Evento Apple: Wonderlust (12 de Setembro de 2023 às 18h)

Ando de olho num 12. Não é muito mais caro que o 11. Só se arranjasse o 13 por mais um pouco, mas quanto menos gastar melhor.

O meu motivo para trocar o 7 é a visão acusar cansaço em apps que não estão programadas para fonte dinâmica. Até num jogo casual é uma desgraça. Estava a pensar aguentar o 7 até deixar de ter atualizações das apps bancárias, mas estou a ponderar dar o salto.

Eu se fosse a ti dava já o salto.
O 12 ainda é um bom equipamento, vou manter o meu Pro Max 12 por mais uns tempos.
Não compres um 11 (normal), não compensa nada.
Versões Pro ou 12 para cima.
 
Apesar de naturalmente haver melhorias e novidades embora pequenas vou continuar mais um ano pelo menos com o 13 e o AW7.
Mais depressa invisto num iPad.

Cumpts a todos!
 
@Metro, não pensei se deu muito ou pouco trabalho, certamente que deve ter dado. Creio que também não disse que este lançamento estava ausente de melhorias ou de novas capacidades. Se calhar não as valorizo é tanto como aparentemente valorizas.

Pessoalmente tenho outros problemas com o ecossistema que resolvidos iriam ser mais transformadores da minha experiência. Nomeadamente com o Siri e HomeKit que emperram regularmente. Então no AW é sistemático ... "Sorry I can't do that now!" ... etc etc.

Em matéria de puro lust ... aquele AW Ultra está debaixo de olho. Mas fica para uma altura que a Apple suporte de forma integrada o Ténis. Um desporto que faço 4 a 5 vezes por semana. Até lá uso o meu S7 com o SwingVision.

Já vi que este ano é ano de iPhone upgrade para tí ... bem merecido. O meu iPhone X há dois anos foi para o filhote mais velho.
 
@Trance eu estou a ser impacial. Eu programei o update do meu para agora e a Apple deu o empurrão não me deixando atualizar para o iOS17. Mas esperar avanços quânticos entre gerações todos sabemos que não vai acontecer.

Ainda ninguém me respondeu à questão da fotografia. Porque se o foco é só no 15 Pro é um avanço muito interessante. Se já existia então esqueçam o que disse.
 
@Trance eu estou a ser impacial.

No abstrato também não ví nada que me desperta-se a atenção. Aliás tipicamente começo por aí. Mas isto sou eu com o iPhone 13 Max pelo que se calhar não estou a ser. Não sei. Para quem vem do iPhone X sem dúvida é um grande upgrade. Nessa situação vinha já um Max para mim :)

Esta coisa da mudança de foco e DoF há Apps que já o faziam e bem. Agora fica integrado no sistema, é melhor.
 
Última edição:
dei 800€ por um 14 a cerca de dois ou 3 meses, fiquei com receio que estivesse a gastar dinheiro a mais num modelo que podia ser ainda mais barato estando na eminência de sair um novo.
nunca iria comprar telefones por 1000´s.
já vi que a aposta correu-me bem
os anos passam e cada vez ligo menos a pantominices que anunciam com grande pompa e circunstancia.
Outra coisa que não entendo, é como é que a malta, gasta exorbitâncias em relógios que não valem um caracol, e atenção, eu gosto de relógios, bastante, mas não me vejo a gastar tanto dinheiro numa porcaria que daqui a dois ou três anos, não vale nada.

os produtos tecnologicos são cada vez mais efémeros, são das coisas que mais rápido perdem valor, são ainda piores que automóveis.
 
dei 800€ por um 14 a cerca de dois ou 3 meses, fiquei com receio que estivesse a gastar dinheiro a mais num modelo que podia ser ainda mais barato estando na eminência de sair um novo.
nunca iria comprar telefones por 1000´s.
já vi que a aposta correu-me bem
os anos passam e cada vez ligo menos a pantominices que anunciam com grande pompa e circunstancia.
Outra coisa que não entendo, é como é que a malta, gasta exorbitâncias em relógios que não valem um caracol, e atenção, eu gosto de relógios, bastante, mas não me vejo a gastar tanto dinheiro numa porcaria que daqui a dois ou três anos, não vale nada.

os produtos tecnologicos são cada vez mais efémeros, são das coisas que mais rápido perdem valor, são ainda piores que automóveis.

Não podes pensar que é "só" um relógio.
 
dei 800€ por um 14 a cerca de dois ou 3 meses, fiquei com receio que estivesse a gastar dinheiro a mais num modelo que podia ser ainda mais barato estando na eminência de sair um novo.
nunca iria comprar telefones por 1000´s.
já vi que a aposta correu-me bem
os anos passam e cada vez ligo menos a pantominices que anunciam com grande pompa e circunstancia.
Outra coisa que não entendo, é como é que a malta, gasta exorbitâncias em relógios que não valem um caracol, e atenção, eu gosto de relógios, bastante, mas não me vejo a gastar tanto dinheiro numa porcaria que daqui a dois ou três anos, não vale nada.

os produtos tecnologicos são cada vez mais efémeros, são das coisas que mais rápido perdem valor, são ainda piores que automóveis.
A parte dos relógios e nomeadamente em relação aos modelos não ultra, pelo preço, não concordo. Não podes ver o Apple Watch apenas e só como um relógio, tens de ver o que ele te oferece ao nível das questões de saúde e desporto, por exemplo.
Se fosse apenas para horas, calendário e alarme até concordava, mas não sendo não concordo.
Eu até usar um também não me convencia mas depois de passar usar, não abdico.
Mas lá está, é apenas a minha opinião e respeito a tua.
 
No abstrato também não ví nada que me desperta-se a atenção. Aliás tipicamente começo por aí. Mas isto sou eu com o iPhone 13 Max pelo que se calhar não estou a ser. Não sei. Para quem vem do iPhone X sem dúvida é um grande upgrade. Nessa situação vinha já um Max para mim :)

Esta coisa da mudança de foco e DoF há Apps que já o faziam e bem. Agora fica integrado no sistema, é melhor.

Os meus comentários não são baseados no meu upgrade. Há melhorias que tentei condensar neste post. As melhorias são em relação ao 14 Pro. Eu nunca achei que fizesse sentido updates de uma para outra geração. Mantenho isso.

É novo e também dá no iPhone 15 normal.

(Só uma curiosidade, a Nokia lançou uma funcionalidade semelhante há dez anos atrás).
@lmikotas eu sei que isto não é original. Mas a questão é que o iPhone passou a ter e é a máquina fotográfica mais usada no mundo provavelmente. A Nokia foi um desperdício completo. Na altura falamos muito nisso. Só não viu quem tinha responsabilidades naquela empresa.
Pessoas que não são nada tecnológicas vão ver pela primeira vez essa funcionalidade no iPhone. Nós somos um nicho.
 
Outra coisa que não entendo, é como é que a malta, gasta exorbitâncias em relógios que não valem um caracol, e atenção, eu gosto de relógios, bastante, mas não me vejo a gastar tanto dinheiro numa porcaria que daqui a dois ou três anos, não vale nada.

os produtos tecnologicos são cada vez mais efémeros, são das coisas que mais rápido perdem valor, são ainda piores que automóveis.
Discordo. Eu comprei um Apple Watch Series 4 em 2018 e desde aí nunca mais comprei um relógio (e antes comprava um ocasionalmente). E não me vejo a trocar tão cedo, continua a trabalhar muito bem (melhor até que no início).

@lmikotas eu sei que isto não é original. Mas a questão é que o iPhone passou a ter e é a máquina fotográfica mais usada no mundo provavelmente. A Nokia foi um desperdício completo. Na altura falamos muito nisso. Só não viu quem tinha responsabilidades naquela empresa.
Pessoas que não são nada tecnológicas vão ver pela primeira vez essa funcionalidade no iPhone. Nós somos um nicho.
Foi apenas uma curiosidade, não foi para responder diretamente ao que escreveste. (Mas sim, custa ver a Apple neste evento a mostrar o pixel binning no iPhone 15 como uma grande inovação, quando esta foi introduzida com o Nokia 808 em 2012, mas pronto, outros tempos).
 
Os meus comentários não são baseados no meu upgrade. Há melhorias que tentei condensar neste post. As melhorias são em relação ao 14 Pro. Eu nunca achei que fizesse sentido updates de uma para outra geração. Mantenho isso.

Desculpa se calhar percebi mal o teu comentário. Como comentaste o fato de eu não ter achado nada particularmente interessante na apresentação, obviamente uma opinião pessoal, pensei que estivesses a dar também uma opinião pessoal e não apenas uma mera constatação de fato que há melhorias.

Sim, concordamos ambos que há melhorias, muitas enumeraste, outras haverá. Devem ter dado trabalho certamente.
 
Última edição:
Boas, pessoal...

Vou adquirir um AW9, será o meu primeiro produto Apple a comprar (depois de me terem oferecido um Iphone 11). Preciso efetivamente de um relógio. A minha questão tem a ver com dúvida sobre que bracelete comprar, se uma têxtil ou em aço inoxidável, visto o preço ser o mesmo (539€ para ambas as que quero). A loop milanesa (aço) ou a bracelete de elos magnética (têxtil). Eu procuro uma que seja sofisticada mas, simultaneamente, que me permita fazer desporto (corrida). Provavelmente terei de adquirir depois outra para poder alternar... Mas gostava de ouvir opiniões... Obrigado. Cumprimentos,
 
Boas, pessoal...

Vou adquirir um AW9, será o meu primeiro produto Apple a comprar (depois de me terem oferecido um Iphone 11). Preciso efetivamente de um relógio. A minha questão tem a ver com dúvida sobre que bracelete comprar, se uma têxtil ou em aço inoxidável, visto o preço ser o mesmo (539€ para ambas as que quero). A loop milanesa (aço) ou a bracelete de elos magnética (têxtil). Eu procuro uma que seja sofisticada mas, simultaneamente, que me permita fazer desporto (corrida). Provavelmente terei de adquirir depois outra para poder alternar... Mas gostava de ouvir opiniões... Obrigado. Cumprimentos,
Compra a que te ficar mais barato
Depois compra na Amazon ou manda vir da China. São mais baratas e a qualidade não foge muito as originais
 
Vamos lá condensar os pontos das melhorias do iPhone 15 Pro a ver se nos entendemos.

Um ponto prévio. Noto todos os anos que quem tem iPhones recentes parece que quer à força arranjar motivos para um upgrade. Com um mercado tão maduro só se tirar cafés. Os smartphones atuais (todos, dentro dos preços que se inserem) são fenomenais. Não entendo como podem esperar melhorias espetaculares. Os updates fazem sentido espaços por anos e o ambiente agradece.

Mas vamos lá então, do que vi e sem ordem especial:

Utilizaram pela primeira vez titânio grade 5. Para quem não está por dentro é de facto muito bom. Podiam usar grade 2 que é mais barato. O problema do titânio é que se risca com facilidade e pelo que já vi em imagens fica cheio de dedadas. Mas não vejo muitos iPhones sem capa. O Titânio serviu para três coisas:
1- Reduzir peso.
2- Reduzir o bezel (1)
3- Com o ponto 2 o telemóvel é ligeiramente mais pequeno porque mantêm o tamanho do ecrã. os cantos também são mais arredondados.

Redesign subtil que acabei de referir.

Porta USB-C. Obrigado União Europeia. Agora só falta a troca de bateria pelos utilizadores.

A bateria aumentou. 12%, 3650mAh no iPhone 15 Pro e 11% 4852mAh no iPhone 15 Pro Max

O SoC é um monstro. É o primeiro a 3nm (a Apple tem o exclusivo dos 3nm mundial mais uma vez). Não é um monstro por ser 3nm, também ajuda, é um monstro de performance como seguramente vamos ver. É o primeiro a fazer decoding por hardware do codec de video AV1 o que vai melhorar a qualidade do vídeo e som de vídeos por streaming. O codec é gratuito por isso vamos ver o que acontece.

As câmeras têm uma abertura maior (f/1.78). O Pro Max tem a telephoto com periscópio. Vamos ver muitos comparativos nos próximos dias.
Apenas os iPhone 15 Pro vão permitir fazer vídeos 3D para uma tal Apple Vision Pro. Acho que resolveram aqui um ponto para venderem uns quantos iPhones para quem quer criar conteúdos.

Investimento em reduzir a pegada ambiental.

A vantagem da Apple é que tem um ecossistema próprio. E a satisfação das pessoas com os seus produtos é grande. Eu disse antes do evento que sempre tive um problema com o preço dos produtos da Apple. Mas as vendas não mentem. Trimestre após trimestre els continuam o seu caminho. Este não é um mau lançamento, mais uma vez.

-----------------
(1) A redução do bezel parece sempre coisa pouca mas é um avanço. Não há volta a dar. Em particular depois destes anos todos ainda se continuar a fazer isso. Os ecrãs arredondados sempre me pareceram pouco práticos.
Acho que tens razão, mas o que faz as pessoas pensar assim é que fazem todo um evento XPTO em que passam a maioria do tempo a falar de coisas que já fizeram e só destacaram 2 categorias de produto com poucas novidades significativas (telemóvel e relógio). Talvez em anos com pouca inovação (que é normal), talvez fosse melhor fazer como a Samsung e juntar mais hardware à festa (não entendo porque é que não falaram dos iPads, por exemplo).

Em termos de hardware há pouco por onde inovar, concordo. Estou honestamente sempre mais interessado nas melhorias do iOS e Android do que propriamente nas 80 cameras com 73462 megapixels e um processador 20% mais rápido do que o atual (como se o atual fosse uma coisa da idade da pedra...)
 
Compra a que te ficar mais barato
Depois compra na Amazon ou manda vir da China. São mais baratas e a qualidade não foge muito as originais
Obrigado, consegues-me confirmar se as braceletes do 8 que há à venda na Amazon ou mandadas vir da china serão compatíveis com o AW9? Presumo que sim... Se assim for, mandaria vir uma bracelete desportiva que fica a 489€ e depois adquiria uma mais formal e assim ficava mais barato...
 
Foi apenas uma curiosidade, não foi para responder diretamente ao que escreveste. (Mas sim, custa ver a Apple neste evento a mostrar o pixel binning no iPhone 15 como uma grande inovação, quando esta foi introduzida com o Nokia 808 em 2012, mas pronto, outros tempos).
Sim eu sei. Para terminar a questão da Nokia, eu ainda hoje lamento o que lhes aconteceu porque teríamos um panorama bem diferente no que a mobile se refere. Essa da câmara é um bom exemplo. Mas como sempre e já me repeti várias vezes, a vantagem da Apple é controlar também o software e assim ter um ecossistema. Teria que vender mais barato ou ter outra gama de produtos.

Os serviços são o segundo "produto" que mais fatura para a Apple e não são lideres nem com a Apple Music nem com a Apple TV. Mas o armazenamento, o pessoal sempre vai comprando, parece pouco mas em milhões de utilizadores é uma receita certinha.

Acho que tens razão, mas o que faz as pessoas pensar assim é que fazem todo um evento XPTO em que passam a maioria do tempo a falar de coisas que já fizeram e só destacaram 2 categorias de produto com poucas novidades significativas (telemóvel e relógio). Talvez em anos com pouca inovação (que é normal), talvez fosse melhor fazer como a Samsung e juntar mais hardware à festa (não entendo porque é que não falaram dos iPads, por exemplo).

Em termos de hardware há pouco por onde inovar, concordo. Estou honestamente sempre mais interessado nas melhorias do iOS e Android do que propriamente nas 80 cameras com 73462 megapixels e um processador 20% mais rápido do que o atual (como se o atual fosse uma coisa da idade da pedra...)
A Samsung tem que lançar muito mais produtos. É uma confusão. Os updates depende da Google. Ainda à duas ou três páginas atrás alguém dizia que o smartphone e o smartwatch não funcionam tão bem e não são tão bons.
A Apple continua a fechar a loja online nos eventos. Como todos sabemos não precisa de fechar nada para atualizar aquilo. É marketing. Apresentar os iPhones separados com os Apple Watch é marketing. Ainda hoje nas notícias das 13H na televisão tiveram direito a uma peça. Pelos vistos o evento tem direito a ser notícia.

Basta tan ver a discussão que gera aqui no fórum. Os iPhones acabam por criar mais discussão porque acho que têm mais interesse para as pessoas. Os iPads neste momento são meh.
 
Eu estive a pensar e passar de um iPhone Xr de 64gb para um iPhone 11 Pro Max é uma solucao em termos de longevidade. Mas aquela bateria... valha-me Deus!
O ideal seria mesmo um iPhone 13 Pro Max, mas sao tao caros!!! A linha dos "12" é para esquecer mesmo...
Nao sei mesmo que iPhone escolher.. Nao gostava mesmo de gastar acima de 500€
 
Back
Topo