Gira-discos - Tópico Oficial

Não sei se esse receiver tem entrada de phono mas se não tiver compras um andar de phono. Qual é o GD?

um andar de phono? nao percebo nada do assunto. o GD é o que tou a pedir ajuda para comprar, caso de para ligar ao receiver

a parte de tras do receiver é assim

81212XOh-wL._SL1500_.jpg
 
@Mr_Padre

Os gira-discos precisam de um pré-amplificador, usualmente designado por pré-amp de phono. Os amplificadores estéreo por vezes já trazem esse módulo, por assim dizer, mas os amplificadores AV não. No teu caso, se quiseres mesmo ligar o gira-discos, vais ter que adquirir o dito pré-amplificador. Os preços variam, entre os 100€, como o Rega Fono Mini e os milhares.

De notar que existem pré-amps de phono específicos para cabeças MM e para cabeças MC.
 
@Mr_Padre

Os gira-discos precisam de um pré-amplificador, usualmente designado por pré-amp de phono. Os amplificadores estéreo por vezes já trazem esse módulo, por assim dizer, mas os amplificadores AV não. No teu caso, se quiseres mesmo ligar o gira-discos, vais ter que adquirir o dito pré-amplificador. Os preços variam, entre os 100€, como o Rega Fono Mini e os milhares.

De notar que existem pré-amps de phono específicos para cabeças MM e para cabeças MC.

okay, entao vai ter de ficar para mais tarde, e noutra divisao com as suas colunas e assim. porque nao vou andar a desligar colunas de um para o outro, e nao tenho mais colunas. thanks
 
Onde pensas comprar o gira discos? Se fores a uma casa especializada, levas o amp que de certeza que deverão deixar testar. Ou até mesmo na ***** e Worten acredito que deixem.
 
O que poderias então fazer é comprar na Amazon (atenção comprar mesmo à amazon e não a vendedores marketplace) e quando chegar testar. Se não funcionar bem, então mandavas para trás e a amazon devolve o dinheiro (pode demorar até 1 mês).
Pelo que vi o planar 1 plus tem pré Amp por isso será essa a escolha :) e até tem tampa para o gosto não ir dormir lá lol
 
Qual rega planar com o melhor compromisso? Benefício/preço

A melhor relação qualidade preço é o Rega Planar 1, e estou muito satisfeito com o meu, comprei foi um preamplificador de giradiscos (phono stage), como já referi num post acima, o Rega Fono Mini A2D MK 2 (110 euros), que alem de pré, tem conversor analogico-digital para ripar vinil para o PC. Tem uma qualidade soberba, bastante superior aos phono stage dos amplificadores integrados nesta gama de preços.

Convém ter em conta no entanto que o Rega Planar 1 é um giradiscos de entrada de gama para quem se quer iniciar na audiofilia . É bom mas está concebido para ter o preço mais baixo possível, tendo na sua génese uma filosofia de minimalismo extremo, onde só importa a qualidade de som, e na realidade, só isso importa mesmo!

A cabeça (agulha) é uma Rega Carbon, que basicamente é uma Audio Technica AT91 com haste em carbono, é barata e entrega um som de qualidade superior para o que custa. O prato é em resina fenólica e o tapete é feltro sintético. Um bom upgrade, que fiz, foi um tapete em lã 100% (12 euros) com 2mm de espessura, permite um muito melhor acoplamento do disco com o leitor.

Outro upgrade acessível e que melhora perceptivelmente a qualidade do som, é a correia de borracha natural branca da Rega (25 euros), muito melhor acabada e homogénea, que minimiza a variabilidade de velocidade do gira discos, que tipicamente nestes gira discos é de +/- 0.5% e que ouvidos mais treinados podem perceber como variações irritantes de "pitch" (frequência acústica que define as notas musicais), principalmente em notas prolongadas de instrumentos como piano ou trompete. Essa correia de melhor qualidade baixa essa variabilidade para metade, ou perto disso.

Para outro nível de upgrade há pratos de vidro, ou acrílicos (100 euros para cima) e tapetes de cortiça natural.

Depois, claro, uma agulha melhor vai levantar de forma surpreendente um véu que cobre o som de origem destes gira discos.

Uma agulha/cabeça compatível é a Nagaoka Mp-110, que custa 100-120 euros mas tem um desempenho incrível e encaixa como uma luva nestes gira discos (Há quem diga que é preciso levantar a altura do braço 2 a 4mm com espaçadores para a qualidade máxima possível, mas quase ninguém faz isso nestas maquinas deste preço e a qualidade sem espaçadores ja é muito superior à que a rega carbon de origem fornece).

Estamos a falar já de um acréscimo de 250 euros ou 350 se contarmos com um prato de vidro, mas fica um gira discos que por 550-650 euros), oferece uma qualidade à altura de equipamentos bem mais caros...
 
Última edição:
Boa tarde,
bem vou aproveitar a thread para colocar as minhas dúvidas.

Neste momento estou á procura de um gira-discos e de umas colunas. Depois de procurar preços vejo que o Rega Planar 1 é a melhor opção dentro do orçamento que tenho (350eur). As minha dúvidas são:
- Poderei ligar directamente um Rega Planar 1 a uma Marshall Woburn Multiroom? Ou terei obrigatoriamente de comprar também um amplificador?
- Falo na Marshall Woburn Multiroom, pois é uma coluna que a nível estético me agrada bastante. Em termos de qualidade de som, penso que seja bom. Haverão melhores opções?

- Em caso de necessitar de um amplificador, qual a melhor opção até 100eur?

- O Rega Planar 1 mais barato que encontro é na Amazon por 340eur. Consigo arranjar mais barato?

Desculpem -me as questões, mas sendo um leigo na matéria, gostava de ver as vossas opiniões.

Muito obrigado.
 
Boa tarde,
bem vou aproveitar a thread para colocar as minhas dúvidas.

Neste momento estou á procura de um gira-discos e de umas colunas. Depois de procurar preços vejo que o Rega Planar 1 é a melhor opção dentro do orçamento que tenho (350eur). As minha dúvidas são:
- Poderei ligar directamente um Rega Planar 1 a uma Marshall Woburn Multiroom? Ou terei obrigatoriamente de comprar também um amplificador?
- Falo na Marshall Woburn Multiroom, pois é uma coluna que a nível estético me agrada bastante. Em termos de qualidade de som, penso que seja bom. Haverão melhores opções?

- Em caso de necessitar de um amplificador, qual a melhor opção até 100eur?

- O Rega Planar 1 mais barato que encontro é na Amazon por 340eur. Consigo arranjar mais barato?

Desculpem -me as questões, mas sendo um leigo na matéria, gostava de ver as vossas opiniões.

Muito obrigado.

o rega planar 1 em portugal consegues por 285€, e o plus por 370€, o plus é so ligares, o normal vais precisar de um pre amp, pelo que percebi, a minha duvida era a mesma e tambem devo optar por um woburn eventualmente para o escritorio porque a miuda adora essa coluna, pelo que vou optar pelo rega planar 1 plus
 
Boa tarde,
bem vou aproveitar a thread para colocar as minhas dúvidas.

Neste momento estou á procura de um gira-discos e de umas colunas. Depois de procurar preços vejo que o Rega Planar 1 é a melhor opção dentro do orçamento que tenho (350eur). As minha dúvidas são:
- Poderei ligar directamente um Rega Planar 1 a uma Marshall Woburn Multiroom? Ou terei obrigatoriamente de comprar também um amplificador?
- Falo na Marshall Woburn Multiroom, pois é uma coluna que a nível estético me agrada bastante. Em termos de qualidade de som, penso que seja bom. Haverão melhores opções?

- Em caso de necessitar de um amplificador, qual a melhor opção até 100eur?

- O Rega Planar 1 mais barato que encontro é na Amazon por 340eur. Consigo arranjar mais barato?

Desculpem -me as questões, mas sendo um leigo na matéria, gostava de ver as vossas opiniões.

Muito obrigado.

Na minha opinião, em termos de alta fidelidade de som, obtém-se mais qualidade de umas colunas monitoras de qualidade (bookshelf speakers) - tens muitas opções, desde as Dali Spektor 2 que eu tenho, às Q Acoustics 3020, passando por outros modelos da Mission ou KEF, na gama dos 250-300 euros.
Juntas um bom amplificador, de entrada de gama por 200-250 euros já com phono stage incluído e compras o Planar 1. Ficas muito bem servido por 740-750 euros. Irias gastar 700 na combinação Planar 1 plus/Marshall Woburn Multiroom, e não ficas tão bem servido em qualidade de som, ao fim e ao cabo.

Mas não contesto a versatilidade de uma coluna Bluetooth e Chromecast portátil, mesmo que com um som piorzito (O soundstage da Marshall vai ser sempre limitado devido à pouca separação dos altifalantes)...

Para finalizar, compras um Google Chromecast Audio por 25 euros (comprei 2 a esse preço há poucos dias, para juntar ao que já tenho), e transformas qualquer amplificador convencional num dispositivo com uma conectividade de rede para todos efeitos ao nível do Marshall - para quê usar BT quando se tem Chromecast com 24 bit/96khz lossless?

Fica aqui a minha visão da coisa.

Cumps
 
A escolha de um som Analógico é muitas vezes abafado
pela inclusão do digital no meio da escolha, ou pela pela
moda do momento.
A escolha do analógico, têm de ser bem estudado, e compreendido
não basta escolher as peças, pois se assim for ficamos com uns belos
ornamentos para casa que soam pior que o leitor de cd's lá de casa.
além dos equipamentos, temos a posiçao de audição perante o triangulo equilatero,
a acustica e os bass-traps, a limpeza e lavagem do vinyl...
 
@cubo-x Eu sou um adepto do conceito do melhor dos dois mundos. Adoro a sonoridade quente e "analógica" do vinil mas também acho que num sistema hi fi há lugar para o digital. Em relação à pureza de som analógica, qualquer amplificador que se preze desliga os circuitos digitais quando uma fonte analógica está activa. O meu Onkyo A9010 faz isso.

Depois, há aqueles que pensam que, por exemplo, os discos de vinil modernos remasterizados sao lixo e nada diferentes de um CD porque já incluem elementos digitais no processo, mas tal está muito longe da verdade, porque as remasterizações são feitas a 24 bit/192 khz, com uma gama dinâmica super alargada em relação ao "som de CD". Acontece que o vinil lido por uma agulha em condições tem gama dinâmica e frequência de amostragem mais do que suficientes para aproveitarem os 24bit/192 khz dos masters digitais, e vai ter um som muitíssimo mais dinâmico e vivo do que o de um CD. As ressonâncias próprias da leitura do vinil vão trazer um calor e naturalidade (e alguma distorção também) que contribuem para o carácter único do vinil.

Por isso, é perfeitamente possível, bem escolhidos os componentes, claro, ter o melhor do digital e analógico num sistema. Em relação à acústica da sala e compatibilização com os componentes, concordo com o que disseste, claro...
 
@cubo-x Eu sou um adepto do conceito do melhor dos dois mundos. Adoro a sonoridade quente e "analógica" do vinil mas também acho que num sistema hi fi há lugar para o digital. Em relação à pureza de som analógica, qualquer amplificador que se preze desliga os circuitos digitais quando uma fonte analógica está activa. O meu Onkyo A9010 faz isso.

Depois, há aqueles que pensam que, por exemplo, os discos de vinil modernos remasterizados sao lixo e nada diferentes de um CD porque já incluem elementos digitais no processo, mas tal está muito longe da verdade, porque as remasterizações são feitas a 24 bit/192 khz, com uma gama dinâmica super alargada em relação ao "som de CD". Acontece que o vinil lido por uma agulha em condições tem gama dinâmica e frequência de amostragem mais do que suficientes para aproveitarem os 24bit/192 khz dos masters digitais, e vai ter um som muitíssimo mais dinâmico e vivo do que o de um CD. As ressonâncias próprias da leitura do vinil vão trazer um calor e naturalidade (e alguma distorção também) que contribuem para o carácter único do vinil.

Por isso, é perfeitamente possível, bem escolhidos os componentes, claro, ter o melhor do digital e analógico num sistema. Em relação à acústica da sala e compatibilização com os componentes, concordo com o que disseste, claro...


Estás a confundir o conceito de frequência de amostragem.

Frequência de amostragem é a frequência com que é lido um sinal analógico para tirar amostras (samples) para depois tornar essa amostra em bits e ser um sinal digital. Como tal num sistema analógico, não existe frequência de amostragem. Pegando num CD que tem uma frequência de amostragem de 44Khz, significa que antes da passagem do sinal analógico para digital, leu por segundo 44 000 amostras do sinal analógico e em que cada amostra é representada por 16bits.

As masterizações digitais, se as companhias quisessem, conseguiam ter igual ou até mais gama dinâmica que o vinil. O que acontece é que por limitações do sistema analógico, não consegue reproduzir sinais bastante "altos" pois as variações de tensão que são passadas pela agulha são muito baixinhas e daí precisares de um pré amplificador. Como tal não conseguem comprimir o som quanto queriam. É daqueles casos que se pode dizer que o defeito torna em qualidade.

Como a maior parte do pessoal usa phones rasca e não querem saber de gamas dinâmicas nem de bitrates nem outras coisas, a música é comprimida ao máximo porque supostamente o que é mais alto chama mais atenção. Isto também se deve às rádios desde há muito tempo atrás. Nem sempre música comprimida soa mal, é claro que maior gama dinâmica traz mais detalhe (como se fosse um FULL HD na música) mas também te obriga a ter melhor equipamento.
 
@wowmiguelfcp Eu nao confundi nada, conheço muito bem a definição de frequência de amostragem no âmbito da conversao analógico-digital. Mas ao contrário do que possa parecer, um suporte analógico também não tem um sinal contínuo, a continuidade do sinal é limitada pela resolução temporal do material, no caso do vinil, é o tamanho mínimo das modulações materiais que é possível ser lido pelo pickup-transdutor-agulha, etc. À resolução temporal do vinil optei com alguma liberdade, por chamar por analogia, frequência de amostragem, que via teorema de Nyquist, estão relacionadas. Reformulando: o que eu queria dizer é que o vinil tem resolução temporal suficiente para aproveitar as elevadas frequências de amostragem utilizadas para digitalizar as master originais que depois voltam a ser passadas para analogico, e bater um CD em qualidade de som.

Ah e com uma boa agulha e uma boa estampagem em vinil é possível perfeitamente chegar a frequencias (acústicas!!!) na ordem dos 50 khz, e embora a tentação seja dizer que o ouvido humano só apanha até 18-20 khz, os harmónicos e respectivas ressonâncias estao lá para alguma coisa...

PS: Loudness war is a bitch!

Edit: resolução temporal = largura de banda
 
Última edição:
Back
Topo