Multi I <3 RETROGAMING (Imagens)

Há uns anos, eu comprei uma lightgun que funciona com LCDs. Aquilo metia-se um sensor nos cantos e assim o tipo de televisão não interessava. Não me lembro é da marca.
 
Primeiro milestone de 2018

Reunião de Família
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Mais fotos please! :clap:

Posso tirar depois, entretanto segue uma pagina AQUI com bastantes fotos dos comandos. E aqui no site de usados está um anuncio, muito puxado a meu ver, mas com mais foto.

Há pelos vistos pouca informação, mas há duas variantes deles, a original com o logo de produto oficial playstation e outra com o logo StreetFighter 15th Anniversary.

Gosto muito deles, especialmente porque sou fã da serie. Depois tiro com os jogos expecificos para XBOX e PS2

Agora fica a faltar arranjar o arcade stick, que me escapou no ano passado, e os comandos XBOX do Guile

Depois ainda nesta serie ainda há uns mais dificeis de arranjar que tem uma caixa em couro, que tem o Evil Ryu, Sagat, Cammy e o Blanka
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Para que Playstation são esses comandos? Apesar do aspecto do D-Pad ser muito semelhante ao da Saturn, o feeling dele não é muito parecido, pois não? Gostava de arranjar um comando para a PS4 com o feeling do D-Pad da Saturn...
 
Para que Playstation são esses comandos? Apesar do aspecto do D-Pad ser muito semelhante ao da Saturn, o feeling dele não é muito parecido, pois não? Gostava de arranjar um comando para a PS4 com o feeling do D-Pad da Saturn...

Para a PS2, foram lançados em 2005. Existe um comando SEGA igual ao da SATURN para PS2, depois creio que deverá funcionar com um adaptador na PS3/PS4, mas estes comandos não tem analógicos...
 
Boas pessoal... Já à algum tempo que não vinha aqui "postar" nada.... é verdade.. mas isso não quer dizer que não tenha estado ocupado com mais arranjos e "mods"..bem pelo contrário...

Tive uma avalanche de consolas megadrive 1 e 2 e game gears que nem vos conto..... tudo resolvido...

Hoje trago aqui uma situação que é bastante recorrente nas mega drive 2...

1) Sintoma: não liga... o led não acende..

bom vamos lá analisar o problema..
Se não liga é porque o power não chega aos ic's.. se não chega aos ic's é porque não passa do regulador de voltagem (7805). Se não chega sequer ao regulador é porque o conetor de power tá com problemas... O raciocínio tá correcto, a diferença, é que no caso da mega drive 2, entre o regulador de voltagem e o conetor de power existe um pequenho ic (chip) cujo propósito é atenuar os picos de tensão...

É uma boa ideia, mas das mega drives que eu tive a oportunidade de ver, várias tinham este chip queimado. Ora o circuito entrava em curto-circuito, e felizmente o regulador de voltagem tem proteção contra curo-circuitos... fixe não é ?

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o referido chip fica à esquerda do conetor de power.. (na imagem também dessoldei o conetor de power porque estava partido e meti outro)
É muito fácil entender o funcionamento deste chip... tem 4 patas, duas linhas de corrente.. a foto tá de lado portanto, a linha da direita é o "+".. a linha da esquerda é o "-"....

Como é que sabemos que este chip está queimado ? Usando o multímetro, na posição de teste de continuidade, colocamos o terminal preto, por exemplo, na linha do +.. e o ponteiro vermelho na outra ponta do +.. tem de dar sinal de passagem de corrente.. normal..

mas, se mantendo o terminal preto na linha do + e movermos o terminal vermelho para a linha do - também der sinal...... é a prova que tá queimado e o sinal passa pelas duas linhas...

Este ic não é fácil de encontrar e não vale a pena dar cabo duma mega drive 2 para tirar este chip e por noutra..

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Solução..

1) Fazer ligação direta... um simples jumper para fazer a corrente circular.. Funciona mas ficam à mercê de novos picos de corrente

2) fazer ligação direta usando um núcleo de ferrite.. que não sendo 100% eficaz, é uma ótima solução.. (eu optei por esta..)

O que é um núcleo de ferrite ? não sei explicar bem... mas basicamente é um jumper envolvido em ferrite (tipo um "choke"), que faz o efeito de estabilizar a corrente...

Onde é que fui buscar estes núcleos de ferrite ?? a uma board de mega drive 1.. tem vários....precisamente para essa função..

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Cá estão eles instalados... a solda não muito bonita mas funcional...

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Também aproveitei para trocar o 7805 e um ou outro capacitor... medidas de prevenção... assim a consola vai durar muitooooooss anos.

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até coloquei pasta térmica Artic Silver 5 .....uau,.....

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E pronto... liga-se.. o led acende.. testei um jogo... a bombar.... BAM !!!!! mais uma solução caseira....inventada por mim...

Fiquem bem e até ao próximo mod..
 
Aqui fica mais uma reparação.. Básica... mas que ainda aparece bastantes vezes..

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Como podem ver, a entrada do comando 2, foi para a guerra e tá inoperacional !!!! com sorte, não lixou o chip de I/O.. nestas duas pistas... que neste modelo da mega drive é o chip do VDP...

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O conetor já dessoldado.. fácil...

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Conetor já soldado...

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e pronto.... já podem jogar a dois no Streets of Rage.. !!!!!

Até ao próximo mod !
 
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Sonic 1 portugal

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Sonic 2 Uk assembled Portugal

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Sonic 3 Uk assembled portugal

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Sonic CD protugal

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Portugal robotnick gamegear

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Sonic 2 master system portugal

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Portugal Spinball master system (purple)
 
Ora bem amigos.. Deixo aqui a reparação de 3 gamegears... É um trabalho que ainda leva o seu tempo, mas fiquei bastante satisfeito com os resultados

De referir que sempre que faço um "recap", troco sempre os capacitores da "main board" e da "board" de som.. Só troco da "board de power" se a consola tiver problemas a ligar.

A primeira coisa a fazer é desmontar a carcaç, para ter acesso à "board".. retirar a "board e som" para se poder trabalhar à vontade.
É chato, porque são parafusos pequeninos, o espaço não é muito.. as soldas são pequenas.. Pode meter algum medo na primeira vez que fizermos isto.

Com tudo desmontado, é hora de retirar todos os capacitores velhos... Como identificâ-los ? são todos aqueles retangulares com diferentes marcações - na "main board" e os cilíndricos na "board de som".

ATENÇÃO AO TIRAR ESTES CAPACITORES.. ESTA CONSOLA É FRÁGIL E PODEM LEVANTAR AS PISTAS SE NÃO TIVEREM CUIDADO...

(A minha técnica é sempre com uma alicate "esmagar" o capacitor e dpois abana-lo e tira-lo..com jeitinho... pistas levantadas dá sempre para resolver, indo atrás da pista e "raspando" até encontrar-mos o cobre... mas para quê "stressar" quando se pode fazer tudo direitinho.

Depois da retirada dos capacitores (no total são 21 !!) ficam mais ou menos com isto
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Uma pilha de capacitores velhos... (notem os retangulares e os cilíndricos)

Depois é meter mãos à obra:
ATENÇÃO: cada capacitor tem uma capacitância.. - NÃO TROQUEM O VALOR... e uma voltagem - PODEM TROCAR MAS SEMPRE PARA CIMA.. (ou seja mais voltagem)..

OS CAPACITORES ELETROLÍTICOS TÊM POLARIDADE..NÃO TROQUEM..SENÃO ESTOIRAM COM ELE.. se repararem na imagem vê-se um "+" e um "-".. que indicam o polo positivo e negativo.. Na board também tem a indicação... Tem sempre um "+" desenhado na board (mesmo que minúsculo) e o "-" é o lado com um semi-circulo branco desenhado...

Se tiverem dúvidas quanto aos valores dos capacitores podem usar este guia:
https://www.nintendorepairhut.com/images/Sega_GameGear_Capacitor_Replacement_Kit.pdf

Tem tudo descrito e em listagem para poderem comprar numa loja... Em alternativa podem ir a site online e comprar os kit's já feitos.... fica mais caro, mas para quem não entende muito da coisa, resolve.

Há dois modelos da game gear:
1 chip - VA1
2 chip - Va1 e Va4

a vendida na europa é 99% 1 chip VA1... (podem avançar logo para a página 20 do guia que disponibilizei anteriormente).

Para ajudar podem seguir estas duas imagens...

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Vamos avançar

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Se possível comprem versões "pequenas" dos capacitores.. são um pouco mais caras, mas o espaço é reduzido..OS CAPACITORES NÃO PODEM SER SOLDADOS NA VERTICAL... A TAMPA NÃO FECHA... TÊM DE DEITA-LOS... E ARRUMA-LOS EM CERTAS DIREÇÕES..(com a experiência vocês chegam lá.)

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Aqui já tenho a parte esquerda da "mainboard" com os novos capacitores... deitados e nas direções certas.. CORTEM AS PERNAS DOS CAPACITORES CURTAS.. VAI SER MAIS DÍFÍCIL SOLDAR MAS É ASSIM QUE TEM DE SER.

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A parte direita da "mainboard"... (Estão a ver porque é que este modelo é o 1 chip - só tem mesmo um asic)

De seguida a "board de som"

Aqui é tudo mais apertado e têm que conseguir meter 5 capacitores numa coisa pequenina...

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(ESQUECI-ME DE TIRAR FOTO MAS ESTES CAPACITORES TÊM DE SAIR.. E TÊM DE SOLDAR OS NOVOS.. UNS VIRADOS PARA ESQUERDA, OUTROS PRA DIREITA, PRA CIMA OU PRA BAIXO.. TEM É DE CABER TUDO.. DEITADO.. SENÃO A TAMPA NÃO FECHA).

Depois disto feito é só fechar e testar....
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A primeira saiu a 100%... Imagem e Som..

A segunda saiu QUASE...a 100%.. Tinha resets constantes....ligava, desligava..ligava..desligava..
SOLUÇÃO É LIMPRAR O POTENCIÓMETRO DO CONTRAST COM LIMPA CONTACTOS (kontact 60 spray) E COM UMA ESCOVA DE DENTES DE CRIANÇA, ESCOVER MUITO BEM AS LIGAÇÕES..

Depois disso feito.. voilá.. nunca mais fez um reset..
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A terceira... *****.....*****..
Não dava...
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O ecrã tava ou parecia lixado...Riscas pretas..
Voltei a rever as soldas.. tudo ok! troquei os capacitores também na "board de power"... não resolveu..!!

Fui investigar o ecrã...

Ora, se pesquisarem na net vão ver que existe uma peça retangular metálica junto à ligação do LCD que costuma falhar..

Resolvi testar, pondo o dedo! Sim, o dedo.. e pressionei.. Resultado ?

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JÁ SE VÊ QUALQUER COISA !!!!!

hmm... vamos lá aplicar um tuturial, que diz para passar um ferro quente nessa mesma peça..

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Aquela retangular alí a olhar para nós..
FAÇAM ISTO POR VOSSA CONTA E RISCO... POUCO TEMPO NÃO FAZ NADA, DEMASIADO TEMPO, DÁ CABO LITERALMENTE DA PEÇA... É PRECISO JEITO E PRECISÃO...E NÃO HÁ GARANTIAS QUE FUNCIONE, E MESMO FUNCIONANDO, PODE E IRÁ EVENTUALMENTE VOLTAR A APARECER RISCOS.. TUDO DEPENDE DE QUANTO TEMPO!!

EU ARRISQUEI,.. E...
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melhorou !!!!!! mas ainda está com imensos riscos... resolvi dar mais temperatura!!!

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BAM!!!! limpou.......

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COMO DIZ O JORGE JESUS...LIMPINHO...LIMPINHO...de riscos... fiquei todo contente...

voltei a montar... e a testar montado..
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pimba..... ..liguei o transformador... deixei uns 20 minutos a dar... impecável.... (por enquanto).. nunca se sabe quando voltará a falhar..

pelo meio ainda resolvi esta questão aqui
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só derrames.... e falta uma mola..
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muito melhor aspeto.... roubei as peças metálicas dum clone nes a pilhas...hihihi

Caros amigos,,.,, já me doi a mão de escrever.. espero que tenham entendido.. e que façam nas vossas também....
Ao meu amigo Bruno Santos.. pá.. ganhaste 3 game gears semi-novas......parabéns..

Custo total da operação: 12 euros em capacitores.
Tempo gasto: uiuuuuuiiiii dasss..
dificuldade: média a elevada.
 
Bom trabalho!
Tenho cá por casa uma Game Gear que já chegou a trocar os capacitores. A imagem funciona a 100 % mas o som deixou de funcionar infelizmente... Não sei se foi a placa de som que berrou ou se existe para ali algum outro problema.
Se encontrar uma placazinha de som para a menina ainda a reparo que já vi que é de fácil substituição!:coolshad:
 
Bom trabalho!
Tenho cá por casa uma Game Gear que já chegou a trocar os capacitores. A imagem funciona a 100 % mas o som deixou de funcionar infelizmente... Não sei se foi a placa de som que berrou ou se existe para ali algum outro problema.
Se encontrar uma placazinha de som para a menina ainda a reparo que já vi que é de fácil substituição!:coolshad:

Não dá pela coluna nem com headphones? Poderá ter sido outra vez os condensadores da placa de som...
 
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