i5 6600k Overclock

Sim, as Fans são iguais, tem 3 fios e estão DC na Bios.

Ah ok :)

Sendo, assim está tudo ok :) Fans e 2 boots :)


No outro dia estive a pesquisar e o meu cooler dá para adicionar outra fan igual á que tem. Mas não sei se compensa, a fan custa 23€ e acho que o ganho são de 2/3ºc.
 
Vejo que a tentação de pores mais fans dentro da caixa é grande, mas tens de resistir, hehehe :)

É como dizes, nao vale a pena, para baixar a temp precisas é dum cooler bastante maior, mas parece-me que esse está a dar conta do recado por agora.
 
Sim, para 4.4Ghz e 1.24v na Bios este cooler chega bem, mas para 4.5Ghz já não sei :(

Sim, a minha ideia daqui por algum tempo é tentar aumentar o OC :) com um bom cooler se calhar até chegava aos 4.6/4.7Ghz ou não? :P



Edit: os vídeos no facebook estão verdes, e alguns no youtube também, mas não todos.

Será por causa do OC?

Já está resolvido, atualizei o Windows manualmente. Só que agora aparece a mensagem a dizer que o windows vai expirar em breve. Fiz c@agada..
 
Última edição:
É normal uma fase inicial em que se pensa que qq problema pode ser do OC.
Quando o PC passa essas horas todas no prime sem dar erros, indica que está 100% estável, por isso qq problema que tenhas, não deve ser do OC.

Se tiveres alguma duvida, gravas o OC para um perfil na bios e experimentas se tens o mesmo problema sem OC.
Isso dos videos verdes deve ser outro problema, mas facilmente podes sempre confirmar se é do OC.
 
Pois, lá isso é verdade. Qualquer coisa é do OC lol

Já está resolvido, atualizei o Windows manualmente, só que agora diz "sua licença irá expirar brevemente". Mas com um programa chamado "KMSpico" e fica de novo o Windows ativado e nunca mais desativa.

Nem me vou preocupar mais com isso.

Tenho jogado todos os dias B1 cerca de 2h e tudo normal...
 
Pereira:
O 6600K tem base 3.5GHz e turbo 3.9GHz, essa bios para dar 3.6GHz no prime95 deve ter algum bug, que aparentemente é ultrapassado quando mudaste o "turbo boost" de "auto" para "enabled".
Outra explicação seria a temperatura, voltagem ou algum corte de segurança do cpu que fizesse baixar a frequencia do cpu em carga.
Nos sensores do HWinfo, tem um conjunto avisos de throttling e outros, que se aparecerem ligados mostram se ha algum problema no cpu.

Partindo do principio que agora esta tudo bem (mas investigava isso dos 3.6GHz um pouco mais), esse cpu tem VID de 1.336V.
E é verdade para todos os cpus o que estavas a dizer, usam Vcore mais baixo quando a frequencia é mais baixa.

Para fazeres OC a isso, deves escolher como minimo essa voltagem de 1.336V, por isso tentava uma voltagem de 1.35V e depois tens de subir o multiplicador de todos os cores que esta em AUTO, para por exemplo 43, 44 ou 45 (4.5GHz) e ir testando a estabilidade com o occt e controlando a temperatura.

Karlao:
Sabendo que o VID do teu cpu é 1.4V, que esse cooler nao e´topo de gama e a massa termica é desconhecida, já explica pq a temperatura estava tao alta no prime95.

Sendo assim temos duas opções e podes testar ambas:
1- Tentar baixar o Vcore (abaixo do que a intel considera estavel para esse cpu) e manter a velocidade de fabrica 4.2Ghz ou ate mesmo subir a velocidade.
1.1. Experimenta na bios "adaptive Vcore" = 1.35V e multiplicador a 42. Testa no OCCT e ve a temperaturas.
1.2. Se o anterior funciona, experimenta na bios "adaptive Vcore" = 1.30V e multiplicador a 42. Testa no OCCT e ve a temperaturas.
1.3. Depois se 1.35V ou 1.30V for estavel a 4.2GHz entao tenta para o Vcore menor subir o multiplicador.

EDIT: "Pensando melhor, se a opção 1 funcionar, se calhar nao vale a pena testar a opção2, pq o teu dissipador nao tem muita capacidade para um Vcore tao alto. Testar uns minutos tudo bem, mas o ideal era ter a temp à volta dos 80C na pior das hipoteses"
2- Manter o Vcore que vem de fabrica e tentar aumentar a velocidade.
Poe na bios o "adaptive Vcore" a 1.4V e experimentar aumentar o multiplicador enquanto o OCCT continuar estavel, sempre com muito cuidado em ver como se portam as temperaturas. Muito cuidado com a temperatura este Vcore é muito alto.

O mais importante é o computador ficar estavel e obviamente ter a voltagem e temperaturas dentros da especificação do cpu.

Os settings que tens de alterar por agora sao estes:
- CPU core ratio = sync all cores
- Core ratio limit = xy (para OC a x.yGHz)
- CPU core/cache voltage = adaptive
- Turbo mode CPU core voltage = x.xxV

Edit:
No HWinfo o Vcore que interessa controlar durante o OC é o Vcore que esta na secção da motherboard muito mais abaixo e nao o Vcore que diz VID.
São muito proximos e ate podem ser iguais, mas o que interessa é o da mb.


@Mr.Wolf este fim de semana tive de formatar o PC. Antes tinha o Win 10 Home e agora o Win 10 Pro.

Por curiosidade, corri o Prime95 com tudo em Default na Bios e o CPU a 100% só chega aos 3.6Ghz, devia ir até aos 3.9Ghz que é o turbo do i5 6600k. E achei as temperaturas muito baixas...

Com o Win 10 Home chegava aos 3.9Ghz.

Foi a minha primeira formatação e instalação do Windows.

A Bios é a mesma, a 1904.

Será que me falta atualizar alguma coisa?

Citei este teu post porque o user "Pereira" parece que tinha o mesmo problema...

Tens alguma solução?

Olha a imagem...

ocPhnSy.png
 
Se não me engano, isso é o que muita gente não sabe: o turbo de 3.9 é apenas em 1 core. Assim que colocas o sistema a usar mais cores, o turbo vai reduzindo sempre que mais cores são usados.
 
E como faço isso para resolver o problema?

Se, está tudo em default na Bios. Não mexi em nada.

Antes de formatar estava tudo direito....
 
O que o estrangeiro indica é correto.
Aqui esta a lista das freq default desse cpu:
https://en.wikipedia.org/wiki/Skylake_(microarchitecture)
i5 6600k
base: 3.5Ghz
turbo:
1 core 3.9GHz
2 cores 3.8GHz
4 cores 3.6Ghz

No caso das Asus para teres os cores todos à velocidade max do turbo, tem de ter a opção "Asus multicore enhancement" ligada ou em default.

Ve qual o settings dessa opção e depois poes ligado e ve se funciona no windows.

O que acho estranho é que quando se faz o default da bios, essa opção fica em default e tenho ideia que o default é ligado, mas pode ser diferente nessa mb/bios.

O Pereira era outro caso.
 
Última edição:
Ainda não fiz isso que disseste.

Entretanto para tirar uma dúvidas pus na Bios o OC que me indicaste, que é:

- XMP ------------------ 3200Mhz
- Cores ----------------- 44
- CLL ------------------- 5
- Max CPU Cache Ratio ---- 44
- Adaptive Mode
- Vcore ---------------- 1.24v

Pus a correr o prime95 e parece que está tudo OK, CPU nos 100% e sempre a 4.4Ghz. E agora qual é a explicação?

Vê a imagem...

dX00S3v.png
 
Quando fazes OC estás a definir o CLK igual para todos os cores.

Uma explicação para o que se estava a passar, é que tinhas O AME em default e o default nessa mb/bios é desligado.
Por acaso tinha uma ideia contraria, pensava que o default assumia o valor ligado nas mbs Asus.
Outra explicação era teres alterado alguma coisa depois do default...
 
Última edição:
Mas, antes de formatar acho que colava nos 3.9Ghz com default na Bios. Não bate certo :(

Desculpa, mas diz me melhor como vou na Bios "Asus multicore enhancement"? :)
 
Vais à bios, poes os defaults e ves novamente no windows.
Pode ter sido alguma coisa que mudaste sem dar por isso...
Se calhar mudaste o XMP varias vezes?
Quando escolhes XMP 3200 ele pergunta se queres o AME ligado ou desligado, basta teres respondido No para isso ficar desligado.
Depois mesmo voltando ao XMP normal isso teria ficado desligado.

Há varias explicações, por isso tens de testar de novo por a bios default e depois gravar sem alterar mais nada.
Tenho ideia as Asus têm isso ligado por default, por isso tb queria saber o resultado desse teste.
 
Última edição:
Já fiz Load Optimized Defaults e depois gravei. Mas quando corro o prime95 o CPU esta a 100% e os cores não passam dos 3.6Ghz.

E agora?
 
Ok, entao la perto das opção de OC e de XMP tens essa opção AME, poe isso Enable.

Na minha M8H o manual diz que o default da asus é o clk sempre ao max, com AME=default=enable.
Para usar o default da intel tem de se por o AME = disable.

Na tua mb/bios parece que o default é AME=AUTO=disable.
 
Parece-me que a tua bios tem um bug nessa opção.

O manual diz:
AME=auto = clk da asus todos ao maximo
AME=disable = clk default da intel

Se quiseres experimenta disable, mas deve ficar igual.

Mas nao te preocupes com essa opção nao estar a funcionar, quando fazes OC o AME nao é usado, pq ele usa todos os cores com o CLK que tu defines.
 
Devia ser na bios antiga?
Se a bios era a mesma, nao sei explicar :)

Com o AME em default podes experimentar por o windows em high performance, acho que nao tem relação, mas como faço _sempre_ OC, nao conheço bem o comportamento default do cpu no windows LOL
 
Back
Topo