Filamentos - Discussão, Experiencias, Novidades

nuno_p

1st Folding then Sex
Lava a base com liquido da loiça e água quente, Imprime as primeiras camadas devagar e com a ventoinha desligada e cuidado com as correntes de ar.

A primeira camada está "perfeita"? Que temperaturas usas?
 
Lava a base com liquido da loiça e água quente, Imprime as primeiras camadas devagar e com a ventoinha desligada e cuidado com as correntes de ar.

A primeira camada está "perfeita"? Que temperaturas usas?
A primeira camada até fica bem mas a medida que vai imprimindo vai fazendo warp. Como o outro user daqui disse os da tucab só derretem a 230/240 como deve ser e a base se meter a baixo de 70/65 descola antes do tempo, por isso mais ou menos Nozzle a 240 e base a 75.
 

nuno_p

1st Folding then Sex
Eu também uso pla da tucab e imprimo bem com temperaturas a rondar os 200/210 graus com a cama a 50 e não faz warp.
 

Djizasse

Power Member
Já derreti alguns Kgs de Tucab e sei por contacto direto de quem derreta literalmente dezenas de Kgs da Tucab TODOS os meses.
Lava a mesa devidamente com detergente da louça, evita tocar na mesma com as mãos (os óleos das mãos dão cabo da aderência), nivela a mesa e acerta a primeira camada (altura da primeira camada à mesa).

Agora, se queres impressões de qualidade, não é o filamento que te vai dar isso. Tens de investir o tempo na afinação da impressora e na calibração da mesma a cada filamento. Afinação de e-steps, fazer o PID do hotend e da mesa, fazer torres de temperatura, flow, retração e suportes para cada filamento. Sendo cosplay, se tiveres a impressão mais perfeitinha, é menos trabalho que depois tens a lixar e a meter betume.
 

casio_cable

Power Member
Já derreti alguns Kgs de Tucab e sei por contacto direto de quem derreta literalmente dezenas de Kgs da Tucab TODOS os meses.
Lava a mesa devidamente com detergente da louça, evita tocar na mesma com as mãos (os óleos das mãos dão cabo da aderência), nivela a mesa e acerta a primeira camada (altura da primeira camada à mesa).

Agora, se queres impressões de qualidade, não é o filamento que te vai dar isso. Tens de investir o tempo na afinação da impressora e na calibração da mesma a cada filamento. Afinação de e-steps, fazer o PID do hotend e da mesa, fazer torres de temperatura, flow, retração e suportes para cada filamento. Sendo cosplay, se tiveres a impressão mais perfeitinha, é menos trabalho que depois tens a lixar e a meter betume.

Já consegui, o que achei estranho e reportei a eles (tucab) é mesmo facto de alguns filamentos estarem totalmente fora dos valores que eles anunciam na datasheet.
Consigo impressões de bastante boa qualidade com alguns dos filamentos deles, nem necessito lixar/polir nada.

No caso de um rolo tem aviso para não exceder os 230º, mas na verdade só é possivel imprimir com ele a cerca de 240º e sei que não é erro na minha impressora, já descartei isso.

Apenas vou ter isso mais em atenção e não me guiar tanto pela datasheet.
 

Deltamike

Power Member
Já derreti Kg e Kg de PLA TUcab, seja do 4032 como do 3D850 e temperaturas sempre na ordem dos 200 graus. Só por vezes subo para 210 quando estou a imprimir um bocado mais rapido.
Se usarem temperaturas muito altas é normal haver warping depois porque assim que levar com o ar da ventilação o material arrefece muito rápido e contrai. Se isso acontece em parte também é da fraca adesão da cama.
Lavem a base bastante bem com água quente e detergente e não toquem com os dedos na mesma. Esqueçam alcool isopropilicos porque isso é uma anedota comparado com sabão ou detergente da loiça.
Em PLA, se houver warping, 90% das vezes para não dizer mais, é erro humano. Ou seja, configurações do setup.
 
Olá! quero imprimir esta estatueta em 3D como um presente, mas não sei que material utilizar. Tenho usado apenas PLA, mas quero um material melhor para um presente. Pode recomendar alguma coisa? a minha impressora é Ultimaker S5
 

xXSantyXx

Power Member
Olá! quero imprimir esta estatueta em 3D como um presente, mas não sei que material utilizar. Tenho usado apenas PLA, mas quero um material melhor para um presente. Pode recomendar alguma coisa? a minha impressora é Ultimaker S5
Não vejo porque não usar PLA. Eventualmente PETG, mas penso que irá dar ao mesmo pela minha experiência.
Suponho que vás dar acabamento à peça no final, se sim, o único motivo que vejo que justifica não usar PLA é se fores para ABS, onde tens a possibilidade de dar acabamento com acetona.
 

Djizasse

Power Member
Pela pergunta deduzo que não tenhas muita experiência em impressão 3D, sendo assim, esse modelo que estás a imprimir vai ser um belo bico de obra para limpares todos os suportes sem deixares marcas de impressão ou mesmo partir algumas partes.
Não será melhor ires para outro modelo como este?
https://www.myminifactory.com/object/3d-print-doom-guy-doom-eternal-30cm-model-120669
Está dividido em 12 ou 13 peças para depois encaixar e colar.

Imprime isso em qualquer PLA de qualidade.
 
Topo