i5 6600k Overclock

Bem depois de andar a jogar varios jogos ver videos ouvir musica etc.... ontem e hoje e a usar sempre o hwinfo64 por tras vejo que a tem no cpu package nunca passou mais de 57 graus e sem qualquer problema de estabilidade, ainda nao corri o Prime95 por varias horas para confirmar, mas parece estar estavel.

Edit: usando i5 6600k 4.5ghz com 1.280 vcore na bios.
 
Última edição:
Os testes nos jogos ou a usar o windows, só devem ser feitos depois do PC estar estável, neste caso minimo 2 horas P95 blend test.
Os jogos (que puxam pelo cpu) servem para validar que está estavel e não para procurar um Vcore estável.

A pior das hipoteses, seria arrancar o PC para o windows, com um Vcore demasiado baixo, pq se arrancar muito instavel pode corromper a registry e obrigar a reinstalar o windows. Nunca instalar software ou o windows com o pc instavel.

Não é o teu caso, pq ja tinhas isso +- estável no P95 e alem disso dizes que tem estado a funcionar bem.
De qq forma falta correr o P95 blend test no minimo 2 horas, ideal 6 a 8 horas.
É mais raro o P95 dar erros depois da 2h, mas acontece e quando acontece é pq precisa de mais Vcore, nesse caso depois de subir o Vcore o necessario, já nao volta a dar erro.

Claro que niguem tem paciencia para varios dias só de testes, por isso quando já está muito estável é normal ir jogar uns jogos para testar/validar o OC ;)
 
Última edição:
Tens razao Mr. Wolf so ainda n testei o Prime95 mais tempo porque quis jogar um pouco e a tarde gosto de jogar um pouco e a noite tenho medo de deixar a correr o Prime95, nunca se sabe... o maximo que corri foi cerca de 1 hora e uns 10 min, mas tenho de arranjar tempo para o fazer :)

Edit: Ia eu deixar a correr o Prime95 durante umas 7 horas e acontece que nos primeiros 5 min um nucleo deixou de dar... tenho de estudar melhor isto... que estava ja eu contente a fazer uns jogos e tudo sem problema algum e acontece isto... da outra vez deixei correr e aguentou mais de uma hora e agora com tao pouco tempo é isto.
 
Última edição:
Uma opinião...eu tenho 1,29v na bios para 4.4ghz sendo que em carga em programa de teste essa voltagem desce para 1,272v no cinebench r15(75 graus max) e 1,280v no aida 64(70 graus max)! Apesar desse vdroop até agora não percebo quaquer falta de estabilidade...beneficío ou não da aplicação do load line calibration? cumprimentos...e obrigado Mr. Wolf e Neural pelas discussões, dá para aprender umas coisas!:beerchug:
 
Última edição:
Interessa medir a oscilação do Vcore em carga, com um programa de teste que tenha ciclos de carga/idle, mas esteja pouco tempo em idle. Assim ele quando momentaneamente em idle continua com o turbo, mas tem instantes que nao esta a processar. Nesses instantes a corrente baixa e o Vcore sobe. Isto simula melhor o funcionamento do PC, que nao está constantemente com o cpu a 100%, a carga do cpu varia.

Isso acontece no P95, no instante que ele muda de teste.
Tb acontece no intel burn test, que faz propositadamente ciclos de carga e idle.

Para veres se o Vcore flutua quando o cpu esta a 100%:
- corres o hwinfo em background
- corres o P95 blend test (ou o IBT)
- vais ao HWinfo e fazes reset aos valores, carregando no icon do relogio
- deixas correr o P95 as horas que quiseres, mas antes de desligares o P95, vais ao HWinfo ver e anotar quais o valores do Vcore max e min.

Assim ves qual a oscilação do Vcore quando o cpu está a 100%.
Como é o Vcore(min) que limita a estabilidade do cpu, quanto menos oscilar, mas baixo podes ter o Vcore.

O que ganhas com isso?
Vamos supor para exemplo que com o cpu estável tens:
Vcore(min)=1,272V
Vcore(max)=1,292V

O cpu para ficar estável precisa de 1.272V, contudo o teu Vcore é 1.292V
É a voltagem menor que vai limitar e determinar a estabilidade.
Se aumentares o LLC até Vcore(min)=Vcore(max)=1,272V, o teu Vcore baixou 0,02V
Não interessa o Vcore que poes na bios, só interessa o Vcore real que alimenta o cpu.

Agora pq isto nao é assim tão importante:
Quanto o cpu esta em idle com o Vcore(max), a corrente é baixa, por isso a temp. é baixa.
Quando o cpu esta em carga, com o Vcore(min), a corrente é maxima, por isso a temp é maxima.

Não é grave um Vdroop pequeno, pq o cpu nao vai estar em carga maxima quando tem Vcore(max)
Alem disso o Vdroop faz parte da especificação da intel, é propositado.

Onde o LLC faz diferença no OC, é quando esta proximo do limite de Vcore maximo do cpu, quando precisas de Vcore(min)=1.4V ou mais para ter estabilidade e nao podes deixar subrir acima disso o Vcore(max) pq estás no limite de Vcore que o cpu permite.

Dito isto tudo, gosto de usar o LLC, pq permite ter Vcore mais baixo.
 
Última edição:
Hm.. tenho de ver isso, uma pergunta, a mim aparece estes dois tipos de llc:

L9qIs7nU.jpg


A frente dos 2 aparece ou para meter auto ou Mode 1, apenas tem a possibilidade de trocar para mode 1, alguem me sabe dizer a utilidade destes 2?
 
Já agora para quem tem a Asus Hero 8, o LLC vai de 1 até 8.
Com 1<=LLC<5, Vcore(carga) < Vcore(pouca carga)
Com LLC=5, Vcore(carga) = Vcore(pouca carga)
Com 5<LLC<=8, Vcore(carga) > Vcore(pouca carga)

O valor ideal na asus 8 hero é LLC=5.
Neste modelo da Asus, com LLC=5 temos a menor oscilação do Vcore em carga: Vcore(max) - Vcore(min) = ~0.
 
ok...acho que percebi! tendo o llc ligado posso aproximar o vcore colocado na bios do vcore real medido no valor mais baixo da amplitude de oscilação a 100%...! Como os valores não são muito altos a oscilação, com o llc desligado, não é tão problemática! vou ver então no prime95 e no hwinfo...obrigado
 
O LLC e o Vdroop alteram o Vcore que se poe na bios, por isso nao interessa o valor que se poe na bios.
Só interessa o Vcore real que alimenta o cpu e se este flutua, que vais medir com multimetro ou com o hwinfo (campo Vcore real medido pelo sensor/voltimetro da motherboard).
A ideia é essa, mas nao interessa o Vcore da bios.
 
Última edição:
Boas corri agora o Prime95 mais de 3 horas com 4.5ghz e 1.3 vcore na bios, fiz o k disses-te de fazer reset no hwinfo64 antes de começar o teste e ver max e min da voltagem, minimas chegou aos 1.264 e max foi 1.280 (media 1.272).
Com Llc em mode 1 (apenas o de cima)
Temp Max de 73 Graus.

Que acham? tenho de testar fazer agora durante mais horas.

Um pequeno a parte, eu passei de 1.280 para 1.300 na bios, depois devo testar meter menos vcore certo?
 
Na MSI Z170A Gaming Pro, que é uma board gaming de média gama, nada de especial, só há 2 opções LLC, Auto, e Mode 1, que é um LLC não muito agressivo (assim é que está bem, para se perceber melhor, pois o Mode 1 parece-me mais ou menos o equivalente ao Mode 5 da Asus, tende a manter Vcore em carga ligeira = a Vcore em carga máxima). Eu sinceramente, quando meto à carga no prime95, vejo o mesmo Vcore nos 2 modos, por isso ele só deve ter um modo de LLC, que aplica quando há carga máxima sobre o CPU, nomeadamente instruções AVX a serem utilizadas. Em utilizações menos intensivas, não deve aplicar LLC, no modo auto. A verdade é que nunca notei Vdroop nenhum nesta board, pelo que penso que nunca deve dar para ter LLC totalmente desligado.

Edit: O Vdroop é uma protecção automática quando há workloads extremas com instruções de virgula flutuante. O LLC, é uma compensação disso, parece-me... Em determinadas circunstâncias, um LLC muito agressivo, pode fazer o Vcore passar a valores pouco recomendáveis, por isso, cuidado a utilizar isso, principalmente quando o CPU já precisa de um Vcore alto para estar estável em cargas típicas que não usem AVX.
 
Última edição:
@vYz Tens muita discrepância entre o valor que metes para o Vcore na BIOS e o valor real no Windows. Eu na minha não tenho diferenças maiores do que 10-15 mV entre carga no prime e cargas mais ligeiras. Quando meto 1.2 V, 1.3 V na bios, é isso que aparece em idle no windows, e até tende a subir uns 10-15 mV no prime, ao invés de descer. Que fonte tens?

Edit: A MSI tem só 2 opções LLC, mas permite aplicar Auto ou Mode 1 de formas diferentes, no CPU ou na gráfica integrada. Em auto tens também essa diferença de 30 mV entre a BIOS e o que aparece real?
 
Tenho uma Corsair Rm650x

Ele se nao tiver a correr o Prime95 fica sempre a volta de 1.280 Min e 1.296 Max.

Em auto nao sei dizer. so vendo mesmo.

Eu em cima tenho uma screen onde aparece um llc e outro gt llc, qual sera a diferença deles os 2?
 
Última edição:
@vYz Olha, até fui agora correr o prime95, dado que tenho uma BIOS nova, e não há alterações nenhumas, zero, entre idle e prime95 100% load, tenho 1.312 V Vcore, com 1.180 V VID, e +140 mV de offset, portanto, dos 1.32 V expectáveis, tenho 1.312 V tanto em idle como em load. Uso LLC em Auto.
 
Hm... eu estou muito fora disto, ando a tentar aprender a mexer com overclock, que quer dizer entao na minha situaçao? que devo alterar?

tenho o hwinfo64 a correr a uma hora para ver o que aparece, e tenho desde entao vindo ate aqui e jogado, assim da min de 1.280 e max de 1.296. max tem no cpu package 63graus
 
Back
Topo