Xbox Dragon Age: Origins (RPG, Bioware)

Nas consolas não há a câmara isométrica como no Baldur's Gate mas o combate não deixa de ser bastante táctico.

Para já controlas uma party (embora nas consolas só dê para usar um de cada vez) e depois só precisas de clicar uma vez para o personagem atacar até nova ordem (nada de espancar o botão esquerdo do rato até ficar com uma tendinite).
Além disso, o grande trunfo do jogo consiste na narrativa com bastantes decisões que podem mudar drasticamente o desenrolar do jogo. E as personagens que recrutas para a party são munidas de personalidades bem vincadas e serão bastante interventivas ao longo do jogo, chegando mesmo a virar-se contra ti caso os chateies muito.

Continua a parecer um hack 'n slash acéfalo?


P.S.: Se queres uma experiência o mais próximo possível do Baldur's Gate é melhor pensares na versão PC.
 
os videos que vi, deu-me ideia de gameplay estilo WoW, o que me desagradou completamente.
gosto deste tipo de jogo, em que se pode pausar, pensar e dar ordens.
atacar com espada, invocar uma magia, usar uma poção, era a isso que me referia.
se calhar vi os videos muito à pressa ou não prestei a devida atenção.

de qualquer das formas, aquela vista isométrica, com aquela hud era mesmo o que eu queria. e a versão pc não é viável. comprei a xbox de forma a deixar de actualizar constantemente o pc
 
Tenho andado bem longe das novidades sobre este jogo, e vinha tirar umas dúvidas visto ser um completo n00b em jogos deste estilo tão específico. Tendo em conta que, como alguns, já não tenho paciência/pachorra para andar a brincar aos upgrades, a minha escolha recai sobre a versão Xbox 360.

O último trailer que o Sephiroth_zer0 colocou cheira a épico por todos os lados 8|. Dos vídeos que foram colocados, a diferença entre essas 2 perspectivas é a que está "mais" presente neste vídeo?

-> Combat Video (antigo eu sei)

Por exemplo, no minuto 0:16 (PC apenas?) e depois em 0:21 (consola)? Basicamente, teremos uma menor noção da posição das personagens/inimigos no ecrã/batalha a decorrer?

E também para aqueles que estão dentro do assunto, a história/desenrolar dos upgrades da personagem/skills/progresso em dungeons/mundo é em si, semelhante à do Baldur's Gate: Dark Alliance? Pela simples razão de que vi recentemente uma playthrough (amigo meu) desse jogo e pareceu-me muito bem nesses aspectos (jogabilidade à parte claro)

PS: Excelente 1º post diga-se, com os vídeos actualizados é mais rápido de se ver mais em menos tempo.


Para finalizar, faço a mesma pergunta que foi feita uns posts atrás, há alguma demo planeada ou já foi colocada de parte essa hipótese?
 
Última edição:
Quanto a parte do demo, muito sinceramente dúvido, aliás pelos foruns que ando nunca ouvi sequer ser mencionada a hipotese de um demo. Quanto a parte das semelhanças com Baldur's gate não faço ideia porque nunca o joguei :P mas sendo que é referido com o sucessor espiritual...

Also para quem quiser tem aqui a hands on do jogo pela Eurogamer.
 
Última edição:
E também para aqueles que estão dentro do assunto, a história/desenrolar dos upgrades da personagem/skills/progresso em dungeons/mundo é em si, semelhante à do Baldur's Gate: Dark Alliance? Pela simples razão de que vi recentemente uma playthrough (amigo meu) desse jogo e pareceu-me muito bem nesses aspectos (jogabilidade à parte claro)
nunca joguei nenhum Dark Alliance, mas considerando que os jogos Dark Alliance nada tem a haver (completamente distinto) com os Baldur's Gate da Bioware, é provavel que seja bem diferente.

os videos que vi, deu-me ideia de gameplay estilo WoW, o que me desagradou completamente.
que queres dizer com estilo WoW? do que entendi podes jogar o jogo de variadas formas, sendo uma delas estilo WoW, mas tambem podes jogar de outra forma.
 
Quanto a parte do demo, muito sinceramente dúvido, aliás pelos foruns que ando nunca ouvi sequer ser mencionada a hipotese de um demo. Quanto a parte das semelhanças com Baldur's gate não faço ideia porque nunca o joguei :P mas sendo que é referido com o sucessor espiritual...

Also para quem quiser tem aqui a hands on do jogo pela Eurogamer.

E para não falar de que não falta assim tanto para o jogo sair :( Terei de ver opiniões sobre o mesmo.
Vou ver o que é dito sobre o mesmo nesse hands-on da Eurogamer, porque torna-se complicado entrar às cegas num género quase desconhecido.


Obrigado pelo esclarecimento Crrash, terei de estudar a situação então.
 
Dos vídeos que foram colocados, a diferença entre essas 2 perspectivas é a que está "mais" presente neste vídeo?

-> Combat Video (antigo eu sei)

Por exemplo, no minuto 0:16 (PC apenas?) e depois em 0:21 (consola)? Basicamente, teremos uma menor noção da posição das personagens/inimigos no ecrã/batalha a decorrer?

Este vídeo retrata exactamente o tipo de visão usada nas consolas. Lá mais para o fim também dá para ver que se pode mudar a personagem a controlar num instante. Algo que não é mostrado é a possibilidade de pausar a acção sendo possível controlar as 4 personagens mais eficazmente. De notar, no entanto, que é perfeitamente fazível controlar apenas um tipo e deixar os outros 3 sob o controlo da AI.


E também para aqueles que estão dentro do assunto, a história/desenrolar dos upgrades da personagem/skills/progresso em dungeons/mundo é em si, semelhante à do Baldur's Gate: Dark Alliance? Pela simples razão de que vi recentemente uma playthrough (amigo meu) desse jogo e pareceu-me muito bem nesses aspectos (jogabilidade à parte claro)

Em relação a essas questões devo dizer que estava a completar um mega testamento quando o Firefox crashou e infelizmente quando fiz a recuperação tudo o que estava na caixa de texto foi pelos porcos. :(
Com isso em mente desta feita vou ter de ter enviar para a Wiki oficiosa do jogo no que diz respeito a atributos/Skills/Talents/Spells.
Basicamente os atributos definem coisas como os Health Points/Mana/Stamina, ataque base, armadura base, resistência física e mental e por aí fora. Os Skills são capacidades extra-combate como por exemplo roubar, criar veneno ou intimidar/persuadir pessoas.
Os Talents são ataques especiais dos Warriors e Rogues e consomem Stamina, já os Spells são os ataques especiais dos Mages e consomem Mana. A progressão dos Talents/Spells funciona um pouco como o WoW. Por exemplo, imagina que escolheste um Mage e pretendes dedicar-te à família de Primal spells, mais precisamente a linha de spells de frio:
Spellconecoldgrid.jpg

Para poderes escolher o 3º spell (Cone of Cold) terás de ter escolhido os outros 2 anteriores (Winter's Grasp e Frost Weapons).


A movimentação no mundo é quase igual aos jRPGs. Andas por uma cidade controlando a personagem com o analógico esquerdo (os outros 3 seguem-no) e é possível falar com NPCs (onde se escolhe as respostas a dar) e entrar em casas/castelos/etc. O combate é automaticamente iniciado quando te aproximas de personagens hostis.
Quando sais da cidade/área é que fica um pouco diferente: em vez de andares a vaguear pelo mapa mundo, aparece um ecrã de um mapa com várias zonas. Apenas tens de escolher a zona para onde queres ir e após um ecrã de loading estarás lá. No entanto existe a possibilidade de seres atacado ou teres um encontro especial durante a viagem.
 
Overview Interview HD

Sinceramente mal posso esperar pelo dia que este jogo saia...

Impressive! Gostei da abordagem positiva e o sentimento que o homem quis transmitir. Conteúdo parece não faltar, e para quem gosta de explorar a fundo os jogos parece ser um jogo mesmo em conta ;)


Este vídeo retrata exactamente o tipo de visão usada nas consolas. Lá mais para o fim também dá para ver que se pode mudar a personagem a controlar num instante. Algo que não é mostrado é a possibilidade de pausar a acção sendo possível controlar as 4 personagens mais eficazmente. De notar, no entanto, que é perfeitamente fazível controlar apenas um tipo e deixar os outros 3 sob o controlo da AI.

Cheira-me que vou pausar mais vezes o jogo, por alguma razão prefiro os jogos mais parados (RPGs de estratégia). Por vezes não confio muito na AI para fazer o seu trabalho :002:



Em relação a essas questões devo dizer que estava a completar um mega testamento quando o Firefox crashou e infelizmente quando fiz a recuperação tudo o que estava na caixa de texto foi pelos porcos. :(
Com isso em mente desta feita vou ter de ter enviar para a Wiki oficiosa do jogo no que diz respeito a atributos/Skills/Talents/Spells.
Basicamente os atributos definem coisas como os Health Points/Mana/Stamina, ataque base, armadura base, resistência física e mental e por aí fora. Os Skills são capacidades extra-combate como por exemplo roubar, criar veneno ou intimidar/persuadir pessoas.
Os Talents são ataques especiais dos Warriors e Rogues e consomem Stamina, já os Spells são os ataques especiais dos Mages e consomem Mana. A progressão dos Talents/Spells funciona um pouco como o WoW. Por exemplo, imagina que escolheste um Mage e pretendes dedicar-te à família de Primal spells, mais precisamente a linha de spells de frio:
Spellconecoldgrid.jpg

Para poderes escolher o 3º spell (Cone of Cold) terás de ter escolhido os outros 2 anteriores (Winter's Grasp e Frost Weapons).

Aconteceu logo na pior altura! Já tivesse esse problema com o Firefox, nomeadamente a fazer tópicos retro ou reviews.. nada agradável. :'(

Quanto ao sistema por detrás do jogo já estou bastante esclarecido com a explicação e esses links. Decididamente há muita coisa para brincar e criar personagens com características próprias.
Deste modo, facilmente é criado um jogo que a repetição do mesmo será sempre agradável.

Tive a ver a quantidade e a evolução das Skills e Talentos e não me posso queixar do que vi não :D
Em relação ao movimento no mundo, nada a apontar até porque, pelo que s etem visto o jogo é bastante rico em diversidade.

Com alguma pena diga-se, vou simplesmente apostar na edição normal porque este fim de ano e ínicio do próximo vai estar atarefado com tanto jogo para comprar :(
 
Nem de propósito, parece que a GiantBomb soube das dúvidas na ZWAME e lançou um vídeo de cerca de 20 minutos dedicado à versão 360 do jogo. Acompanha alguns momentos do início da origem Dwarf Noble.

Sinceramente, este jogo tornou-se dos jogos mais esperados para este fim de ano e com o passar do tempo ainda vou ficando com mais vontade de o jogar. Anyway fiquei muito satisfeito pelo facto da bioware se ter esforçado para que as versões de consola fiquem igualmente boas, comparativamente a do PC, acho que fizeram um bom trabalho.
 
ok, admito que aquele vídeo acima de 1:34 já me agradou bastante mais.
tal como o Eagle_Eye, gosto de jogos de estratégia mais ponderada, também devo pausar o jogo mais vezes que no vídeo ;)
 
Review NowGamer: 9.4

Uma boa leitura em que tecem bastantes elogios ao jogo tendo apenas a pontuação dos gráficos destoado do resto, mas ainda assim fico contente por este jogo ser mais que hype e realmente se traduzir noutro grande trabalho da bioware.
 
De facto gostei bastante das coisas que foram ditas, especialmente sobre as personagens e as consequências das nossas acções, que aparentam ser mais do que muitas. Uma excelente nota para começar! :)
 
Nao tenho conseguido acompanhar muito o jogo, a versao xbox sempre ficou sem a visao isometrica? Ou está igual ao pc?

Uns posts atrás ainda nesta página está a resposta a essa pergunta. Mas como sou simpático (;)) digo-te já que a resposta é não.
Para manter o mesmo conteúdo que a versão PC (que é enorme, convém dizer) teve-se de fazer alguns sacrifícios na versão para as consolas. Um passou por usar texturas de menor resolução e outro foi precisamente cortar a visão isométrica (mostrar várias personagens no ecrã ao mesmo tempo consome imensos recursos).

Embora vá optar pela versão 360 (o meu PC está obsoleto) não me farto de frisar que se tiverem um bom computador não hesitem em apostar na versão PC.

-----------

Aproveito para dizer que fiz umas alterações no 1º post: coloquei imagens que são efectivamente da versão 360 e acrescentei informação sobre as origens e respectivos trailers.
Relembro também que no 2º post têm uma imagem com o esquema de controlo da versão 360 e uma nota em negrito que não há visão isométrica.
 
Back
Topo