Fotos das imobiliárias

As fotos da minha casa (que ainda está à venda) fui eu que tirei com uma grande angular 24mm, com tripé e sem flash.

Apesar de não estarem grande coisa, sempre estão melhor que 95% das outras que vejo pelos sites imobiliários.

O curioso é que houve angariadores que não quiseram as minhas fotos (provavelmente a pensar "este gajo n percebe nada disso, devem estar uma m***) e depois as fotos que eles meteram eram tão más que lhes escrevi a dizer para tirarem as fotos e meterem as minhas ou então prescindia dos serviços deles.

E todos as mudaram. O produto é meu por isso deve ser publicitado com a qualidade que eu entendo ser a melhor.
 
comprar uma casa nao e o mesmo k comprar um objecto no ebay... nao conheco ninguem k tenha comprado uma casa pelas fotos, i.e. sem ter ido pessoalmente a casa ver a mesma.

e verdade k na escolha de casa as fotos sao importantes, serve para uma previa seleccao, mas dificilmente uma foto ma faz uma casa boa paracer ma, e dificilmente uma boa foto faz uma casa ma parecer boa. por melhor ou pior k a foto fike, da sempre para perceber o nivel de acabamentos da casa, a qualidade de construcao, etc... o resto so vendo pessoalmente, por melhores k estejam as fotografias...

claro k se as fotos forem tiradas por alguem k percebe de fotografia, pode ter mais atencao a enkadramento, tirar fotos a promenores, etc, mas n acho de todo que seja isso k faca vender uma casa mais rapidamente...

e para uma imobiliaria, pagar a um fotografo e um custo adicional que tera um retorno "duvidoso".
 
comprar uma casa nao e o mesmo k comprar um objecto no ebay... nao conheco ninguem k tenha comprado uma casa pelas fotos, i.e. sem ter ido pessoalmente a casa ver a mesma.

e verdade k na escolha de casa as fotos sao importantes, serve para uma previa seleccao, mas dificilmente uma foto ma faz uma casa boa paracer ma, e dificilmente uma boa foto faz uma casa ma parecer boa. por melhor ou pior k a foto fike, da sempre para perceber o nivel de acabamentos da casa, a qualidade de construcao, etc... o resto so vendo pessoalmente, por melhores k estejam as fotografias...

claro k se as fotos forem tiradas por alguem k percebe de fotografia, pode ter mais atencao a enkadramento, tirar fotos a promenores, etc, mas n acho de todo que seja isso k faca vender uma casa mais rapidamente...

e para uma imobiliaria, pagar a um fotografo e um custo adicional que tera um retorno "duvidoso".

Olha que nisso estás completamente enganado. Até numa foto boa pode ser complicado perceber isso, quanto mais em fotos más.
Aliás, por experiência, digo-te já que muita gente nem a ver a casa ao vivo nota isso.
 
da para perceber o "nivel" do material usado. agora a qualidade dos promenores de acabamento, isso so mesmo ao vivo, pq nas fotos podes tirar a uma parte boa, e 5 metros ao lado estar uma valente "cagada". e claro k nas fotos vais apenas mostrar o bom, logo para kem compra casa so mesmo ao vivo... as fotos da para ter uma ideia, e ai acho k boas ou mas, ficas com a ideia... (ja para n falar k o preco da casa da uma boa dica :P)
 
O preço da casa também depende do lucro que a pessoa quer ter. Já vi casas semelhantes, na mesma urbanização, onde uns construtores iam buscar mosaico XPTO que custava um balúrdio, enquanto outros iam buscar mosaico rasco do "Mestre Maco", e no fim as casas eram vendidas ao mesmo preço.
Aliás, tenho o exemplo da minha casa, que até era das mais caras aqui. No entanto, aquilo que não se vê, é uma treta. Paredes mal isoladas, instalação eléctrica mal feita, tubagens sem tolerância para expansão térmica que provocaram várias rachas, etc...

De qualquer forma, é claro que o que vende é ao vivo. Eu também posso ver milhentos anúncios da BMW na TV, mas se for ao stand e não gostar do carro, também não o compro. Agora, não tenhas dúvidas que uma boa imagem publicitária, é meio caminho andado para conseguires, pelo menos, fazer com que as pessoas se interessem pelo teu produto. O primeiro passo para vender uma casa, é ter alguém interessado.

Ah, e provavelmente quem estudou marketing sabe disto, mas não imaginas as coisas absurdas que conseguem influênciar uma decisão. Até o meteres música ambiente na casa, pode ser a chave para a venderes. Muitas vezes nós é que não estamos conscientes do quanto as coisas nos influênciam.
 
Última edição:
O preço da casa também depende do lucro que a pessoa quer ter. Já vi casas semelhantes, na mesma urbanização, onde uns construtores iam buscar mosaico XPTO que custava um balúrdio, enquanto outros iam buscar mosaico rasco do "Mestre Maco", e no fim as casas eram vendidas ao mesmo preço.

De qualquer forma, é claro que o que vende é ao vivo. Eu também posso ver milhentos anúncios da BMW na TV, mas se for ao stand e não gostar do carro, também não o compro. Agora, não tenhas dúvidas que uma boa imagem publicitária, é meio caminho andado para conseguires, pelo menos, fazer com que as pessoas se interessem pelo teu produto. O primeiro passo para vender uma casa, é ter alguém interessado.

Ah, e provavelmente quem estudou marketing sabe disto, mas não imaginas as coisas absurdas que conseguem influênciar uma decisão. Até o meteres música ambiente na casa, pode ser a chave para a venderes. Muitas vezes nós é que não estamos conscientes do quanto as coisas nos influênciam.

Há "n" coisas que influenciam as pessoas, mas há detalhes que não podem falhar, como a qualidade dos materiais.

Na quarta andámos a ver inúmeros apartamentos no Porto, e os dois melhores usados que vimos foram postos de lado porque nenhum apanhava sol mais que uns minutos por dia (um deles acho que nem apanhava, de todo) e porque não tinham varanda. São pormenores deveras importantes, para um apartamento :-), porque secar roupa sem sol e sem varanda ... Isso, e o estado do apartamento, que em muitos deu logo para ver nas fotos, e nem lá fomos, porque as fotos eram de qualidade.

Anyway, acabámos por ficar com um novo :D
 
Há "n" coisas que influenciam as pessoas, mas há detalhes que não podem falhar, como a qualidade dos materiais.

Se os conseguires ver, ou se perceberes minimamente de materiais. ;) Nem todos são óbvios. Por exemplo, muita gente não distingue um bom inox de alumínio, ou um alumínio de uma boa liga de um alumínio rasco, etc... O mesmo para os materiais cerâmicos, algumas madeiras, etc...
 
Anyway, acabámos por ficar com um novo :D
Parabens e boa sorte (com a casa e com os visinhos) :) eu daki por uns tempos tb vou ter de comecar a pensar nisso...

Se os conseguires ver, ou se perceberes minimamente de materiais. ;) Nem todos são óbvios. Por exemplo, muita gente não distingue um bom inox de alumínio, ou um alumínio de uma boa liga de um alumínio rasco, etc... O mesmo para os materiais cerâmicos, algumas madeiras, etc...
sim, mas essas coisas nao vais la nem com c/ melhor foto do mundo.
eu sei perfeitamente que a imagem "vende", mas em casas o maximo k uma boa foto faz e potenciar a visita ao apartamento (e consequentemente a sua venda), mas dai ate vender o apartamento ainda falta mt...
se pegar num telemovel e tirar fotos de um apartamento de luxo, e por a venda por um preco apetitoso, tenho a certeza absoluta k as pessoas vao la ver a mesma, mt provavelmente em igual numero se as fotos forem tiradas c/ makina topo de gama e fotografo profissional ;)
a imagem vende, mas os outros factores sao de longe bem mais importantes (preco, localizacao, etc)
 
Acredita que conta tudo... Basta a pessoa ficar rendida a algum pormenor estúpido que viu. E não te esqueças, que no meu caso estou a falar de casas em que a localização é sempre boa (ou excelente), e em que o preço é alto, dê por onde der.
Logo para o "cliente tipo", tudo se resume a qual casa gosta mais e aí, as fotos ajudam muito a focar certos detalhes.
Mesmo fora deste exemplo, há gente quando vai ver a casa, vai mesmo só para confirmar que gosta (do que viu nas fotos, e são mais do que se pensa). Isto porque a parte do preço e localização já as pessoas "filtram" na imobiliária.
 
ok, vamos imaginar k tens 4 casas na mesma zona com o mesmo preco e semelhante qualidade de construcao. 1 delas tem fotos excelentes e as outras menos boas. pergunta: vais ou nao ver pessoalmente as 4 casas?

sinceramente acredito k keiras ver a casa c melhores fotos primeiro, mas nao vais deixar de ver as outras opcoes, tao simples kanto isso! duvido k alguem se comprometa em centenas de milhares de euros sem as ver alternativas ali na zona.

se acabas por ver as 4 casas entao, na minha opiniao, as fotos acabam por contribuir mt pouco para a tua escolha final.

duvido k alguem apesar de achar uma casa melhor, opte pela 2ª pq as fotos no site eram mais bonitas...

ora tendo posto as coisas destas formas, o k ganha a imobiliaria em ter pago a um fotografo profissional?
 
Muito provavelmente vou ver as 4 casas, o que não quer dizer que não vá já com uma opinião formada sobre elas, até mesmo já quase decidido.
Basta ficar apanhado por algum pormenor que tenha visto nas fotos, que depois confirmo ao visitar a casa, mas que as outras até podem ter igual ou melhor e eu nem dar pela existência deles durante a visita.
É que o tirar boas fotos, não é apenas tirar fotos com qualidade de imagem. É também procurar ângulos e pormenores cativantes.

Tudo isto faz parte do marketing.

Imagina que tens um Audi, um BMW, um Mercedes e um Lexus. O anúncio do Audi é todo inspirado, cheio de cenas de competição, do carro a abrir por aqueles cenários dramáticos, etc... O anúncio dos outros três, é uma imagem do carro exibida durante 5s, em que o camaramen dá uma voltinha ao carro e está feito, sem grandes produções nem cenários.

Vais deixar de ver os 4? Qual é que achas que as pessoas vão ter mais entusiasmo para ir ver, conduzir, etc? E quantos não achas que ficam logo rendidos ao anúncio, mesmo que insconscientemente?
Até pode ninguém comprar o Audi, mas não tenhas dúvidas que à partida é o que tem maiores hipóteses de sucesso.
 
Nesse tipo de produtos a publicidade e particularmente as fotos não tem grande influência.

E Audis só mesmo oferecidos e para vender a seguir :p
 
Nesse tipo de produtos a publicidade e particularmente as fotos não tem grande influência.

E Audis só mesmo oferecidos e para vender a seguir :p

Depende do mercado.

Uma coisa são pessoas que procuram casas "úteis", meramente como local de habitação, dentro das suas posses e necessidades.
Outra coisa completamente diferente, são pessoas que procuram casas de "luxo", que sirvam não só de local de habitação acima do nível médio, mas também como local de lazer, com piscina, campos de ténis, segurança privada, garagem para 3 carros, etc.

Para estes últimos a publicidade é muito importante, visto que a maioria não vai a uma imobiliária qualquer do "povo". Grande exemplo disso é a minha zona, em que há urbanizações de "luxo" por todo o lado, e em que se vê que as mais vendidas e mais "in" não são necessariamente as melhores, mas sim as mais conhecidas. Aqui vais a andar na estrada, só vês é placards das urbanizações. E as principais (again, não necessariamente as melhores), toda a gente conhece e toda a gente venera, mesmo sem nunca lá terem posto os pés.
 
eu sinceramente axo k kando estamos a falar de dezenas de milhares de euros, onde mt boa gente tem de recorrer a emprestimos e sacrificios a pagar durante anos, a influencia das fotos e mt reduzida... td gente ker ver, sentir, mecher no produto. pq uma coisa mt bonita em fotografia pode desiludir completamente ao vivo, entao carros nao se fala... de pouco serve ver uma fotos lindas dum carro se dps me vou a senter nele e nao encontro posicao confortavel de conducao...

claro k ao pegar num catalogo, estou a espera de encontrar fotos de qualidade, nao tanto pelo produto fotografado, mas pelo prestigio e imagem da marca. se me derem 1 catalogo pra mao c fotos horriveis, fico com ma impressao da marca, mas n e por isso que deixo de entrar no carro e exprimentar ou deixar de ir a casa ver... axo k os outros factores, nas casas o preco, localizacao, qualidade de contrucao, estacionamento, acessibilidades, comercio a volta, escolas, etc, nos carros o preco, clindrada, equipamento, conforto, design (linhas), extras, etc influenciam completamente a tua escolha e as fotos mt sinceramente pouco ou nada...

mas e verdade que "os olhos tb comem" ;)
 
Eu não fui ver umas poucas de casas porque não gostei das fotos. Continuem na vossa de que não servem para nada, a mim pouparam-me uma tarde ... :-)

Seleccionei umas quantas, mais outras indicadas pelo vendedor, e lá fomos, mas poupei imenso trabalho só de ver fotos de apartamentos que tinham tudo para serem bons (preço e localização), mas pelas fotos pareciam da segunda guerra mundial.
 
mas nao gostaste da qualidade das fotos ou nao gostaste do que a foto mostrava?

achas k se tivessem sido tiradas por um fotografo profissional nao as terias excluido a mesma?
 
mas e verdade que "os olhos tb comem" ;)

Não tenhas dúvidas disso, e por isso é que se gastam milhões em publicidade. Olha para as compactas da Sony? Marketing, marketing, marketing.

Mas ao contrário do que pensas, MUITA gente faz qualquer coisa a troco de "status social". Acredita que no cliente-tipo destas empresas, mais uns milhares de euros, menos uns milhares de euros, eles querem lá saber. Como os donos dessas empresas me costumam dizer, "Quem tem dinheiro, tem. O resto é conversa.".

E para teres noção de como as coisas são neste sector (ou nesta "gama" de casas, vá), já houve vários exemplos aqui na zona de:

Urbanização 1 - Casas muito boas, de qualidade, numa zona sossegada, etc. Pouco ou nenhum investimento na imagem, imagem pouco apelativa.
Urbanização 2 - Casas mediocres, com falhas de qualidade, numa zona sossegada, etc. Muito investimento na imagem, sites interactivos, visitas guiadas às casas em Flash, fotos não só tiradas por profissionais, como até mobilaram as casas e contrataram modelos.

A urbanização 1 ainda hoje (10 anos depois) tem um par de casas a estrear. A urbanização 2 já estava meio vendida, ainda não tinham começado a construir sequer. À data que acabaram as primeiras casas, já quase não havia casas à venda. E eram bastante mais e mais caras.

Pah, digo-te, já vi casas a venderem graças a uma foto com gajas e palmeiras na piscina.
Hoje em dia, life-style, status, ser in, para muita gente é tudo. E os audiovisuais são o maior contribuidor para isso.

É um pouco estilo: Tens uma casa que não se vende à anos. Metes um "i" antes, iCasa, que vendes no próprio dia. :D
 
Estou ligado ao ramo da construção e a empresa tem um site e fotos dos apartamentos, ambos feitos por mim.

Da minha experiência profissional, posso dizer já vi milhares de casas, as fotos pouco revelam.
E excluo da discussão aquelas tiradas com telemóvel ou demasiado escuras, que mesmo nada se consegue perceber.

Dá para ter uma ideia de alguns acabamentos, mas torna-se impossivel ter uma ideia real da casa.
Mesmo com "boas" fotos e plantas da casa há uma série de pormenores impossivel de ver.

Talvez seja mais fácil ter uma noção mais correcta numa casa nova.
Numa casa usada torna-se impossível ter uma correcta noção de quase tudo...

Se n fosse publicidade, ainda gostava de colocar aqui o link para as fotos q tenho no site para ver os comentários :D
 
Back
Topo