Fritadeira a Ar (Air Fryer)

Depois de ler o que o pessoal vai falando por aqui, acabei por ir para a cosori dual blaze e até agora estou contente com a compra

Já a tenho há uma semana, ainda não fiz muita coisa mas já experimentei algumas e em comparação com algumas que fazia no forno é bem mais rápido.

Uma das coisas que tenho visto muita gente a perguntar é sobre as batatas fritas não ficarem estaladiças, e consegui que ficassem logo à primeira utilizando o programa das batatas fritas.

Para quem quiser uma air fryer para fazer comida para 3/4 pessoas, esteja indeciso e tenha disponibilidade para pagar o valor normal ou então apanhar em promoção, o que digo é que avancem com compra


Uma sugestão, talvez até já existe e não vi. Mas já que existe um tópico onde o pessoal partilha receitas, porque não criar um mas apenas com receitas feitas na ayr fryer? Penso que ajudava bastante gente que as vezes tem dúvidas com os tempos e temperaturas

Estou na mesma situação, ando aqui a ler o que o pessoal vai dizendo e ainda estou na duvida se compro ou não :P
Já deu para ver que dá para fazer tudo e mais alguma coisa mas, tenho receio que a comida não fique boa por exemplo, carne, legumes, peixe que era o que iria fazer mais vezes.

Ando aqui a ler a ver se me convenço :P
 
@pedrom20 se não são para irem ao forno não devem ser pré-cozinhados. Não vão funcionar. Corrijam-me se estiver errado.
Esses que compraste têm mesmo que ser fritos em óleo.
 
@pedrom20 se não são para irem ao forno não devem ser pré-cozinhados. Não vão funcionar. Corrijam-me se estiver errado.
Esses que compraste têm mesmo que ser fritos em óleo.
Pode funcionar sim, eu utilizei dos que não são de ir ao forno e funcionou.
Fiz como disse, pincelei com um pouco de azeite quando os coloquei na ayr fryer.
Claro que não ficam como se fossem fritos, a parte de fora fica estaladiça mas fica mais clara e parace também um pouco mais grossa que se for frito. E em alguns grupos no Facebook há lá pessoal que também feito e uns ficam bons, outro dizem que rebentaram, depende dos tempos, temperaturas e da ayr fryer

E mais a mais, pelo menos aqui a diferença de preço entre os normais e os de forno é quase o dobro
r12hMBj.jpeg
 
Última edição:
Acho que eram rissois sem serem pre fritos.
Mas julgava que ficavam bons na mesma.
Mas realmente se borrifar com azeite ou óleo devem ficar melhores.
Também comprei umas batatas pre fritas no Lidl e fiz na cosori e ficaram outra banhada 🫣
Mas realmente na embalagem não falava no forno, mas pensei que davam na mesma.
 
Acho que eram rissois sem serem pre fritos.
Mas julgava que ficavam bons na mesma.
Mas realmente se borrifar com azeite ou óleo devem ficar melhores.
Também comprei umas batatas pre fritas no Lidl e fiz na cosori e ficaram outra banhada 🫣
Mas realmente na embalagem não falava no forno, mas pensei que davam na mesma.
Sendo assim os pré-fritos são os que não devem ser feitos na Air-Fryer?
 
Acho que eram rissois sem serem pre fritos.
Mas julgava que ficavam bons na mesma.
Mas realmente se borrifar com azeite ou óleo devem ficar melhores.
Também comprei umas batatas pre fritas no Lidl e fiz na cosori e ficaram outra banhada 🫣
Mas realmente na embalagem não falava no forno, mas pensei que davam na mesma.

Como é que as batatas pré fritas ficaram uma banhada no air frier ?

É que eu uso precisamente essas do lidl, corte fino e elas ficam boas...
 
Não percebo também. Não tenho esse equipamento em particular mas nos 2 que tive (e mais 1 que passou pelas mãos durante 2 semanas), nunca tive problemas em fazer batatas fritas pré-fritas. Só num 4º equipamento, da Tefal (eu tinha outro mais antigo) é que aquilo não ficou tão bem mas digo que foi mais culpa minha.

Quanto a rissóis posso dizer que nem todas as máquinas fazem da melhor maneira. A minha Tefal precisava, sem dúvida, de pré-aquecimento - além de retirar a pá rotativa e ir mexendo, já a minha Philips não tem qualquer problema (só mexo 1 x a meio).
 
Sendo assim os pré-fritos são os que não devem ser feitos na Air-Fryer?
Acho que as batatas fritas congeladas são todas pre fritas ou não?

Como é que as batatas pré fritas ficaram uma banhada no air frier ?

É que eu uso precisamente essas do lidl, corte fino e elas ficam boas...
Pois mas eu trouxe as outras mais grossas, se repares na embalagem dessas não tem la o forno.
Tipo tiverem prai 1h a fazer, depois havia algumas que estavam já feitas e outras cruas.
Mas ficaram muito secas.
 
Era o que eu ia dizer. Não estão a colocar demasiadas batatas ao mesmo tempo no cesto? O ar tem que circular. Quando referem que umas ficam e outras não é o que me ocorre. Mesmo sendo fritas sem óleo não fazemos muita quantidade. Talvez seja por isso que os resultados sejam bons aqui.
 
Não percebo também. Não tenho esse equipamento em particular mas nos 2 que tive (e mais 1 que passou pelas mãos durante 2 semanas), nunca tive problemas em fazer batatas fritas pré-fritas. Só num 4º equipamento, da Tefal (eu tinha outro mais antigo) é que aquilo não ficou tão bem mas digo que foi mais culpa minha.

Quanto a rissóis posso dizer que nem todas as máquinas fazem da melhor maneira. A minha Tefal precisava, sem dúvida, de pré-aquecimento - além de retirar a pá rotativa e ir mexendo, já a minha Philips não tem qualquer problema (só mexo 1 x a meio).
Mas poderá haver batatas que não são indicadas para o forno, mas sim apenas para fritar.
Eu ponho sempre pre aquecimento como indicado pelo fabricante.
As batatas ao fim da primeira volta do programa estavam ainda cruas, só depois de repetir os 25 min e com mais temperatura é que começaram a ficar feitas, mas no fim ficaram tipo palha.
 
Mas poderá haver batatas que não são indicadas para o forno, mas sim apenas para fritar.
Eu ponho sempre pre aquecimento como indicado pelo fabricante.
As batatas ao fim da primeira volta do programa estavam ainda cruas, só depois de repetir os 25 min e com mais temperatura é que começaram a ficar feitas, mas no fim ficaram tipo palha.
tens de as virar e o que faço
por norma meto 200 a 500gr de batata e ficam boas, meto a 180 graus para não queimar
 
Acho que as batatas fritas congeladas são todas pre fritas ou não?


Pois mas eu trouxe as outras mais grossas, se repares na embalagem dessas não tem la o forno.
Tipo tiverem prai 1h a fazer, depois havia algumas que estavam já feitas e outras cruas.
Mas ficaram muito secas.

1h é muito! as batatas fritas não precisam de ser para forno, como são pré fritas já têm óleo nelas. E não é preciso ser forte fino, pode ser forte grosso.

Eu normalmente faço 400/500 gramas, a 180° durante 15 minutos com uma ou duas mexidelas a meio. Mas muitas vezes quando faltam 2 minutos para término do tempo já estão boas. E não faço pré aquecimento... E o meu airfryer não é nada de mais, é um 5,5l do Lidl.
 
Por aqui na minha airfryer da Blitzwolf geralmente as batatas fritas congeladas ficam duras / ressequidas.

O programa que tem diz 180º durante 30 minutos para as congeladas e a mesma temperatura, mas 25 minutos para as não congeladas.

Geralmente com cerca de 20 a 25 minutos já estão mais que feitas e secas hehehe. A marca das batatas fritas deve ser da marca Continente penso eu. Tinhas umas finas e comprei umas mais grossas a pensar que o problema seria de serem finas, mas não é.

Eventualmente menos tempo será a solução, digo eu que não pesco nada disto.
 
Última edição:
Pode ter sido de ter metido muita quantidade também.
Mas mesmo depois de feitas ficaram secas tipo palha.
Eu virei várias vezes, por isso não foi daí. Sempre que ia virar via algumas cruas no meio.
Tenho de voltar a experimentar com menos quantidade e outras batatas.
 
Com a instant pot é meter o saco de 1Kg de congeladas (já têm um pouco de óleo) lá para dentro na temperatura normal (190?), 15m. Aos 10m sacudo o cesto e aos 5m sacudo novamente. O meu cesto tem capacidade de 5.7L. Se aos 5m estiverem muito brancas, é subir um pouco a temperatura.
Que bem que sabe :)
 
Por aqui Batata Doce natural, nunca compro congelado, isso tá tudo cheio de óleo , corto em palitos, deixo em água, depois tiro, seco e vai para a Airfryer 10m a 160º e mais a 10m 180º, fica top.

Isto é a versão mais saudável para comer diariamente.

Mas por vezes também adiciono azeite num recipiente e envolvo bem as batatas. Claro que esta versão fica muito melhor, ficam crocantes. Mas para comer todos os dias não [emoji107]

Com Batata normal também faço a volta destes tempos, sem preaquecinento sem nada, é direto. Philips XL
 
Não quis comprar uma Cosori Dual Blaze durante a Black Friday porque ia ser uma prenda de Natal de mim para mim e achei que ainda era cedo, mas já estou a ver que não vai estar em promoção agora no Natal. Mais valia ter comprado... 😅
 
Back
Topo