Eletrodomésticos cozinha - Qual marca escolher?

Boas malta,
Estou a ponderar trocar a placa a gás da minha cozinha e passar para placa de indução. Tenho uma Balay, já com mais de 12 anos, que está ainda em excelente estado, mas já não faz sentido.
Assim sendo, gostaria de saber algumas recomendações quanto a placas de indução, já que sou um completo leigo na matéria.
A medida creio que é a standard, 59cm. Fico com algumas dúvidas devido às várias disposições que estas têm, com zonas flexíveis, etc.. não sei até que ponto isso pode ser ou não útil.
Acima de tudo, gostaria de algo que tivesse boa eficiência energética e que fosse de boa qualidade, sem ter de vender um rim.
Obrigado.
 
Boas malta,
Estou a ponderar trocar a placa a gás da minha cozinha e passar para placa de indução. Tenho uma Balay, já com mais de 12 anos, que está ainda em excelente estado, mas já não faz sentido.
Assim sendo, gostaria de saber algumas recomendações quanto a placas de indução, já que sou um completo leigo na matéria.
A medida creio que é a standard, 59cm. Fico com algumas dúvidas devido às várias disposições que estas têm, com zonas flexíveis, etc.. não sei até que ponto isso pode ser ou não útil.
Acima de tudo, gostaria de algo que tivesse boa eficiência energética e que fosse de boa qualidade, sem ter de vender um rim.
Obrigado.

Gas natural certo?

É que se for o que não faz sentido é trocar por indução.

Quando muito apenas trocar por uma placa a gas mas com vidro

https://www.meireles.pt/produto/electrodomesticos/placas/gas-e-mistas/mvg-4651-n-2/v
 
Gas natural certo?

É que se for o que não faz sentido é trocar por indução.

Quando muito apenas trocar por uma placa a gas mas com vidro

https://www.meireles.pt/produto/electrodomesticos/placas/gas-e-mistas/mvg-4651-n-2/v

Não, bilha.
A placa a gas que tenho da Balay, é daquelas que tem um tampo de vidro, em que fechada fica quase como se fosse uma placa de indução, ao nível da pedra.
Contudo, é um enorme transtorno toda a limpeza da placa sendo esse o maior motivo para ponderar a troca.
 
Eu tenho uma placa de gás de vidro e para limpar não é muito diferente de uma metálica e não tem nada a ver com com indução ou vitrocerâmica. A pior parte naturalmente são os botões e os queimadores.

Mas também tenho gás natural e uma caldeira portanto não faz muito sentido trocar (não faz nenhum na realidade) especialmente enquanto a placa não tem problema nenhum.
 
Não, bilha.
A placa a gas que tenho da Balay, é daquelas que tem um tampo de vidro, em que fechada fica quase como se fosse uma placa de indução, ao nível da pedra.
Contudo, é um enorme transtorno toda a limpeza da placa sendo esse o maior motivo para ponderar a troca.

Ok, que ligações electricas tens no local para o forno? E que potência contratada tens?

image.php
 
Tenho essas ligações para o forno. A potência contratada creio que seja 5,75kWh
kVA, é uma potência. Isso não cobre as 4 zonas de uma placa comum mas também quase ninguém as usa simultaneamente. Convém é que estejas consciente disso ou então prepara-te para aumentar a potência contratada.

Tens um disjuntor dedicado? De quanto? Já é um indício da secção dos condutores.
 
Boas malta,
Estou a ponderar trocar a placa a gás da minha cozinha e passar para placa de indução. Tenho uma Balay, já com mais de 12 anos, que está ainda em excelente estado, mas já não faz sentido.
Assim sendo, gostaria de saber algumas recomendações quanto a placas de indução, já que sou um completo leigo na matéria.
A medida creio que é a standard, 59cm. Fico com algumas dúvidas devido às várias disposições que estas têm, com zonas flexíveis, etc.. não sei até que ponto isso pode ser ou não útil.
Acima de tudo, gostaria de algo que tivesse boa eficiência energética e que fosse de boa qualidade, sem ter de vender um rim.
Obrigado.

Pelo teu post parece-me que não tens ideia que nas placas de indução que apenas as panelas específicas funcionam (podes testar facilmente com um iman, se aderir ao fundo funciona) e o tamanho da placa não interessa. A placa pode ser muito maior do que o tacho ou panela, a área que aquece é apenas a que fica em contacto com a panela. Isto não se aplica á vitrocerâmica, mas não faz sentido neste momento não comprar indução.
 
Bom dia pessoal,

Alguém aqui no fórum que me possa dar uma ajuda?

LG F4WV3008S6W
LG F4WV5009S0W

A diferença enter elas é cerca de 90€, estou na dúvida se a diferença de características e peso entre elas, se justifica.

Obrigado a quem puder ajudar :)
 
A questão do peso para mim justifica, uma vez que permite lavar coisas maiores tipo edredons ou cobertores. Agora vai depender se essa vantagem justifica para ti o preço. Igualmente se uma maior capacidade de lavagem corresponde teres em casa espaço de secagem m
 
A questão do peso para mim justifica, uma vez que permite lavar coisas maiores tipo edredons ou cobertores. Agora vai depender se essa vantagem justifica para ti o preço. Igualmente se uma maior capacidade de lavagem corresponde teres em casa espaço de secagem m

Obrigado. A máquina neste momento é para roupa de 2 pessoas, a nível de espaço é um apartamento mas estou a pensar investir mais para a frente numa máquina de secar com boa capacidade, pelo que talvez seja vantajoso ter a possibilidade de lavar peças mais pesadas.
 
Pelo teu post parece-me que não tens ideia que nas placas de indução que apenas as panelas específicas funcionam (podes testar facilmente com um iman, se aderir ao fundo funciona) e o tamanho da placa não interessa. A placa pode ser muito maior do que o tacho ou panela, a área que aquece é apenas a que fica em contacto com a panela. Isto não se aplica á vitrocerâmica, mas não faz sentido neste momento não comprar indução.

Não é bem assim, mas tem na mesma perdas menores que a vitroceramica sem duvida.

É mesmo assim que as placas de indução funcionam? Então como é que se cozinha naquelas panelas enormes que ocupam quase os bicos todos? Atualmente tenho gás natural e estou a pensar trocar pois já é velhinha, e como tenho visto muito esta nova onda de indução, estava a pensar mudar para placa de indução, no entanto esse pequeno detalhe de apenas aquecer onde há contacto, é um ponto muito negativo que me está a fazer reconsiderar se realmente avanço para placa de indução.
 
É mesmo assim que as placas de indução funcionam? Então como é que se cozinha naquelas panelas enormes que ocupam quase os bicos todos? Atualmente tenho gás natural e estou a pensar trocar pois já é velhinha, e como tenho visto muito esta nova onda de indução, estava a pensar mudar para placa de indução, no entanto esse pequeno detalhe de apenas aquecer onde há contacto, é um ponto muito negativo que me está a fazer reconsiderar se realmente avanço para placa de indução.

Há placas de 3 bicos em que um deles é enorme. Estou arrependido de não ter comprado uma dessas. Nunca uso os quatros que tenho ao mesmo tempo, e no meu bico maior vejo-me à rasca para estufar um frango caseiro porque a diferença de calor do centro da panela para o exterior é bem notória.
 
É mesmo assim que as placas de indução funcionam? Então como é que se cozinha naquelas panelas enormes que ocupam quase os bicos todos? Atualmente tenho gás natural e estou a pensar trocar pois já é velhinha, e como tenho visto muito esta nova onda de indução, estava a pensar mudar para placa de indução, no entanto esse pequeno detalhe de apenas aquecer onde há contacto, é um ponto muito negativo que me está a fazer reconsiderar se realmente avanço para placa de indução.


Se tens gás natural não faz sentido avançares para indução.

https://forum.zwame.pt/threads/electrodomesticos.847378/page-120#post-16220321


Tirando uma placa de indução que conheço da ZUG, com 48 mini bobines, todas as outras, têm completas zonas virtuais que são iguais a ter um sitio dedicado.

Logo impossivel de ter "calor homogéneo" é puro marketing que as pessoas caiem.

Todas as imagens do site

https://www.trustedreviews.com/reviews/cooker

Flex

yyy-9-3.jpg


Flex

Hotpoint-ACP-778-CBA-2-300x200.png


Flex

thermalbeko-1.jpg


Flex

siemenshob-14-3.jpg
 
É mesmo assim que as placas de indução funcionam? Então como é que se cozinha naquelas panelas enormes que ocupam quase os bicos todos? Atualmente tenho gás natural e estou a pensar trocar pois já é velhinha, e como tenho visto muito esta nova onda de indução, estava a pensar mudar para placa de indução, no entanto esse pequeno detalhe de apenas aquecer onde há contacto, é um ponto muito negativo que me está a fazer reconsiderar se realmente avanço para placa de indução.


Sim, as placas de indução só aquecem onde há contacto. Mas tens placas "normais" com aqueles círculos, que funcionam como se fossem bicos normais de um fogão a gás, tipo esta:

OIP.OQ01GnW2K3T-1TwTzPt2FQAAAA


Basicamente tens 4 spots para colocar os tachos. Se os tachos forem maiores que o círculo, não vai funcionar.

No entanto, tens outras que em vez de terem esses círculos a delimitar os locais de aquecimento, têm basicamente uma "tela", que permite utilizar panelas maiores e em locais diferentes, tipo esta:

Rab00b5aecbf710cd69dcc65ddc253e59


Não sei se me fiz entender muito bem, mas é +/- isto. Mas aquelas panelas gigantes que ocupam um fogão inteiro, esquece, não vai funcionar. Aliás, nem sei se há panelas desse tamanho compatíveis com indução.
 
Sim, as placas de indução só aquecem onde há contacto. Mas tens placas "normais" com aqueles círculos, que funcionam como se fossem bicos normais de um fogão a gás, tipo esta:


Basicamente tens 4 spots para colocar os tachos. Se os tachos forem maiores que o círculo, não vai funcionar.

No entanto, tens outras que em vez de terem esses círculos a delimitar os locais de aquecimento, têm basicamente uma "tela", que permite utilizar panelas maiores e em locais diferentes, tipo esta:



Não sei se me fiz entender muito bem, mas é +/- isto. Mas aquelas panelas gigantes que ocupam um fogão inteiro, esquece, não vai funcionar. Aliás, nem sei se há panelas desse tamanho compatíveis com indução.

Como mostrei no post acima, zonas flex são whishfulll thinking e apenas markting.
 
Back
Topo