Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas pessoal,

Tenho lido alguns topicos sobre domotica, e continuo com varias duvidas pois á diversos equipamentos.
O meu objectivo é aos poucos tornar a casa "smart", comprando as coisas por fases.

O que gostaria é:
- Detenção de intrusão,
- Camera de vigilância,
- Controlo das luzes,
- Controlo de Ar Condicionado,
- Controlo das persianas eléctricas,
- ...

Para estas funções o kit da xiaomi serve? Posso adicionar acessórios de outras marcas posteriormente e ter a devida compatibilidade?


Boas, resumindo meu desejo vai ser +- isto que este membro mencionou e ficou sem resposta. Numa 1 fase seraim luzes e interruptores, posteriormente o resto. Informo que tenho a moradia em remodelação e mudar as caixas de derivação poderão ser uma opção. Tendo já adquirido o Kit xiaomi , penso que adiantei alguma coisa, mas garantidamente que preciso de muita ajuda pois tenho muitas duvisa, sobre n temas, home assistant, alexa etc, mas agr vou começar pelos interruptores mas se alguem tiver disponibilidade7paciençia para ajudar agradeço.

Cpts

Obg
 
Vou usar o nano switch da aeotec. são caros mas valem o preço, principalmente para quem não quer ter uma casa antiga reabilitada e interruptores ultra-modernos.
o meu hub vai ser um smartthings, apanhei um há uns tempos por 50€ e aproveitei
 
Os interruptores da xiaomi são do mais simples que há.
Também não gosto daqueles com ar futurista mas estes são bem simples e "casam" bem com qualquer decoração.
 


#1425 Hoje às 01:54
_RR_ disse:
Boas pessoal,

Tenho lido alguns topicos sobre domotica, e continuo com varias duvidas pois á diversos equipamentos.
O meu objectivo é aos poucos tornar a casa "smart", comprando as coisas por fases.

O que gostaria é:
- Detenção de intrusão,
- Camera de vigilância,
- Controlo das luzes,
- Controlo de Ar Condicionado,
- Controlo das persianas eléctricas,
- ...

Para estas funções o kit da xiaomi serve? Posso adicionar acessórios de outras marcas posteriormente e ter a devida compatibilidade?

Boas, resumindo meu desejo vai ser +- isto que este membro mencionou e ficou sem resposta. Numa 1 fase seraim luzes e interruptores, posteriormente o resto. Informo que tenho a moradia em remodelação e mudar as caixas de derivação poderão ser uma opção. Tendo já adquirido o Kit xiaomi , penso que adiantei alguma coisa, mas garantidamente que preciso de muita ajuda pois tenho muitas duvidas, sobre n temas, home assistant, alexa etc, mas agr vou começar pelos interruptores mas se alguém tiver disponibilidade e paciençia para ajudar agradeço.

Cpts

Obg
 
Como prometido fica aqui a bricolage para enfiar um Xiaomi Zigbee switch nas caixas redondas que tenho em casa:

Este interruptor na cozinha é de 2 botões mas como só uso um deles mandei vir um switch de um botão apenas. Por acaso até tenho o fio neutro ali mas este interruptor não necessita de neutro.

2u7vdq1.jpg


Pensei que fosse maior e que teria que "escavar" mais mas a diferença já não era muita

2rzb694.jpg


Comecei por cortar os cantos da caixa de baixo e desbastar um bocado com o berbequim a ver se era suficiente.

24cdu7r.jpg


Mas cedo percebi que não era suficiente. Inicialmente pensava que ia conseguir aparafusar o interruptor na caixa mas como não ia dar resolvi tirar tudo menos o fundo da caixa.

70yvz6.jpg


Com mais algum desbaste lá entrou. Como ficou tão justo praticamente fica seguro por ele próprio. Mas meti um bocado de cola quente para o fixar.

2hezo5v.jpg


Resultado final

9up56a.jpg



Já mandei vir mais 2. Estão em promo na GB. Pelo preço dos nano switches das marcas conhecidas (Aeotec etc) mando vir 2 switches destes.
 
Como prometido fica aqui a bricolage para enfiar um Xiaomi Zigbee switch nas caixas redondas que tenho em casa:

Este interruptor na cozinha é de 2 botões mas como só uso um deles mandei vir um switch de um botão apenas. Por acaso até tenho o fio neutro ali mas este interruptor não necessita de neutro.

2u7vdq1.jpg


Pensei que fosse maior e que teria que "escavar" mais mas a diferença já não era muita

2rzb694.jpg


Comecei por cortar os cantos da caixa de baixo e desbastar um bocado com o berbequim a ver se era suficiente.

24cdu7r.jpg


Mas cedo percebi que não era suficiente. Inicialmente pensava que ia conseguir aparafusar o interruptor na caixa mas como não ia dar resolvi tirar tudo menos o fundo da caixa.

70yvz6.jpg


Com mais algum desbaste lá entrou. Como ficou tão justo praticamente fica seguro por ele próprio. Mas meti um bocado de cola quente para o fixar.

2hezo5v.jpg


Resultado final

9up56a.jpg



Já mandei vir mais 2. Estão em promo na GB. Pelo preço dos nano switches das marcas conhecidas (Aeotec etc) mando vir 2 switches destes.
Podes postar o link por favor? Quantos fios necessita de ter isto para funcionar? Obrigado, cumprimentos
 
Para um switch de um botão precisas de 2 fios, o preto (L) e o castanho (L1) Para 2 botões é necessário mais 1 castanho.

Acho que posso por o link pq é de uma loja que patrocina. (Caso contrário podem remover)

https://www.*****.com/alarm-systems/pp_625774.html

(Atenção que isto pressupões que existe o hub Xiaomi para comunicar via ZigBee)
 
Para um switch de um botão precisas de 2 fios, o preto (L) e o castanho (L1) Para 2 botões é necessário mais 1 castanho.

Acho que posso por o link pq é de uma loja que patrocina. (Caso contrário podem remover)

https://www.*****.com/alarm-systems/pp_625774.html

(Atenção que isto pressupões que existe o hub Xiaomi para comunicar via ZigBee)
Antes de mais nada obrigado, o que eu pretendia era substituir as lâmpadas gu10 Led e interruptores normais por sistemas deste tipo e em todas as tomadas tenho um botão e dois fios, um azul e um castanho onde por exemplo me fazem acender 6 lâmpadas no teto, podias exemplificar aqui o que necessito de ter para mudar? Obrigado
 
Antes de mais nada obrigado, o que eu pretendia era substituir as lâmpadas gu10 Led e interruptores normais por sistemas deste tipo e em todas as tomadas tenho um botão e dois fios, um azul e um castanho onde por exemplo me fazem acender 6 lâmpadas no teto, podias exemplificar aqui o que necessito de ter para mudar? Obrigado


Não percebi, queres substituir as lampadas ou os interruptores?
 
Boas,

Chegou me hoje o kit da xiaomi, contudo ainda não o consegui por a funcionar. Instalei a app Mi Home, e após algumas tentativas lá consegui emparelhar os dispositivos todos. Mas sempre que tento abrir o gateway na App, volta a fechar e não consigo configurar nada na gateway. Ja tentei no meu honnor 8 e num asus zenphone. Que soluções há para isto?
 
Back
Topo