Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Acho que as versões sem drive óptica seriam lançadas sempre em paralelo com uma versão normal. Já tivemos uma experiência disso nesta geração, com uma versão normal e outra em esteróides e provou-se que podem existir em simultâneo.

Eu prefiro o formato físico e não vendo os meus jogos.

A vantagem do digital além do espaço é a rapidez. Comparar o preço de jogos digitais em países de 3º mundo não me parece justo.
 
Diz isso a quem te comprou o jogo por 25 €.

Da maneira como vocês falam, toda a gente vende o jogo pelo preço que o comprou e, no fim, a Sony só vendeu um jogo em Portugal, que foi passando de mão em mão até toda a gente o ter jogado. Quem se lixou foi o último comprador que pagou 25 €, os outros todos jogaram de borla. :D

Ahah, opa depende. Nem toda a gente passa o jogo em 1 mês como eu fiz. Se não passar muito tempo e tiveres comprado a bom preço, é relativamente fácil.

E acho que já falaram também dos leve 3 pague 2, da Worten.

Para mim as duas vantagens do digital é ser mais prático e ecológico. De resto não vejo mais vantagens.

Acho que as versões sem drive óptica seriam lançadas sempre em paralelo com uma versão normal.

Tens a Series X, mas é para ser uma consola mais cara 200/250€. Ou seja talvez pelos 500€. Esta Series S Digital poderá ficar pelos 300€. Mas também não deve será para 4K@60fps.
 
Diz isso a quem te comprou o jogo por 25 €.

Da maneira como vocês falam, toda a gente vende o jogo pelo preço que o comprou e, no fim, a Sony só vendeu um jogo em Portugal, que foi passando de mão em mão até toda a gente o ter jogado. Quem se lixou foi o último comprador que pagou 25 € e já não tinha a quem vender. Os outros todos jogaram de borla. :D

Há sempre imenso pessoal a comprar no dia de lançamento. Não seria por aí.
Quem tem o mínimo de paciência consegue facilmente bons negócios.
Além disso, sempre achei piada a dar uma volta pelas lojas de usados e afins.

Mas jogos de nome é normal passarem por muita gente.
Quando se fala no Uncharted 4 "só" ter 16M de vendas numa plataforma que vendeu mais de 100M, há que considerar que, muito provavelmente, muitos deles acabaram no mercado de usados, o que leva a bem mais que esse número em termos de jogadores.

Esta geração, com os pague 2 leve 3 e promos do género, acabei por comprar imensos novos, mas por exemplo na ps3 devem me ter passado pelas mãos centenas de usados (e alguns deles acontecia mesmo passarem por 4/5 pessoas a preços sempre diferentes).
 
Nesta geração que chega agora ao fim, comprei exatamento zero jgos fisicos. Só consederaria comprar fisico se fosse uma edição super especial com tudo e mais alguma coisa.
 
Curiosamente, a nivel da preservação digital o trabalho da Microsoft tem sido notável. A retrocompatbilidade com 4 gerações (da Xbox original à One X, quando sair a Series X) é verdadeiramente brilhante. Mesmo com o disco de 18 anos desaparecido, o jogo digital está à distância de um click, e nem é necessário nenhuma consola com 18 anos. A da geração atual e futura corre esse jogo (e muito mais com melhorias de performance).

A convivência entre os 2 formatos irá continuar, mas o crescimento do digital é completamente inevitável.
 
Eu também é formato Fisico que sempre compro e é a melhor coisa, jogo o jogo acabo de o jogar meto logo á venda e vou buscar o valor quase na totalidade

Como não sou muito de jogos multiplayer (nem tenho muito tempo para tal) fico-me apenas com as campanhas single player e depois vendo o jogo

Nos ultimos tempos tenho usado o 3x2 da worten com um de oferta, e depois vendo os 3 e acabo por ter muitas vezes mais lucro que algum prejuizo jogando os jogos todos á mesma, podem vir com a situação do "ah e tal assim dás prejuízo ás produtoras etc etc" , não se pode pensar assim por amor da santa, não estou a cometer nenhum crime até porque a Sony/Xbox sabe bem que este mercado acontece até com as lojas

Os únicos jogos que tenho como colecção é o Max Payne 2(PC) (edição colecionador) e o The last of us 1 sendo que também vou ficar com o 2, do resto está tudo á venda/vendido
 
Eu já sou completamente digital. Só falta consolas como a ps5 ou as Xbox terem a opção de inserir um código para poderes converter os teus jogos físicos em Jogos digitais, para aqueles que irão ter uma consola sem ranhura ou não querem ter o trabalho do físico.
 
Eu já sou completamente digital. Só falta consolas como a ps5 ou as Xbox terem a opção de inserir um código para poderes converter os teus jogos físicos em Jogos digitais, para aqueles que irão ter uma consola sem ranhura ou não querem ter o trabalho do físico.
Qual a vantagem disso?
 
Eu sempre fui fã do formato físico por diversos motivos, gosto de coleccionar, facilidade em partilhar com amigos e a questão do mercado de usados, secalhar 30 ou 40% dos jogos que tenho arranjei usado e poupei bastante dinheiro, com a vantagem de senão gostar do jogo posso sempre vender a seguir. Isto nas consolas claro, no PC é tudo digital (oferta física em PC é praticamente nula).

No entanto no paradigma actual, na próxima geração sou capaz de mudar para o digital, mais pela falta de espaço, e também na prespectiva de arranjar um emprego no estrangeiro e ser bastante mais fácil ter um biblioteca virtual do que andar com jogos e caixas atrás.
 
Bem sei que o digital é o futuro, e eu já tenho uns bons jogos digitais,até a minha xbox, nem sei se a drive funciona, mas fico um pouco na reticente em virar 100% digital, imagem que o Nadella se farta da marca xbox e chega aquilo, que acontece aos nossos jogos? Se os tive em formato físico ainda os consigo jogar, mesmo sem os patches day one que a nossa industria tanto gosta, mas e jogos digitais?
 
Revelado hoje mesmo pela EA (é um mero exemplo do que é a minha perceção da tendência digital vs físico):

EA says that 49% of full game sales across PS4 and Xbox One were via digital download in the last quarter.

Worth noting that at the beginning of this gen, digital download only accounted for around 5-10% on average.

We are going into next gen with 50% digital to start with.

https://twitter.com/ZhugeEX/status/1257828438389469184?s=19
 
O futuro é digital, acho que ninguém tem dúvida. Mas...

Na minha opinião, nem 8 nem 80.

Eu continuo a aproveitar o melhor dos dois Mundos.

- Livros - Só formato físico.
- Música - Actualmente, só digital. Tenho Spotify (com conta partilhada). Mas tenho em disco alguns álbuns dos meus artistas preferidos.
- Filmes - Actualmente, praticamente só digital. Tenho Netflix (com conta partilhada) e o videoclube da operadora. Mas adquiro em disco alguns filmes preferidos.

- Jogos - Acho que é o entretenimento onde há mais variáveis e ofertas físico/digital. E ainda bem. Eu prefiro físico e em boas promos. Não vendo nem me considero colecionador. Tenho Plus (com conta partilhada) e poucos jogos digitais comprados. Na próxima geração acredito que vá jogar maioritariamente digital via "gaming on demand" mas também terei os meus GOTY físicos.

O digital (streaming incluído) faz lembrar-me o "cinema pipoca". É bom e mau mesmo tempo. É preciso saber dosear. Vivemos numa sociedade do consumo imediato e fácil. Tudo à distância dum click não tem só coisas positivas.

Numa data especial, para/de uma pessoa importante, continuo a preferir oferecer/receber um livro/disco do que um código.
 
EA says that 49% of full game sales across PS4 and Xbox One were via digital download in the last quarter.

https://twitter.com/ZhugeEX/status/1257828438389469184?s=19

Esses números batem certos com os mais recentes da Sony. Ou seja, à volta de 50/50.

Bem sei que o digital é o futuro, e eu já tenho uns bons jogos digitais,até a minha xbox, nem sei se a drive funciona, mas fico um pouco na reticente em virar 100% digital, imagem que o Nadella se farta da marca xbox e chega aquilo, que acontece aos nossos jogos? Se os tive em formato físico ainda os consigo jogar, mesmo sem os patches day one que a nossa industria tanto gosta, mas e jogos digitais?

Pois, esse facto também já me passou pela cabeça algumas vezes.
Pensamos que nunca irá acontecer, mas veja-se a SEGA. Gigante dos videojogos que se afastou do mercado de consolas domésticas.
 
Isso já existe no PC com a Steam e os outros. Compra-se a caixa para a colecção e associa-se o jogo a uma conta.
Eu sei que isso existe, mas o user acima falou de um código para converter o físico em digital. Se for do género vir em CD mas com código na mesma as empresas só ficavam a perder com isso, porque usado o código depois podiam vender o CD a outra pessoa.
Isso de ser apenas o código e a caixa ficar para coleção, é gasto de material. Se querem digital para que querem uma caixa vazia?
 
Eu sei que isso existe, mas o user acima falou de um código para converter o físico em digital. Se for do género vir em CD mas com código na mesma as empresas só ficavam a perder com isso, porque usado o código depois podiam vender o CD a outra pessoa.
Isso de ser apenas o código e a caixa ficar para coleção, é gasto de material. Se querem digital para que querem uma caixa vazia?

A lógica que queria passar era: Imagina que eu compro uma consola sem ranhura, mas quero jogar titulos antigos que tenha CD. Gostava de ter uma forma de associar o jogo fisico que tenho à minha conta apra poder jogar sem ter de inserir o cd
 
Eu já sou completamente digital. Só falta consolas como a ps5 ou as Xbox terem a opção de inserir um código para poderes converter os teus jogos físicos em Jogos digitais, para aqueles que irão ter uma consola sem ranhura ou não querem ter o trabalho do físico.

Quanto muito faziam o que se falou por alturas da One S All Digital: trocarem um jogo físico por um código digital numa MS Store.
 
Back
Topo