Fim do Roaming

Também existe uma perspetiva que as operadoras não abordam.

Da mesma forma que existe acordos de peer em redes de IP, também existem acordos de roaming. E apesar do roaming ser um custo cobrado aos utilizadores o mesmo não impede de ser negociado entre operadoras e acho que aí a lei da UE até deve estar bastante liberal.

Que eu saiba nada impede da MEO ou a NOS cobrarem a factura pela utilização da infraestrutura ao operadores com clientes em roaming. Tudo depende dos acordos existentes e com abolição do roaming, não seria de espantar que esses acordos fossem revistos. Daí a teoria dos países do sul virem a sofrer com isso é bastante subjetiva.
 
Vou republicar isto que já tinha publicado há uns meses (agora atualizei com novos dados). Então parece que o Roaming na União Europeia "acaba" a 15 de julho de 2017 a Comissão Europeia já apresentou a proposta final da política de utilização abusiva - PUA. Tudo o que diz respeito aos consumidores já está definido. Aqui vai o que consegui perceber da proposta (considero IVA a 23%, ou seja, o que está escrito neste post aplica-se a clientes particulares do território continental):


- Numa situação normal, o consumo de dados/voz/SMS em roaming passa a ser taxado ao mesmo preço do operador nacional (se tiverem um plafond de comunicações adicionais desconta do plafond sem custos extra, tal e qual como se estivessem em Portugal)

- Não há limite definido para SMS e chamadas, mas o consumo de dados móveis no estrangeiro vai ter limites e esses limites dependem do que pagam em território nacional:

Limites nos pré-pagos:
Basta dividir por 9,471 o valor em saldo que tenham (em 2017*) quando saírem de Portugal. Se quando iniciarem o roaming tiverem 40€ em saldo, vão ter direito a um máximo em roaming de 40/9,471 = 4,2 GB. Digo "um máximo", porque para lá destes 4,2 GB o operador pode cortar-vos o acesso a dados.

Limites nos restantes tarifários:
Têm de ter em conta o que pagam por mês pelo telemóvel (se estiver dentro de um pacote indissociável M4O, NOS 4, etc. o valor que têm de ter em conta é o preço que o operador tem tabelado para um tarifário equivalente ao vosso em regime isolado - MEO Unlimited, Smart, etc.) e depois dividem por 4,7355 (em 2017**). Se têm um tarifário Kanguru XL e pagam 25€, têm direito em roaming a um máximo de 25/4,7355 = 5,3 GB, antes do operador poder aplicar a PUA.

- A política de utilização começa a ser aplicada na pior das hipóteses, entre outras regras, se durante um período de quatro meses o cliente estiver mais de dois meses fora e simultaneamente se durante os mesmos quatro meses o consumo em Roaming for superior ao consumo no país de origem (o cliente recebe uma mensagem de aviso quando algum destes critérios seja verificado pela operadora duas semanas antes e pode reclamar)

- Quando a política de utilização abusiva é aplicada, passam a acrescer as seguintes taxas por cada comunicação: no máximo +0,03936€ por minuto de chamada de voz, +0,0123€ por SMS, +9,471€/GB (em 2017*) - a taxação é ao KB


Notas:

* Em 2018 passa a dividir-se 7,38 (e não por 9,471), em 2019 divide-se por 5,535, em 2020 por 4,305, em 2021 por 3,69 e em 2022 por 3,075.

** Em 2018 passa a dividir-se 3,69 (e não por 4,7355), em 2019 divide-se por 2,7675, em 2020 por 2,1525, em 2021 por 1,845 e em 2022 por 1,5375.

- Países em que vigora (se até a Islândia está, Brexit não deve ser problema...)
In all 28 countries of the EU: Austria, Belgium, Bulgaria, Croatia, Cyprus, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, Germany, Greece, Hungary, Ireland, Italy, Latvia, Lithuania, Luxembourg, Malta, the Netherlands, Poland, Portugal, Romania, Slovenia, Slovakia, Spain, Sweden, United Kingdom.

In the countries of the European Economic Area: Iceland, Liechtenstein, Norway roam like at home will be introduced shortly after 15 June.

- Considera-se "dia dentro do país" um dia em que o telemóvel se tenha ligado, pelo menos uma vez, a uma antena móvel portuguesa

- Chamadas recebidas também não serão cobradas
If I travel, how much do I pay when I receive a call?
If you travel abroad in the EU after 15 June 2017: nothing – just as at home!

- Se o vosso tarifário tiver um plafond de minutos mensal para redes nacionais, por norma os consumos serão descontados do plafond de minutos/SMS para "outras redes"

- As chamadas internacionais (feitas de Portugal para fora) não estão incluídas - não é Roaming
Calling from home is not roaming. The new rights cover communications (calls, SMS, data) made when roaming in the EU, which means when travelling abroad in the EU. The prices of calls from home to a foreign country, including in the EU, are not regulated.

- Os preços em roaming podem voltar a ser cobrados caso o operador registe perdas de receita com o roaming acima de 3% da margem de lucro (lucro/receitas) do negócio móvel - esta interrupção é apenas temporária e se autorizada pelo regulador nacional (de notar que os operadores nacionais pagam aos operadores estrangeiros por cada minuto/SMS/KB consumido pelos seus clientes fora de portas, daí poder haver possível prejuízo)

- Para evitar abusos, já é sabido que os operadores vão poder exigir um comprovativo de residência no país (ou mesmo de relação laboral com o país) ao cliente quando este queira beneficiar da nova política roaming na UE (evita, por exemplo, que os não residentes em Portugal beneficiem no seu país das tarifas portuguesas só por terem adquirido um cartão SIM de uma operadora portuguesa); é proibido ao mesmo cliente comprar cartões SIM para uso quase exclusivo em roaming ou comprar repetidamente cartões SIM para uso em roaming.

https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/roaming-implementing-regulation
http://ec.europa.eu/newsroom/document.cfm?doc_id=42304
https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/frequently-asked-questions-roam-home
http://ec.europa.eu/newsroom/dae/document.cfm?doc_id=42379
 
Última edição:
Deixo aqui o link da MEO onde informa das novas condições a partir de 15 de junho de 2017.

De realçar que na parte da nota referente aos dados, não é de facil perceção para o consumidor normal, pelo que na minha opinião a MEO deve simplificar ou dar um exemplo.
 
Então é a tal história - basta dividires o que pagas por 4,5 (que são os tais 9,5 x 0,5) - nesta situação não é 4,7355 como digo acima porque os operadores podem entender aplicar uma política de utilização responsável menos restritiva, o caso do MEO.
 
Então é a tal história - basta dividires o que pagas por 4,5 (que são os tais 9,5 x 0,5) - nesta situação não é 4,7355 como digo acima porque os operadores podem entender aplicar uma política de utilização responsável menos restritiva, o caso do MEO.

E quando tens um tarifario com comunicações ilimitadas de voz e com X GB de trafego, tambem se faz a conta da mesma forma?

Em relação aos dados de internet movel com ilimitado, faz se o mesmo calculo que mencionaste?

Obrigado
 
E quando tens um tarifario com comunicações ilimitadas de voz e com X GB de trafego, tambem se faz a conta da mesma forma?

Em relação aos dados de internet movel com ilimitado, faz se o mesmo calculo que mencionaste?

Obrigado
Sim, a conta é sempre essa (à exceção dos pré-pagos):

Pagas 10€ pelo total do tarifário de internet móvel/telemóvel. Divides 10/4,5 = 2,22 (no caso do MEO) e ficas com um máximo de 2,22 GB para usar em roaming pela europa (são 2 GB e 225 MB). Imagina que esse tal tarifário de 10€ que tens em Portugal só inclui 2 GB. Então na realidade ficas só com os 2 GB do tarifário (os 2,22 GB são um máximo).

Se, pelos tais 10€, tiveres um tarifário ilimitado em Portugal, no estrangeiro ficas limitado a usar 2,22 GB (sem prejuízo de poderes adquirir um plafond extra de dados, mas aí o MEO pode pedir-te que pagues esse extra).

SMS/minutos de voz não têm esta regra (só aquela de ser estudado o consumo dos 4 meses anteriores). Se tens chamadas ilimitadas, continuas com chamadas ilimitadas quando vais para um país da UE e ligas desse país para um país da UE.
 
Sim, a conta é sempre essa (à exceção dos pré-pagos):

Pagas 10€ pelo total do tarifário de internet móvel/telemóvel. Divides 10/4,5 = 2,22 (no caso do MEO) e ficas com um máximo de 2,22 GB para usar em roaming pela europa (são 2 GB e 225 MB). Imagina que esse tal tarifário de 10€ que tens em Portugal só inclui 2 GB. Então na realidade ficas só com os 2 GB do tarifário (os 2,22 GB são um máximo).

Se, pelos tais 10€, tiveres um tarifário ilimitado em Portugal, no estrangeiro ficas limitado a usar 2,22 GB (sem prejuízo de poderes adquirir um plafond extra de dados, mas aí o MEO pode pedir-te que pagues esse extra).

SMS/minutos de voz não têm esta regra (só aquela de ser estudado o consumo dos 4 meses anteriores). Se tens chamadas ilimitadas, continuas com chamadas ilimitadas quando vais para um país da UE e ligas desse país para um país da UE.


Muito obrigado pela resposta, bastante util!
 
Eu só espero que esta lei não venha a prejudicar clientes como eu que viajam muito por esse mundo e que cumpre o ponto que apresentas-te @desde99
se durante um período de quatro meses o cliente estiver mais de dois meses fora e simultaneamente se durante os mesmos quatro meses o consumo em Roaming for superior ao consumo no país de origem (o cliente recebe uma mensagem de aviso quando algum destes critérios seja verificado pela operadora duas semanas antes e pode reclamar)
[quote\]

É muito importante que o "e" seja cumprido à risca. Até que pessoas como eu acabam por consumir mais dados fora do país do que dentro. Como é normal, uma vez em casa ou no escritório consome-se dados pelo serviço fixo.

Creio que para países como Portugal não haverá grandes problemas em termos de receita uma vez que somos um destino turístico. Poderá ser é mais problemático para os países do centro e norte da Europa.

Poderá é haver mais congestão da rede móvel em determinadas áreas turísticas pois o pessoal vai ter os telemóveis todos conectados à rede.

Fazer chamadas a partir do estrangeiro para outro país que não Portugal terá o tarifário aplicável consoante cada operador. A única vantagem é não ser cobrado o roaming extra por estar num país da UE.
 
Creio que para países como Portugal não haverá grandes problemas em termos de receita uma vez que somos um destino turístico. Poderá ser é mais problemático para os países do centro e norte da Europa.
Não percebo o raciocinio. Exatamente por ser um destino turistico é que terá mais problemas devido a uma maior afluencia de utilizadores sem a contrapartida das receitas
 
Não percebo o raciocinio. Exatamente por ser um destino turistico é que terá mais problemas devido a uma maior afluencia de utilizadores sem a contrapartida das receitas
Isso é a falácia do Presidente da NOS, que para consumo interno diz isso, mas quando é perguntado por estrangeiros fala desta maneira (e este é que me parece o raciocínio apropriado):

Pergunta do analista: "Okay. Can I ask a follow-on? Roaming in the summer. A lot of the Northern wireless operators are sort of worried that there will be a revenue transfer, and I guess I've noticed that you guys are in the South. And I guess if it's going to be North and South someone has to collect a lot of volume. I mean, are you expecting -- have you signed sort of discounted roaming arrangements or...?"

Resposta do Peesidente da NOS: "We expect the volume, the traffic from roaming to increase. It has been the case in the last few months with the new regulation. Probably it will pick up. But in terms of an absolute number in terms of euros that is not a number that is very significant. Yes we expect, not only the volume but probably also the revenues since -- even thoughthe whosale caps are lower, the volume probably will offset that, but the net effect shouldn't be that material."

http://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/1Q17 Conference Call.mp3 (minuto 45)

Fazer chamadas a partir do estrangeiro para outro país que não Portugal terá o tarifário aplicável consoante cada operador. A única vantagem é não ser cobrado o roaming extra por estar num país da UE.
É a própria Comissão Europeia que o diz. Vai ser mais caro ligar de Portugal para França do que um português estar em Espanha e ligar para França.
 
Eu só espero que esta lei não venha a prejudicar clientes como eu que viajam muito por esse mundo e que cumpre o ponto que apresentas-te @desde99


É muito importante que o "e" seja cumprido à risca. Até que pessoas como eu acabam por consumir mais dados fora do país do que dentro. Como é normal, uma vez em casa ou no escritório consome-se dados pelo serviço fixo.

Creio que para países como Portugal não haverá grandes problemas em termos de receita uma vez que somos um destino turístico. Poderá ser é mais problemático para os países do centro e norte da Europa.

Poderá é haver mais congestão da rede móvel em determinadas áreas turísticas pois o pessoal vai ter os telemóveis todos conectados à rede.

Fazer chamadas a partir do estrangeiro para outro país que não Portugal terá o tarifário aplicável consoante cada operador. A única vantagem é não ser cobrado o roaming extra por estar num país da UE.
Ainda que possas ser "excluído", o preço a pagar em roaming é mais baixo do que actualmente. Ou seja, mesmo que não cumpras os critérios da PUR, sais beneficiado em relação à situação actual.
-50% em chamadas e SMS e -80% em dados (pelo menos na MEO).
 
Não percebi bem o pdf do MEO relativamente a chamadas para outros países. Mas espero apenas que seja cobrado o valor respetivo a uma comunicação de Portugal para outro país.

As operadoras não perdem dinheiro pelo facto de ter simcards de outras operadoras connectados à sua rede. Gasta recursos da rede de radio, mas só se congestionarem a rede e começarem a perder chamadas é que irão perder receita com isto.

Quem perde são as operadoras em que os seus clientes estão connectadas a outras, uma vez que no final do mês as operadoras visitadas por esses simcards vão enviar a factura para cobrar.

Por isso eu não vejo como é as operadoras Portuguesas vão perder dinheiro com isto sem ser pela falta de capacidade de responder ao extra trafego na rede de radio. Vão ter que investir mais para garantir niveis de serviço (kpi) e não perder chamadas? Provável.
 
As operadoras vao perder dinheiro .
Os pacotes atuais e os precos estao calculados para o trafego ser nacional, para a prpria rede ou outras redes nacionais.
O facto do cliente gastar o contratado fora do pais vai introduzir um custo que ate agora nao existia.
 
As operadoras vao perder dinheiro .
Os pacotes atuais e os precos estao calculados para o trafego ser nacional, para a prpria rede ou outras redes nacionais.
O facto do cliente gastar o contratado fora do pais vai introduzir um custo que ate agora nao existia.

Como assim?

Se os operadores têm de pagar aos outros quando um utilizador utiliza o serviço em roaming, como perdem dinheiro?

Acredita que nao perdem dinheiro. Se perdessem achas que os lobbies em bruxelas deixava isto ir até al fim? Nao esquecer que em bruxelas tens os lobbies a comandar as coisas, portanto para mim é perca de tempo estar a discutir se os operadores vao perder dinheiro...
 
Perdem pela simples razão que quando os clientes dos operadores vão para foram têm de pagar aos operadores onde os clientes estão sem que tenham a compensação das receitas.

Exemplo. Tens um pacote de x minutos que custava y euros. Antes os custos eram somente a terminação nacional (que são umas decimas de centimo de euro por minutos). Agora o cliente pode usar esse mesmo pacote de minutos todo em roaming (os custos aumentam) mas mantem o preço do pacote, cobra ao cliente o mesmo.

Perde dinheiro porque quando fez o preço do tarifário calculou com base na terminação nacional e agora vai ter de entregar aos operadores do roaming parte da receita que obtem

Agora isso também é válido para quando os outros vêm para cá.

No balanço geral, não sei como fica
 
Perdem pela simples razão que quando os clientes dos operadores vão para foram têm de pagar aos operadores onde os clientes estão sem que tenham a compensação das receitas.

Exemplo. Tens um pacote de x minutos que custava y euros. Antes os custos eram somente a terminação nacional (que são umas decimas de centimo de euro por minutos). Agora o cliente pode usar esse mesmo pacote de minutos todo em roaming (os custos aumentam) mas mantem o preço do pacote, cobra ao cliente o mesmo.

Perde dinheiro porque quando fez o preço do tarifário calculou com base na terminação nacional e agora vai ter de entregar aos operadores do roaming parte da receita que obtem

Agora isso também é válido para quando os outros vêm para cá.

No balanço geral, não sei como fica

Volto a frisar o que disse, se perdessem a U.E não permitiria que esta lei entrasse em vigor.

A partir deste momento tira as conclusões que quiseres :)
 
Nao posso concordar ctg. A simples alteracao do custo de roaming que passou dos valores elevados praticados para custo de comunicações nacionais é prova disso. Ou achas que os operadores bateram as palmas de contentes ?
 
Isto era dinheiro que os operadores pagavam uns aos outros. Logicamente depois desta regulação há uns operadores que vão perder dinheiro e outros que o vão ganhar na mesma proporção (uma vez que o consumo também aumenta e muito).


O resto é uma sobrecarga das estruturas móveis da rede que antes não existia. Uma boa oportunidade para empresas como a NOS investirem na renovação da rede.

A Vodafone a nível europeu diz que é uma das operadoras que vão perder receitas. Mas é imprevisível, uma vez que a grande mudança só ocorre a 15 de junho.
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/esta-historia-do-roaming-como-aconteceu-merecia-uma-cadeira/
 
Back
Topo