Não sou fanboy do GA por isso reconheço a veracidade dos factos no Quote que fizeste Darth Artur, mas tenho de dizer que não partilho totalmente das opiniões expressas e explico porquê.
Vamos por partes:
(...) but the main draw is that it allows agency 10v10 play while the regular game only lets you take in a party of 4 vs usually randoms.
É verdade, mas para mim isso é um aspecto positivo ao contrário da opinião desse jogador.
A razão porque digo que é positivo mais uma vez deve-se ao facto de eu ver os jogos como um foco de diversão e não como uma fonte de competição e/ou reconhecimento publico numa comunidade virtual, aka epeen.
Ao impedirem premades de 10 jogadores de fazerem queues nos jogos de PvP estão a balancear as coisas de forma a que pequenos grupos de amigos e mesmo randoms possam divertir-se sem terem de sofrer derrota atrás de derrota.
Ninguem gosta de perder constantemente e da mesma forma só um noob pode gostar de constantes vitorias faceis sem qualquer desafio, ou seja no medio e longo prazo os premades de 10 não iriam beneficiar ninguem e o jogo acabava por ficar limitado a um restrito grupo de jogadores extremamente competitivos numa espécie de "l33t league".
Não me parece que seja esse o futuro que a Hi-Rez Studios pretende para o seu jogo, especialmente atendendo a que têm custos reais com os servidores.
HiRez is basically charging people to play pre-selected team 10v10 which is somewhat suspect since there is a plethora of shooer type games, and Guild Wars, that allow this for free. If AvA was truly worth a monthly fee on its own, then they should allow team 8v8 or 10v10 as part of the free game. Its like playing Guild Wars or any other team based game, but only having access to true guild vs guild if you play a monthly fee.
Com isto então não concordo mesmo nada!
O facto de um premade não poder incluir mais de 4 jogadores em 10 não faz com que o PvP do GA deixe de ser 10v10. Simplesmente não é "premade de 10" vs "premade de 10" ou "premade de 10" vs randoms, mas sim "premade de 4" + "6 randoms" vs randoms.
Como já referi atrás isso
para mim é uma vantagem, e não um defeito.
Quanto ao verdadeiro "Guild vs Guild" obrigar a uma mensalidade penso que se pode ver a coisa dessa forma sim, mas tambem sempre foi esse o plano anunciado, a unica diferença é que a Hi-Rez lhe chamou sempre AvA (Alliance vs Alliance) em vez de GvG... Não percebo onde está a surpresa com esta abordagem
I feel the free protion of the game while fun, is empty for comeptitive minded players and they are forced to sub or more likely move on to another game that offers competitive play for free. I would really like to see a Guild Wars like system where agencies can face each other in ranked matches and have a rating / rank based on wins and loses.
Pois aqui estamos de acordo, mas mais uma vez isto é uma caracteristica que me agrada e sempre me pareceu ser este o objectivo da Hi-Rez...
Para shooters competitivos há o CS que sempre terá esse estatuto. O objectivo da Hi-Rez não é disponibilizar um concorrente ao CS com os custos dos servidores por sua conta, isso seria um negócio um pouco absurdo, não acham?
My other problem with AvA is that Hi Rez constantly talked about having non-zerg based combat that requires teamwork and skill, not mass numbers. While this is true of each individual conquest match, a huge alliance with hundreds of people is still necessary to have enough people attacking different hexes, but moreso available to defend an ever expanding territory that can be attacked by anyone.
You only need 10 to expand a territory, but once you have say 4 hexes, you need 40 to defend if each was attacked separately. Its almost worse than zerg based combat because not only do you need a massive zerg, but you also need every member of that zerg to be a skilled player. The system just doesn't promote team based skilled combat since the best team of 10 in the world will have a hard time holding onto more than a few territories unless they are have dozens and dozens of skilled allies.
Ora nem mais!
Então e este sistema é mau porquê?
Não percebo... então um jogador que em todo o seu post defende com unhas e dentes a competitividade e quando chega à parte da conquista territorial já está preocupado porque precisa de centenas de "skilled players" para manter uma larga porção do mapa??? Então mas isso não é competitividade???
É competitividade sim, mas a conclusão a que ele chegou é a mesma a que todos chegam: conquistar e manter a totalidade dos mapas de AvA é uma tarefa herculeana, provavelmente impossível... Para quem se quer divertir isto não é problema, antes pelo contrário, o desafio proporciona maior diversão, mas para quem usa o termo competitividade em paralelo com uma enorme necessidade de epeen é natural que isto seja um "big thumbs down" porque na realidade é um sistema que não oferece reconhecimento individual a ninguem, ou seja não alimenta epeens... oh que pena, coitadinhos dos "epeen junkies" que lá vão fazer um ragequit...
Para mim este sistema de AvA está excelente porque permite que centenas de jogadores sejam necessários para uma campanha de AvA, e desta forma todos terão oportunidade de dar o seu contributo.
Isto não só requer uma capacidade de organização e planeamento de topo, como garante que há flutuações na distribuição dos territorios, mantendo diariamente a componente mmo do GA bem viva
In its current form AvA is certainly an imposing challenge, but for a game touting itself on competitive play it needs a guild wars like matched based ranking system to give individual agencies recognition. It also needs to to add 8v8 or 10v10 team matches as part of the free game to give competitive minded players something to play once they get tired of the random or 4 vs random matches. Most free team games have this feature, and without it GA will end up beng a shallow experience.
E pronto, se ainda havia dúvidas nesta ultima parte que sublinhei acho que já está mais que claro aquilo que este jogador pretende obter do GA: "give individual agencies recognition", aka gief epeen, aka "dá-me neste mundo virtual aquilo que a minha triste vida real me nega"
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Mas no fundo reforço que estou totalmente de acordo com o autor numa coisa: o Global Agenda não é o local certo para quem procura competitividade em pequena escala e acima de tudo não é o local certo para quem procura reconhecimento individual.
No entanto para quem pretende ligar-se, dar uns tiros e divertir-se num jogo onde um gajo sozinho é um alvo com pernas, onde a táctica é palavra de ordem, e onde ainda temos a possibilidade de pagar uma mensalidade para ter acesso a um modo massivo de conquista territorial com lutas diarias garantidas, então o Global Agenda é certamente a melhor proposta actualmente no mercado.
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E para terminar, para que não me acusem de fanboyismo, deixo aqui aqueles que para mim são os pontos negativos do Global Agenda:
- Em 1º lugar a falta de clareza sobre a essência do GA na campanha publicitária do mesmo.
Isto faz com que a grande maioria dos jogadores de jogos online tenham uma ideia completamente errada do GA... Uns vão ao engano à procura de features básicas de um mmorpg e apanham uma forte desilusão. Outros nem lhe dão oportunidade porque têm uma ideia completamente errada daquilo que o GA é...
Resumindo, a ideia de usar as terminologias "MMO" e "some RPG elements" foi um enorme disparate da Hi-Rez que está a prejudicar grandemente o jogo.
- 2: o sistema de matchmaking: embora tenha visto algumas melhorias durante a fase beta do jogo, a verdade é que ainda me aparecem uma quantas vezes grupos com elementos com uma disparidade entre levels superior a 20... É raro mas ainda acontece e tem de ser corrigido.
- 3: a mensalidade da campanha AvA parece-me muito elevada para garantir sucesso continuado desse modo. 10€ mensais gera comparações pouco lógicas que poderiam ser evitadas com uma mensalidade mais adequada ao que o jogo oferece... eu diria uns 5€ mensais...
- 4: os componentes necessários para craftar um upgrade de qualidade azul ou roxa demoram muitos, mas mesmo muito jogos de pve a obter.
Atendendo a que o GA é um jogo centrado em PvP, os componentes só dropam de forma aleatoria e em PvE e ainda por cima os upgrades têm durabilidade finita, acho que seria uma boa ideia a Hi-Rez rever o sistema de crafting, e para tal apresento 2 soluções: o ideal seria implementar uma forma de reparar os upgrades evitando assim a sua destruição permante. Em alternativa resta a opção de aumentar os drop rates dos componentes de forma considerável.
Seja qual for a solução convem é ter sempre presente que aumentar os bonus oferecidos pelos upgrades nunca poderá ser solução, pois o GA não é um jogo baseado em stats e uma solução desse tipo iria destruir por completo o actual balance de classes que é quase perfeito.
-5: a variedade visual dos mapas não é grande.
Embora a quantidade de mapas me pareça ao nível (ou mesmo superior) ao que habitualmente é oferecido nos online shooters, a verdade é que a nível visual os mapas oferecem sempre tipos semelhantes de estruturas e texturas, o que pode tornar-se cansativo a médio prazo.
Por exemplo olhando para outros shooters verificamos que os mapas multiplayer oferecem normalmente ambientes tão distintos como: Deserto, Neve, Urbano, Floresta, Base Militar, etc...
Isso serve para garantir que os estimulos visuais são variados oferecendo uma noção clara de variedade ao jogador. O GA oferece muitos mapas diferentes, mas ao manter o tipo de ambiente oferece uma maior repetitividade dos estímulos visuais e isso faz com que o jogador tenha menos percepção da variedade dos mapas.
E é tudo. Sinceramente não tenho absolutamente mais nada a apontar ao Global Agenda.
É um jogo que está pronto e em testes à muitos meses, e isso nota-se na qualidade actual do produto e acima de tudo no "balance" e simbiose quase perfeitas entre as 4 classes.
Para quem procure algo deste género é uma aposta garantida