Firefox OS Mobile

isto e' interessante, sera que vai ter mercado ?

De todos que já foram ou ainda vão ser lançados (Firefox OS, Ubuntu Phone, Tizen, Jolla) o Firefox OS é aquele que já tem mais fabricantes e mais operadores de telemóveis a trabalhar para o sistema operativo. ZTE, Alcatel, Sony, Huawei, LG são alguns dos fabricantes que vão lançar modelos com o Firefox OS (dois deles já lançaram, ZTE e Alcatel).
Nos mercados emergentes pode vir a ter mercado e é nesses países que eles (mais) apostam (India, Brasil, China, etc). O sucesso deste sistema operativo, como tantos outros, depende do rápido crescimento da store. O ser só barato não basta, é preciso que a store cresça com rapidez. A Mozilla garante que devido ao uso de HTML5 vai ser muito fácil criar e tornar disponível aplicações para o Firefox OS.

E já é possível experimentar o Firefox OS (e de uma forma muito simples). Basta ter o browser Mozilla Firefox e instalar o addon Firefox OS Simulator, que já vai na versão 4.

Já dá para ter uma boa ideia de como é este novo S.O.

Tem bom aspeto, é uma mistura entre Android e iOs
 
Última edição:

Novo método para instalar apps no Firefox OS


Sobre o que o impar trouxe, e a tal atualização trimestral do Firefox OS por parte da Mozilla, só existe um pequenino problema, por acaso muito parecido com o problema que o Android sofre com as suas atualizações. No caso do Firefox OS essas atualizações estão dependentes não da Mozilla mas antes por parte dos operadores que usam o Firefox OS nos seus smartphones. Só quem comprar smartphones desbloqueados com Firefox OS vai conseguir receber os updates sem qualquer problema, sempre que a Mozilla os lançar.
 

Novo método para instalar apps no Firefox OS


Sobre o que o impar trouxe, e a tal atualização trimestral do Firefox OS por parte da Mozilla, só existe um pequenino problema, por acaso muito parecido com o problema que o Android sofre com as suas atualizações. No caso do Firefox OS essas atualizações estão dependentes não da Mozilla mas antes por parte dos operadores que usam o Firefox OS nos seus smartphones. Só quem comprar smartphones desbloqueados com Firefox OS vai conseguir receber os updates sem qualquer problema, sempre que a Mozilla os lançar.

não, a Mozilla mencionou que chegarão de modo permanente e que já esteve a contactar as operadoras e fabricantes a "força-los" a fazer os updates
 
não, a Mozilla mencionou que chegarão de modo permanente e que já esteve a contactar as operadoras e fabricantes a "força-los" a fazer os updates

Eu gostava que tivesses razão mas não são essas as informações que eu tenho lido. Não te esqueças que estamos a falar de mais de 20 operadoras (e o número tende a crescer) e eu não sei como é a Mozilla vai conseguir que mais de 20 operadoras recebam todos os updates ao mesmo tempo. Uma coisa é "gostar de...", "sonhar com..." outra coisa é "obrigar a..., forçar a...". É que as operadoras vão poder "mexer" no Firefox OS de forma a dar-lhe o seu cunho pessoal, não é algo que a Mozilla possa impor.

Mas sinceramente, e não sei onde leste essa info, eu gostava que tivesses razão.
 
Firefox OS 1.1 - traz notificações push em tempo real

É o primeiro update a sério feito pela Mozilla ao seu Firefox OS. A partir de agora a cada 3 meses o Firefox OS vai sofrer updates e vem com uma nova versão, o sistema é melhorado, traz funcionalidades novas, etc (é o SO com menor tempo de espera entre novas versões entre todos os S.O.). A cada 6 semanas vem um update em relação a questões de segurança.
 
Instalei hoje o Firefox no meu PC, e instalei o add-on FirefoxOS e ameii completamente. Super simples, intuitivo e fluido. Certamente será a minha aposta.
 
Instalei hoje o Firefox no meu PC, e instalei o add-on FirefoxOS e ameii completamente. Super simples, intuitivo e fluido. Certamente será a minha aposta.

Caso não saibas, a tal pesquisa que se encontra no interface, onde podes fazer pesquisas e encontrar todas as web apps relacionadas com aquilo que procuras, é da responsabilidade de um software/launcher chamado de Everything.me

Existe para Firefox OS mas tb para Android. É muito à frente, tb adoro o conceito. Tu procuras o que quiseres que a tal aplicação (através de algoritmos) vai à procura de tudo o que de momento encontra na net que vai de encontro ao que procuras. Digamos que é uma pesquisa inteligente. Já deves ter experimentado.

É muito bom. O único senão no Android é que exige tarifário de dados (ou Wifi), porque como se pode compreender é algo que consome (ainda) alguns dados.

Para quem ainda não entendeu o conceito, posso mostrar este video que demonstra bem as capacidades do Everything.me. Existe o mesmo video na página do Everything.me. Pode-se procurar por tudo: web apps, noticias, tempo, cinema, jogos (para jogar mesmo), receitas, informações várias, etc, o que se quiser, no fundo. Vamos tendo alternativas aos montes, de várias fontes, é um fartote... E as possibilidades são imensas.

Eu que uso muito a net no meu smartphone "amei" especialmente esta parte. :)

Como já disse o Everything.me é tb um launcher para Android e é o que uso neste momento (já não consigo passar sem ele).
 
Última edição:
Desconhecia completamente esse software. Cheguei a pensar que fosse o Firefox a produzir isso. E sim, tinha experimentado isso da pesquisa. Amei mesmo.

Eu adicionei o add-on, tal como tinha dito e agora nao o consigo meter novamente, embora o add-on esteja instalado. Como faço para mexer novamente?
 
Desconhecia completamente esse software. Cheguei a pensar que fosse o Firefox a produzir isso. E sim, tinha experimentado isso da pesquisa. Amei mesmo.

Eu adicionei o add-on, tal como tinha dito e agora nao o consigo meter novamente, embora o add-on esteja instalado. Como faço para mexer novamente?

Nada como desinstalar e voltar a instalar o Mozilla Firefox. Dá-lhe um "format". O addon tb se instala rápido, por isso... :)
Não demora muito tempo e deve (quase) de certeza resolver a coisa. ;)

Para meter o Addon a funcionar tens de ir a "Desenvolvedor de Web" e se estiver instalado encontras escrito Firefox OS Simulator.
 
Última edição:
O Firefox OS já foi lançado em uma carrada de países (Europa Central e America do Sul) desde 1 de Julho e para Portugal ainda nada. Impaciente...
 
O Firefox OS já foi lançado em uma carrada de países (Europa Central e America do Sul) desde 1 de Julho e para Portugal ainda nada. Impaciente...

Temos que ter calma. :)

Para o mercado brasileiro ele só vai chegar no último trimestre do ano, a partir de Setembro. E pode chegar só em Dezembro.
Eu acredito que a TMN já está a trabalhar para dar os seus toques á versão do Firefox OS. Até porque estas coisas demoram o seu tempo.

Tal como o Brasil, tb acredito que em Portugal o Firefox OS vai ser lançado daqui a uns meses. Por enquanto não existem pistas, rumores, temos que esperar.
 
Compreendo perfeitamente mas é muito tempo para ser lançado desde que foi apresentado, digo eu.
Ao contrario de ti, quero acreditar que lancem o mesmo ainda no Verão cá em Portugal.
Mas pronto, é esperar para ver quando aparece cá pela mão da TMN.
Por norma, pelas operadoras o processo é sempre mais rápido.
 
Mais novidades do Firefox OS

Desde do inicio a aposta nunca foi tentar concorrer com Android, nem tão pouco com iOs. Os objetivos são outros.
Agora a Mozilla traz um novo conceito (mais social) para a sua loja de aplicativos no Firefox OS (Firefox Marketplace) que ainda mais se distancia das outras lojas de aplicativos. Aqui está um video para terem uma ideia.
 
Back
Topo