Giga Router Hitron 5.0 (v2)

Logo aqui não estás a ver bem... Equipamentos mais antigos por exemplo nunca chegam a 500 Mbps. Que equipamentos tens?

Mas então... isso foi o que disse. Admitindo que não tenho equipamentos que permitam tirar partido dos 500 Mbps não vale a pena estar a insistir. Este pacote foi renegociado há menos de uma semana e neste particular há hipótese de regredir.

O que tenho:
Um MacBook Pro 2010 (2.4 Ghz Core 2 Duo 8GB) e um HPZ800 da empresa (que também não vai para novo).

Ambos com portas Gigabit, sendo que o HP é o que já conseguiu chegar aos 420 Mbps muito embora registe sempre velocidades à volta dos 80/90 Mbps; o MacBook Pro consegue sempre fazer 180 Mbps e 204 no máximo que já atingiu. Ambos conseguem valores de upload estáveis nos 102 Mbps.

Até ao final do ano a ideia é adquirir o novo Mac e um novo MacBook Air e até acredito que esses equipamentos se possam ligar muito mais facilmente a este router mas não é isso que tenho agora... Daí, admitindo até que não tenho computadores para corresponder neste momento aos 500 Mbps, ou muda o router, ou muda a velocidade neste router. Considerando, nesse caso, que o "defeito" não é do router mas dos equipamentos que se ligam ao mesmo...
 
Eu também vim do pacote 120 para o 500, nunca tive problema com o Modem antigo e este são os problemas que todos sabem. No entanto o meu computador principal também não conseguia atingir as velocidades de contratado por cabo e o problema estava na tomada rj45 da parece que não tinha o cabo bem cravado (tenho tomadas rj45 em todas divisões) que fazia oscilar a ligação que nunca tinha detectado nas velocidades do antigo Modem.

Ah certo, também posso confirmar o estado do coaxial para ver se está ok.

Já tinha havido notícias de autoinstalação mas só a generalizaram um ou dois meses depois... Acho ridiculo que se até dezembro tinham todos os cuidados e mais alguns com a instalação agora abandonem os clientes à sua sorte...
Nem que seja para acompanhar o processo e ver se tudo correu como é suposto. Se em qualquer tecnologia a ligação externa é importante em HFC ainda é mais até porque tiveste uma transição do HFC 3.0 para 3.1. Esse facto leva a que haja mais sensibilidade do router à ligação principalmente se não estiver nos trinques mas não só porque muitos falam que ele é algo caprichoso.

Acho que foi precisamente por isso que um pedido meu para uma autoinstalação em julho não "colou": havia uma transição técnica (para o 3.1) que teria de ser acompanhada localmente por um técnico... Colou agora talvez devido à minha insistência pois não fazia grande sentido atualizar box e velocidades e ficar com equipamentos "velhinhos"... Mas percebo o que dizes, existindo autoinstalação têm de ser mais expeditos a resolver, mesmo à distância. Ou então não admitem autoinstalação e por isso lá teria de ficar com o Hub 3.0 e apenas 200 Mbps de velocidade. E a ver vamos se não terá de ser essa a solução.
 
mas se fosse sinais fora parâmetros, isso só influenciava velocidades cabo e wifi dava o contratado ?

Pois dar velocidades superiores em Wifi em relação ao cabo não deveria dar e muito menos de forma consistente porque uma vez poderia ser coincidência mas tudo o resto só pode levar à conclusão que esse equipamento está com algum problema sério nas portas.
 
Mas então... isso foi o que disse. Admitindo que não tenho equipamentos que permitam tirar partido dos 500 Mbps não vale a pena estar a insistir. Este pacote foi renegociado há menos de uma semana e neste particular há hipótese de regredir.

O que tenho:
Um MacBook Pro 2010 (2.4 Ghz Core 2 Duo 8GB) e um HPZ800 da empresa (que também não vai para novo).

Ambos com portas Gigabit, sendo que o HP é o que já conseguiu chegar aos 420 Mbps muito embora registe sempre velocidades à volta dos 80/90 Mbps; o MacBook Pro consegue sempre fazer 180 Mbps e 204 no máximo que já atingiu. Ambos conseguem valores de upload estáveis nos 102 Mbps.

Até ao final do ano a ideia é adquirir o novo Mac e um novo MacBook Air e até acredito que esses equipamentos se possam ligar muito mais facilmente a este router mas não é isso que tenho agora... Daí, admitindo até que não tenho computadores para corresponder neste momento aos 500 Mbps, ou muda o router, ou muda a velocidade neste router. Considerando, nesse caso, que o "defeito" não é do router mas dos equipamentos que se ligam ao mesmo...
Se não atualizaste peças no MAC - o que não é nada de anormal em MAC - a placa wifi justifica em parte limitações por ser bem datada e limitada. consegue bons resultados em relação a outras mas não irá aos 500 certamente.
Por cabo que vi ter uma placa gigabit o processador embora antigo talvez aguente mas deve fazer mais esforço que um mais recente até porque normalmente as atualizações do sistema operativo devem tê-lo sobrecarregado. Ainda ontem vi um router recente de uma submarca de um fabricante famoso ser testado e não aguentar a comunicação à "velocidade" total em rede com acesso gigabit... não me admirava que um produto com 10 anos também tenha dificuldade...
 
Pois dar velocidades superiores em Wifi em relação ao cabo não deveria dar e muito menos de forma consistente porque uma vez poderia ser coincidência mas tudo o resto só pode levar à conclusão que esse equipamento está com algum problema sério nas portas.

E continua. 511 Mbps em iPhone ao lado do router, 177 Mbps por cabo no Mac, 84 Mbps por cabo no PC. :o
 
Os 84Mbps do PC parecem os que se obtem em equipamentos com portas fast ethernet ou com cabos cat5 ou eventualmente melhores mas danificados ou mal cravados

Sim é uma situação esquisita mas ter o MAC a dar 177 Mbps, presumo eu com o mesmo cabo, tira da cena a lógica de problema no cabo porque só ligação gigabit lhe permitia esses valores. Agora não tira de cena problemas na placa ethernet desse PC, mas o macbook não conseguir ir aos 500 mbps parece-me estranho.

@semnick já testaste fazer os testes diretamente na app do speedtest? É mais leve e costuma dar melhores valores do que em browser, pelo menos em chrome em cima de windows.
Podes também testar com o Nperf e o dslreports que me parecem melhores para testar velocidades.
 
Alguém me pode facultar aquele programa para ver se os niveis de downstream e upstream estão corretos?

Desde a semana passada que a minha VPN de vez em quando cai, não com este router mas com o V1, sei que por aqui havia algum programa que se conseguia ver os niveis a verde e vermelho, podem facultar?
 
Sim é uma situação esquisita mas ter o MAC a dar 177 Mbps, presumo eu com o mesmo cabo, tira da cena a lógica de problema no cabo porque só ligação gigabit lhe permitia esses valores. Agora não tira de cena problemas na placa ethernet desse PC, mas o macbook não conseguir ir aos 500 mbps parece-me estranho.

@semnick já testaste fazer os testes diretamente na app do speedtest? É mais leve e costuma dar melhores valores do que em browser, pelo menos em chrome em cima de windows.
Podes também testar com o Nperf e o dslreports que me parecem melhores para testar velocidades.

"Googlei" a coisa e depois de muito ter lido até arrumo a viola no saco com o MacBook Pro.

Estamos a falar de um equipamento de 2010 (que ainda assim, com um SSD montado há dois anos, se aguenta estoicamente para as minhas necessidades na ausência de um iMac 27" de 2009 que deu o pifo há quatro meses):

em wi-fi, e pela antiguidade do hardware, o MacBook Pro não terá (mesmo) capacidade para ir buscar os 500 Mbps de um iPhone XS (tenho 120 Mbps ao lado do router vs 510 Mbps do iPhone);

por outro lado, a placa Ethernet deste MacBook Pro é uma aparentemente famosa Broadcom 5764-B0 já rotulada como problemática em 2010... No meu caso, mesmo com todos os acertos que consegui fazer, chega aos 200 Mbps e parece haver ali uma parede da qual não passa.

Ainda assim, mais curioso é o caso do PC HP que, mesmo não sendo novo, está habituado, na sede da empresa, a debitar super-velocidades mas que aqui em casa, e com este novo router, raramente ultrapassa os 100 Mbps. Como disse, numa única ocasião, com um técnico da NOS do outro lado do telefone e uma mudança de cabo (de um CAT5e para um CAT7) chegou a conseguir 420 Mbps em download.
Poderá ter a ver com a VPN? Não sei.

Resta-me aguardar, logo à noite, por mais um HP (este com apenas dois anos de vida) para testar: o desktop do trabalho da minha mulher, que de 15 em 15 dias passa por cá, e que pode ajudar a tirar todas as teimas pois é recente.

Outra coisa que também poderá ser: uma limitação da potência nas tomadas coaxial a que o router (e a box UMA) estão ligados. Lembro-me que, já há seis ou sete anos, o técnico que aqui veio a casa para montar a IRIS e o Hub 3.0 andou de um lado para o outro a medir potências específicas e nunca ficou muito agradado com os resultados, chegando inclusive a perguntar "se precisava de ligar ou ter acesso a alguma coisa" numa delas, dando a entender que ali deixaria de ter acesso a poder ligar o que quer que seja no coaxial, eventualmente para poder dar mais potência às duas que estava (e ainda estou) a usar. Mas, ainda assim, pergunto: poderia o router, com essas condicionantes, debitar as velocidades contratadas em wi-fi e não por cabo? Não sei.

São muitos fatores para considerar e obviamente que a autoinstalação não ajuda pois não só o processo de resposta da NOS é lento como não existindo fisicamente um técnico no local não há como ir despistando de uma vez estas variáveis mais técnicas que podem não só ter a ver com o hardware de cada computador como com os equipamentos/tomadas a que o próprio router se pode ligar.

Aguardar pelo SAC. Se não se resolver o passo seguinte é perceber se vale a pena manter esta ligação apenas para tirar partido das velocidades em wi-fi ou se avanço para um downgrade 200/100 (neste ou noutro router) para poupar algum dinheiro pois apesar de terem feito um bom preço para este novo pacote o que sinto é que estou a pagar para não conseguir tirar partido.
 
isso nao tem nada a ver com o coaxial e valores sinais, caso fosse influenciava seja rj45 ou wifi

Tirada a teima com o desktop HP da minha mulher (um recente EliteDesk 800), acabadinho de chegar a casa:
127,04 Mbps de download,
107,78 de upload (ou seja, mantém-se a média em todos os três computadores testados por cabo)
Um ping de... 107,78 ms (!)
e 26,16 ms de Jitter.

Obviamente longe dos 500 Mbps, sem dúvida, com valores entre o MacBook Pro (sempre a rondar os 180/200 Mbps de download) e o HP mais velhinho do meu trabalho (90/120 de download).

Em suma... nada de novo.
 
Tirada a teima com o desktop HP da minha mulher (um recente EliteDesk 800), acabadinho de chegar a casa:
127,04 Mbps de download,
107,78 de upload (ou seja, mantém-se a média em todos os três computadores testados por cabo)
Um ping de... 107,78 ms (!)
e 26,16 ms de Jitter.

Obviamente longe dos 500 Mbps, sem dúvida, com valores entre o MacBook Pro (sempre a rondar os 180/200 Mbps de download) e o HP mais velhinho do meu trabalho (90/120 de download).

Em suma... nada de novo.
Já pediste para trocarem o router?
 
Tirada a teima com o desktop HP da minha mulher (um recente ), acabadinho de chegar a casa:
127,04 Mbps de download,
107,78 de upload (ou seja, mantém-se a média em todos os três computadores testados por cabo)
Um ping de... 107,78 ms (!)
e 26,16 ms de Jitter.

Obviamente longe dos 500 Mbps, sem dúvida, com valores entre o MacBook Pro (sempre a rondar os 180/200 Mbps de download) e o HP mais velhinho do meu trabalho (90/120 de download).

Em suma... nada de novo.
Mais uma vez, isso é um problema dos teus equipamentos, não tem nada a ver com a NOS.

Esse PC tem uma placa Wi-Fi muito fraca.

Se for o G1 tem Intel Centrino Advance-N 6205 que nem tem norma 802.11ac, portanto é fisicamente impossível ter mais do que esses 150 de download. Se for o G4 pode ter 802.11ac 1x1 também muito fraca... Tens de dizer qual é o modelo da placa.


É que se for uma daquelas placas é uma limitação nos teus equipamentos. A NOS não tem culpa nisso... É o mesmo que pedires que uma TV a preto e branco transmita cores. Não vai dar...
 
Última edição:
Viva

Até pode ser dos equipamentos, por ter uma placa wifi antiga ou fraca, mas por cabo não deveria dar a velocidade contratada ou próxima dela ? Ou estou enganado ?
 
Back
Topo