Domótica Home Assistant | Constrói a tua própria hub

Bom dia pessoal,

Com tudo o respeito que tenho aqui pelo pessoal e sei que vocês querem ajudar e tem ajuda em muita coisa. Eu comprei este ano uma casa, casei e comecei a fazer obras nela. Fiz eu mesmo tetos falsos, com leds a toda a volta, um espelho gigante com leds também á volta que quando está tudo ligado parece que tenho o teto e espelho a flutuar. Já agora toda a casa tem lampadas GU10 e Philips Hue é carrissimo nao queria ir por ai, 40€x 14 lampadas é muito

Mas isso são tretas comparadas com voces.

Eu queria começar a dar os primeiros passos na domótica. E queria começar pelas luzes do wall e os da sala. Li muita muita coisa, ontem eram 3h da manha quando me deitei a ler o forum.

Entre gateways, lampadas e interruptores, coisas que se metem por trás dos interruptores estou completamente perdido.
Existe muita coisa e voces falam de muita coisa desde, Zwave, Fibaro, Xiaomi, Raspeberry. Sinceramente estou perdido e queria que um de voces me ensina-se se preferível so com um sistema para não perder.
Como por exemplo como funcionam os interruptores que se liga de um lado mas pode-se apagar do outro? Esse tipo de coisas.

Alguém me pode dar uma ajuda por onde começar?? Uma explicação detalhada e sem grandes termos difíceis (julgo que aqui o problema é esse não estou habituado aos vossos termos).
Se fosse possível alguns videos em Português por onde começar.. E interagir isso tudo com a amazon echo que estou a pensar comprar ou google home.

Deiam lá uma ajuda que vocês sao fantásticos eu ja vi isso
 
Última edição:
Acabei mesmo agora de encontrar um site se não se se faz o que quero e se é seguro.
Não se se posso revelar marcas mas vou por em letras separadas " E N N I O " ... Dão para as caixas portuguesas?
Tambem vi ao bocado umas caixas S O N O F F isso dá em portugal? cabe na caixa? E como se faz com os comutadores?
 
Só um aparte, normalmente não se podem referir é lojas, e quando não podem ser referidas aparecem com ***** e não há problema nenhum.
Escrevo este aviso para dizer que se não for permitido e forem usados métodos para contornar o filtro tipo como fez escrevendo com espaços, isso corresponde a uma infração.
 
Para quem quiser:

348pq21.jpg


código: https://hastebin.com/eridejuqan.cs

Alguma dúvida digam.

o 1º grupo de código, colocas no configuration.yaml ?

Obr
 
alguém conseguiu inslalar o HA na distro da pipplware?
Eu tentei mas há ali qq coisa que não ficou a funcionar como era suposto...
Ou acham melhor ficar só um pi para o HA?

Se calhar estou a puxar mt pela máquina :P HA, kodi, duckdns, vpn server, transmission, owncloud, ahha
 
esses interuptores da Ennio parecem os da livolo.

Dão para caixas em portugal, desde que a traseira seja redonda e não quadrada.

Os modulos da sonoff, não cabem nas caixas dos interruptores, terias que os colocar no teto falso por exemplo
 
alguém conseguiu inslalar o HA na distro da pipplware?
Eu tentei mas há ali qq coisa que não ficou a funcionar como era suposto...
Ou acham melhor ficar só um pi para o HA?

Se calhar estou a puxar mt pela máquina :P HA, kodi, duckdns, vpn server, transmission, owncloud, ahha


Viva,

Eu tenho o HA na distro da pipplware.
A diferença comparando contigo é que apenas uso para o HA e kodi. Também tem o transmission mas não esta a ser usado (até devia desinstalar).

Eu no meu caso uso dois rpi2 para dividir as coisas. E assim nas duas TV´s que tenho utilizo o Kodi como media player.
 
Viva,

Eu tenho o HA na distro da pipplware.
A diferença comparando contigo é que apenas uso para o HA e kodi. Também tem o transmission mas não esta a ser usado (até devia desinstalar).

Eu no meu caso uso dois rpi2 para dividir as coisas. E assim nas duas TV´s que tenho utilizo o Kodi como media player.

Boas!
E não encontraste dificuldades?
Eu obtenho sempre uma série de erros e por vezes até me reinicia o pi e fica a meio...

Que tutorial seguiste?
 
esses interuptores da Ennio parecem os da livolo.

Dão para caixas em portugal, desde que a traseira seja redonda e não quadrada.

Os modulos da sonoff, não cabem nas caixas dos interruptores, terias que os colocar no teto falso por exemplo
Não parecem iguais!! São iguais[emoji1][emoji1].
Já lá comprei dois interruptores de estores e é igual a um outro que já tinha da livolo.

[emoji1][emoji1]
 
Última edição pelo moderador:
Boas!
E não encontraste dificuldades?
Eu obtenho sempre uma série de erros e por vezes até me reinicia o pi e fica a meio...

Que tutorial seguiste?


Eu segui este:

https://home-assistant.io/docs/installation/raspberry-pi/


Funciona tanto em Virtual Environment como fora.

Até agora tive um stress quando fiz update & upgrade. Estava tudo a funcionar (nível software) menos as portas USB no rpi. Não consegui resolver e tive que fazer a instalação de novo (para salvaguardar agora faço sempre backup).
 
Valter diz-me uma coisa, podes-me explicar a diferença entre 1gang 1 via, 1 gang 2 vias. Para saber o que encomendar. E para sitios com comutação (ligar de um lado ou noutro.)
1 gang 1 via só da para acender onde esteja só um interruptor, por exemplo, se tiveres na mesma divisão dois interruptores para ligar a mesma lâmpada 1 gang 1via não vai funcionar. Agora o de 1 gang 2 vias já funciona onde esteja dois ou mais interruptores.
Se é que me faço entender.

Mas atenção que para a mesma lâmpada só se pode usar até um máximo de 3 interruptores da livolo.

Não faças como eu que comprei 4 para colocar no meu hall e depois não funciona todos.
 
1 gang 1 via só da para acender onde esteja só um interruptor, por exemplo, se tiveres na mesma divisão dois interruptores para ligar a mesma lâmpada 1 gang 1via não vai funcionar. Agora o de 1 gang 2 vias já funciona onde esteja dois ou mais interruptores.
Se é que me faço entender.

Mas atenção que para a mesma lâmpada só se pode usar até um máximo de 3 interruptores da livolo.

Não faças como eu que comprei 4 para colocar no meu hall e depois não funciona todos.

Entao ajuda-me na minha planta sff.
Sala tenho 4 teclas = 2 livolos de 2 teclas - 2 gang 2 via cada (um por cima do outro)
Quarto tenho 1 tecla= 1 livolo 1 gang 1 via
2º quarto 1 tecla = 1 livolo 1 gang 1 via
WC = 1 livolo 2 teclas - 2 gang 2 vias (teto e espelho)
Despensa = 1 livolo 1 tecla = 1 gang 1 via

Hall (aqui complica) = Tenho neste momento 1 tecla(lado despensa acende focos) + 1 tecla(lado quarto acende focos) + 2 teclas na porta de entrada (1 acende os focos + 1 acende fitas led por cima do teto falso) neste caso seria.
Lado despensa= 1 gang 2 vias
Lado Quarto= 1gang 2 vias
Porta de Entrada= 2gangs 2 vias

A juntar a isto para começar: Samsung Smarthing ou Vera? + Sensores Xiaomi?
 
Última edição pelo moderador:
Boas tardes, acabei de ler este tópico porque estou a estudar a possibilidade de automatizar algumas coisas e gostava que me ajudassem a esclarecer algumas coisas por favor. Primeiro vou fazer um resumo do que precisava de fazer:

Trancar/abrir uma porta conforme um determinado horário/dia
Ligar/desligar luzes conforme um determinado horário/dia
Acender/apagar uma TV (com Meo) conforme um determinado horário/dia
Ter um botão no interior para abrir a porta a qualquer altura (mesmo que esteja no horário de estar fechada) e passado uns segundos volte a fechar.
Ter um sistema que permita abrir a porta a partir do exterior a um grupo restrito de pessoas (mesmo que esteja no horário de estar fechada)
passado uns segundos volte a fechar (teclado numerico, leitor de cartoes, bluetooth ??)
Controlar e ver estado das luzes e porta através de acesso remoto em app móvel

Como opcional também poderia fazer coisas como:
Mudar de canal remotamente
Ver consumos eléctricos das tomadas


Pelo que li há 4 pelo menos tecnologias diferentes para fazer isto:
Zwave
zigbee
wifi
RF

Como pretendo extrema fiabilidade eu diria que as mais indicadas seriam a Zwave ou Zigbee. Como o Zigbee pode necessitar de vários gatways por causa de compatibilidades entre marcas, então parece-me que Zwave seria a mais indicada. Certo?

A primeira coisa que iria precisar seria de um HUB, como opções vi por exemplo:

RP3 + HA + Pen Zwave + cartão micro sd
Fibaro Home Center 2 (muito caro!)
Vera Plus

Comparando preços e compatibilidades, a opção RP3 parece-me ser a melhor opção. Certo?

Agora em relação ao que pretendia fazer, a casa não tem nada inteligente.

Para conseguir acender/apagar luzes suponho que preciso de colocar relés nos interruptores já existentes tipo: https://tropicalprice.com/product/B01HM0MQAW
que pode ser um problema se não houver espaço na caixa, ou ir para os Legrand netatmo (já estão à venda? preço?)
Aproveito para perguntar se os interruptores Livolo são compatíveis?

Para trancar/destrancar a porta, vou precisar de colocar um trinco eléctrico. Ponho um trinco eléctrico e depois como o interligo ao HA? Ou há algum trinco eléctrico já com zwave prontinho a usar?
Um interruptor igual ao das luzes pode ser usado para abrir a porta a partir do interior?

Para acender/apagar a TV tenho que por uma tomada inteligente e cortar a energia ou posso adicionar um RM3 ao sistema RP3+HA para ligar e desligar a TV e ainda conseguir mudar de canal?

Agora em relação à abertura restrita a partir do exterior, como faziam? Por bluetooth parece-me interessante mas tenho duas dúvidas para já: qual é a distancia que tinha de estar o RP3 do tlm para ser detetado e o que acontece se esse tlm estiver no interior (ao alcance do RP3), a porta ficaria aberta? A ideia era a pessoa conseguir entrar e a porta ficar novamente trancada.


Desde já agradeço qualquer ajuda que possam dar!! e desculpem o testamento :)
 
como hub ia para smartthings, é mais simples e n é muito mais caro que um pi3 com pen zwave.
o trinco tem de ser mesmo elétrico? que tipo de porta é? tipo porta da rua de um prédio ou porta de casa? eu uso um nuki e faz o que pretendo e não precisei de mudar a fechadura
para a tv usa algo tipo rm3

já agora alguém aqui utiliza um sonoff wifi para controlar focos no tecto? andei a pesquisar e não consigo perceber se consigo controlar normalmente pelo interruptor de parede e pelo wifi/app
 
como hub ia para smartthings, é mais simples e n é muito mais caro que um pi3 com pen zwave.

Este? https://shop.smartthings.com/products/samsung-connect-home/730

Como é o software disto?

o trinco tem de ser mesmo elétrico? que tipo de porta é? tipo porta da rua de um prédio ou porta de casa? eu uso um nuki e faz o que pretendo e não precisei de mudar a fechadura

Eu pensei que tinha de ser eléctrico. Não tem?
O trinco que falas é este? https://nuki.io/en/smart-lock/
É carote...como funciona mesmo? E dá para interligar com o smarthings ou HA ou só com a app deles?
 
Este? https://shop.smartthings.com/products/samsung-connect-home/730

Como é o software disto?



Eu pensei que tinha de ser eléctrico. Não tem?
O trinco que falas é este? https://nuki.io/en/smart-lock/
É carote...como funciona mesmo? E dá para interligar com o smarthings ou HA ou só com a app deles?
Tens também a versão anterior que é bem mais barata.
eu perguntei-te para que tipo de porta é, o nuki é ótimo para a porta de casa e para quem não quer mexer em fechaduras. integra com tudo inclusive ifttt
 
Back
Topo