Problema Fungos na Lente

Duarte92

Power Member
Bom dia.

Adquiri a uns dias uma canon 1000D + 18 - 55 mm II. Comecei a fotografar sem problema nenhum, vi as fotos no pc e nao vi problema nenhum.
Agora a pouco retirei a lente do corpo e por acaso olhei para a mesma para ver e reparei que tinha umas teias muito muito fininhas no canto (uma coisa pequena) virei a lente para ver pela parte de encaixe e deparei com o mesmo problema mas com um pouco mais e voilá... Fungos.

A minha pergunta é: Existe algum método caseiro para remover os fungos??? Tenho de a colocar ao sol ou posso deixar na estante sem tampas (como faço com a lente e corpo)?

O equipamento é em segunda-mão e por isso, amanhã vou a loja para me resolverem o problema....
 
Talvez deixar ao sol ajude, mas devia ser desmontada e limpa, só em horas de mão de obra mais vale comprar uma lente nova ou outra em segunda mão que esteja em condições (é fácil encontrar, até aqui no fórum)
 
Por acaso também tenho uma lente com fungs (pelo que me parece), por isso este post vai-me dar jeito!
É uma Canon 28-105mm USM II, ou coisa assim... De uma câmara analógica
 
Por uma 18-55? mais vale comprar uma nova ou uma lente superior. a minha 18-55 tem um coto muito pequeno, mas não afecta as fotos, nem me vou preocupar em limpa-la. Mais vale comprar uma nova. A minha Sigma ganhou na lente de trás, aí fui a um especialista tratar do caso.
É inevitável uma lente ganhar fungos quando guardam o material sempre na mochila ou até em armários. Dentro da mochila ainda prior é, basta 1 ano com uma lente sempre na mochila e pumba, ganha fungus, lente estragada. Os meus filtros bastavam estar uns meses parados e fungos por todo o lado. Portugal é um país húmido, não há volta a dar. Solução? caixa seca. Sílica quanto basta e um higrómetro, dizem para manter entre 40% e 60% de humidade, eu tento manter sempre a baixo dos 40%. Ás vezes está a 20% ou menos. Se a caixa estiver num local com luz, podem manter entre 40% e 50%, á partida não há problemas, num local escuro abaixo de 40%. Não custa nada e depois secam a sílica no microondas, se eu secar a minha sílica ao máximo, a humidade desce para menos de 10% (pode ser perigoso para o material).
Nunca mais tive problemas com fungus, os filtros vão para dentro da caixa. Os fungos na minha 18-55 estagnaram. Todo e qualquer fotografo deveria de fazer isto a não ser que viva num país seco, em Portugal é obrigatório!
 
eu sempre guardei as minhas dentro da mochila e dentro dum armário/roupeiro. a minha casa tb é algo humida, por isso dentro do armario no inverno tenho sempre um Humidry que vou substituindo quando está saturado. em dias que não esteja tanta humidade deixo as portas abertas para arejar.

Tb acho igualmente importante limpar/secar bem todo o material depois de uma saída, principalmente se apanhou humidade (a mochila então convem ficar completamente seca antes de lá voltar a guardar equipamento).
 
Não importa se é verão ou inverno, a humidade em PT anda sempre à voltas dos 60%-80% todo o ano, a não ser que vivas mais para o interior. O que faz criar os fungos, é a escuridão e a humidade excessiva, se é verão ou inverno pouco importa, com o calor se calhar ainda desenvolvem mais rápido. Eu não arrisco e vai tudo para a caixa seca, incluindo maquina. Quem tem lentes no valor de milhares, então é melhor não brincar com a sorte.
 
Em Lisboa tens valores de humidade abaixo dos 40% durante o dia...

No verão não tenho problema de humidade (e sim, tenho higrómetros dentro e fora do armário), tenho é problemas de temperaturas excessivas (neste momento estão 29ºC dentro de casa)
 
O user entretanto devolveu a câmara, segundo o que me contou. Tinha a possibilidade de o fazer e fê-lo.

Bom, eu aqui costumo ter valores de humidade dos 50% para cima durante a maior parte do ano, tirando na época seca de Verão (à qual chegaremos dentro de algumas semanas). Nessa altura vai para baixo dos 50, e até mesmo para baixo dos 40.

No Outono e Inverno é dos 60 aos 80 e tal % dentro de casa. Estou a cerca de 1,5km do rio. Aí, tenho que andar sempre atento à sílica, ou então uso o desumidificador e abro a caixa durante uns minutinhos para ela igualar o nível de humidade da divisão, e depois volto a fechar.

Agora e no Verão já não renovo a sílica na caixa, pois a humidade fica a rondar os 50% de forma natural. Aí a caixa acaba por servir mais para proteger do pó do que qualquer outra coisa.

A minha caixa apanha todos os dias alguma luz solar, de manhã, através da cortina da varanda (uma cortina muito fina). Dentro da caixa tenho as objectivas sem tampas e todas viradas para o lado que apanha sol.
Tenho um cantinho, junto à varanda, que permite que o material apanhe luz, mas não durante muito tempo, para não ficar a aquecer. Depois, à medida que o sol vai subindo, a luz deixa de incidir na caixa.

Devia, mas agora raramente ponho a câmara lá dentro. Tirando no inverno e nas chuvas, a câmara anda sempre cá fora com a 24/2.8 STM. Vai comigo para a rua todos os dias, no saco. Abuso um bocado do facto de não ter uma lente standard cara, confesso, mas também os níveis de humidade agora não andam muito maus/altos. Quando vejo que estão piores, ou então no Outono/Inverno, tenho o cuidado de pôr e tirar tudo da caixa todos os santos dias.

Já quanto a temperaturas é esquecer...à uma da manhã estou com 25º no quarto, e este é o lado da casa que só apanha sol de manhã. Em pleno Verão costumo estar aqui com 28 ou 30º a esta hora.
 
Não precisas de renovar, basta ir umas vezes ao micro ondas na potencia mínima. E tens sílica para mais uns meses até ir ao micro outra vez.
Na potencia mínima para aquecer (não descongelar), geralmente meto 3 minutos lá dentro e tiro para fora uns 5 minutos, isto varias vezes até não haver vapor a sair da sílica.
 
Ah sim, por "renovar" eu quero dizer apenas "trocar os grãos" :)

Tenho uma caixinha de sílica reutilizável com sinalizador, e normalmente não preciso sequer de 1/10 dela para ter a caixa do material com os níveis direitos. Ponho um bocadinho dentro da caixa, e o resto guardo à parte, para ir usando aos poucos. Quando já tenho todos os grãos saturados, que vou armazenando também à parte, junto tudo e meto-os no forno acima de 100º, para a água evaporar, e depois ficam prontos para outra.
 
Alguem teve problema de fungos recentemente?

parece que a minha Nikon 55 mm micro tem um pequeno fungo no interior da lente :005: Sabendo como fungos são resistentes a quase tudo, terei que desmontar a lente em causa e "cozinhar" ou algum tratamento manhoso?
 
Não sei como vocês fazem mas 2 em 2 semanas tenho de mudar a sílica senão sobe. A regra é entre 35% e 50%. Abaixo dos 35% resseca o material, acima dos 50% formam-se os fungos. Lentes L da canon por exemplo são muito mais resistes por terem o coating e não precisam de exposição solar, as outras convém que não têm convém.
Tenho caixa ao pé de uma janela com o material todo lá dentro sem tampas e tenho uma caixa de silica que basta ligar a corrente 8h e está pronta a usar. As caixa de sílica no forno ou secavam, ou torravam por norma não conseguia reutilizar assim tanto. (Não tenho micro ondas).
Tenho higrómetro dentro da caixa e outro fora da caixa.
Para terem uma ideia o meu quarto tem uma janela e no verão a humidade anda nos 50% durante o dia, agora à noite sobe para 60%... Por isso têm de ter atenção as 24h. Pode não haver formação tão rápida do que se tivessem 70% mas vai ser lenta e vai acontecendo.
 
Bom, andei aqui a inspecionar e de facto tem alguns fungos nas lentes...

Agora como combater? vi que é bom por as lentes no sol de vez em quando para apanhar radiação UV que elimina os mesmos. E limpar com algo dá? É que pronto fungos é bem resistente.

Tb estou pensando em comprar uma lampada UV para deixar mais tempo...

Neste caso são pequenos fungos e no elemento exterior...

combater humidade que é um problema. Tb não e bom deixar dentro de armário escuro, deixa numa caixa transparente?

Tenho alguns saquinhos de silica, mas com o tempo satura, para secar pode ir ao microondas ou deixar no sol forte?

tb eu tenho usado menos a maquina agora e o que li que se andar com elas ativamente no sol já é o suficiente para evitar problemas. Hoje por exemplo já deixei elas "ao ar livre" e com luz directa em cima...

EDIT: bom 3 filtros já estão cheio de marcas... estou fdd***
 
Última edição:
Bom, andei aqui a inspecionar e de facto tem alguns fungos nas lentes...

Agora como combater? vi que é bom por as lentes no sol de vez em quando para apanhar radiação UV que elimina os mesmos. E limpar com algo dá? É que pronto fungos é bem resistente.

Tb estou pensando em comprar uma lampada UV para deixar mais tempo...

Neste caso são pequenos fungos e no elemento exterior...

combater humidade que é um problema. Tb não e bom deixar dentro de armário escuro, deixa numa caixa transparente?

Tenho alguns saquinhos de silica, mas com o tempo satura, para secar pode ir ao microondas ou deixar no sol forte?

tb eu tenho usado menos a maquina agora e o que li que se andar com elas ativamente no sol já é o suficiente para evitar problemas. Hoje por exemplo já deixei elas "ao ar livre" e com luz directa em cima...

EDIT: bom 3 filtros já estão cheio de marcas... estou fdd***
Sim podes levar a sílica ao micro ondas. T convém limpar bem o material depois de o usar, para ficar tudo bem seco e não arrumar meio húmido
 
Bom elaborei o seguinte plano
- Comprar caixa transparente hermética, grande o suficiente para por 3 lentes, filtros e a maquina quando não usada, ou 2 menores.
- Silica azul (não é muito caro ate) e deixar num pote lá dentro, aquilo parece que fica rosa quando satura e controlar com um higrómetro.
- de vez em quando deixar as lentes no sol quando ficar muito tempo parado, Claro que se usar muito não tem problema, já apanha UV suficiente.

É suficiente?

as lentes tem que deixar destapadas, certo? outra coisa, tem aquela bolsa de veludo que vieram com as lentes, ouvi dizer que aquilo para fungos é do melhor e recomenda descartar...

limpeza de lentes, um bom kit especializado será suficiente? por exemplo este do comparador, mas isso não tem nenhum produto líquido...

O que eu pensei era tipo aquele frigorifico de charuto, ai seria o ideal para temperatura, humidade e tb colocava lá equipamento informático sem uso, bem como NAS, router (se desse para passar cabos), mas ai ja implica um investimento e tem o barulho do compressor :'(
 
Última edição:
Bom elaborei o seguinte plano
- Comprar caixa transparente hermética, grande o suficiente para por 3 lentes, filtros e a maquina quando não usada, ou 2 menores.
- Silica azul (não é muito caro ate) e deixar num pote lá dentro, aquilo parece que fica rosa quando satura e controlar com um higrómetro.
- de vez em quando deixar as lentes no sol quando ficar muito tempo parado, Claro que se usar muito não tem problema, já apanha UV suficiente.

É suficiente?

as lentes tem que deixar destapadas, certo? outra coisa, tem aquela bolsa de veludo que vieram com as lentes, ouvi dizer que aquilo para fungos é do melhor e recomenda descartar...
Sim, é esse o raciocínio.
Essa sílica depois podes reutilizar recorrendo ao micro-ondas ou forno (vais guardando os grãos saturados de lado, pois não irás precisar de tudo duma só vez). Essa é reutilizável, mas as dos saquinhos de oferta nos artigos não é.
Se conseguires ter a caixa numa zona onde apanhe um bocadinho de sol todos os dias, é o ideal (só um bocadinho, não é ficar horas a torrar).

Olha a minha caixa está assim. Apanha um pouco de sol durante a manhã, e nada mais. Tenho-a num canto junto à varanda, por cima duma caixa de arrumação. Foi a maneira que consegui arranjar.

Essa é uma caixa de 7 litros. Tem a Canon, espaço para 4 objectivas (falta aí uma), tem os meus filtros (são pequenos), tem a Yashica (filme), higrómetro e sílica.

outra coisa, tem aquela bolsa de veludo que vieram com as lentes, ouvi dizer que aquilo para fungos é do melhor e recomenda descartar...
Essa é uma bolsa para transporte. E para transporte não tem mal levá-la assim. O que tem mal é armazená-la assim.

Se quiseres um líquido para a limpeza de lentes, usa daqueles frasquinhos para limpar óculos que as ópticas têm. São feitos de forma a não afectar os revestimentos anti-reflexo das lentes.
 
A sílica compra-se em pacotes aí de 1 KG, penso que não é preciso tanto e aí vai se trocando e ajustando, já que humidade muito baixa tb é mau. Se bem que sempre que abrir a caixa, a humidade alta lá entra toda denovo.

Pode-se deixar uma lente sempre na máquina?

será necessário "apanhar sol" todos os dias? claro que vou deixar a caixa "ao ar livre" e não enfiado num armário. Alem disso o meu quarto não tem exposição solar (o que tem a vantagem de não ser um forno :D)

agora que tipo de comércio vende sílica? pela Internet eu encontro fácil, mas os portes ficam mais caro que o produto...
 
Acho que havia por aqui um link para um projecto caseiro de alguém que construía uma caixa seca. Era bem porreiro e bem explicado.

Por acaso tenho a minha máquina e lentes guardadas na mochila. Um dia arrependo-me. Ver se faço uma coisas dessas.

oh @m4ndr4ke tu meteste filtros na caixa?!
 
Back
Topo