ADSL Ignorado pela PT, ou como obrigar a alterar o DSLAM

@yamahia , uma questão... sabes onde estão as antenas da Optimus na zona de Arazede? Tu tens 4G em Arazede e, pelo que tive a ver, não é muito longe das localizações que referiste. Dependendo um pouco da localização das antenas da Optimus em Arazede, talvez consigas montar um sistema em casa (com antenas exteriores no telhado) de forma a teres bom sinal 4G. O 4G, na minha opinião, é a tua única salvação.

Tenta saber onde estão as antenas... Eu acho que com um sistema de antena exterior és capaz de ter sorte :)

EDIT: Já vi onde está a Antena (suponho eu que seja 4G visto ser a única e dar cobertura 4G em Arazede). A Antena está ao pé do cemitério (fica a cerca de 4Kms da tua localização). Pelo que vejo o perfil de elevação não está a teu favor (estás numa zona de vale e tens uma pequena elevação à tua frente).
Usando o mapa que aqui meteste, a tua localização está a cerca de 75m de altitude e a antena da Optimus de Arazede está a 100m). A tal elevação no meio tem cerca de 90metros. Talvez de safes... sugiro que, caso tenhas possibilidade, faças testes de cobertura no local.

EDIT2: Tens mais uma antena (não sei se é 4G) da MEO no meio de uma zona de "floresta" (parecem ser eucaliptos) junto à zona do Viso (penso que seja assim o nome). Está a cerca de 2Kms da tua localização e encontra-se em linha de vista com a tua localização.

Agora é testes... e vai metendo a malta a par das novidades :)
 
Última edição:
Sim, eu sei exactamente onde ficam as antenas, a de Arazede fica mais especificamente no parque de uma feira.
A do Viso é mesmo como dizes, no meio do mato, com pinheiros e eucaliptos mais altos que a antena a uns metros da mesma.

A não ser que 4g tenha melhor "penetração" que 3G, em minha casa/á volta de casa telemoveis Optimus nunca têm mais de 2 traços de rede.

O que me faz alguma confusão, é a parte de que supostamente até me mudam o DSLAM, não daria para manter TV via satélite, é que essa felizmente mesmo com mau tempo tem funcionado sempre, e é como dizem, a net em dias de chuva fica muito, muito lenta, eu sei que parece um first world problem, mas faz-me muita, muita confusão ter de pagar um serviço de 24Mb e depois estar ligado a um DSLAM tão lento/antigo/desactualizado, não lhe chamo burla, mas tambem não é o negócio mais honesto do mundo.

Como actualmente estou a trabalhar e tirar uma hora para falar com o gestor da conta é impossivel, e fora do horário de trabalho é quando o senhor tambem não está a trabalhar, vou virar-me tambem para os fóruns da PT dado ser um meio mais flexivel que chamadas de telemovel.

E de qualquer das formas, um muito obrigado pelo vosso tempo e ajuda.
 
Sim, eu sei exactamente onde ficam as antenas, a de Arazede fica mais especificamente no parque de uma feira.
A do Viso é mesmo como dizes, no meio do mato, com pinheiros e eucaliptos mais altos que a antena a uns metros da mesma.

A não ser que 4g tenha melhor "penetração" que 3G, em minha casa/á volta de casa telemoveis Optimus nunca têm mais de 2 traços de rede.

O que me faz alguma confusão, é a parte de que supostamente até me mudam o DSLAM, não daria para manter TV via satélite, é que essa felizmente mesmo com mau tempo tem funcionado sempre, e é como dizem, a net em dias de chuva fica muito, muito lenta, eu sei que parece um first world problem, mas faz-me muita, muita confusão ter de pagar um serviço de 24Mb e depois estar ligado a um DSLAM tão lento/antigo/desactualizado, não lhe chamo burla, mas tambem não é o negócio mais honesto do mundo.

Como actualmente estou a trabalhar e tirar uma hora para falar com o gestor da conta é impossivel, e fora do horário de trabalho é quando o senhor tambem não está a trabalhar, vou virar-me tambem para os fóruns da PT dado ser um meio mais flexivel que chamadas de telemovel.

E de qualquer das formas, um muito obrigado pelo vosso tempo e ajuda.
Peço desculpa, no último post citei outro user e era para ti o post que escrevi lol

É verdade que o 4G tem melhor penetração que o 3G visto que, normalmente, em zonas rurais a frequência LTE utilizada é na banda dos 800MHz, enquanto que a frequência 3G é mais alta (2100MHz).

Eu percebo a tua "frustração" e desespero por quereres uma ligação melhor (eu estaria bem pior que tu se tivesse no teu lugar, acredita). Podes sempre tentar essa via (fórum da PT) mas tenho algumas dúvidas que te resolvam o problema lá, visto o teu contrato ser empresarial. O meu conselho, caso não queiras partir para a procura de alternativas, é tentares mesmo despender algum tempo para tentares falar com o teu gestor de conta.

Se fores para as alternativas, faz testes "on the field" de 4G. NOS 4G suspeito que te safes... MEO não consigo ver se a antena mais próxima tem cobertura 4G mas nada que com testes não se descubra.

Em último caso, tens sempre satélite... mas os pings são astronómicos lol (mínimo 600ms para qualquer lado do Mundo).
 
Creio que o user @senso está como eu quando usava o sapo adsl, 25€ se nao mais por um serviço miseravel, as vezes conseguia um preço mais baixo mas tinha de ligar para o SAC e reclamar e la me baixavam para 20€+/- a mensalidade por 3 meses. Uma coisa é certa, era um serviço constante e nao tinha falhas, excepto quando iam roubar o cobre e la ficava o pessoal pendurado.

Mudei para o 4G e é muito melhor sem duvida, pago aquilo que tenho e até tenho mais, estou a gostar, ja devia era ter mandado o sapo dar uma volta a mais tempo.
 
Não li o tópico todo mas, se o técnico indica que existe a possibilidade de trocar porque não o fez??
Pode por vezes existir um mais próximo mas a nível dos cabos existentes estar ligado no mais longe sem passar por esse, por ex na altura em que foi pensado não justificava.
Se de facto se confirmar que existe mais próximo pede isso mesmo, um técnico para averiguar a possibilidade de alterar a ligação para um dslam mais próximo de forma a obter mais instabilidade na ligação.
 
O dslam mais proximo dele é para meo iptv, o qual ele não quer.
Se não quer tv por adsl, nada feito.
Eles não ligam clientes net e voz a dslams para iptv
 
Olha que ligam...e se ele tiver algum vizinho com iptv há possiblidade de alterar para lá.
Isso não é assim tão elementar. A prioridade nos DSLAMs com IPTV são sempre clientes IPTV. Se o DSLAM estiver na sua máxima capacidade (ou perto disso) eles jamais fariam isso.

É sempre uma possibilidade... apertar com eles e fazer isso, mas muito dificilmente o permitirão.
 
Só não consigo perceber o motivo dele nao querer iptv.
Aparentemente está a uma distancia que quase de certeza que permite 12Mb.
Mesmo com a tv a funcionar vai ter melhor internet do que tem de momento.
 
Boas,

O meu problema é parecido ao teu. Tenho 12MB ADSL contratados (já tive 24MB, com cerca de 22MB recebidos). O problema destes 12MB é que só os tenho durante o dia, tal como acontecia nos 24MB, fui obrigado a descer de tarifário porque durante o período tarde/noite é impossível ter Internet. Sou cliente PT à mais de 10 anos em que tinha uma Internet excelente, sem quedas, ping estável, velocidade contratada sempre a qualquer hora, era um espectáculo para uma rede ADSL. Eu estou a cerca de 500/600 metros da central remota, é mesmo aqui ao lado.
Ando numa luta com a PT à cerca de 1 ano e meio, e não me consegue resolver o problema. A maioria dos dias, neste período referido, nem 1MB de Internet tenho, que por sinal é o horário que estou em casa e posso usar a Internet.
Aqui ficam os detalhes da linha que chegam ao router, está sincronizado a 18MB mas barrado nos 12MB (fica mais estável desta forma):

eGO8dzP.png

Hoje durante este período referido dei-me ao trabalho de detalhar as velocidades, fazendo vários testes para comprovarem aquilo que refiro:

jHAZaJ3.png

Os técnicos da PT não me consegue dar uma explicação aceitável para isto, dizem-me que tenho uma linha ADSL excelente, que está tudo bem configurado e não deveria acontecer isto, o que é certo é que há mais de 1 ano e meio que passo por isto e não há forma de resolver, sendo que a única explicação/justificação que me dão é que haverá muita gente neste período. Mas que culpa tem o cliente? Num ano e meio ainda não foram capazes de resolver a situação?? Digam-me vocês o que acham desta situação.

Cumps
 
Última edição:
Boas,

O meu problema é parecido ao teu. Tenho 12MB ADSL contratados (já tive 24MB, com cerca de 22MB recebidos). O problema destes 12MB é que só os tenho durante o dia, tal como acontecia nos 24MB, fui obrigado a descer de tarifário porque durante o período tarde/noite é impossível ter Internet. Sou cliente PT à mais de 10 anos em que tinha uma Internet excelente, sem quedas, ping estável, velocidade contratada sempre a qualquer hora, era um espectáculo para uma rede ADSL. Eu estou a cerca de 500/600 metros da central remota, é mesmo aqui ao lado.
Ando numa luta com a PT à cerca de 1 ano e meio, e não me consegue resolver o problema. A maioria dos dias, neste período referido, nem 1MB de Internet tenho, que por sinal é o horário que estou em casa e posso usar a Internet.
Aqui ficam os detalhes da linha que chegam ao router, está sincronizado a 18MB mas barrado nos 12MB (fica mais estável desta forma):

eGO8dzP.png

Hoje durante este período referido deu-me ao trabalhado de detalhar as velocidades, fazendo vários testes para comprovarem aquilo que refiro:

jHAZaJ3.png

Os técnicos da PT não me consegue dar uma explicação aceitável para isto, dizem-me que tenho uma linha ADSL excelente, que está tudo bem configurado e não deveria acontecer isto, o que é certo é que há mais de 1 ano e meio que passo por isto e não há forma de resolver, sendo que a única explicação/justificação que me dão é que haverá muita gente neste período. Mas que culpa tem o cliente? Num ano e meio ainda não foram capazes de resolver a situação?? Digam-me vocês o que acham desta situação.

Cumps
Isso é a central congestionada, tens sincronismo alto, mas nas horas de maior utilização não consegues mais velocidade pois a central deve estar lotada
 
Exactamente estás numa central que não recebe sinal de fibra. É algo como tu tens, imagina, 24mb entre a central e a tua casa, no entanto a central recebe de outra apenas 50MB para todos nessa zona, quando muitos usam o serviço acontece isto, certamente não tens IPTV nessa zona, senão ficaria resolvido.
 
Exactamente estás numa central que não recebe sinal de fibra. É algo como tu tens, imagina, 24mb entre a central e a tua casa, no entanto a central recebe de outra apenas 50MB para todos nessa zona, quando muitos usam o serviço acontece isto, certamente não tens IPTV nessa zona, senão ficaria resolvido.

Não, não tenho IPTV infelizmente... É uma situação que chateia, pagar tanto por u um serviço tão medíocre! Gosto de jogar online (CS GO, por exemplo) e é impossível com esta net. Trabalho durante o dia, chego a casa quero me divertir um bocado e não posso, só a partir das 0h30 / 1h da manhã, óbvio que não fico até esta hora à espera. Ver uma stream é também impossível...
 
Isso apenas confirma o que te dissemos, porque numa situação normal com débitos superiores a 8mb davam te a possibilidade de ter IPTV, como a central que está na tua zona ainda nõa tem fibra tens estas limitações e não há nada a fazer excepto esperar ou mudar operador
 
senso, ao f-d-s usava uma ligação 3G fraquinha, nunca, nunca chegava aos 1,5 Mbps. É um local em que, tal como o teu, a rede de telemóvel é fraca, o relevo não ajuda nada, pelo que por vezes até passo o telemóvel para 2G para poupar a bateria.

Entretanto experimentei uma ligação Vodafone 4G nesse local (cedida durante uns dias por um comercial da Vodafone), penso que no primeiro teste deu 17 de download e quase o mesmo de upload. Poucos dias depois fez-se a troca.

Por isso te digo para não te fiares muito no facto do telemóvel não apanhar a melhor recepção. Eu experimentei este 4G na esperança de alguma melhoria, não sonhava que chegasse aos 10 Mbps, nem sequer 5... e, por isso, nada como experimentar.
 
Isso apenas confirma o que te dissemos, porque numa situação normal com débitos superiores a 8mb davam te a possibilidade de ter IPTV, como a central que está na tua zona ainda nõa tem fibra tens estas limitações e não há nada a fazer excepto esperar ou mudar operador

Pois, pago eu 40€ por este tipo de serviço pior que medíocre!
 
Boas,

O meu problema é parecido ao teu. Tenho 12MB ADSL contratados (já tive 24MB, com cerca de 22MB recebidos). O problema destes 12MB é que só os tenho durante o dia, tal como acontecia nos 24MB, fui obrigado a descer de tarifário porque durante o período tarde/noite é impossível ter Internet. Sou cliente PT à mais de 10 anos em que tinha uma Internet excelente, sem quedas, ping estável, velocidade contratada sempre a qualquer hora, era um espectáculo para uma rede ADSL. Eu estou a cerca de 500/600 metros da central remota, é mesmo aqui ao lado.
Ando numa luta com a PT à cerca de 1 ano e meio, e não me consegue resolver o problema. A maioria dos dias, neste período referido, nem 1MB de Internet tenho, que por sinal é o horário que estou em casa e posso usar a Internet.
Aqui ficam os detalhes da linha que chegam ao router, está sincronizado a 18MB mas barrado nos 12MB (fica mais estável desta forma):

eGO8dzP.png

Hoje durante este período referido dei-me ao trabalho de detalhar as velocidades, fazendo vários testes para comprovarem aquilo que refiro:

jHAZaJ3.png

Os técnicos da PT não me consegue dar uma explicação aceitável para isto, dizem-me que tenho uma linha ADSL excelente, que está tudo bem configurado e não deveria acontecer isto, o que é certo é que há mais de 1 ano e meio que passo por isto e não há forma de resolver, sendo que a única explicação/justificação que me dão é que haverá muita gente neste período. Mas que culpa tem o cliente? Num ano e meio ainda não foram capazes de resolver a situação?? Digam-me vocês o que acham desta situação.

Cumps



Podem ser 2 Problemas:
-Contenção (ligação da central para "trás") com pouca largura de banda.
-BBRAS mal configurado (quase de certeza o caso, pois a PT nunca assume isto)
 
Reclama á PT lentidão no acesso em horas de ponta e especifica que ficam sem serviço nessa hora. Eles são obrigados a indicar o motivo, congestionamento ou outra coisa qq.

Isto não é BBRAS, isto é do DSLAM.
 
Podem ser 2 Problemas:
-Contenção (ligação da central para "trás") com pouca largura de banda.
-BBRAS mal configurado (quase de certeza o caso, pois a PT nunca assume isto)
O BBRAS é reconfigurado todas as vezes que reinicias o router, alem disso, nao existe problemas na configuraçao do mesmo porque para cada escala de velocidade, só existe um perfil.
Celulas cheias fazem isso
 
Back
Topo