Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

Depende. Estou a ter Álgebra Linear, não apanhei a matéria (matrizes, espaços e transformações lineares, ortogonalidade, etc), e AGORA que preciso de fazer umas coisas gráficas que pelos vistos se fazem bem com matrizes é que começo a perceber a falta que fazem.
Às vezes, as coisas mais importantes passam-nos ao lado até precisarmos delas ;)

Sim, se por exemplo eu precisar de criar um programa que me resolva sistema usando o método de Cramer (até é verdade, é o meu projecto deste semestre) tenho de saber a matemática do Cramer e dos Sistemas/matrizes.

Referia-me mais ao nível do raciocínio, mas como é claro, iremos sempre precisar de algo que aprendemos, por isso é que o aprendemos:D
 
Kék tas a insinuar com isso??? o.0

Apenas quero transmitir, que eu já fui como tu, e outras pessoas já foram como eu.
E que as coisas funcionam assim e nada mais.

Dando uma achega ao topico e a meu ver claro (outras pessoas que já foram como eu poderão elaborar a critica), tendo e com capacidade [FONT=&quot]algorítmica[/FONT] (isto não é dominar a sintaxe), junto com as necessidades que se vão estabelecendo e criando levam a que procuremos uma solução (e nisto sim usamos a matemática e aplicamos regras, e outras "coisas") para chegar ao objectivo pretendido.

A minha experiencia até ao momento leva-me a pensar assim.
 
Última edição:
Já agora também meto outra colherada :).
Estou no primeiro ano de engenharia informática. Em programação estou a dar c. Antes de entrar já sabia c++. Fui sempre mediano a matemática.
Agora o que acontece é que tenho exercícios que não consigo resolver pois não consigo achar a solução matemática, pois de sintaxe percebo eu (e todos).
De notar também que em diversos ramos a matemática é fundamental, como por exemplo na criptografia.

De resto não se preocupem demasiado com a questão da matemática (digo eu): se tirarem um curso de engenharia informática não vão sair de lá sem saber matemática. Também não se esqueçam que ninguém é um canivete suíço: o trabalho de grupo é fundamental. Se um tolo não resolve um exercício, dois tolos resolvem de certeza! Isto é como a história que o meu professor de física de 12º uma vez nos contou (grande Homem!):
Uma vez um tolo fugiu do hospício, e foi para um telhado de um prédio alto e perigoso.
Ele andava a matar pessoas na rua com uma espingarda imaginária.
Então, os habitantes chamaram a polícia.
A polícia tentou demovêlo com o megafone, mas ele ameaçava atirar-se.
Então, a polícia chamou os bombeiros.
Os bombeiros colocaram uma escada para o ir buscar, mas ele afastava-se cada vez mais para a extremidade, à medida que os bombeiros subiam, podendo cair.
Então, todos em conjunto tomaram uma decisão: iriam enviar outro tolo do hospício para o telhado, para ver o que acontecia.
Quando o tolo chegou ao telhado, sem o outro o ver, apontou-lhe a mão e disse:
-Mãos ao alto ou eu disparo!

Moral da história: em grupo as coisas fazem-se melhor, mesmo que sejamos tolos :D
 
Depende. Estou a ter Álgebra Linear, não apanhei a matéria (matrizes, espaços e transformações lineares, ortogonalidade, etc), e AGORA que preciso de fazer umas coisas gráficas que pelos vistos se fazem bem com matrizes é que começo a perceber a falta que fazem.
Às vezes, as coisas mais importantes passam-nos ao lado até precisarmos delas ;)

A culpa é muitas vezes dos professores. São incapazes de motivar os alunos e de lhes explicar o quanto é importante as noções de algebra linear. E às vezes bastava uns exemplos simples de matemática aplicada. É que a Algebra Linear é das coisas mais básicas que há e um dos pilares de todo o edifício da matemática.
 
Boas

Eu li este tópico com atenção pois aplica-se em parte a minha pessoa.
Eu estou actualmente no 12º ano e não sou grande barra a matemática, mas tambem não sou dos piores, e o que mais me irrita tanto no programa de matemática de 12º ano como nos professores e o não serem capazes de motivar para se gostar de matemática, eu falo por mim, pois quando eu encontro uma ligação entre uma coisa comum e a matemática para solucionar esse problema é meio caminho para perceber a matéria...

E tenciono ingressar em Engenharia Informática, pois gosto da área e a área da programação fascina-me, apesar de estar a tentar aprender sozinho umas coisas sobre phyton, e até me vou safando...

Este tópico fez-me ver que a matemática é indispensável para ser bom programador, capaz de evoluir, e não um programador que saiba programar, mas que não progrida pela falta de bases de matemática...
 
Eu acho que em primeiro lugar é muito importante tentar definir o que é programação para cada um. O conceito que eu tenho de programação pode ser diferente do conceito que outra pessoa tem e, este descobrir do conceito é algo que faz muita boa gente desistir ou lentamente mudar de área, sempre dentro da informática, mas cada vez mais longe da "programação" em si.

Conheço algumas pessoas, eu incluído, que gosta de programação a nível da investigação, mas já revira os olhos sempre que se fala em programação de produção, o contrário também é válido. Conheço também quem tenha começado a trabalhar como programador e com o tempo ver que a verdadeira vocação era ser consultor e cada vez mais fugir do "código" em si.

Por isso é que após ter dado uma leitura dinâmica a este tópico e ver tanta bala disparada em todas as direcções, achar que esta discussão é, essencialmente, fútil. Felizmente ainda vai existindo mercado de trabalho para toda a gente, simplesmente cada um tem de seguir as suas vocações, dar o seu melhor, evoluir ao seu ritmo e não tentar ser algo ou alguém que na sua mente é perfeito, porque isso, regra geral, dá mau resultado.
 
Back
Topo