Técnica Fotografar a via láctea

Muito bom tópico pessoal, dicas interessantes de alguns amigos e sim tenho que concordar que em Portugal será bem difícil conseguir o resultado do exemplo apresentado.

Cumprimentos
 
Ontem chegou uma encomenda :)

Skywatcher star adventurer
Cabeça esférica Omegon Pro OM8
Tripé Omegon Titania 600

fui dar um passeio rápido a serra para testar o equipamento, funciona, já consigo tirar lights durante bem mais tempo, apesar do mau trabalho que fiz a fazer o alinhamento polar (30 segundos a 140mm praticamente não se via trails).

A pala disso já me meti em mais despesas, ja mendei vir mais tralha :P

Intervalometro externo, a própria camera nao deixa mais de 30s de exposição (o skywacther têm incorporado, mas já queria um, e faltava me o cabo)
Adaptador para montar o telemovel em cima da camera (para encontrar os targets mais facilmente)
Dew heater, ao fim de 20 minutos tinha a lente toda embaciada...
 
talvez, mas o telemóvel da jeito mais para outras coisas enquanto fico 2h sentado ao lado da camera :P
não convém que estava preso a camera 100% do tempo, alem de ser mais peso.

e como disse, não tinha nenhum cabo para isso, com a compra do intervalometro já fico com um, que posso usar no telemovel ou no mount.

WppuD9H.jpg
 
tentativa de ontem, péssimo dia visto que por estupidez minha estava todo contente com a aberta das nuvens, nao le lembrei que era quase lua cheia:n1qshok:.

ainda nao sei bem fazer o stack e mexer no Lr, mas já dei para tentar a nova tamron 70-300 f/5.6 ( 100€ na amazon nova :) )
hzDpFgi.jpg
 
Orion nebula (M42) em baixo e Running Man (M43) em cima, que é junto ao "Orion's belt".

O stack foi muito mal feito por dois motivos, primeiro porque estava quase lua cheia do lesmo lado, o que limitou o tempo de exposição a 120s), depois porque estava com um arrastamento estranho e reduzi para 60s para testar e mesmo assim ainda o tinha, e como estava ficar fora de vista, ficou isso mesmo. Eventualmente descobri que tinha uma embraiagem folgada no tracker que me esqueci de apertar:facepalm:.

10x 60s para o stack e ~20 darks/bias/flats para eliminar o ruído da maquina (nikon d5600 + tamron 70~300mm @ 300mm f/5.6), depois stack no DSS (DeepSkyStacker) e brincar uns minutos no Ligthroom.

ainda tenho muito que aprender, basicamente falhei em todos os pontos.
  • Esqueci-me que era lua cheia
  • Montei mal o equipamento
  • Stack muito reduzido
  • ainda tenho de aprender a mexer no DSS e Lr

Isto bem feito era umas 100x 120s, mas parece que so temos ceus limpos daqui a umas semanas...
 
Olá a todos novamente. Que lente (compatível com 1300D) recomendam para fotografar astros (estrelas, constelações e lua) até um teto máximo de 400 euros? Obrigado a todos!:)
 
Normalmente para este tipo de fotografia queres 2 coisas:

1- Capacidade de adquirir o máximo de luz presente.
2- Capacidade de ter o maior ângulo de visão possível.

Por isso o ideal seria uma wide (tipo 10mm) com uma grande abertura tipo F1.4, F2...
 
Cuidado com lentes muito wide porque a distorcao nos cantos e' muita e as estrelas ficam boas no centro e arrastadas nos cantos.

Eu acho que o ideal e' algo no 24mm FF e 2.8.
 
Back
Topo