Multi FIFA Football 2003 (EA Sports)

Olá a todos. Eu nunca joguei ISS, e por isso não posso comparar.
O que posso dizer é que um dos jogos de futebol PC que mais gostei de jogar (e ainda jogo) foi o "Sensible World of Soccer".

Já joguei todos os jogos da série FIFA, inclusive o wc 2002, e o que mais me preocupa é que desde o fifa2002 a jogabilidade tem vindo a diminuir em razão de aumentar os detalhes gráficos (acho eu). No wc 2002 isso é gritante.

Por ex, quando um jogador adversário faz um carrinho para nos tirar a bola, há um breve momento em que o nosso jogador passa a ser controlado (apenas no movimento, não no passe/remate) pelo PC para que a animação dos dois jogadores "encaixe" perfeitamente, tanto o carrinho como a queda do jogador. Ora eu estava habituado no fifa2000 a conseguir desviar-me de um jogador que viesse de carrinho ou saltar por cima, o que agora não consigo. Se o caso fosse eu tentar desviar-me, mas ainda assim o adversário me conseguir atingir era uma coisa, agora eu deixo mesmo de me conseguir desviar por um momento, o que é bastante limitativo. (Não sou só eu a dizer isto. Aliás, a própria EA faz publicidade ao encaixe perfeito entre as animações)

Outra coisa que acho tremendamente aborrecida é o facto de ser banal marcar um golo do meio campo com um star player. Não é a nossa perícia que é posta à prova para o efeito mas sim o pressionar do botão de chute.................

Quanto ao chute e passe, temos que tentar adivinhar o movimento dos adversários e o melhor local para passar ou rematar a bola com bastante antecedência, uma vez que entre pressionar o botão e a resposta do jogador com essa acção ainda vai algum tempo de diferença, pois ainda temos de dar a força correcta, e esperar que o jogador conclua a "animação de pontapear a bola". Isto também só prejudica a jogabilidade. Se bem se lembram no fifa 2000 bastava pressionar no botão de chutar que o jogador chutava a bola, ou seja, podiamos esperar pelo momento certo sem ter que o prever com antecedencia....

Para finalizar, quem já jogou o Sensible soccer sabe o que é um jogo com uma boa jogabilidade. Neste jogo podemos fazer de tudo um pouco e sempre à velocidade dos nossos instintos, sem termos que contar aom atrasos indesejáveis entre o pressionar de um botão e a respectiva acção.
 
...desde que não fales mal dos jogos que o Korben gosta ou das pessoas que gostam dos jogos que o Korben gosta! :D
 
Originally posted by Zealot
...desde que não fales mal dos jogos que o Korben gosta ou das pessoas que gostam dos jogos que o Korben gosta! :D

Desculpa? Agora não posso discordar de vocês? Não me venham com essas bocas foleiras porque se achas que sou assim então dá exemplos disso... >(

edit: este post vai ser fechado porque senão temos 2 threads a falar sobre o mesmo jogo... continuemos a conversa na outra thread.
 
Última edição:
Originally posted by Persuader
Oops. Quando no post anterior disse que a jogabilidade do fifa tem vindo a diminuir desde o "fifa 2002" queria dizer "fifa 2000".

Usa a opção EDIT do teu post....

Quanto ao comentário que fizeste:

há um breve momento em que o nosso jogador passa a ser controlado (apenas no movimento, não no passe/remate) pelo PC

É de facto um defeito irritante... às vezes tb me passo com isso... :( Vamos ver no 2003 como é...
 
Bom, vou tentar compilar tudo neste post:

1º: Sensible Soccer Forever!!!!! Rulara Sempre!!!!

Essa coisa da bola que vao implementar no 2003.... ISS anyone???? :-D

Outra coisa, os livres mais realistas que marco sao no ISS, porque sao marcados de forma mais intuitiva (parecidos com os do Sensible, mas para melhor! muiti melhor!!! :D ). Os do Virtua Striker sao loucos, mas os do ISS parecem-me mais realistas - aqui se calhar e mais ao gosto de cada um.

Se ja disse isto, sorry :P, mas mas nao resisto:

- quando o Fifa98 saiu foi uma coisa do outro mundo!!!! joguei-o durante um ano interio ate sair o 99!!! um vicio tao grande que digo-vos sinceramente que a musica dos blur nao me sai da cabeça!!!!! >( ARGGGHHH!!! (ok, a musica ate que e fixe, mas ja a "estou a ouvir" a muito tempo)...
- Fifa 99... bom, graficos melhores, fintas novas, mas.... que mais??? AH Liga Portuguesa!!!! :D e ate que parecia melhor, nao joguei durante tanto tempo, talvez 6 meses de vicio (de assinalar que dominava por completo o WorlClass em ambos)
- Fifa2000... estao a gozar comigo??? joguei a demo e pareceu-me o 99 com graficos melhores.... Que!!????? nao tem nem selecçao portuguesa????????? Vao gozar com outro!!!, continuei a jogar um bocado do 99... voltou a vontade ;)
- Fifa2001 - ok, ja tem a cena do remate, mas depois de ultrapassado o WorldClass perdeu-se a pica (como ainda era parecido com os outros, numa semana ou duas ja estava...)
Fifa2002 - AH, jogabilidade diferente... mas nao parece melhor, deixa ca ver... hmmmmmm.... ate que vicia fixe, joguei uns 6 meses ou se calhar ate mais - dominio do WorldClass atingido tb pouco tempo depois
Fifa WC2002 - ..... joguei a demo e pareceu-me jeitoso.... mas vamos la ver***: que cabeceamentos sao queles???? que tal animaçoes realistas??? concordo com os defeitos apontados pelo persuader .... mas nao e so isso (NOTA: o rasto e essas maravilhas que as estrelas fazem podem-se desactivar nas opçoes!!!), os defeitos que o Fifa tem sao graves (claro que o ISS tb tem, e nao sao poucos): a nivel de animaçoes que prejudicam a jogabilidade, passando por uma simulaçao irrealista das partidas (e dos golos), uma IA que em Worlclass e quase intranspunivel, e passa a nossa defesa a broncos.... e passa o jogo a ser monotono...


*** foi nesta altura que me mostraram um joguito ja antigo... um tal de ISS :P

Pronto, foi so para dizer que joguei os jogos e nao estou a falar sem os ter sequer jogado!Fui... fa da saga Fifa


O que ainda nao me cabe na cabeça, e que depois de teres jogado o ISS Korbe, ainda gostas assim tanto do FIFA :P ... pronto, de facto sao opinioes, mas tb no mundo dos jogos ha factos!


So mesmo para ver se precebo: Korbe, diz aí as features que gostas-te no FifaWC2002 - para eu ter uma ideia daquilo que realmente gostas no jogo, porque eu realmente ja nao gosto...

PS: nada de picanços, estou a falar a serio :)
 
Pah gostei do sistema de cabeceamentos por exemplo... podes meter a bola onde e como quiseres.
Tb gostei do facto dos passes serem menos precisos e de poderes medir exactamente a força do passe e do remate. Tb gostei da introdução dos remates de primeira (já havia noutros fifas mas fazias 1 por mês).

E tb já disse montes de vezes que gosto do ISS mas não acho que seja tão óbviamente superior ao Fifa como o pessoal diz.

E quando digo que gosto do WC não quer dizer que o ache excelente... simplesmente acho que os gajos da EA Sports fizeram alterações importantes na jogabilidade e que tornaram o jogo muito melhor.

Eu às vezes jogo Fifa 99 em casa de um vizinho meu e depois qd vou jogar WC não tem nada a ver! Essa "evolução" é que eu acho muito boa. Mas óbviamente o jogo está longe de ser perfeito...
 
para mim o FIFA mais bem conseguido em dificuldade é o fifa 98 (e tmb os estádios: nem sempre estavam cheios. muitas vezes estavam quase vazios!) e em jogabilidade, consistência e recursos é o 99.
senão vejam bem: o fifa 99 tem bues de fintas, é editável, tem treino, marcação de penaltis, e tem uma coisa que a partir do fifa 2000 desapareceu: as forças dos jogadores serem até 16 cada uma (acho que no 98 os 100 era exagero). para mim forças ate 16 é perfeito para o fifa.
mais uma coisa: no fifa 99 se marcares um golo fora ouves pouquíssimas palmas e mts assobios e se marcares um golo em casa ouves bues de palmas (isto nunca aconteceu em mais nenhum fifa).
 
FeliYcora agora lembraste-me de uma cena... é que inexplicávelmente o Fifa tem "perdido" algumas virtudes... o modo de treino era excelente e simplesmente desapareceu... essa cena dos estádios meio vazios tb...

Isso nunca percebi pq :confused:
 
Tá-me a cheirar que o novo FIFA vai ser algo bombástico, algo diferente.

Artigo retirado da Mega Score nº84 (Setembro 2002)

«Parece que a Electronic Arts (EA) está cada vez mais apostada em “meter a mão no fogo", que é como quem diz no motor de jogo de FIFA 2003.
Depois de, na edição anterior, o estúdio canadiano da empresa ter mudado radicalmente o sistema de passe, outras inovações se seguem em Novembro. O Euro 2004 é que parece estar longe dos planos da editora.
A Mega Score esteve à conversa com o vice-presidente da EA Canadá, Rory Armes, e ficou surpresa com o mea culpa: "sim, provavelmente, temos sido um pouco conservadores. Nos últimos anos fomos muito, muito bons, a apresentar os gráficos, o som, etc., mas acho que a jogabilidade acabou por sofrer com isso." Solução? "Em apenas um ano, reescrevemos por completo o nosso sistema de Inteligência Artificial, de passe e a física da bola."
Ao cabo de oito anos de sucessivos lançamentos, Rory e os colegas canadianos finalmente perceberam que, apesar de serem especialistas em criar grandes jogos de desporto, com todo o aparato típico das produções televisivas norte-americanas, não possuem "um conhecimento tão aprofundado como os europeus" sobre o futebol (soccer, como lhe chamam naquelas paragens em que o futebol se joga com as mãos) em particular, isto apesar de, como muitos norte-americanos, Rory ter jogado futebol na juventude. Para remediar esta lacuna, uma parte da equipa de produção foi "importada" da Europa, para incutir no jogo a forma de sentir, pensar e jogar o "verdadeiro" futebol, aquele que, afinal, como o próprio admite, "os norte-americanos querem ver". As diferenças são notórias (mas FIFA já nos iludiu tantas vezes...) e a principal tem a ver com a personagem mais importante de uma partida de futebol: a bola. "Separámos a bola do futebolista. O ano passado a bola era um imã, nunca estava livre, estava sempre colada ou à mão de um guarda-redes ou ao pé de um jogador de campo, como por magia", admite Rory, para de seguida traçar uma curiosa metáfora. "Este ano, a bola é uma espécie de objecto com cérebro e pensamentos. Percebemos que o futebol se trata na verdade de oportunidades: a bola está solta no relvado e ambas as equipas têm hipóteses de a agarrar e iniciar uma jogada". Nesta versão, quando o jogador vira de repente de direcção é muito provável que perca o controlo da bola e esta perde-se em "território de ninguém", suscitando intensas disputas pela sua recuperação. É uma dinâmica suficientemente diferente para obrigar os veteranos a readaptarem-se. Esta modificação obrigou a EA Canadá a reestruturar o sistema de Inteligência Artificial, para que todos os futebolistas em campo reajam automaticamente de acordo com a posição da bola em qualquer palmo de relvado, e tenham mais jogo de equipa. Futebolistas em sprint contínuo é outra coisa do passado e, garantiu Rory, o sistema de atributos individuais de cada atleta está mais realista do que nunca, respeitando os pontos fortes e fracos de cada um. Outra inovação surpreendente tem a ver com os remates de bola parada. "Antes, os pontapés livres quase nunca davam origem a golos, não Ihes dávamos suficiente importância", explicou Rory. O novo sistema assemelha-se ao clássico swing-o-meter dos simuladores de golfe, um sistema que permite determinar com mais precisão a força e efeito do remate ou cruzamento. Infelizmente, um aspecto que não vai mudar é a ausência do campeonato português do jogo de futebol mais popular do planeta. Rory justificou a repetição da falta de comparência com a indisponibilidade de tempo, totalmente absorvido peIa reformulação do novo motor de jogo e com o lançamento de 2002 FIFA World Cup. A verdade é que, após tantos obstáculos levantados em Portugal no passado como se o nosso campeonato fosse assim tão importante... a vontade da EA negociar também não será muita, até porque, apesar de tudo, FIFA tem vendido muito bem em território luso. Os portugueses vão ter de se contentar com um Campeonato de Clubes que reúne os 18 clubes mais representativos da Europa e rezar para que o emblema do seu coração lá esteja representado. E quanto ao Euro 2004, realizado em Portugal? O mais provável é que não haja luz verde para o projecto. A EA não ficou satisfeita com os resultados comerciais de Euro 2000 e, assim, o futebol português vai ficando cada vez mais à margem dos grandes palcos do futebol, real ou virtual.»


Pois é parece-me que todos queria-mos ouvir boas notícias e isto são, para mim MUITO BOAS notícias!


P.S.: Façam favor de mudarem o nome da thread para FIFA 2003 Thread ou coisa do género! Se eu puder fazer isso digam! Mas axo que não é possível, só administrador né?
 
Finalmente um video do FIFA 2003!!

tá espetacular! uma coisa nova: os passes são feitos mais rapidamente (vê-se no video).

3.5Mb Vídeo FIFA 2003 (PS2).

NOTA: o vídeo para a meio. todos os que encontrei eram assim.

Os gráficos estão um espanto e a fluidez de jogo parece-me muito boa!! o video é da versao PS2.

faz lembrar os jogos de futebol da konami!
 
Última edição:
mais screenshots!

versão ps2

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versão xbox

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fonte: FinalBoss.com


SIMPLESMENTE SOBERBO!
não digam mal do fifa 2003 pf!!
 
Uau, tou deslumbrado.. (iss, anyone?)

Foi como disse noutro post, o fifa é um cagalhão c flores. Todo mto bonito e jogabilidade duvidosa..

Mas será q ninguém obriga o korben a jogar iss? até podia ser o 1º, o dos gráficos mais fatelosos.. (hihihihihi n resisti, korben:D )

Agora só acredito jogando. Tb gostei da demo do fifa wc (hihihihi WC é mmo apropriado:-D ) e no fim o jogo foi uma desilusão. n tou para largar $$ para m deslumbrar c o detalhe do trombil do JVP e companhia.:P

Qt aos cabeceamentos, tenho q admitir q estão mto bons..mas só comparados aos fifas anteriores!
ISS!! (o ideal seria um ISSzito para o pc.. sonhar n custa..;) )
 
Ó caga-na-mata é melhor começares a sonhar com o FIFA 2003 na playstation. vai ARRASAR o ISS.

sai dia 29/10/2002 para pc.
e pelo dia 10/11/2002 para consolas (penso eu de que)
 
Originally posted by caganamata
Uau, tou deslumbrado.. (iss, anyone?)

Foi como disse noutro post, o fifa é um cagalhão c flores. Todo mto bonito e jogabilidade duvidosa..

Pah diz mal só dos que já sairam OK? Eu simplesmente digo que estou esperançado quanto a este novo Fifa... venha a DEMO!
 
Korbe: acho que o caganamata estava a falar dos que ja sairam ;)

E que nao vamos agora dizer bem ou nao do jogo que ainda nem demo ha! O que eu digo, e faço "refrase" e que apos tanta desilusao, custa-me a acreditar que este jogo sera assim tao bom quanto eles o pintam!!! Tambem quero, gostava, que finalmente, apos 2 anos, passassem o ISS ( ja e velhinho, e estou farto de actualiza-lo... :P )...

O problema e que acho que a EA ainda nao aprendeu nada... mas como ja disse tambem anteriormente, espero que esteja errado :)
 
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