PC/Mac Football Manager 2021 (Sports Interactive)

Já há uns tempos que não toco nos FMs.

Acho que o que falta a este jogo é treinos em tempo real. Ter apenas um relatório do que se passa nos treinos é uma limitação. Por exemplo, qualquer alteração que queira fazer na equipa, formação, ou instruções tem de ser testada em jogos, que obviamente não é ótimo. Ter treinos em tempo real ia dar outra dimensão ao FM. Provavelmente é "O" feature que me faria voltar a comprar. Até lá, vou ficando pelas demos e betas.
 
Eu joguei até o 17 (o 16 já não tinha comprado), concordo um pouco o que é dito em cima.
Eu comecei a perceber que para ver se algumas formas de jogar ou não daria mais rentabilidade ao plantel era jogando os jogos, só ver as estatísticas que as vezes são enganadoras não conseguimos ou com as dicas do adjunto, staff que as vezes não cabe na cabeça de ninguém.

Aqui podia entrar alguma feature que nos mostre de uma forma mais prática e rápida o que podemos ou não fazer.
Às vezes tenho a sensação de ir um pouco às escuras para a simulação de um jogo.
 
Não sei mesmo se hei de comprar o jogo ou não. Em 2006 quando jogava era um miúdo sempre em cima da novidade futebolística, hoje em dia nem consigo dizer 4/5 jogadores da minha equipa quanto mais das outras. Afastei-me imenso do futebol de se ver, de se comentar... tanto que não sei se consigo jogar o jogo com o meu pouco knowledge atual.
 
Não sei mesmo se hei de comprar o jogo ou não. Em 2006 quando jogava era um miúdo sempre em cima da novidade futebolística, hoje em dia nem consigo dizer 4/5 jogadores da minha equipa quanto mais das outras. Afastei-me imenso do futebol de se ver, de se comentar... tanto que não sei se consigo jogar o jogo com o meu pouco knowledge atual.

Consegues por variadíssimas razões, acima de tudo porque tens tudo online para pesquisares sobre todas as duvidas que tenhas. Mesmo comm pouco tempo, no youtube começas a perceber tudo com relativa facilidade. A única coisa que não toco é os treinos, o resto faço tudo por mim. Mas tanto podes delegar tudo como fazer tudo tu. É uma questão de veres uns vídeos para teres uma noção.
 
Já não jogo a uns anos e sempre gostei mais de um FM mais streamlined, a versão touch geralmente vem com a versão completa ou temos que adquirir à parte?
 
Sou o único a achar que existem problemas na calendarização dos jogos?
Chego a ter períodos onde só tenho um dia de descanso entre jogos.

Ou é mesmo assim?
 
Onde andam os treinadores de bancada que este ano ainda não abriram um post?

Boas.
Lamento, normalmente era eu que abria os tópicos do FM (pelos menos nos últimos 3-4 anos se não estou errado). Mas o ano passado perdi um bocado o interesse. E este ano andei mesmo desligado disto hehe.
Mas ainda bem que postaste o tópico. Vou procurar mais info do jogo a ver se me atrai :D
 
Última edição:
Bom dia malta!

Para quem já tem avançado bem no jogo, este ano vale a compra?

O que tenho sentido nestas últimas versões é que há uma melhoria enorme a nível de profundidade dos menus, opções e gestão do clube/equipa/jogadores, mas no que diz respeito ao motor de jogo, aquilo que nós vemos não sinto isso. Parece um jogo muito mais estatístico. Temos que estar atento a estatísticas de rendimento/classificações individuais dos jogadores para entender o valor deles.

Ainda que haja uma melhoria evidente a nível gráfico, a nível de movimentos, características individuais, rasgos de criatividade não há uma percepção evidente do que cada jogador acrescenta à equipa.

Por exemplo, no FM12 que foi o que mais joguei, era notório perceber (em jogo) o que era um jogador de último passe, um jogador de trabalho, um extremo que procurava golos, um extremo que procurava a linha e o cruzamento. Isso pra mim era a magia do jogo.

Digo isto sem conhecimento da versão atual. Até para perceber qual a vossa opinião relativamente esta.
 
É normal ter recorrentemente ter 3 jogos em 6 dias?
A calendarização é surreal, chego a ter jogos com um dia de descanso entre eles.

É suposto ser assim?
É certo que temos mais substituições... mas acho o calendário surreal!

Estou a jogar na Liga Portuguesa com o Benfica!
 
É normal ter recorrentemente ter 3 jogos em 6 dias?
A calendarização é surreal, chego a ter jogos com um dia de descanso entre eles.

É suposto ser assim?
É certo que temos mais substituições... mas acho o calendário surreal!

Estou a jogar na Liga Portuguesa com o Benfica!

Isso ja vem de alguns FM's para ca. Ainda nao corrigiram :rrotflm:
 
É normal ter recorrentemente ter 3 jogos em 6 dias?
A calendarização é surreal, chego a ter jogos com um dia de descanso entre eles.

É suposto ser assim?
É certo que temos mais substituições... mas acho o calendário surreal!

Estou a jogar na Liga Portuguesa com o Benfica!

Este ano acho que é perfeitamente normal. Eles meteram as coisas da maneira mais real possível, com a calendarização real, por causa da pandemia e afins. Na vida real temos tido jogos ao fim de semana e a meio da semana, aí deve estar semelhante. Para o ano isso já normaliza.

Lembro-me que em 2022, no FM20, o calendário era caótico e estranhei. Na altura também fiz pergunta aqui e disseram-me que era por causa do Mundial no Qatar. É o realismo que eles querem (e bem) dar ao FM.
 
Este ano acho que é perfeitamente normal. Eles meteram as coisas da maneira mais real possível, com a calendarização real, por causa da pandemia e afins. Na vida real temos tido jogos ao fim de semana e a meio da semana, aí deve estar semelhante. Para o ano isso já normaliza.

Lembro-me que em 2022, no FM20, o calendário era caótico e estranhei. Na altura também fiz pergunta aqui e disseram-me que era por causa do Mundial no Qatar. É o realismo que eles querem (e bem) dar ao FM.
Pois. Eu tinha feito essa mesma interpretação.
No entanto encontro ali períodos com 7/8 dias que não tenho jogos e depois em 3 dias tenho 2 (um dia de intervalo).

Penso que a coisa ainda tenha que ser optimizada.
 
Back
Topo