Giga Router Hitron 5.0 (v2)

pode ser dos pc na mesma. retira tudo o que seja powerlines / extensores para teres testes mais concretos. a NOS não te faz nada para mexer na velocidade btw.

Já retirei tudo, onde tudo é desligar todos os powerlines da corrente elétrica e inclusive impedi que todos os equipamentos se ligassem via wi-fi ao router da NOS durante os testes. A mesma coisa, ou seja as mesmas velocidades de download.
Ou seja, tenho dois computadores que não conseguem atingir mais de 200 Mbps (MacBook Pro) e médias de 70 Mbps num HP. Curiosamente foi precisamente neste último PC que obtive ontem os 420 Mbps (com um técnico da NOS do outro lado da linha) quando troquei um cabo "de plástico" por um CAT6. Mas esse cabo é o mesmo que lá permanece e está a dar agora velocidades muito abaixo dessa alcançada ontem. Só há uma coisa em comum: a velocidade de upload mantém-se estável: 100 Mbps.
E em wi-fi, nada a dizer. Está tudo fixe.
 
Já retirei tudo, onde tudo é desligar todos os powerlines da corrente elétrica e inclusive impedi que todos os equipamentos se ligassem via wi-fi ao router da NOS durante os testes. A mesma coisa, ou seja as mesmas velocidades de download.
Ou seja, tenho dois computadores que não conseguem atingir mais de 200 Mbps (MacBook Pro) e médias de 70 Mbps num HP. Curiosamente foi precisamente neste último PC que obtive ontem os 420 Mbps (com um técnico da NOS do outro lado da linha) quando troquei um cabo "de plástico" por um CAT6. Mas esse cabo é o mesmo que lá permanece e está a dar agora velocidades muito abaixo dessa alcançada ontem. Só há uma coisa em comum: a velocidade de upload mantém-se estável: 100 Mbps.
E em wi-fi, nada a dizer. Está tudo fixe.
Tens que ter tudo confirmado junto do router por cabo para depois partires para o restante - sem velocidade no router não há depois em equipamentos ligados seja por cabo de rede, por powerline ou por wifi. Agora esquisito é dar valores muito diferentes entre portas do router independentemente do tipo de equipamento usado. Ou são questões adicionais - cabos com problemas ou limitações, equipamentos com problemas ou limitações ou há variações no fornecimento da banda pela NOS. Mas só podes assegurar isso depois de resolveres a variação entre portas.
Os powerlines são muito úteis e conseguem fazer um bom serviço mas não dá para comparar as duas ligações. Quando a ligação eletrica o permite e o equipamento o consegue podes ter excelentes resultados em powerlines a razoáveis distâncias - mas não fazem milagres e precisam que a base receba o sinal e a linha permita que a perda não seja muito acentuada...

O wifi 5GHz é o único que consegue assegurar os 500 por perto do router e perdendo valor com o afastamento e obstáculos. Em 2.4 dá mais distância de ligação mas menos velocidade

E os equipamentos podem conseguir a velocidade numas alturas e não noutra simplesmente porque o processador não aguenta a pressão: ainda ontem li um exemplo desses julgo que no subforum da Vodafone, indicando que um portatil conseguia bem a velocidade na app speedtest do windows e no browser não aguentava pela carga imposta...
 
Sim, repara, o que ponho em causa é o valor obtido por cabo direto a partir do router. Tudo o resto não contesto. As reclamações que tenho feito (e até sou um cliente simpático) têm a ver apenas com essas velocidades. Faz sexta uma semana que os equipamentos foram trocados e nunca consegui ter os 500 Mbps contratados. Com isto, com aquilo ou "aqueloutro". Tinha zero problemas com o Hub 3.0 e com este só ontem consegui, num vislumbre, ter 420 Mbps. Pelo que a minha ideia é esta: não conseguem entregar com este router, downgrade para o 3.0 para entregarem 200 Mbps (ou até 120!) estáveis (e consequente acerto na mensalidade e na fidelização) pois, como disse, nos mesmos computadores, com os mesmos cabos e o Hub 3.0 tinha 120 Mbps contratados e 120 Mbps entregues.
 
Essa questão das portas é estranho. No meu nunca tive esses problemas. Embora não seja impossível de ter um problema nas portas, mas é mais provável teres problemas de estabilidade no teu computador ou um cabo danificado e/ou mal cravado.
 
Essa questão das portas é estranho. No meu nunca tive esses problemas. Embora não seja impossível de ter um problema nas portas, mas é mais provável teres problemas de estabilidade no teu computador ou um cabo danificado e/ou mal cravado.

Tudo no plural? Nos teus computadores ou cabos danificados? É que tenho dois computadores (com dois SO diferentes) e quatro cabos testados (dois deles CAT7 e um CAT6) e tudo funcionava como um relógio antes deste router aqui ter entrado...
Acho que é preciso ter muito azar.
E sobre as velocidades de upload estáveis? Ainda menos percebo.
 
Tudo no plural? Nos teus computadores ou cabos danificados? É que tenho dois computadores (com dois SO diferentes) e quatro cabos testados (dois deles CAT7 e um CAT6) e tudo funcionava como um relógio antes deste router aqui ter entrado...
Acho que é preciso ter muito azar.
E sobre as velocidades de upload estáveis? Ainda menos percebo.
faz um reinicio em modo de segurança já agora.
 
@semnick verifica os valores das portadoras, no meu caso e dependendo da hora do dia tenho oscilações de 10dBmV registadas pelo router e para quem percebe do que estou a falar, sim tenho a certeza do que estou a dizer.

Logo pode ser problema do firmware do router que não consegue ler corretamente o sinal ou ter efectivamente estas oscilações mas tenho sintomas semelhantes com oscilações de velocidades embora andem sempre entre 300 e 500mbps por cabo porque no seu melhor tenho sinais a +3dBmV e SNR a 38/40 em down e potências de 40dBmV em up o que são valores excelentes, agora se tivesse piores valores não sei como ficaria a ligação.
 
Obrigado a todos! Já tenho trabalho de casa para mais logo. Depois dou feedback. ;)


Se não resultar podes sempre jogar de pelo menos da janela de um 6 andar e depois pedir a troca á NOS.

Estes routers dão mesmo cabo da cabeça e da paciência do dos clientes... E infelizmente a NOS pouco ou nada faz, essencialmente também porque não sabem mais,..
A nossa sorte é mesmo estes foruns, que a lá vão ajudando o pessoal!!!
 
no PC a ligação cabo está assumir gigabit?

Sim. Acabadinho de confirmar. O que também não é novidade pois trata-se do PC da empresa, bem habituado a lidar com velocidades bem acima do que tenho contratado: Broadcom NetXtreme Gigabit Ethernet.

O MacBook Pro também tem porta gigabit com a velocidade no máximo.

faz um reinicio em modo de segurança já agora.

Reiniciei em modo de segurança no Mac e foi um dasastre, as velocidades caíram a pique. Registei para aí 20 Mbps de download.

Entretanto, velocidades medidas há pouco, por cabo:
PC: 129,71 Mbps com ping de 11.6 ms) e, logo a seguir... 27,21 Mbps com ping 12.31;
Mac: 182,19 Mbps com ping de 12.98 ms (e muito semelhante em wi-fi);
Upload estável em ambos, a rondar os 103 Mbps.

Sinceramente, confesso que não estou a ver que o problema não tenha origem no router. Ou então, na área em que me encontro (Oeiras) há a possibilidade da NOS não conseguir nunca entregar 500 Mbps de forma estável.
Ainda assim, recordo, tinha anteriormente 120 Mbps mais ou menos estáveis com o Hub 3.0 e nada mudou nos computadores, a única coisa que mudou foi o router... E também recordo que este mesmo router Hitron consegue entregar 500 Mbps em wi-fi.
 
Última edição:
@semnick verifica os valores das portadoras, no meu caso e dependendo da hora do dia tenho oscilações de 10dBmV registadas pelo router e para quem percebe do que estou a falar, sim tenho a certeza do que estou a dizer.

Logo pode ser problema do firmware do router que não consegue ler corretamente o sinal ou ter efectivamente estas oscilações mas tenho sintomas semelhantes com oscilações de velocidades embora andem sempre entre 300 e 500mbps por cabo porque no seu melhor tenho sinais a +3dBmV e SNR a 38/40 em down e potências de 40dBmV em up o que são valores excelentes, agora se tivesse piores valores não sei como ficaria a ligação.

Onde posso verificar?
 
mas se fosse sinais fora parâmetros, isso só influenciava velocidades cabo e wifi dava o contratado ?
Eu ainda tirava a limpo com outro pc caso fosse possivel, ou consola.

Mas é abrir um pedido suporte no SAC e relatar isso

ps. estás a medir velocidades como e aonde ?
 
Última edição:
mas se fosse sinais fora parâmetros, isso só influenciava velocidades cabo e wifi dava o contratado ?
Eu ainda tirava a limpo com outro pc caso fosse possivel, ou consola.

Mas é abrir um pedido suporte no SAC e relatar isso

ps. estás a medir velocidades como e aonde ?

Sim, aguardo que a minha mulher esteja em teletrabalho, na próxima semana, para testar o terceiro computador que é um desktop HP com apenas dois anos de vida.

O pedido de suporte está (novamente) aberto no SAC.

Medição de velocidades via cabo estou a fazer na página dedicada da NOS (e o Speedtest dá valores muito semelhantes nos mesmos setups).

Para o wi-fi recorro à app Speedtest no iPad e ao speedtest no browser Safari para o iPhone. E realmente aí não me posso queixar com o iPad e iPhones na sala tenho velocidades de 300 Mbps ligado ao Devolo e ao lado do router até consigo mais que os 500 Mbps contratados.
 
Sim, aguardo que a minha mulher esteja em teletrabalho, na próxima semana, para testar o terceiro computador que é um desktop HP com apenas dois anos de vida.

O pedido de suporte está (novamente) aberto no SAC.

Medição de velocidades via cabo estou a fazer na página dedicada da NOS (e o Speedtest dá valores muito semelhantes nos mesmos setups).

Para o wi-fi recorro à app Speedtest no iPad e ao speedtest no browser Safari para o iPhone. E realmente aí não me posso queixar com o iPad e iPhones na sala tenho velocidades de 300 Mbps ligado ao Devolo e ao lado do router até consigo mais que os 500 Mbps contratados.
Como já se referiu por aqui parece ser mais um caso de algum estrangulamento interno ou nalguns clientes e isso não é tão impossível como isso. Já tive situações em que era capaz de fazer juras e depois vi que afinal havia outra ... razão e tinha que resolver isso.

Como tens por wifi nalguns equipamentos pode ser um problema do hardware específico onde não consegues o que supões ser o devido e só com algum despiste é que deslindas isso - acho que já te indicaram para usar o modo de segurança do windows que permitirá "passar ao lado" de alguma configuração estranha que perturbe o equipamento.

Deverás tentar isso e ver se os drivers do mesmo estão atualizados ou até corrompidos.

Não é fácil mas será melhor precaveres a possibilidade do que levar com uma constatação do problema pelo acompanhamento técnico. mesmo assim se julgas que tens razão faz o que achares conveniente.

Uma das situações que me causa logo estranheza é teres melhores resultados em powerline que por cabo de rede, o que é tecnicamente quase impossível - nesta largura de banda (500Mbps ou mesmo mais, para não ser mais restritivo) o powerline só te vai garantir tudo no ponto inicial (se houver um switch integrado nesse ou um terminal wifi interno) e nos restantes por muito que se possa aproximar vai ter sempre perdas - pode acontecer não ter ou ter menos nos Magic mas acho que já vi que tens outros.
 
Como já se referiu por aqui parece ser mais um caso de algum estrangulamento interno ou nalguns clientes e isso não é tão impossível como isso. Já tive situações em que era capaz de fazer juras e depois vi que afinal havia outra ... razão e tinha que resolver isso.

Como tens por wifi nalguns equipamentos pode ser um problema do hardware específico onde não consegues o que supões ser o devido e só com algum despiste é que deslindas isso - acho que já te indicaram para usar o modo de segurança do windows que permitirá "passar ao lado" de alguma configuração estranha que perturbe o equipamento.

Deverás tentar isso e ver se os drivers do mesmo estão atualizados ou até corrompidos.

Não é fácil mas será melhor precaveres a possibilidade do que levar com uma constatação do problema pelo acompanhamento técnico. mesmo assim se julgas que tens razão faz o que achares conveniente.

Uma das situações que me causa logo estranheza é teres melhores resultados em powerline que por cabo de rede, o que é tecnicamente quase impossível - nesta largura de banda (500Mbps ou mesmo mais, para não ser mais restritivo) o powerline só te vai garantir tudo no ponto inicial (se houver um switch integrado nesse ou um terminal wifi interno) e nos restantes por muito que se possa aproximar vai ter sempre perdas - pode acontecer não ter ou ter menos nos Magic mas acho que já vi que tens outros.

Claro que tenho perdas no Powerline (300 Mbps para 500 em wi-fi e 120 para 180 por cabo) mas continuo a dizer que não é no Devolo 1200 que me queixo, muito pelo contrário, acho 300 Mbps em wi-fi muito interessantes para um "repetidor de sinal".

Por outro lado, não sou assim tão especialista em redes como isso.

E considerando o facto de ser leigo, para mim a coisa resume-se, enquanto cliente, a isto:

Tinha um Hub 3.0 com 120 Mbps contratados e conseguia ter essa velocidade regularmente por cabo em todos os computadores.

Tenho agora este 5.0 v2 e não só ainda não consegui chegar uma única vez aos 500 Mbps (como já referi o melhor que tive foi uma leitura de 420 Mbps que não se repetiu) como tão depressa tenho 50 como posso ter 180 Mbps...
Não sou de contas mas não corresponde sequer a 50% do valor contratado. Como aqui em casa nada mudou da semana passada para esta, a minha suposição é a de que (e até assumindo a hipótese de ser hardware dos meus equipamentos. embora não perceba por que funcionavam bem com o router anterior e não funcionam com este) ou este router não é o mais indicado para os equipamentos que tenho, ou nunca na vida sem uma intervenção técnica mais aprofundada vou ter os 500 Mbps contratados. E como não estou para isso, a minha solução poderá passar, numa primeira análise, e caso o SAC não consiga resolver a questão, por downgrade do serviço para 200 Mbps. A segunda hipótese é regressar ao Hub 3.0 com downgrade para os mesmos 200 Mbps ou inclusive regressar aos 120 Mbps que tinha antes desta epopeia.

Percebo que a componente técnica pode ter muito a ver mas não vou virar todos os meus equipamentos de cabeça para baixo quando a única coisa que aqui mudou foi o router... Acredito que a autoinstalação não tenha ajudado mas se isto não for plug and play para mim não faz sentido.
 
Percebo que a componente técnica pode ter muito a ver mas não vou virar todos os meus equipamentos de cabeça para baixo quando a única coisa que aqui mudou foi o router...
Logo aqui não estás a ver bem... Equipamentos mais antigos por exemplo nunca chegam a 500 Mbps. Que equipamentos tens?
 
Claro que tenho perdas no Powerline (300 Mbps para 500 em wi-fi e 120 para 180 por cabo) mas continuo a dizer que não é no Devolo 1200 que me queixo, muito pelo contrário, acho 300 Mbps em wi-fi muito interessantes para um "repetidor de sinal".

Por outro lado, não sou assim tão especialista em redes como isso.

E considerando o facto de ser leigo, para mim a coisa resume-se, enquanto cliente, a isto:

Tinha um Hub 3.0 com 120 Mbps contratados e conseguia ter essa velocidade regularmente por cabo em todos os computadores.

Tenho agora este 5.0 v2 e não só ainda não consegui chegar uma única vez aos 500 Mbps (como já referi o melhor que tive foi uma leitura de 420 Mbps que não se repetiu) como tão depressa tenho 50 como posso ter 180 Mbps...
Não sou de contas mas não corresponde sequer a 50% do valor contratado. Como aqui em casa nada mudou da semana passada para esta, a minha suposição é a de que (e até assumindo a hipótese de ser hardware dos meus equipamentos. embora não perceba por que funcionavam bem com o router anterior e não funcionam com este) ou este router não é o mais indicado para os equipamentos que tenho, ou nunca na vida sem uma intervenção técnica mais aprofundada vou ter os 500 Mbps contratados. E como não estou para isso, a minha solução poderá passar, numa primeira análise, e caso o SAC não consiga resolver a questão, por downgrade do serviço para 200 Mbps. A segunda hipótese é regressar ao Hub 3.0 com downgrade para os mesmos 200 Mbps ou inclusive regressar aos 120 Mbps que tinha antes desta epopeia.

Percebo que a componente técnica pode ter muito a ver mas não vou virar todos os meus equipamentos de cabeça para baixo quando a única coisa que aqui mudou foi o router... Acredito que a autoinstalação não tenha ajudado mas se isto não for plug and play para mim não faz sentido.

Powerline tem muitos factores que fazem variar os resultados, e muito depende de uma boa instalação eléctrica e que aparelhos estão ligados no momento. Se afirmas que em Wifi não tens problemas de velocidade mas ao realizar os mesmo testes por cabo tens problemas, e excluindo que não tens nenhum "gargalo" nos dispositivos onde estás a testar, aconselho-te a ligar os dois computadores directamente ao Modem por cabo e passar um ficheiro grande entre eles por rede para verificares se também tens oscilações na velocidade ou lentidão.

Eu também vim do pacote 120 para o 500, nunca tive problema com o Modem antigo e este são os problemas que todos sabem. No entanto o meu computador principal também não conseguia atingir as velocidades de contratado por cabo e o problema estava na tomada rj45 da parede que tinha o cabo mal cravado (tenho tomadas rj45 em todas divisões) que fazia oscilar a ligação que nunca tinha detectado nas velocidades do antigo Modem.

Os problemas podem vir de diversos lados, até um update marado do sistema operativo (que já aconteceu) pode influenciar no bom funcionamento da rede.

Edit: Não uses torrents (ou similar) quando tiveres a testar porque este Modem 5v2 não aguenta muitas ligações UDP's em simultâneo (+/- 20) e faz o Modem travar momentaneamente.
 
Última edição:
Claro que tenho perdas no Powerline (300 Mbps para 500 em wi-fi e 120 para 180 por cabo) mas continuo a dizer que não é no Devolo 1200 que me queixo, muito pelo contrário, acho 300 Mbps em wi-fi muito interessantes para um "repetidor de sinal".

Por outro lado, não sou assim tão especialista em redes como isso.

E considerando o facto de ser leigo, para mim a coisa resume-se, enquanto cliente, a isto:

Tinha um Hub 3.0 com 120 Mbps contratados e conseguia ter essa velocidade regularmente por cabo em todos os computadores.

Tenho agora este 5.0 v2 e não só ainda não consegui chegar uma única vez aos 500 Mbps (como já referi o melhor que tive foi uma leitura de 420 Mbps que não se repetiu) como tão depressa tenho 50 como posso ter 180 Mbps...
Não sou de contas mas não corresponde sequer a 50% do valor contratado. Como aqui em casa nada mudou da semana passada para esta, a minha suposição é a de que (e até assumindo a hipótese de ser hardware dos meus equipamentos. embora não perceba por que funcionavam bem com o router anterior e não funcionam com este) ou este router não é o mais indicado para os equipamentos que tenho, ou nunca na vida sem uma intervenção técnica mais aprofundada vou ter os 500 Mbps contratados. E como não estou para isso, a minha solução poderá passar, numa primeira análise, e caso o SAC não consiga resolver a questão, por downgrade do serviço para 200 Mbps. A segunda hipótese é regressar ao Hub 3.0 com downgrade para os mesmos 200 Mbps ou inclusive regressar aos 120 Mbps que tinha antes desta epopeia.

Percebo que a componente técnica pode ter muito a ver mas não vou virar todos os meus equipamentos de cabeça para baixo quando a única coisa que aqui mudou foi o router... Acredito que a autoinstalação não tenha ajudado mas se isto não for plug and play para mim não faz sentido.
Não é a autoinstalação que complica, é mais a possibilidade de haver fatores externos que tu não controlas e que a NOS também não se preocupa em acompanhar - não foi nem uma nem duas vezes que tive técnicos cá que não conseguiam resolver problemas "simples" mesmo com ajuda dos operadores técnicos da NOS ou de quem faz essa parte.

Não vejo problemas em que invistam neste tipo de instalação que é normal noutros países e me lembro de ter existido noutras tecnologias - adsl por exemplo por cá mas acho que houve mais. E o cliente não tem que saber tudo e mesmo que saiba alguma coisa não devia ficar entregue a si sem um apoio mais proativo: sei um bocadinho disto e pedi a autoinstalação de router e depois de boxes em outubro e novembro e mesmo sabendo que nas duas instalações o técnico (foi o mesmo) pouco mais fez do que eu faria, não houve abertura da NOS para deixar que o fizesse.
Já tinha havido notícias de autoinstalação mas só a generalizaram um ou dois meses depois... Acho ridiculo que se até dezembro tinham todos os cuidados e mais alguns com a instalação agora abandonem os clientes à sua sorte...
Nem que seja para acompanhar o processo e ver se tudo correu como é suposto. Se em qualquer tecnologia a ligação externa é importante em HFC ainda é mais até porque tiveste uma transição do HFC 3.0 para 3.1. Esse facto leva a que haja mais sensibilidade do router à ligação principalmente se não estiver nos trinques mas não só porque muitos falam que ele é algo caprichoso.

Não é difícil perceber que a NOS controla mais facilmente o comportamento da estrutura HFC3.0 e o upgrade ainda os faz andar um pouco aos papeis...
Penso é que de repente tentam dar vários passos em frente sem se assegurarem que a situação está controlada. Mas espero que realmente seja um problema de equipamentos pois mais facilmente o diagnosticarás e resolverás do que se for do lado da NOS.
Digo eu, do que tenho lido..

Vai por fases e concentra-te em fazer testes no próprio router para ires vendo se há variações de velocidade anormais ou mesmo se há cortes como outros detetaram (aquele programa que para aqui divulgam pode ser uma boa ferramenta). E depois disso até podes vir a trocar os powerlines de tomadas e encontrares pontos onde ainda consigas melhores resultados....
 
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