PC Elite Dangerous (Frontier Developments)

agora e sempre, well nem sempre, mas recorrentemente
Estou a ver.

Estive a jogar desde meados de Janeiro, até fins de Abril. Principalmente combate AX e salvar refugiados, mas também algumas reactivações de bases e ship/satellite salvage. Comprei e instalei o Odyssey na promoção da Páscoa. Tenho estado a gostar bastante das actividades a pé.

Depois tive de fazer uma limpeza do PC / reinstalação de raíz do Win10, que tinha muita tralha a atrasar o PC. Só agora estou a reinstalar jogos.


Eu desde que a guerra contra os Thargoids virou para tirar amostras do rabo de interceptors larguei o jogo.
LOL !!! 😂

Não precisavas de fazer isso !! Podias continuar a jogar às actividades que te interessassem.


Fui para o MW5 que já tinha saudades de pilotar um mech.
Ok. Isso já é outra história.


Mas assim que tiver tempo vou tentar entrar numa Maelstrom e visitar uma titã.
Por enquanto parece que ainda vou evitar isso. Não tenho materiais para o Shutdown Pulse Neutralizer ou para o Caustic Sink Launcher, nem muita paciência para os arranjar. Mas parece que o ambiente é impressionante lá dentro !!

Logo verei...


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Entretanto parece que este Update 15 tem bastante bugs resolvidos, mas acrescentou alguns como os Scouts estarem a ser tão perigosos, em grupo, como um Basilisk. 😧
 
Última edição:
eu desisti do jogo...
o último DLC para mim foi muito fraco...preferia pagar para ter mais naves e interiores.

desde Março que só jogo X4
 
eu desisti do jogo...
Eu, desde que comprei o ED em Abril de 2016, tenho feito muitas interrupções do jogo. Às vezes, de meio ano.

Tenho muitos outros jogos intocados nos meus Steam e GOG, portanto é sempre uma boa oportunidade para descansar do ED e variar de diversão.

Quando saiu o Odyssey, fiquei bastante desiludido com a quantidade de bugs e com o mau desempenho da expansão. Nessa altura, já um pouco saturado, decidi afastar-me do jogo e estive sem jogar durante mais de um ano. Depois voltei durante umas semanas para inspecionar as novidades, estabilidade e desempenho da expansão e voltei a fazer um interrégno que durou até fins de Janeiro de 2023, depois do Update 14.

Acho que nunca vou desistir do jogo. Apenas farei o que tenho feito > pausas longas.


o último DLC para mim foi muito fraco...preferia pagar para ter mais naves e interiores.
Tal como muita gente. Mas os jogadores pedem coisas diferentes uns dos outros e eles não parecem ter capacidade para ocorrer a todos os pedidos...

Eu queria interiores das naves, planetas com atmosfera densa e missões encadeadas com história e lógica, como por exemplo para desbloquear os Engenheiros, em vez dos critérios patetas que eles têm agora.


desde Março que só jogo X4
Pois. Também ando interessado, visto que gosto fundamentalmente de single player games, apesar de só ter lido sobre a série X aquando da apresentação do X4.
 
Última edição:
Eu achei um espetáculo a introdução de carriers no jogo…mas o upkeep e a quantidade absurda de creditos para adquirir estes e os módulos é desanimador! Para mim são uma espécie de ratoeira…para obrigar o pessoal a logar regularmente! Não gosto desse tipo de estratégias

Sim, eu sei que é impossível agradar a todos e das polls que eu assisti serem feitas online…as space legs eram sempre uma das 2 features mais votadas…mas para mim foi muito mal implementada. Não faz sentido para mim space legs sem interior das naves!

Tb gostava muito de ver planetas com atmosfera e condições climatéricas diversas…assim como tb gostava de ter uma espécie de base building mesmo que muito básica e limitada.

Eu jogo desde 2015 ou 2016…e tb já fiz bastantes pausas desde então…mas neste momento sinto que, a não ser que surja uma bela novidade como novas naves e interiores, base building, atmosferas, etc…jamais voltarei a pegar no jogo…estou cansado, é sempre mais do mesmo!
Ja levo 1200 ou 1300 horas de jogo, para mim estão mais que pagos todos os euros que gastei no jogo.

PS: o online foi tb outra das coisas que mais me desmotivou neste jogo, tenho nojo de jogar online e os grps privados que eu fazia parte desapareceram, estão mortos e enterrados…alguns com muitos milhares de utilizadores!

O jogo já há bastante tempo que parou no tempo

E depois o enterro do eddb…
 
Jogo deste a Beta e como muita gente vou jogando e parando de jogar.
Neste momento estou numa fase pararado, até diria quase terminal, porque acabei por desinstalar o jogo o que faz com que a probabilidade de voltar ao ativo seja baixa.

A unica coisa que me interessei desde praticamente sempre foi exploração. Nunca quis saber de mais nada. Fiz a peregrinação a Sag A* ainda antes dos hiper saltos nas estrelas de neutroes e já andei pela galaxia "toda" e já atingi nivel Elite em exploração há bastante tempo.
Nunca quis saber de creditos, apenas os suficientes para explorar, o que não são assim tantos, pois só tenho que manter a minha ASP Explorer.

Sinceramente, perdi a pica...ainda joguei um pouco odyssey, mas cedo perdeu a piada. É mais do mesmo e será sempre mais do mesmo: um oceano vastissimo, que nem pelos joelhos dá.
 
Eu achei um espetáculo a introdução de carriers no jogo…mas o upkeep e a quantidade absurda de creditos para adquirir estes e os módulos é desanimador! Para mim são uma espécie de ratoeira…para obrigar o pessoal a logar regularmente! Não gosto desse tipo de estratégias.
Sim. São um bocado ratoeira. E eu também não gosto deste tipo de jogadas, apesar de o ED até nem obrigar muito a este tipo de coisas, ao contrário de outros jogos.

No entanto, os FC eram inicialmente para serem adquiridos apenas por grupos e não para uso individual. Mas houve um grande protesto por causa disso e a FDev acabou por os lançar para uso individual com os consequentes problemas. E, se te lembrares, no início, os custos de manutenção eram 10x mais altos do que são hoje.

Para quem joga com regularidade e conhece suficientemente o jogo, estes custos acabam por poder ser mantidos com alternância entre vários tipos de actividades, tal como Combate (AX ou não), Bio-Exploração, Mineração, etc...


Sim, eu sei que é impossível agradar a todos e das polls que eu assisti serem feitas online…as space legs eram sempre uma das 2 features mais votadas…mas para mim foi muito mal implementada. Não faz sentido para mim space legs sem interior das naves!
Concordo. As transições entre Nave > SRV > On-Foot, são desanimadoras. Com os interiores das naves teríamos a possibilidade de uma continuidade desde o assento do piloto até ao On-Foot. Nem era preciso serem interiores muito grandes ou elaborados. Era mais imersivo.

Adicionalmente, nunca deveriam ter ido para FPS com modos CTF, num jogo de aventura como o ED. É incongruente!!


Tb gostava muito de ver planetas com atmosfera e condições climatéricas diversas…
👆👍


assim como tb gostava de ter uma espécie de base building mesmo que muito básica e limitada.
Isso das bases não acho que venha alguma vez a ser implementado. Não sei se faria sentido para a FDev, havendo já bases móveis => FC ...


Eu jogo desde 2015 ou 2016…e tb já fiz bastantes pausas desde então…mas neste momento sinto que, a não ser que surja uma bela novidade como novas naves e interiores, base building, atmosferas, etc…jamais voltarei a pegar no jogo…estou cansado, é sempre mais do mesmo!
Ja levo 1200 ou 1300 horas de jogo, para mim estão mais que pagos todos os euros que gastei no jogo.
Compreendo. Sim, apesar de serem bons tecnicamente, o grande problema da FDev é eles não terem uma boa noção do que é gameplay divertido, variado e viciante. As suas implementações são monótonas e desgastantes.

Eu também já senti desânimo e irritação com o ED. Mas acabei por voltar, apesar de andar pelas 3500 horas de jogo!... 🤫


PS: o online foi tb outra das coisas que mais me desmotivou neste jogo, tenho nojo de jogar online e os grps privados que eu fazia parte desapareceram, estão mortos e enterrados…alguns com muitos milhares de utilizadores!
Eu por acaso jogo ocasionalmente, desde fins de 2017, no Mobius PG, que tem dezenas de milhares de jogadores PvE. De vez em quando encontrava jogadores nas suas actividades e interagia com eles.

Por causa do update 14, com a Segunda Guerra Thargoid, acabei mesmo por aderir ao esquadrão e player faction que os representa na BGS, o The Order Of Mobius. Têm malta porreira e tem sido bastante divertido.

Lembro-me que havia a Portuguese Royal Navy, mas nunca aderi a esse esquadrão, nem joguei com eles. Não sei se ainda estão activos.


O jogo já há bastante tempo que parou no tempo
Não acho assim tanto. Houve problemas para o normal desenvolvimento do jogo. Mais do que habitual para os optimistas da FDev.

O Odyssey foi um sorvedouro de recursos durante muito tempo, com a "recriação" do motor Cobra para permitir implementar melhores gráficos, iluminação e novos sistemas no futuro (tais como o on-foot), que foi mais complexo do que a FDev pensava.

Depois, como tiveram de o adiar várias vezes antes, não tiveram alternativa senão de o lançar com muitos bugs e falta de optimização, que acabou por lhes prejudicar muito a imagem e não lhes ter permitido um retorno monetário do investimento feito, pois as vendas iniciais apenas amortizaram metade do investimento gasto a produzir o Odyssey. Ainda hoje estão a tentar recuperar esse investimento.

Por causa disso, os gestores da FDev estrangularam os gastos no ED e puseram uma equipe mais pequena para desenvolver o jogo a um ritmo menor, mais concentrada em eventos (2nd Thargoid War) e em resolver bugs, do que em criar novos sistemas.

Acho que ainda lá irão, mas vai ser a um ritmo que nenhum de nós apreciará.


E depois o enterro do eddb…
Na minha opinião, e na de outras pessoas, o criador do EDDB acabou por perder a paciência para gastar tanto tempo naquela ferramenta, excelente mas complexa, porque nunca teve o retorno de investimento que esperava. Não fazia sentido para ele continuar. O que eu compreendo perfeitamente.

Mas a culpa disso ter acontecido é dos jogadores que a utilizavam e não da FDev. Uma imensa maioria de jogadores não contribuiram com uns trocos para o seu desenvolvimento e manutenção, apesar de a utilizarem diáriamente. Eu estou incluído nesse grupo e arrependi-me disso. Já não acontecerá o mesmo com a INARA.
 
Jogo deste a Beta e como muita gente vou jogando e parando de jogar.
Neste momento estou numa fase pararado, até diria quase terminal, porque acabei por desinstalar o jogo o que faz com que a probabilidade de voltar ao ativo seja baixa.
É pena. Acho que com uma boa máquina (e provávelmente mais ainda com VR) os planetas do Odyssey têm melhor aspecto que os do Horizons. E tanto a optimização e desempenho, bem como os bugs gráficos têm sido resolvidos pouco a pouco.


A unica coisa que me interessei desde praticamente sempre foi exploração. Nunca quis saber de mais nada. Fiz a peregrinação a Sag A* ainda antes dos hiper saltos nas estrelas de neutroes e já andei pela galaxia "toda" e já atingi nivel Elite em exploração há bastante tempo.
Nunca quis saber de creditos, apenas os suficientes para explorar, o que não são assim tantos, pois só tenho que manter a minha ASP Explorer.
Mas também tinhas uma Krait Phantom, se não me engano ?!

Visitaste todas as reproduções das nebulosas que existem na vida real ?

E a exploração de Biomas ? Chegaste a ocupar-te com isso ?

Se virmos que apenas 0.059% da galáxia foi descoberta, ainda há muito para ver... 🙂


Sinceramente, perdi a pica...ainda joguei um pouco odyssey, mas cedo perdeu a piada. É mais do mesmo e será sempre mais do mesmo: um oceano vastissimo, que nem pelos joelhos dá.
Tenho de concordar. Como escrevi na resposta ao @ELgatu antes:
Sim, apesar de serem bons tecnicamente, o grande problema da FDev é eles não terem uma boa noção do que é gameplay divertido, variado e viciante. As suas implementações são monótonas e desgastantes.
 
para mim o Elite é um jogo extremamente suis generis, porque apesar de alguns bugs na Odyssey, sempre foi regra geral um jogo extremamente bem polido, alias arrisco-me que o Core da mecanica do jogo está "perfeito".
O Som também está perfeito.
Os gráficos não diria perfeitos mas são muito bons, especialmente desde os ultimos updates graficos.

O jogo para mim dava uma sensação unica que era sentir a space madness que muitos descrevem de estar sozinho num sitio que provavelmente nunca mais niguem irá ver no ciclo de vida deste jogo, existe algo de filosifico nisso até.
Durante muito tempo, isso apenas chegou.
Não achei particularmente piada à bio exploração. Era basicamente apontar um sensor a umas plantinhas e encontrar mais 2 ou 3x a mesma planta e pronto tinha mais um wall of text para ler se quisesse na wiki interna do jogo.


Eu acho que a Frontier fez um jogo que a base é do melhor que se viu de sempre em qualquer jogo, mas que depois expremendo o sumo, sai muito pouco. Durante muito tempo consegui "criar" o meu proporio divertimento dentro do ED (como todos nós conseguimos), mas acabou por cansar e simplesmente já não conseguir mais.
 
para mim o Elite é um jogo extremamente suis generis, porque apesar de alguns bugs na Odyssey, sempre foi regra geral um jogo extremamente bem polido, alias arrisco-me que o Core da mecanica do jogo está "perfeito".
O Som também está perfeito.
Os gráficos não diria perfeitos mas são muito bons, especialmente desde os ultimos updates graficos.
Concordo!! 👍


O jogo para mim dava uma sensação unica que era sentir a space madness que muitos descrevem de estar sozinho num sitio que provavelmente nunca mais niguem irá ver no ciclo de vida deste jogo, existe algo de filosifico nisso até. Durante muito tempo, isso apenas chegou.
Boa descrição!! 👆


Não achei particularmente piada à bio exploração. Era basicamente apontar um sensor a umas plantinhas e encontrar mais 2 ou 3x a mesma planta e pronto tinha mais um wall of text para ler se quisesse na wiki interna do jogo.
Acho que o problema principal é que a FDev não sabia o que deveria implementar nesta actividade. Acabaram por fazer um puzzle completamente parvo e inadequado que absolutamente ninguém gostou, e depois, em vez de o substituirem por algo lógico e com algum fundamento científico, simplesmente acabaram por o apagar.

Era necessário reformular a análise para algo mais de acordo com uma pesquisa científica, mesmo que fosse uma abstração para benefício da jogabilidade.

Eu, por exemplo adorei o que eles fizeram com a exploração de sistemas, quando reformularam a actividade e passámos do ADS/DSS* para o FSS/DSS. Ficou uma actividade muito mais lógica e o funcionamento parece mais científico.

*Antigo


Eu acho que a Frontier fez um jogo que a base é do melhor que se viu de sempre em qualquer jogo, mas que depois expremendo o sumo, sai muito pouco. Durante muito tempo consegui "criar" o meu proporio divertimento dentro do ED (como todos nós conseguimos), mas acabou por cansar e simplesmente já não conseguir mais.
Percebo bem o que queres dizer. Este estúdio reúne o muito bom com o medíocre, de uma maneira contrastante. 😔

Frontier Developments

  • Positivo:
    • Grandes técnicos de áudio, bons programadores, artistas conceptuais/3D/texturizadores.

  • Aceitável:
    • Razoáveis escritores de eventos para a comunidade.

  • Negativo:
    • Terríveis criadores de jogabilidade, missões e interacção com NPCs.
 
voltei ao jogo, comprei o odyssey (ou lá o nome que é) e achei os gráficos muito fracos, quando parei de jogar não estava tão fraco.
Ainda andei ali ás voltas para ver se melhorava, mas fiquei um pouco desiludido :(

De qualquer forma, quando eu larguei o jogo estava atras de engenharia para a minha ASP de exploração, mas parece que a ASP já não é o melhor para exploração e ainda nao percebi como é que vou aos engenheiros.

A parte do FPS achei interessante, apesar de eu não gostar deste tipo de jogo, mas olhando para outros jogos (starcitizen e o spacebourne 2) não percebo bem como é que o Elite se safa porque pareceu-me clumsy (e eu não sou jogador de FPS).

vou tentando ver o problema dos gráficos e tentando lutar contra a minha vontade de pedir o dinheiro de volta para já.
 
os eng. se bem me recordo, no inicio há logo pelo menos um "desbloqueado"...depois a medida que vais cumprindo com os requesitos de cada um, acho que eles vão aparecendo/desbloqueando uns atrás dos outros.
 
Eia crl, nunca tinha reparado que existe um tópico de ED na zwame, entrei no elite poucos dias antes de sair a powerplay update, praí no inicio de 2015, que é o sistema das factions e todo a simulação por trás em cada sistema solar... tenho ficado cada vez mais triste com o jogo, os anos passam e aquilo não evolui, está sempre na mesma... meteram mais uns 4 ou 5 naves nos últimos longos anos, meteram as megaships com custos exorbitantes para drenar os Cr do pessoal mais antigo que ja andava com Biliões de Crs na conta.... a porcaria dos thargoid andam aos anos a engonhar a engonhar e a engonhar e ainda não se viu a tromba de nenhum, os anos passam as atualizações parece que "sabem a pouco" o jogo já vai com 8-9 anos e em menos de metade do tempo fizeram-se jogos do 0 que rivalizam com o atual estado do jogo, para não dizer que superam.
Lembro me do primeiro update sobre os thargoids, fui a correr po pc e consegui gravar um dos primeiros videos a ser hyperdicted e postar no youtube e afins... epah ya, desde aí o que ha a mais? tens mais uns thargoids com o mesmo aspeto mas cores diferentes, tens as tharghoid surface sites que sao bases/naves mães nos planetas mas nao passa duma estrutura fixa, nao ha ali "sumo para espremer".
As space legs eram esperadas à anos pelos jogadores, lançaram me aquele update (odissey), imensos bugs e problemas gráficos, pouca jogabilidade, so com os restantes updates conseguiram melhorar alguma coisinha.
Uma coisa que gostei bastante foi o lançamento do CQC, mas nunca deram muita atenção a isso então caiu no esquecimento.
Em 2017-2019 acho que o jogo esteve no seu pico, gráficos lindos, jogabilidade razoavel apos as correções implementadas.
Acho que para os anos que o jogo tem, independentemente de ser um estúdio "pequeno", o jogo devia estar muito mais evoluído.
nao me interpretem mal, acho que os gráficos em maior parte do jogo são simplesmente lindos e o som do jogo está num nível incrível, a imersividade é enorme, é um bom space sim.
voltei ao jogo, comprei o odyssey (ou lá o nome que é) e achei os gráficos muito fracos, quando parei de jogar não estava tão fraco.
Ainda andei ali ás voltas para ver se melhorava, mas fiquei um pouco desiludido :(

De qualquer forma, quando eu larguei o jogo estava atras de engenharia para a minha ASP de exploração, mas parece que a ASP já não é o melhor para exploração e ainda nao percebi como é que vou aos engenheiros.

A parte do FPS achei interessante, apesar de eu não gostar deste tipo de jogo, mas olhando para outros jogos (starcitizen e o spacebourne 2) não percebo bem como é que o Elite se safa porque pareceu-me clumsy (e eu não sou jogador de FPS).

vou tentando ver o problema dos gráficos e tentando lutar contra a minha vontade de pedir o dinheiro de volta para já.
deverias ter 2 ou 3 engenheiros "standard" ja desbloqueados no teu galaxy map, os restantes sao desbloqueados conforme mais interagindo com esses tais standard, ha uns que so desbloqueias fazendo algumas missoes ou levando-lhes certos itens... mas isso ta tudo documentado nos sites que a comunidade fez para auxiliar o jogo.

Outra coisa horrível, os jogadores é que desenvolveram as ferramentas para o jogo ser "jogavel", o grind requerido para "kitares" as tuas naves e o teu boneco é inimaginável e sem essas ferramentas externas estás completamente *****.
 
Voltei a jogar ED:O de Maio até Setembro de 2023, a combater na Thargoid War, mas depois fartei-me e parei. Ainda não voltei.

Estes primeiros meses do ano vêm com muitas promessas, como o novo Powerplay 2.0 e nova feature ainda não revelada. Entretanto, a destruição dos Titans a anunciar o fim da Thargoid War e umas quantas naves "novas".

A ver vamos como se passam as coisas este ano...
 
Última edição:
Back
Topo