I7 8700k rog strix z370-f

lordminimus

Power Member
Boa noite, pessoal é o seguinte, tenho este cpu e por agora nao me compensa fazer overclock visto que ainda tenho uma gtx960 4gb.

Ando com um problema estranho, a board com tudo em auto mete vcore de 1.47v em full, isto é muito.

As alterações que fiz mas sem alterar o problema foram:

-mce desligado
-xmp ligado
-ultima bios instalada.

Alguma ajuda?
 
Amigo isso depende do cpu penso eu á relatos que andam nesses valores com certos cpus e outros não , eu por exemplo com o i5 8600k andava com essa board a 1.20 vcore a 4.3 hgz , e haviam e á outros que necessitam de mais .
 
Amigo isso depende do cpu penso eu á relatos que andam nesses valores com certos cpus e outros não , eu por exemplo com o i5 8600k andava com essa board a 1.20 vcore a 4.3 hgz , e haviam e á outros que necessitam de mais .

Pois, mas a minha ideia era descobrir o vcore minimo para as velocidades stock e depois meter de forma a que o cpu altera se o mesmo consoante o uso, mas estas bios têm tantos parametros...

Ja li sobre undervoltage, offset, mce etc etc e não chego a conclusão nenhuma.

No youtube por exemplo so vejo malta a fazer overclock, mas penso que por agora nao me compensa.
 
Segue este link do Der8auer mas bloqueias a voltagem mais baixa e vai testando sem oc acredito que deveras conseguir baixar para 1.3

Com Vcore 1.45 Consigo 5.4ghz

 
Segue este link do Der8auer mas bloqueias a voltagem mais baixa e vai testando sem oc acredito que deveras conseguir baixar para 1.3

Com Vcore 1.45 Consigo 5.4ghz


Mas isso nao bloqueia sempre a mesma voltagem mesmo em idle?

Para ficar com as frequências padrão baixo o multiplicador só e o resto fica igual?
 
Metes testas se estiver estável baixas ate não estar depois ao ultimo valor estável sobes 0.05 e deixas estar a meu ver stock deveras conseguir entre 1.15 a 1.35
 
@lordminimus Ainda bem que não fizeste o que disse porque me esqueci de um 0...!

De qualquer maneira o que faz o adaptive é fixar o vcore nos 1.2 e depois deixa o CPU/MB usar os 0.05 extra (se precisar). Se ele crashar com essas settings basta aumentar o vcore 0.01 de cada vez ou aumentar o offset para algo maior tipo 0.1.

Se estás satisfeito assim, podes deixar ficar, mas não sei até que ponto vai estar estável. Vai brincando com isso, eu pessoalmente recomendo o adaptive, dá um maior controlo face ao automático com offset.
 
@lordminimus Ainda bem que não fizeste o que disse porque me esqueci de um 0...!

De qualquer maneira o que faz o adaptive é fixar o vcore nos 1.2 e depois deixa o CPU/MB usar os 0.05 extra (se precisar). Se ele crashar com essas settings basta aumentar o vcore 0.01 de cada vez ou aumentar o offset para algo maior tipo 0.1.

Se estás satisfeito assim, podes deixar ficar, mas não sei até que ponto vai estar estável. Vai brincando com isso, eu pessoalmente recomendo o adaptive, dá um maior controlo face ao automático com offset.

Mas se meter o vcore manual a 1.20 nem no sistema entra. Se meter adaptive 1.20 e offset 0.05 é + certo? É que agora tenho auto e offset - 0.20.
 
Se meteres adaptive a 1.2 com 0.05 de offset quer dizer que o sistema no máximo vai usar 1.25. Se dizes que ele não entra no sistema a 1.2 podes sempre meter 1.25 com os 0.05 de offset.
Sempre fica melhor que o automático.
 
Não. Deves ter posto a setting errada. Eu tenho uma board com a bios igual à tua, quando conseguir meto aqui um print do que deves mexer.
 
@lordminimus

L24RUBA.jpg

Vês o que diz no total adaptive mode cpu core voltage? é o que deves esperar de máximos (1.3 + 0.08). No teu caso deveria dizer algo como 1.25 (1.2 + 0.05).
Pode desviar um pouco disso na realidade devido a vdroop, mas deveria andar por esses valores.
 
Back
Topo