Técnica Fotografar a via láctea

Essa foto ao meu ver deve ter estes settings.
  • Shutter Speed 25 sec
  • Abertura f/2.8
  • ISO 6400
A unica coisa que poderá ser diferente parece-me ser a possiblidade de ser 25sec de shutter, mas 30 ou 25 é quase a mesma coisa.
 
Última edição:
Para conseguir uma foto como aquela, é preciso estar numa local Class 1 da escala de Bortle!

Ou seja,a a Lua estar ainda "do outro lado" e sem qualquer poluição luminosa. Talvez algumas zonas do Alentejo tenham tais condições.

Era algo que adorava fotografar, mas passo 99,99% das minhas noites com poluição luminosa elevada :(

Ainda me lembro no Brasil numa zona remota olhar pro céu e ter tanta estrela...
ja tinha dito noutro topico, o sitio onde vi o ceu mais estrelado foi na costa alentejana, num campo de campismo remoto para os lados de porto covo. nao me recordo de ver a lua, e lembro-me de estar muito escuro, talvez tenha sido isso a fazer muita diferenca.

talvez seja possivel no algarve, longe das zonas turisticas, e para maximizar as hipoteses escolher um dia em que a lua nao seja muito visivel.
 
e para maximizar as hipoteses escolher um dia em que a lua nao seja muito visivel.

O melhor mesmo é a Lua estar já do outro lado, nem com lua nova nem quartos, a lua tem de estar do outro lado. Por exemplo hoje só é possível depois da uma da manha, que é quando a lua se põe, mais coisa menos coisa.
 
Boas. Neste momento estou em vila nova de Paiva e penso ter descoberto um sítio onde se pode ver a via láctea a olho nu. Tirei algumas fotos com uma 550D + 18-55 e acho que da para ver nitidamente. Alguém da zona que me possa confirmar pk só posso meter as fotos online na quarta-feira
 
Bem, vou aproveitar para fazer uma pergunta. no outro dia estava a pensar fotografar um belo ceu estrelado, mas que tipo de settings terei de usar?
terei de abrir ao maximo o diafragma, reduzir ao maximo o tempo de obturação, e aumentar o ISO?
Como material auxiliar, um tripé e disparador chegam?
 
Abertura ao máximo, focar no infinito, subir o ISO de acordo com as capacidades da camera e usar um tempo médio de exposição de 30s.
 
Hoje vou fazer mais uns testes mas infelizmente só poderei ver o resultado na Terça/quarta. É que no ecrã na maquina tudo parece bom.
 
Uma vez lembrei-me de experimentar a ver se dava e consegui fotografar a via láctea em trás-os-montes, não sei a fase da lua nem nada...
Não liguem à qualidade da foto...

czMco.jpg
 
Deixa cá ver...

f/2.8
30 seg
17mm
ISO-400

Não tinha lá tripé e pousei em cima de qualquer coisa, mas de facto é possível...
 
até que ainda deu para captar bem. Mas já se nota o arrasto das estrelas (ou entao a maquina em "cima de qualquer coisa" não ajudou).

tens ideia do que é o "glow" amarelo no horisonte?

talvez com ISO 640-800 em 15-20s ja cortava o arrasto, pelo menos neste tamanho de foto.
 
O arrastamento das estrelas não depende só do tempo de exposião, mas da distancia focal. Podes ir até 40 segundos numa ultra wide de 10mm. A 18mm fazes bem a 30s, agora se fazes zoom vês o arrastamento. Aquele glow é poluição luminosa que vêm das cidades.
 
Via mais escuro, mas vê-se perfeitamente a via láctea lá... este fim de semana vou lá, se me lembrar levo o tripé e experimento outra vez...
Acho que deve ser mais do "qualquer coisa" (para aí um casaco embrulhado) do que das estrelas. Sim, aquilo é poluição luminosa que a olho nu mal se vê e que vem de meios urbanos (longe).
 
Back
Topo