Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

com as tomadas 433 DI-O alguem teve sucesso?

Com o componente Pilight funciona bem.

Inclusive quando uso o comando também muda o estado no HA, quer dizer, uma vez ou outra falha (também pode ser por causa do meu recetor RF), mas como é raro usar o comando para ligar/desligar as tomadas também não me preocupo muito.
 
Já viram que as lâmpadas Philips Hue já são controláveis directamente com uma pen zigbee no homeassistant?

Já agora, alguém já comprou o hub e lâmpadas do ikea? Será que tendo o hub e o comando / interruptor poderíamos dizer ao home assistant que quando clicássemos no comando x acontecesse algo? É que era excelente poder controlar por exemplo uma lâmpada wi-fi com o comando remoto do ikea!
 
Última edição:
Já viram que as lâmpadas Philips Hue já são controláveis directamente com uma pen zigbee no homeassistant?

Já agora, alguém já comprou o hub e lâmpadas do ikea? Será que tendo o hub e o comando / interruptor poderíamos dizer ao home assistant que quando clicássemos no comando x acontecesse algo? É que era excelente poder controlar por exemplo uma lâmpada wi-fi com o comando remoto do ikea!

Não precisas da pen para controlar as HUE no HA... eu controlo as minhas sem qualquer equipamento, pois o que gere é o HUB das HUE
 
Não precisas da pen para controlar as HUE no HA... eu controlo as minhas sem qualquer equipamento, pois o que gere é o HUB das HUE

Não é isso, neste momento nem precisas do hub da hue. Com uma pen zigbee as lampadas são controladas directamente pelo homeassistant.

Não estou é a encontrar o link agora...
 
Já agora, alguém já comprou o hub e lâmpadas do ikea? Será que tendo o hub e o comando / interruptor poderíamos dizer ao home assistant que quando clicássemos no comando x acontecesse algo? É que era excelente poder controlar por exemplo uma lâmpada wi-fi com o comando remoto do ikea!

tenho a gateway, comando redondo, dimmer e lampadas do IKEA.

De momento no HA apenas aparecem as luzes individuais ( ainda não experimentei no 44.x ), não dá para controlar os grupos criados na app, os alarmes, as "moods", nem vejo qq comando.

EDIT: actualizei para a 44.1 e já dá para controlar os grupos
 
Última edição:
Alguém a usar o kit Xiaomi mi Home, que partilhe algumas automações ou mesmo o ficheiro de configuração YAML? Estou a precisar de ideias e com alguma dificuldade nas automações com este kit. Desde já obrigado.
 
tenho a gateway, comando redondo, dimmer e lampadas do IKEA.

De momento no HA apenas aparecem as luzes individuais ( ainda não experimentei no 44.x ), não dá para controlar os grupos criados na app, os alarmes, as "moods", nem vejo qq comando.

EDIT: actualizei para a 44.1 e já dá para controlar os grupos
Boa! :) uma pergunta visto que tens o gateway. Se acenderes a lâmpada através do comando o home assistant vê a mudança de estado da lâmpada?
 
Boas

Sigam este canal que o tipo é criativo.
Acabei de fazer este sensor wifi.


0% stresses e funciona até ver espetacular.
Quem não tiver a impressora 3d use um serviço de impressão 3d, esta caixa ficou-me em 6,41€, para testes e primeira vez acho que não foi mau.
Total gasto, não chegou a 15€
 
@goliath_2k

Sim, se ligar a lampada pelo comando o HA vê a mudança de estado. De momento os grupos é que ainda não estão a funcionar a 100% ( por ex: se desligar uma lampada de um grupo de 2 e de seguida desligar a outra, o grupo ainda fica ligado uns tempos )
 
@goliath_2k

Sim, se ligar a lampada pelo comando o HA vê a mudança de estado. De momento os grupos é que ainda não estão a funcionar a 100% ( por ex: se desligar uma lampada de um grupo de 2 e de seguida desligar a outra, o grupo ainda fica ligado uns tempos )

No meu caso poucos grupos irei ter de modo que não é problema, obrigado pela informação! Sendo assim realmente este deve ser o sistema mais fácil e rápido de colocar com o home assistant (isto para quem não quer RGB e afins)
 
Com o componente Pilight funciona bem.

Inclusive quando uso o comando também muda o estado no HA, quer dizer, uma vez ou outra falha (também pode ser por causa do meu recetor RF), mas como é raro usar o comando para ligar/desligar as tomadas também não me preocupo muito.
Obrigado @Quick190

Recebi o kit TX e rx pelo ebay, consegui colocar umas tomadas mais antigas do aki/leroy brancas a identificar os codigos pelo rpi-rf, ainda vou tentar emitir

as da DI-O, que sao as que queria usar, sao muito melhores, como faço para descobrir os códigos a usar para on e off?
é isto: https://home-assistant.io/components/switch.pilight/
Modelo: PBT-707

usei este manual

EDIT: não consegui colocar a controlar as tomadas do aki, os códigos que configuro, nao sao os mesmos que sao emitidos pelo rf quando clico no botao...[/MEDIA]
 
Última edição:
@rubmarques

Presumo que já tenhas instalado o pilight.
Para descobrir os códigos emitidos pelo comando do DI-O na linha de comandos tens que usar o comando "pilight-receive". Ao carregares nos botões irão aparecer os códigos do ID, do UNIT e o que usa protocolo.

Quanto ao protocolo no meu caso não usei o que me aparecia no "pilight-receive" porque não funcionava. É uma questão de testares diferentes protocolos até dar.

Alguma dúvida diz
 
Boas
preciso de ajuda, quero montar o sistema de domótica, para luzes sensores de porta etc.
Mas quero utilizar varias acessórios de vários fabricantes.
não percebo grande coisa de programação. Quero um sistema simples de instalar.
O sistema home assistant parece bom em termos de compatibilidades com vários modelos. Se instalar o home assistant no tablet com windows 10 depois terei de compar um hub para comunicar com o tlm?
Se comprar um raspberry tenho que comprar um hub a mesma?
Ou melhor opção seria comprar um smartthings?

Estou com.muitas duvidas em relação ao que fazer?
 
@rubmarques

Presumo que já tenhas instalado o pilight.
Para descobrir os códigos emitidos pelo comando do DI-O na linha de comandos tens que usar o comando "pilight-receive". Ao carregares nos botões irão aparecer os códigos do ID, do UNIT e o que usa protocolo.

Quanto ao protocolo no meu caso não usei o que me aparecia no "pilight-receive" porque não funcionava. É uma questão de testares diferentes protocolos até dar.

Alguma dúvida diz

USei isto para instalar
https://www.pilight.org/get-started/installation/

no entanto nao o consigo iniciar...

pelo que vi o comando para fazer a procura dos canais com o comando será o pilight-receive

Ja inicializou!
agora falta acertar na configuração
 
Última edição:
Boas pessoal. Queria começar um projeto destes. Tenho conhecimentos base de programação e acho que me ajeito com o HA. Gostava de saber se aconselhavam este ou então o smartthings. Que material preciso de comprar no início e assim. Queria usar interruptores ( prefiro do que lâmpadas), tomadas inteligentes sensores em RF e z-wave. Obrigado
 
Olá pessoal
Sou um leitor muito interessado deste post é o assunto interessa me bastante. Neste momento queria pensar numa forma de ter áudio multiroom gostaria de saber a vossa opinião como posso integrar num sistema de smart home e que marcas de colunas conhecem ? Que tipo de vantagem posso ter com as Sonos para além da qualidade das mesmas já andei a ver com o google áudio chromecast mas estou baralhado confesso podem me ajudar?
 
Back
Topo