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eu acho que grande parte de jogos do triumvirato Black isle, Bioware e Obsidian podem ser considerados o standard WRPG, enquanto grande parte dos jogos Square-Enix são o standard JRPG. Tudo o que evolve daí (seja first person, realtime combat, etc.) é RPG.
Todos os outros jogos que evoluiram de qualquer outro genero mas usam elementos de RPG (geralmente evolução de stats) continuam a ser do seu genero.
como tal:
Baldur's Gate, Icewind Dale -> WRPG
Final Fantasy, Dragon Quest -> JRPG
Diablo, Titan Quest -> ActionRPG
Oblivion, Morrowind -> FPRPG
Mass Effect -> TPRPG
etc.
Devil May Cry, God of War -> Action-Adventure
GTA -> TPS
Bioshock -> FPS
concordam? fica por aqui?
Para mim existem 2 tipos essenciais de RPGs,
JRPGs
e
WRPGs
Os JRPGs sempre foram "historias jogáveis", eram os únicos jogos antigos com uma grande ênfase no drama e narrativa dando muita importancia aos persongens da história e com muito detalhe dos mesmo impossibilitando muita personalização do jogador, baseados nas mecânicas de RPGs pen-n-paper geraram os random encounters que eram gerados pelo CPU ao invês do ser humano, com a mecanica de combate de forma identica por turnos e baseadas em estatisticas do personagem modificadas atravez de estrategias e treino do utilizador, anulando a maior parte da habilidade/destreza necessária nos jogos de acção. Apesar da liberdade de explorar, comprar/vender e side quests estes rpgs normalmente não dão grande enfase às consequencias das escolhas do jogador no decorrer da historia, sendo que as alterações são poucas e em momentos chave da historia.
Os WRPGs sempre tentaram ser a digitalização dos RPGs pen-n-paper, e existe normalmente uma grande smelhança nas mecanicas deles, desde o elvado grau de personalização ao sistema de combate estatistico complexo, qualquer pessoa que tenha jogado um pen-n-paper ou saiba com ose joga vê bem a diferença entre os varios tipos de rpg, normalmente o jogador nestes jogos é um heroi anonimo personalizado pelo jogador e dado vida pelas acções do mesmo, as escolhas têm consquencias em varios niveis, só que por serem RPGs tão open-ended e com tanta liberdade de jogo tornam-se jogos menos "cinematicos" ou menos narrativos, como queiram interpretar.
Exemplos bons de JRPGs, saga final fantasy canon até ao IX, Chrno Trigger, Saga Dragon Quest canon, breath of fire, skies of arcadia, etc.
Exemplso bons de WRPGs, Baldurs Gate, Neverwinter Nights 1 e 2, Fallout 1 e 2, Knights of the old republic 1 e 2, the witcher(devido à grande semelhança com um wpg classico, mas este é uma excepção que explicarei já...)
Com o passar dos tempso e a evolução dos jogos, muitos jogos passaram a misturar as mecanicas que criaram os jogos com elementos RPGs e os action RPGs, rpgs com elementos de acção, que apesar de terem uma base estatistica tambem dependem da skill do jogador até certo ponto.
Exemplos bons de action RPGs, Diablo, Diablo 2, Titan Quest, Sacred, Fallout 3, Oblivion,
(Não inclui em nenhuma classe o mass effect pois nunca o cheguei a jogar)
Depois temos os jogos com elemtos RPG, que não são RPGs porque se forem por ai até o PES pode ser um RPG.
A maneira como o Crrash expôs a questão é ao fim ao cabo o mesmo que eu quis dizer mas mais resumido.
Nao concordo com o GTA.eu acho que grande parte de jogos do triumvirato Black isle, Bioware e Obsidian podem ser considerados o standard WRPG, enquanto grande parte dos jogos Square-Enix são o standard JRPG. Tudo o que evolve daí (seja first person, realtime combat, etc.) é RPG.
Todos os outros jogos que evoluiram de qualquer outro genero mas usam elementos de RPG (geralmente evolução de stats) continuam a ser do seu genero.
como tal:
Baldur's Gate, Icewind Dale -> WRPG
Final Fantasy, Dragon Quest -> JRPG
Diablo, Titan Quest -> ActionRPG
Oblivion, Morrowind -> FPRPG
Mass Effect -> TPRPG
etc.
Devil May Cry, God of War -> Action-Adventure
GTA -> TPS
Bioshock -> FPS
concordam? fica por aqui?