Falta-me sempre alguma coisa... GRRRRR

Acho que se confunde um bocado os lados quando se fala prático. É claro que para mim, que não sou meramente um average user, não me importo nada de me aventurar na consola e resolver o meu problema por aí. Provavelmente resolvo-o em metade do tempo do que se tivesse optado pela interface gráfica.
A realidade é que a maioria dos utilizadores de computadores são de facto average user. E para esses, o que interessa é ter as opções que realmente necessitam numa interface limpa e simples.
Avariou? Contacta a assistência, porque não tem conhecimentos para resolver o problema. E não digam "é não querer aprender" porque a maior parte das pessoas que não é da área de informática, aprende sim mas na sua área.
É como se o meu carro avariasse. Eu não me vou aventurar a desmontar aquilo tudo. E não é justo que me acusem de não querer aprender. Simplesmente não é a minha área. Pego nele e vou ao mecânico, como fará um average user quando tem um problema com o seu computador.

Ganhamos dinheiro com a ignorância dos outros na nossa área. O mecânico ganha com a minha para resolver o problema do meu carro e eu ganho com a dele para resovler o problema do computador dele.
 
Por acaso é verdade. Em Linux uso bastante a consola para tarefas simples como instalar software. É sempre pela consola ;) Muito mais rápido e prático.
Sem dúvida! Torna-se de facto prático do que andar com click aqui, acolá, e mais enter, quando muitas coisas se faz muito mais rápido.
Mas depende de cada um, claro.

A minha necessidade era um programa CAD acessível, mas agora que oficialmente a BricSyS lançou o bricscad, não preciso mesmo do windows para nada :)

Tenho uma licença do XP que reinstalei à algum tempo atrás (só para a jogatina) e entretando marou, mas como nunca precisei, só antes actualizei para 7 MSDN, mas parece que irá ficar tb parada lol
Pra jogar, vícios como Nexuiz, qualke live ou entºao coisas simples como FrozenBubble. Mas como o tempo para isso é pouco e tb tenho a PS2 + GT encostada ... lol

E, como a maioria dos programas que uso são opensource, é fácil encontrá-los noutras plataformas, e existem, para mim, até agora alternativas viáveis, quando não é o caso, seja para editar filmes/legendas, editar áudio ou "tagging" aos mp3 :)
 
Última edição:
Ganhamos dinheiro com a ignorância dos outros na nossa área. O mecânico ganha com a minha para resolver o problema do meu carro e eu ganho com a dele para resovler o problema do computador dele.

Compreendo o que dizes, cada um têm a sua área, mas essa analogia não se aplica assim tão bem.
Tu saberes como o carro funciona e como arranjá-lo não te vai ajudar a chegar ao destino mais depressa, enquanto que nos computadores uma interface diferente é apenas um outro meio de alcançar a mesma coisa, e muitas vezes de forma mais eficiente.
 
Aparício, muita, mas mesmo muita gente não usa o PC para ter produtividade. Diz-me sinceramente se achas que se um gajo tivesse de aprender linha de comandos para ver um filme, instalar um jogo e configurá-lo, etc. os PCs iam ter o uso que têm hoje.

Muita gente, e eu incluo-me, quer o pc para o servir. Tal como um empregado doméstico, quero um que fale a minha língua, não vou aprender a língua dele, apesar de haver muitos mais empregados domésticos a falar russo e ser mais eficaz. Quero um que fale a minha língua. A minha língua é GUI.

Consigo fazer tudo em windows com gui e não me queixo. Também não vejo ninguém a queixar-se por dar para fazer as coisas por gui em vez de consola.
 
Aparício, muita, mas mesmo muita gente não usa o PC para ter produtividade. Diz-me sinceramente se achas que se um gajo tivesse de aprender linha de comandos para ver um filme, instalar um jogo e configurá-lo, etc. os PCs iam ter o uso que têm hoje.

Muita gente, e eu incluo-me, quer o pc para o servir. Tal como um empregado doméstico, quero um que fale a minha língua, não vou aprender a língua dele, apesar de haver muitos mais empregados domésticos a falar russo e ser mais eficaz. Quero um que fale a minha língua. A minha língua é GUI.

Consigo fazer tudo em windows com gui e não me queixo. Também não vejo ninguém a queixar-se por dar para fazer as coisas por gui em vez de consola.

Eu já disse que também considero um exagero querer usar tudo pela linha de comandos, num desktop vai sempre haver coisas muito mais úteis com GUI.
Ainda vais ter que esperar uns bons anos para mandares o computador fazer qualquer coisa que querias com língua natural, até lá vais sempre ter que aprender alguma coisa, nem que seja a usar GUI.

Talvez não vejas ninguém a queixar-se porque não conhecem mais nada, os GUIs são limitativos, nem sempre funcionam bem, e quando há problemas não há forma de os resolver.
Não é difícil encontrar exemplos disso, ainda mais acima o Pad referiu um problema com o som. É frustrante ter que resolver algum problema e a única coisa que se têm onde agarrar é um GUI que nada ajuda, eu também não tinha esta percepção quando usava Windows, mas agora vejo o quão limitado é o Windows nesse aspecto em relação ao Linux.
 
eu acho é que o pessoal do windows habituou-se tanto a usar unicamente o mouse que depois tudo o que seja preciso usar o teclado têm preguiça (psicológica) , mas para teclar em chats e msn já são capazes de tar um dia inteiro a teclar que já não sentem preguiça de teclar. lol
 
A preguiça não é tanto de teclar mas sim de aprender.

Agora obviamente que a disponibilidade de cada um para aprender varia muito, uns têm paciência para tar dias/horas a aprender comandos enquanto que outros não têm.

Uns sentem necessidade disso, outros não.

O gui tem vantagens? Sim.
A consola tem vantagens? Tbm.

E o mesmo se aplica às desvantagens. Há que encontrar um meio termo se possível.

Agora como disseram, para o average user usar uma consola é como retroceder no tempo. Estes utilizadores têm baixa disponibilidade para estudos adicionais e se o gui permite fazer o mesmo, mesmo que queimando uns segundos, este é o método preferido.
 
Última edição:
O problema de windows é que as coisas são muito blindadas ao GUI e o DOS não é mt potente ao contrário de LINUX que fazes tudo na consola e os GUIs são um pc limitados, mas começam a ser mais completos
 
Quando voces falam em aprender os comandos, fico com a sensação que falam disso da mesma forma que eu falava de cadeiras que tive, em que tinha de decorar a matéria, despeja-la no exame e nunca mais me lembrar daquilo no resto da vida.

Não "aprendam". Sejam curiosos, explorem e descubram.

Um GUI é muito bonito, mas voces nunca sabem o que se está a passar "por trás". Nunca vos dará o controlo e os conhecimentos completos sobre o que se está realmente a passar.
Digo desta forma, porque me assumo como um curioso.

Porque inevitavelmente, vão-se deparar com problemas no linux que não se resolvem com 2 ou 3 clicks, vão dar de caras na net com soluções que envolvem a shell para se chegar à resolução do problema e vão encravar quando um dos comandos indicados vos bater na trave.
Nesta situação, quantos de voces serão curiosos ao ponto de ir ver o que se passa e porque se passa?
E quantos de voces vão fazer reboot e voltar ao windows "com o rabinho entre as pernas" ?

Digam o que disserem, por mais voltas que se dê, o linux tem o seu publico alvo definido. Ambientes académicos, servidores, estudantes e curiosos.


Voltando ao tópico, faltam-me os jogos que aprecio a correr nativamente, sem correr o risco de ocorrer uma excepção xpto no wine e me dar cabo da diversão.
 
O dual-boot é uma solução teoricamente aceitável. Na prática torna-se chato.
Um gajo está em linux e de repente dá-lhe a vontade de jogar. Faz um reboot, entra no windows, joga um bocado faz uma pausa.
E que? vou fazer novo reboot para linux, para depois me dar a vontade de jogar outra coisa qualquer e ter de estar a fazer reboot novamente?

Na minha opinião, é o que acaba por acontecer na maioria dos casos em que o pc é usado para jogar.

E a solução "compra uma ps3" é tentar tapar o sol com a peneira. Se eu andei a gastar dinheiro num pc minimamente aceitavel para poder jogar sem me chatear muito, vou comprar uma ps3 (que até nem tem os jogos que costumo jogar) só para poder usar linux à vontade no pc?
 
A troca de ideias está a tomar o rumo do "obrigar a usar linux, de qualquer forma".
Tem noção que estás a sugerir o uso de linux em VMs num host windows, num tópico onde o assunto principal é a substituição completa do windows pelo linux e as opiniões dos utilizadores face a essa mudança.

As VM's com linux em windows servem o seu propósito para testes de distros, teste de vários hosts, para configurações de redes, servidores e afins. Mas pouco mais que isso.

É nonsense instalar uma vm com linux num host windows, para fazer no linux a mesma coisa que podias fazer nesse windows (trabalho, net, filmes, musica ...)
 
A questão começou por não haver jogos para linux, o que obriga a continuar a usar windows. Estava à procura de alternativas para essa situação. Peço desculpa.
 
Não tens de pedir desculpas a ninguém :P Estamos a trocar ideias.

Os jogos continuam a ser a pedrinha no sapato do linux. É um facto. E depois há gente mesquinha como eu, que preferem as coisas a correr nativamente, sem intermediários e sem secas de dual-boot.

Estou só a dar o meu ponto de vista, com base na minha experiencia pessoal e com base naquilo que espero de um pc.
 
Última edição:
Já que estamos a discutir jogos em Linux, à uns dias atrás fui ver a AppDB do Wine e descobri que agora alguns jogos da Valve, como Team Fortress 2 e Portal estão classificados como Platinum. Já estive a experimentar e correm tão bem como no Windows. Têm alguns problemas com as fontes dos menus mas são coisas secundárias, o que importa é que já escuso de ir ao Windows para ir jogar TF2. :P
 
Back
Topo