado à TV permanentemente e não incomoda ninguém. Desta forma jogo onde quiser.
 
O price tag inicial, porque se fizermos bem todas as contas, não pagamos para jogar online, jogos mais baratos, promoções muito mais frequentes e agressivas, etc etc, ao final de uns anos a diferença entre o preço da consola e do PC já deve estar pago, pelo menos para alguém que consome vários jogos.
O problema é que, para ao final de uns anos a diferença já estar paga, não podes fazer um investimento demasiado alto e ao fazeres isso, ao fim de alguns anos tens de começar a fazer upgrades ao PC.

De há uns largos anos a esta parte que estou do lado das consolas, muito pelo comodismo, mas essencialmente pela parte económica e desde de que mudei para a Xbox, esse último fator tornou-se ainda mais evidente.

Já ponderei algumas vezes trocar para PC, mas pelas "chatices" e pelo investimento, para já está fora de questão. Não quer dizer no entanto que no futuro não aconteça...
 
O price tag inicial, porque se fizermos bem todas as contas, não pagamos para jogar online, jogos mais baratos, promoções muito mais frequentes e agressivas, etc etc, ao final de uns anos a diferença entre o preço da consola e do PC já deve estar pago, pelo menos para alguém que consome vários jogos.

Concordo.

Eu vejo basicamente estas 3 soluções:

Playstation 5 -> De longe, para mim, a pior solução. Tem os melhores exclusivos (que saem quantos por ano? 1? 2?) mas vale só por isso. Uma Playstation 5 custa 500€ + 10 jogos a uma média de 50€ cada são mais 500€ em cima. 20 jogos, já vamos em 1500€ no total. É sempre a "somar".

Xbox Series S/X -> Para quem não quer mesmo PC´s, penso ser a melhor solução com o combo do Game Pass. Centenas de jogos, muitos deles AAA e recentes. É uma fartura. Caso queiram jogar coisas que não estejam no Game Pass, pronto.... É entrar no mesmo sistema da PS5.
Nota final para as consolas: Estão na grande maioria limitadas aos 30FPS. Não é preciso dizer mais nada. (:puke: )

PC -> Investimento "maior", mas retorno maior quer em biblioteca de jogos quer em qualidade no gameplay (+60FPS). Tanto se fala aqui em valores... já experimentaram ir por exemplo ao OLX? Ainda há pouco tempo vi 3070´s por 200 e poucos euros.... Com ginástica acredito ser possível fazer por exemplo uma torre por ~500€ que mata qualquer PS5 ou Xbox (de longe...). Se querem jogar pelo seguro, é comprar um monitor 24" FHD (1920x1080 para uma 3070 é a dormir) com 144hz por exemplo (uns 100€ para aí), rato e teclado (50€) e está feito. Depois é usufruir de jogos muito mais baratos (sites de keys), gameplay MUITO melhor e outros mundos que não posso falar neste fórum mas que toda a gente sabe.

O que eu vejo do pessoal das consolas, e conheço alguns, é que passam mais tempo no Youtube a ver os outros a jogar do que eles a jogar... porque s€rá?
 
Com ginástica acredito ser possível fazer por exemplo uma torre por ~500€ que mata qualquer PS5 ou Xbox.
Diz-me lá onde é que arranjas PC gaming a 500€ que durem 5 anos sem mais investimentos e que corram qualquer jogo que saia numa consola. É para um amigo...

Que a plataforma PC é a mais versátil, aquela que permite maior qualidade e uma maior compatibilidade com acessórios e afins, tudo muito certo.
Agora, duvido que, desde o lançamento da SX todo o dinheiro que gastei na consola, em jogos e em periféricos dessem para comprar um PC em condições para os 5 anos, período em que duvido que vá investir em novamente hardware (upgrade nova consola).

Por isso, é como tudo na vida... quer-se mais qualidade? Tudo certo. Paga-se é (e bem) por isso.
 
Embora não sendo igual nem tendo a mesma qualidade do Gamepass também se pode subscrever o Plus extra e ter acesso a um vasto leque de jogos, e alguns exclusivos também.
 
E uma consola moderna é para ser jogada em 1080p?

O teu standard de imagem é bem baixo, mas alguém que compra gráficas e/ou consolas modernas não anda a comprar para jogar num monitor com standards de uma década atrás…
 
Back
Topo