1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

I7 8700k rog strix z370-f

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por lordminimus, 20 de Junho de 2018. (Respostas: 75; Visualizações: 5825)

1. lordminimus

lordminimus Power Member

Boa noite, pessoal é o seguinte, tenho este cpu e por agora nao me compensa fazer overclock visto que ainda tenho uma gtx960 4gb.

Ando com um problema estranho, a board com tudo em auto mete vcore de 1.47v em full, isto é muito.

As alterações que fiz mas sem alterar o problema foram:

-mce desligado
    -xmp ligado
    -ultima bios instalada.

Alguma ajuda?

2. insolito

insolito Power Member

Amigo isso depende do cpu penso eu á relatos que andam nesses valores com certos cpus e outros não , eu por exemplo com o i5 8600k andava com essa board a 1.20 vcore a 4.3 hgz , e haviam e á outros que necessitam de mais .

3. lordminimus

lordminimus Power Member

Pois, mas a minha ideia era descobrir o vcore minimo para as velocidades stock e depois meter de forma a que o cpu altera se o mesmo consoante o uso, mas estas bios têm tantos parametros...

Ja li sobre undervoltage, offset, mce etc etc e não chego a conclusão nenhuma.

No youtube por exemplo so vejo malta a fazer overclock, mas penso que por agora nao me compensa.

4. insolito

insolito Power Member

Essa parte espera pelos mais entendidos .

5. Skydoy

Skydoy Power Member

Segue este link do Der8auer mas bloqueias a voltagem mais baixa e vai testando sem oc acredito que deveras conseguir baixar para 1.3

Com Vcore 1.45 Consigo 5.4ghz

6. lordminimus

lordminimus Power Member

Mas isso nao bloqueia sempre a mesma voltagem mesmo em idle?

Para ficar com as frequências padrão baixo o multiplicador só e o resto fica igual?

7. Skydoy

Skydoy Power Member

8. lordminimus

lordminimus Power Member

Mas nao devia baixar tambem o vcore para poupar energia? Isto quando esta em idle.

9. Skydoy

Skydoy Power Member

Metes testas se estiver estável baixas ate não estar depois ao ultimo valor estável sobes 0.05 e deixas estar a meu ver stock deveras conseguir entre 1.15 a 1.35

10. Polarity

Polarity I folded Myself

Mete isso em adaptive com 1.2 e 0.05 de offset. @lordminimus

Se crashar aumenta para 1.21, 1.22 etc. e deixas o offset a 0.05 na mesma.

Última edição: 26 de Junho de 2018
  11. lordminimus

lordminimus Power Member

Andei a testar ir baixando so o offset e agora está em auto mas com offset -0.20, baixou 20° em full.

Meto adaptive na mesma?

12. Polarity

Polarity I folded Myself

@lordminimus Ainda bem que não fizeste o que disse porque me esqueci de um 0...!

De qualquer maneira o que faz o adaptive é fixar o vcore nos 1.2 e depois deixa o CPU/MB usar os 0.05 extra (se precisar). Se ele crashar com essas settings basta aumentar o vcore 0.01 de cada vez ou aumentar o offset para algo maior tipo 0.1.

Se estás satisfeito assim, podes deixar ficar, mas não sei até que ponto vai estar estável. Vai brincando com isso, eu pessoalmente recomendo o adaptive, dá um maior controlo face ao automático com offset.

13. lordminimus

lordminimus Power Member

Mas se meter o vcore manual a 1.20 nem no sistema entra. Se meter adaptive 1.20 e offset 0.05 é + certo? É que agora tenho auto e offset - 0.20.

14. Polarity

Polarity I folded Myself

Se meteres adaptive a 1.2 com 0.05 de offset quer dizer que o sistema no máximo vai usar 1.25. Se dizes que ele não entra no sistema a 1.2 podes sempre meter 1.25 com os 0.05 de offset.
    Sempre fica melhor que o automático.

15. lordminimus

lordminimus Power Member

Mas altero o offset de - para +?

16. Polarity

Polarity I folded Myself

@lordminimus No caso de adaptive tem de ser para +, isto se quiseres usar 1.2X como base, se fores para 1.3+ podes meter o offset para negativo.

17. lordminimus

lordminimus Power Member

Experimentei meter 1.20vcore total turbo mode como diz na bios e offset +0.10, ele entra no SO, mas no cpuz mostra me vcore de 1.50.

Será normal?

Cumps

18. Polarity

Polarity I folded Myself

Não. Deves ter posto a setting errada. Eu tenho uma board com a bios igual à tua, quando conseguir meto aqui um print do que deves mexer.

19. lordminimus

lordminimus Power Member

Agradecia.

20. Polarity

Polarity I folded Myself

@lordminimus

Vês o que diz no total adaptive mode cpu core voltage? é o que deves esperar de máximos (1.3 + 0.08). No teu caso deveria dizer algo como 1.25 (1.2 + 0.05).
    Pode desviar um pouco disso na realidade devido a vdroop, mas deveria andar por esses valores.