Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

Eu diria mais:
Fazer interfaces gráficos não é programação. É mais uma questão de design, de creatividade, de arte.
Programação é uma ciência. E "ao que parece", a matemática é a mãe de todas as ciências...

Concordo pois um designer faz interfaces gráficos(mesmo k tenha algum trabalho consegue) mas nunca consegue programar em flash por exemplo (podem haver excepçoes claro) e um programador se esforçar-se aposto como consegue fazer interfaces graficos ;).
Mas agora mais referente ao assunto do Tópico na minha opiniao se alguem tira zeros a matemática nunca conseguira ser bom a programaçao isto e' conseguirá escrever algumas frases e isso mas nunca tera akele raciocinio logico necessario para resolver problemas mais complexos sim pois aki tudo o k interessa é a logica depois so temos de aplica-la na linguagem k o compilador lê :) e no fim de contas se formos a ver existem varias coisas na programaçao k nos fazem lembrar a matematica desde calcular o valor absoluto de x por exemplo |x| até elevar numeros ao quadrado ou outra coisa kualker x^2 etc..
 
Muito relativo eu não percebo muito de matemática (não me aplico) e tiro uns 18 e 19 a programação, o que interessa é o raciocinio lógico e não o conhecimento matemático em si...
 
Muito relativo eu não percebo muito de matemática (não me aplico) e tiro uns 18 e 19 a programação, o que interessa é o raciocinio lógico e não o conhecimento matemático em si...

A programação do secundário é para miudos de 12 anos! E não vale a pena dizerem o contrário. Mas estares a dizer que a lógica esta na programação estas a dizer que a matematica tambem, já que isso é matematica.
 
isso confirmo. não é preciso ser nenhum génio para fazer coisas do tipo "ler um máximo de 100 números e gravar num ficheiro a média, o maior e o menor".
isto foi o exercicio mais puxado que tive este ano, no teste. enfim, nunca mais chega a programação a sério... o melhor que aprendi este ano de programação foi a estudar em casa
 
Muito relativo eu não percebo muito de matemática (não me aplico) e tiro uns 18 e 19 a programação, o que interessa é o raciocinio lógico e não o conhecimento matemático em si...

Concordo plenamente, apesar de a lógica ser parte integrante da matemática, não é necessário ser bom nela para se ser bom programador.
Eu por exemplo sou aluno de 8~12 a matemática e a programação sou aluno de 16~18.
 
Concordo plenamente, apesar de a lógica ser parte integrante da matemática, não é necessário ser bom nela para se ser bom programador.
Eu por exemplo sou aluno de 8~12 a matemática e a programação sou aluno de 16~18.

"ler um máximo de 100 números e gravar num ficheiro a média, o maior e o menor".

e consideras-te bom programador a fazer coisas deste tipo??
não é que não possas ter razão mas a matematica e programação de secundário não serve de exemplo para nada
 
Olá.

Tenho formação superior em Matemática e já fiz alguns trabalhos de programação (sites dinâmicos). Vou dar a minha opinião.

Na realidade quando se fala de programção está-se a falar de um tipo de linguagem e como tal precisamos de saber as suas regras. Por exemplo o que significa uma determinada instrução. No entanto, não chega saber as regras, é preciso também saber comprende-las e aplicá -las para obtermos resultados. E é ai que reside a diferença. Toda a programação funciona pela lógica e sem ela, é como termos as nozes e não sabermos partilas. Para se entender isto, precisamos acima de tudo perceber como ""pensa"" um computador. Uma das coisas que me fazia alguma confusão quando dei os primeiros passos nesta matéria era a noção de recursividade aliada à programação, ou seja dizer por exemplo que X=X+1. Este exemplo mostra perfeitamente e como conclusão, que para se ser bom programador tem de se ter um bom conhecimento matemático, sendo o raciocinio reciproco (contrário) não necessáriamente verdade. Não me vou alongar mais pois penso que a minha ideia já foi passada.

Abraço.
 
isso confirmo. não é preciso ser nenhum génio para fazer coisas do tipo "ler um máximo de 100 números e gravar num ficheiro a média, o maior e o menor".
isto foi o exercicio mais puxado que tive este ano, no teste. enfim, nunca mais chega a programação a sério... o melhor que aprendi este ano de programação foi a estudar em casa

Por isso e que me informei sobre as escolas professores nunca te vão ensinar nada de jeito...

Formadores isso sim, e isso que tu disseste risos exercicios do primeiro periodo =X
 
Hello people

Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador? Ou como faço para me tornar um bom programador sem perceber de matemática.

Depende do que quiseres programar, se fores aluno de 13 ~ 14 valores safas-te melhor do que um de 8~10 valores.
Mas parte sempre do que pretendes fazer na programação, se vais fazer da programação aplicativos com bases de dados com listagens basicas do simples: select campo1,campo2 from tabela where compo1=''... não precisas de ter grandes notas a mat.

Agora se pretendes fazer algo fixe e complexo, como por exemplo: um editor de imagem 3D (feito de raiz) um simples 10 te serve de nada. Agora para fazer listagens de dados ou ir tirar dados a uns sitios para por noutros... é simples e não precisas de ser uma barra a matematica
 
Eu estudo à quatro anos Engenharia Informática, no secundário gostava e até tinha boas notas a matemática, e em relação a minha experiencia a programação (depois de ja ter levado com C, c++, c#, java, SQL, ocaml, assembly, bash shell de ter trabalho com unix etc),

o que posso dizer é que a matemática, tanto como a do secundário como a que se dá na universidade, independentemente de nao terem nada a ver uma com a outra, nada servem para o futuro a nivel PRÁTICO, no sentido em que nao usas nada do que aprendas, a menos que vás ser no futuro um grande programador, desenvolvendo algoritmos de encriptaçao entre outros. Neste caso, talvez algumas analises matematicas tê dêem jeito, mas nao mais do que isso.

De resto, é tudo uma questão de metodo, formas de raciocinar. Podes programar na boa sem saberes matemática, mas se nao tens a forma certa de pensar, estás tramado.

Se tiveres paciencia e gostares, ao final de alguns anos, olhas para um programa (em C por exemplo), em que podes até nao ver uma unica "conta" feita, mas vais ver que no fundo aquilo são tudo cálculos matemáticos, tudo fruto de uma lógica irrefutavel, tao distinta na matemática.

De forma "leiga", a programação é matemática, mas nao a que tu conheces :)
 
Última edição:
Bem vamos por partes pelo meu caso particular

comecei a programar aos 13 anos (muito mau aluno que descobriu um livro de qbasic na biblioteca, pá poupem os comentários que nem saiba o que era uma linguagem de programação)

o meu primeiro programa foi um jogo de compra e venda de imóveis de + 2000 linhas (Não sabia o que eram funções muito goto tinha aquilo) demorei as ferias inteiras da escola a escrever aquilo

desde então já fiz muita coisa, desde pequenos jogos em texto, pequenos frontends para bases de dados, um programa de gestão de documentos ainda hoje usado em algumas juntas, um (quase) driver para um leitor de cheques (bem não era um driver era um serviço que comunicava via porta COM e simulava input de teclado quando detectava uma boa leitura de cheque), uma maquina de fisioterapia (pic 16f628a para controlar um lcd + servo-motor, nota que a maquina foi toda construída e pensada por mim), alguns sites em php com ligações a mysql, etc

tudo isto feito com matemática de pouco mais que 9º ano, agora vem a parte chata da questão e é aqui que vão precisar de alguma matemática mas também nada de extraordinário

alguns trabalhos em directx (usei essencialmente o ddraw 7), para programas de apresentações a matemática do 9º ano chega mas quando se começa a pensar em jogos (no meu caso foi um pequeno jogo de carros) tens de começar a pensar em muito mais coisas o que me deu trabalho foi aprender calcular a deslocação no espaço de um objecto aqui percebes que não basta o básico do Pitágoras para calcular distancias, tens de começar a aplicar formulas do genero

MoveCar sngSpeed * Cos((lngAngle * (2 * PI)) / 360), sngSpeed * Sin((lngAngle * (2 * PI)) / 360)

(uma linha extraída de uma das classes do jogo de carros, esta era a parte que chamava uma rotina (MoveCar) que efectivamente mudava a sprite de lugar, na função de onde foi tirada esta linha ainda era calculada a aceleração, cinética, grip, etc)

e como em programação nunca estamos parados estou agora a estudar opengl que alem de me dar vertente 3d de forma fácil ainda tem desempenho decente no vista comparado com o que aconteceu com os meus velhos modulos de dx

Resumo: se não planeiam escrever jogos ou animações complexas ou um substituto para o mp3 o 9º mal tirado a matemática chega, para referencia tenho o 12º mas 95% da matematica dos programas em que não uso directx foi feita até á 4ª classe e + 4% até ao 9º ano, quem vem com as desculpas que para escreveres programas de contabilidade tens de ser um mestre a matemática está enganado porque nesses casos só tens de passar para a linguagem que escolheres as formulas que te entregarem, porque quem pede programas destes normalmente tem um fim muito especifico para ele e normalmente já têm as formas de calculo bem definidas e só querem automatizar as coisas, para os outros casos subcontractas um contabilista para umas 1-2 horas de explicação para fazeres o modulo onde tens dificuldades.
 
e consideras-te bom programador a fazer coisas deste tipo??
não é que não possas ter razão mas a matematica e programação de secundário não serve de exemplo para nada

-.- isso eu não considero programação... mas não me estava a referir a esse exemplo em concreto. neste momento estou a desenvolver uma aplicação de gestão de escolas numa empresa. Dispenso as bocas mal informadas.

E só para que saibas, eu frequento o 3º ano do curso profissional de gestão e programação de sistemas de informação, e não a porcaria de cursos que dão no secundário que realmente só ensinam a fazer o tipo de programas que referiste que fazia.
 
Última edição:
Oh pá não é preciso tirar boas notas a matemática. É necessária uma certa capacidade de raciocínio abstracto que se ganha facilmente com a matemática, mas não é preciso usar isso para a matemática.
Eu, por exemplo, como as cadeiras de matemática são uma treta, não ligo corno àquilo e chumbo ou passo com 10 ou assim. Mas se aquilo fosse mais interessante e parecesse mais importante eu até me aplicava e safava-me na boa porque consigo pensar para fazer as coisas correctas.
Quanto à programação, como acho interessante aplico-me e tiro boas notas.
Antigamente até achava a matemática "engraçada" e aplicava-me com bons resultados. Mas agora acho um desperdício de tempo.

Posto de forma simples: existe uma grande diferença entre resolver exercícios/problemas matemáticos e resolver exercícios/problemas de programação. Mas a capacidade de abstração tens de estar lá nas duas...
 
Antigamente até achava a matemática "engraçada" e aplicava-me com bons resultados. Mas agora acho um desperdício de tempo.

Álgebra está mais ligada à programação do que matemática pura. Contudo, podemos aprender com Dijkstra alguns exemplos em que a matemática está infinitamente ligada à programação. Existem inclusivé algumas áreas de programação em que a matemática é puramente indispensável, como programação de algoritmia de compressão ou outros.

Agora na óptica de programação mais comum, WebDev e afins, é a primazia à matemática pura é secundada a uma boa capacidade lógica, raciocinio objectivo e capacidade de abstração.

Contudo lógica, objectividade e abstração são qse a santa trindade da matemática logo há ai um paralelo inegável.
 
Só para confundir mais quem tem duvidas..nao sou la grande aluno a matematica.. nao fiz a cadeira sequer, tive 8. Ao contrario tive a melhor nota da faculdade a programação, tenho uma empresa de software, e passo os dias a programar, e todos os dias tenho novos clientes, e faço todo o tipo de programas para gestão de empresas. Logo sou daqueles que n é preciso saber de mat para ser bom programador. Os professores acham-me um óptimo programador, mas quanto a matemática, é aquela base. Mas a verdade também é uma, não estudo quase nada para isso, como o faço para programação. E como tudo, os meus amigos na faculdade sao grandes barras a matemática e tiveram 3/4 a programação.

A minha opinião é esta.. se gosta mesmo.. mas mesmo muito de programar, escolham uma linguagem, e força nisso. Vao ter os seus resultados. E sinceramente eu so programo em software microsoft, muitos sao contra, mas a verdade é que as grandes empresas, e as empresas que compram software, e que desenvolvem, utilizam software microsoft. VB / ASP.
Não se preocupem com os custos. Existem as versoes express da microsoft, onde voces podem aprender, e quando forem para as empresas será uma grande ajuda.
 
Última edição:
Para fazer programas de gestão não é preciso grande matemática. Agora para, através de leis equacionais, provar que uma dada base de dados de uma dimensão X pode ser representada por uma outra de dimensão Y, sendo Y<X, aí sim já precisas de muita matemática. Quem diz provar igualdade entre BDs diz provar igualdade entre 2 programas, tendo um 500 linhas e outro 30.
 
Para fazer programas de gestão não é preciso grande matemática. Agora para, através de leis equacionais, provar que uma dada base de dados de uma dimensão X pode ser representada por uma outra de dimensão Y, sendo Y<X, aí sim já precisas de muita matemática. Quem diz provar igualdade entre BDs diz provar igualdade entre 2 programas, tendo um 500 linhas e outro 30.

é como tudo, mas agora diz-me coisa.. Quem vai ganhar mais? Tu que sabes fazer isso ou eu que faço um programa para as empresas em geral.

Atenção.. Não estou a criticar-te nem a dizer que sou mais esperto que tu nem coisa do genero. Estou a falar apenas da utilidade do programa. Certamente que o meu programa será mais util do que o teu para venda, e para fazer uns trocos com isso. E para o emprego também. Certamente que quem souber e tiver experiência em desenvolver programas de gestão, terá mais hipoteses do que o outro. Podes saber fazer isso, tudo bem, mas a nivel profissional isso será pouco importante.. digo eu..
 
Última edição:
Back
Topo