Que eu tenha visto desde o inicio a ps3 sempre teve e terá 256mb ram. Não sei onde foste buscar essa de ter 512mb ram. A teu ver quantos megas teria a placa gráfica da ps3 já agora?
Dobro da bandwith? Mete aqui as especificações da ps3 ao lado da xbox 360 para todos vermos.
Se ao menos tivesses informado ainda vá que não vá, agora vires para aqui falar desse modo pretencioso e ainda por cima de forma errada...
Desculpa, mas tu é que estás completamente errado.
Os 256MB de RAM GDDR3 podem ser usados pelo Cell, da mesma maneira que os 256MB de RAM RAMBUS XDR podem ser usados pelo RSX.
São completamente intercambiáveis, apenas foram separados em dois bancos de memória para evitar data contention (a "luta" entre a CPU e a GPU pelo espaço e largura de banda de memória num dado momento) e latência daí resultante.
É por isso que as placas gráficas de PC's também usam memória dedicada, e as CPU's usam a sua própria memória.
Já imaginaste o que era ter uma gráfica cuja memória local dedicada estivesse sempre a ser "roubada" pela CPU ? (o princípio Turbocache/Hypermemory, mas ao contrário).
Com acesso indirecto, essas situações aínda podem acontecer, mas são fortemente minimizadas, e o desenvolvimento de software para a PS3 é bastante semelhante ao de software para PC.
Ah, outra coisa:
XDR significa que é equivalente a uma hipotética octo-data-rate, transfere dados 8 vezes por cada ciclo de relógio (e a XDR na PS3 funciona a 3.2GHz efectivos, não a 1400MHz como a GDDR3 do RSX ou da Xbox 360).
A GDDR3, tal como a GDDR2, DDR2 e DDR, só transfere informação 2 vezes por cada ciclo de relógio.