Duvidas em Linux suse 9.3

destr0yer disse:
fazendo o mount do disco pela comand line ele já aparece, mas quando fiz um reboot tive que fazer mount denovo :sad: não tem como meter permanente?

Para isso tens que editar o ficheiro /etc/fstab como root. Dá uma olhada pelos outras entradas (linhas). O formato é, se não me engano:

/dev/<tipo> /<mounting point> <filesystem> <opções de montagem>

Exemplo:
/dev/hda2 / reiserfs acl,user_xattr 1 1

Para mais info, google it!

destr0yer disse:
Depois tipo as outras partições estão em /windows/D/ e /windows/C/ como meto ai o disco de 2000, tipo /windows/F/ ???

Não percebi esta, sorry :(.

destr0yer disse:
O suse mete como leitor de musica o amar0k (acho que é assim que se escreve) mas mesmo colocando uma mp3 lá ele não reproduz :sad:

Como posso reproduzir divx & cia :D ???

O grande problema do Suse :(, multimédia. Out-of-the-box, só o Real Player lê MP3.

Para as restantes aplicações lerem MP3, vai ao Yast->Actualizações e saca as Multimédia Packages. São 4 ao todo.
Depois disso, qualquer aplicação já lê os MP3.

Para o DivX, vi um bom site a explicar de uma forma simples a intalação dos players e codec's, problem free :).
Infelizmente, tenho que voltar ao google para procurar isso :(. Se descobrir algo digo.


destr0yer disse:
o moden USB é detectado na parte onde ficam os dispositivos USB, pois pois era bom se desse para por ele a trabalhar :P

É so arranjar os drivers :D.

destr0yer disse:
PS2: um gajo habituado ao windoze fica meio perdido com a forma que o linux tem os ficheiros :sad: E depois pena uns comandos de teclado não bulirem :( (CUT, COPY, PASTE, alt+ tab para ir ao desktop, etc, estes comuns )

Isso dos ficheiros demora um bocado a perceber, mas depressa te abituas.

Quanto aos atalhos, vejo-me a fazer os atalhos do Linux em windows, de tão abituado que estou a estes :P.
 
Alguem podia me explicar como por o linux com o os ficheiros do windows daquela forma que ele mete:

\windows\D
\windows\E

Como posso renomear as mesmas??

para tipo "\windows\Documentos"
 
Última edição:
Acho que com o particionado do Yast consegues fazer isso!

Mas, e para teres a certeza, podes sempre editar o /etc/fstab e na linha one está o /windows/C ou D mudas para a pasta que quiseres.

Mas lembra-te que a pasta deve existir antes de fazeres um destes dois.
 
Uma coisa, qual é o equivalente ao "task manager" no suse? (ou seja, ver os "processos" a correr, memória utilizada, swap, % de uso de cpu, etc)

Os drivers da ATI, apesar de ser *.rum (ou seja era suposto clicar e tá a andar), mas não dá... :'(

Entretanto tirei do site da ATI a instalação e depois experimento ;)
 
Pois eu estou indeciso em usar o de 64 bits, correndo o risco de ser instavel.... e do raid... tenho 2 discos hitachi sataII em raid0.
Tentei instalar o ubuntu de 64 bits, ele reconheçe os 2 discos... mas depois falta os tomates para fazer o resto lol por isso deixo me estar quieto e compro outro disco para por o linux...
 
Pois eu meti noutro disco :002:

Alguem sabe se Suse 9.3 já tráz com ele o "O interpretador ocaml "
resposta urgente, visto que é coisa de faculdade
??
 
Uma coisa, qual é o equivalente ao "task manager" no suse? (ou seja, ver os "processos" a correr, memória utilizada, swap, % de uso de cpu, etc)

Abres um terminal e escreves "top". Não te assustes se a tua memóra Ram estiver toda a ser utilizada, é perfeitamente normal, pois tem haver com a gestão de memória do kernel. Don't worry. :)
 
destr0yer disse:
Pois eu meti noutro disco :002:

Alguem sabe se Suse 9.3 já tráz com ele o "O interpretador ocaml "
resposta urgente, visto que é coisa de faculdade
??

Cheira me que vais ter linguagens de programação 1 na fct, somos 2! Experimenta ver nos packages do Suse senao vais a pagina de lp1, que tá lá o software para sacares....

Cumps
 
Xik0 disse:
Abres um terminal e escreves "top". Não te assustes se a tua memóra Ram estiver toda a ser utilizada, é perfeitamente normal, pois tem haver com a gestão de memória do kernel. Don't worry. :)
Achei isto ao navegar por ele, está em system/monitor/

De facto tinha 300 megas livres 8o 8o 8o

HeadUp disse:
Cheira me que vais ter linguagens de programação 1 na fct, somos 2! Experimenta ver nos packages do Suse senao vais a pagina de lp1, que tá lá o software para sacares....
Já agora "terminal" = consola?

o comando para navegar entre as pastas não é o clássico CD, ao tentar fazer cd /home/God não aceitou (e é assim que aparece no konqueror)

Cumps
Acertaste NA MOSCA :009:

Bem, nos packages do Suse não tinha nada, vou sakar na pag da faculdade e siga...

Alguem conseguiu instalar o driver da nvidia? :( andei a atinar com aquilo e nada :mad:
 
Última edição:
destr0yer disse:
Uma coisa, qual é o equivalente ao "task manager" no suse? (ou seja, ver os "processos" a correr, memória utilizada, swap, % de uso de cpu, etc)

Se estiveres a usar o GNOME, acho que Alt+Esc Abre logo o gestor de tarefas. Senão, e tanto no KDE como no GNOME, existem applets que podes adicionar aos menus para abrires esse gestor de tarefas.

Quanto a isso do RAID, vejam na net alguns HOWTO'S, ou até na propria documentação do SuSE a ver se existe alguma coisa sobre isso.
 
e estiveres a usar o GNOME, acho que Alt+Esc Abre logo o gestor de tarefas. Senão, e tanto no KDE como no GNOME, existem applets que podes adicionar aos menus para abrires esse gestor de tarefas.

Esses programas não tem credibilidade nenhuma. Uitliza ferramentas que vez como o sistema básico, como o "top" ou um cat ao /proc/meminfo e depois compara com esse programas e vez a diferença.
 
Ahh agora percebo como montar os discos... tass é naquela cena que aparece com o comando "pico /etc/fstab"

Entretanto o "amar0k" continua a não trabalhar, ou seja coloco mp3 na lista de reprodução e não toca... Será que por estarem no disco ntfs ele não consegue aceder?
 
destr0yer disse:
Entretanto o "amar0k" continua a não trabalhar, ou seja coloco mp3 na lista de reprodução e não toca... Será que por estarem no disco ntfs ele não consegue aceder?

Acho que o Suse, tal como o red hat não tem o codec para ler mp3.
Procura na net, deve haver um rpm para resolver isso.
 
destr0yer disse:
Ahh agora percebo como montar os discos... tass é naquela cena que aparece com o comando "pico /etc/fstab"

Entretanto o "amar0k" continua a não trabalhar, ou seja coloco mp3 na lista de reprodução e não toca... Será que por estarem no disco ntfs ele não consegue aceder?

Copia um mp3 directamente para o suse e tenta a ver se é disso.

Já não me lembro se eu conseguia ouvir mp3 no suse 9.1.:(
 
Back
Topo