Domótica "Low Cost" (e não só...)

É aqui que discordamos. Eu já consigo entrar no meu carro porque ele detecta a proximidade da chave, já entro no prédio com o código, e só na porcaria da minha porta é que tenho de andar a esforçar-me para pescar a chave do bolso.
Na minha opinião não é comparável.
O risco em cada um dos casos não é comparável.
Estás coisas têm sempre o binómio facilidade de utilização versus risco associado. E é isso que cada um tem que pesar.
O facto de não ter que andar à procura da chave no bolso é superior ao risco de ter a porta aberta à Internet?
Na minha opinião, não.
 
Na minha opinião não é comparável.
O risco em cada um dos casos não é comparável.
Estás coisas têm sempre o binómio facilidade de utilização versus risco associado. E é isso que cada um tem que pesar.
O facto de não ter que andar à procura da chave no bolso é superior ao risco de ter a porta aberta à Internet?
Na minha opinião, não.
Porquê à internet? Não pode ser local?
 
A não ser que se liguem a alguma cloud, como os produtos da Xiaomi, sim não estão.

E em ultimo caso sim, é segmentar bem a rede é aumentar a segurança com autenticação radius, que deve ser o que queres dizer com "uma rede wireless fechada e sem acesso exterior".

O que não invalida que alguém localmente não se possa aproveitar de algum bug nestas fechaduras ou na rede, e entrar em tua casa.
 
Acho que estão a confundir conceitos, aqui no escritório temos uma fechadura que aproximando o cartão ela abre, isso para mim não é inteligente.

Inteligente para mim pressupõe que a consegues gerir a distância e criar condições que a operam, ora para isso tem que estar ligada à net, e não acho isso seguro.
Uma fechadura ligada a uma rede fechado ao exterior (e para mim isso é uma rede completamente isolada da internet), não permite grande funcionalidade e não é para mim inteligente.

Quanto à Xiaomi, conhecendo os produtos deles, tenho 99% de certeza que para funcionar tem que estar ligada ao servidor deles.
 
Acho que estão a confundir conceitos, aqui no escritório temos uma fechadura que aproximando o cartão ela abre, isso para mim não é inteligente.

Inteligente para mim pressupõe que a consegues gerir a distância e criar condições que a operam, ora para isso tem que estar ligada à net, e não acho isso seguro.
Uma fechadura ligada a uma rede fechado ao exterior (e para mim isso é uma rede completamente isolada da internet), não permite grande funcionalidade e não é para mim inteligente.

Quanto à Xiaomi, conhecendo os produtos deles, tenho 99% de certeza que para funcionar tem que estar ligada ao servidor deles.
Exactamente
 
Acho que estão a confundir conceitos, aqui no escritório temos uma fechadura que aproximando o cartão ela abre, isso para mim não é inteligente.

Inteligente para mim pressupõe que a consegues gerir a distância e criar condições que a operam, ora para isso tem que estar ligada à net, e não acho isso seguro.
Uma fechadura ligada a uma rede fechado ao exterior (e para mim isso é uma rede completamente isolada da internet), não permite grande funcionalidade e não é para mim inteligente.

Quanto à Xiaomi, conhecendo os produtos deles, tenho 99% de certeza que para funcionar tem que estar ligada ao servidor deles.


Basta usares uma aplicação como o home-assistant/domoticz/openhab a correr localmente num PC/rPi na tua rede local, e já consegues que a fechadura interaja com os restantes devices de tua casa e telemóveis que definas ou pulseiras bluetooth ou o que seja. É tudo umq questão de imaginação. Não vejo porque precise de estar ligada à internet para ser inteligente.

Mas sim, se for xiaomi é quase certo que vá à cloud deles. Se até o aspirador envia a planta da casa para os gajos... No entanto também poderás bloquear isso com uma firewall, talvez mesmo no router.
 
Eu planeio meter esta fechadura numa casa de férias que tenho onde de vez em quando vão outras pessoas. Assim evita-se o estar a dar e receber fisicamente a chave à pessoa (que muitas vezes não são próximas) e poupa-se essa dor de cabeça.
 
Após ler bastantes comentários, faço uma pergunta... É mais seguro arrombarem a porta e levarem a minha casa às costas ou ter uma "Smart Lock" da Xiaomi (que só por acaso é uma marca de tecnologia sensacional) e, caso entrem, eu tenho notificações, sms, e e-mails com vídeos do que se está a passar?
 
Após ler bastantes comentários, faço uma pergunta... É mais seguro arrombarem a porta e levarem a minha casa às costas ou ter uma "Smart Lock" da Xiaomi (que só por acaso é uma marca de tecnologia sensacional) e, caso entrem, eu tenho notificações, sms, e e-mails com vídeos do que se está a passar?
Tu podes ter essas notificações todas e esse controlo todo, sem uma fechadura inteligente. Não é por aí.
 
Tu podes ter essas notificações todas e esse controlo todo, sem uma fechadura inteligente. Não é por aí.

Precisamente... Mas não tinha essas e outras vantagens se tivesse "medo" de inovar. Entendo ter precauções, mas não devemos ser extremamente preocupados com a privacidade e ou segurança, caso contrário não avançamos. Obviamente, é só o meu ponto de vista
 
Precisamente... Mas não tinha essas e outras vantagens se tivesse "medo" de inovar. Entendo ter precauções, mas não devemos ser extremamente preocupados com a privacidade e ou segurança, caso contrário não avançamos. Obviamente, é só o meu ponto de vista
Lógico que não. E é por isso que ando sempre ligado à net e tenho alguma automação em casa.
Outra coisa é deixar a minha porta da rua vulnerável.
Eu posso andar na rua sem ter medo de morrer ou que o céu me caia em cima da cabeça, mas não vou saltar de uma janela convencido que sou imortal.
Uma coisa é ser extremamente preocupado outra é ser extremamente despreocupado.
 
Última edição:
Acho que estão a confundir conceitos, aqui no escritório temos uma fechadura que aproximando o cartão ela abre, isso para mim não é inteligente.

Inteligente para mim pressupõe que a consegues gerir a distância e criar condições que a operam, ora para isso tem que estar ligada à net, e não acho isso seguro.
Uma fechadura ligada a uma rede fechado ao exterior (e para mim isso é uma rede completamente isolada da internet), não permite grande funcionalidade e não é para mim inteligente.

Quanto à Xiaomi, conhecendo os produtos deles, tenho 99% de certeza que para funcionar tem que estar ligada ao servidor deles.

Acho que tens ai um erro. Como sabes que essa fechadura não e inteligente? Como dizes e bem ela abre ao passares um cartão (especifico, digo eu) se passares um outro cartão, o de um banco por ex ele não te vai dar acesso, logo ela tem um software de gestão (já por ai tem inteligência) depois se não tiver abertura remota e por "falha" do software de gestão, mas isso não quer dizer que não pode ser feito. (O mais certo é fazer o que dizes mas não teres conhecimento, a não ser que trabalhes na área).
 
Acho que tens ai um erro. Como sabes que essa fechadura não e inteligente? Como dizes e bem ela abre ao passares um cartão (especifico, digo eu) se passares um outro cartão, o de um banco por ex ele não te vai dar acesso, logo ela tem um software de gestão (já por ai tem inteligência) depois se não tiver abertura remota e por "falha" do software de gestão, mas isso não quer dizer que não pode ser feito. (O mais certo é fazer o que dizes mas não teres conhecimento, a não ser que trabalhes na área).
O que ele quis dizer e acho que se entende é que uma fechadura inteligente pressupõe uma ligação à net e que isso é uma insegurança. E se há casos em que essa insegurança é aceitável e faz parte do progresso, para a porta da rua de casa, na minha opinião, não é. É um risco desnecessário.
Mas são opiniões pessoais.
Também há quem ande a abrir na cidade ou ande a 200 na autoestrada, convencidos que são imortais, até ao dia em que fiquem paraplégicos ou matem uma criança num acidente. Mais uma vez são riscos desnecessários.
 
Última edição:
Após ler bastantes comentários, faço uma pergunta... É mais seguro arrombarem a porta e levarem a minha casa às costas ou ter uma "Smart Lock" da Xiaomi (que só por acaso é uma marca de tecnologia sensacional) e, caso entrem, eu tenho notificações, sms, e e-mails com vídeos do que se está a passar?

Se te cortarem a internet esquece lá as notificações.

Além disso se tiveres um seguro contra roubos e te Hackear a porta, vais ficar a ver navios porque a seguradora vai-se por de fora.
 
Back
Topo